Conheça a Loja Integrada, uma das principais ferramentas de E-commerce

Publicado em 29 de abril de 2021

Investir na criação de uma loja online atualmente vem sendo uma boa ideia. A plataforma Loja Integrada te ajuda neste processo oferecendo soluções completas e práticas para que você já saia vendendo no primeiro dia.

Com a pandemia de COVID-19, os comércios tiveram de se adaptar às medidas de contenção do vírus. 

Desde que a crise sanitária se instalou no país, a incerteza da abertura e do fechamento dos comércios vem sendo um dos grandes desafios que muitas empresas estão enfrentando.

Mas, estudos divulgados mostram que as vendas realizadas através de comércio eletrônico em 2020 cresceu 68% em relação à 2019 em apenas alguns meses, e a tendência é que este número continue crescendo exponencialmente mesmo após a pandemia.

Portanto, podemos ver que com as tecnologias que temos hoje, é possível vender sim, mesmo com as portas fechadas ou sem uma loja física. 

Basta escolher o stack certo de vendas e marketing, que ajudem a alcançar o maior número de pessoas possível e que auxiliem no aumento da taxa de conversão de vendas.

Neste texto, vamos falar sobre a Loja Integrada, os recursos oferecidos por essa plataforma e dar dicas de utilização dessa ferramenta.

O que é Loja Integrada?

Loja Integrada

Loja Integrada é uma plataforma para criação gratuita, rápida e intuitiva de lojas virtuais, com hospedagem em nuvem, compatibilidade com qualquer dispositivo, podendo ser acessada de qualquer lugar e a qualquer momento, e que oferece uma série de recursos para fazer suas vendas online decolarem.

Já foram mais de 1 milhão de lojas virtuais criadas pela plataforma Loja Integrada, mais de 20 milhões de produtos vendidos, e em 2019, mais de 1 bilhão de reais faturados pelos lojistas cadastrados.

Você monta seu e-commerce, configura e cadastra produtos, define os meios de pagamento e de envio, instala aplicativos através de mais de 30 integrações, e conforme sua loja online cresce, você escolhe o plano que mais se adapta às suas necessidades.

Além disso, você consegue personalizar sua loja online e deixá-la com a sua cara sem precisar do auxílio de um designer ou programador, e também conta com temas pré-definidos, loja de aplicativos, parceiros exclusivos e serviços prontos para otimizar seu negócio online.

Recursos Loja Integrada

Os recursos disponibilizados pela Loja Integrada são para atender as mais variadas estratégias que um e-commerce deve ter: 

  • Vendas

Diário de bordo: permite o acompanhamento de seu faturamento, ticket médio e das vendas por região, comparando com outros e-commerces do mesmo segmento, e assim, facilitando as tomadas de decisões;

Impressão de pedidos: este recurso auxilia na organização e despacho dos pedidos, mantendo um controle interno eficiente;

Alteração de status com comentários: atualize seus clientes sobre os status de seus pedidos inserindo comentários pertinentes relacionados à compra e ao envio;

Split Checkout: facilite a compra e pagamento de seus clientes sem redirecionamento para outras páginas, dando maior transparência na transação;

Ranking de faturamento: acompanhe como está seu faturamento de acordo com o ranking do ecossistema da Loja Integrada e crie estratégias para vender mais;

Produção de relatórios: obtenha uma visão ampla de seu negócio a partir dos relatórios de gestão de vendas e produtos mais e menos vendidos.

  • Produtos

Cadastro de produtos: cadastre seus produtos de forma ágil e prática, apostando em descrições bem elaboradas;

Filtro de produtos: encontre produtos cadastrados com apenas uma informação, que pode ser por nome, URL, descrição ou código;

Importação de produtos: se você tem uma planilha com seus produtos, faça a migração dela para a Loja Integrada de forma rápida, otimizando o tempo de cadastro;

Categorias e marcas: crie categorias e subcategorias para inserir seus produtos ou os organize por marcas, facilitando as buscas e visualizações;

Ranqueamento Google: utilize as métricas de SEO em seus Tag Title e nas Meta Tag Description de cada produto cadastrado para ficar nas primeiras posições de busca do Google.

  • Marketing

Captação de e-mails: fique dentro das LGPD para realizar suas campanhas de marketing de conteúdo aproveitando o momento certo de pedir o e-mail de seus clientes, aumentando sua base de contatos;

Divulgação de redes sociais: informe suas redes sociais na página inicial de sua loja online e engaje seu público;

Avise-me quando disponível: personalize esta opção para não perder venda de produtos que estão em falta no estoque e aproveite esta outra maneira de coletar e-mails;

Cupons de desconto e frete grátis: ofereça benefícios aos seus clientes para que eles se lembrem de você na próxima compra. Essas opções são personalizáveis e você escolhe o valor de desconto que deseja oferecer, valor mínimo de compra para frete grátis, entre outras possibilidades;

Selos de confiabilidade: evidencie que você tem uma plataforma de confiança inserindo seus selos no rodapé de sua página.

  • Aparência

Loja de temas e de banners: personalize sua página com agilidade e a decore com banners comemorativos e temas prontos que dão maior visibilidade ao seu negócio;

Versão mobile: disponibilize sua plataforma de vendas também nos dispositivos móveis;

Personalização flexível: personalize sua loja online da forma que quiser, desde cores até o estilo do menu e fixe seu logo e ícone no mercado;

Banners: crie banners para destacar promoções e novidades.

  • Pagamentos

Checkout Transparente: faça com que os pagamentos dos clientes sejam realizados dentro de sua própria plataforma, sem necessidade de redirecionamento para outras páginas de meios de pagamentos, melhorando a experiência de compra em sua loja;

Disponibilize diversos meios de pagamento: não perca vendas por não aceitar algum tipo de pagamento. A Loja Integrada faz integrações com PagSeguro, Mercado Pago, PagHiper (para aceitar pagamentos por boletos) e PayPal, e você ainda pode disponibilizar a opção de pagamento na entrega.

  • Envios

Integração com os Correios: envie seus pedidos por PAC ou use as condições comerciais de seu contrato com os Correios para mandar e receber mercadorias;

Integração com Frenet: envie seus pedidos por transportadoras e automatize as cotações de frete;

Melhor Envio: disponibilize a calculadora de fretes para que seu cliente tenha acesso às melhores condições de envio do mercado;

Personalize as condições de envio: customize avisos de recebimentos, entrega em mão própria e acrescente valor de frete.

  • Aplicativos

E-mail marketing: crie e dispare e-mails de campanhas de marketing da sua loja online;

Recupere carrinhos abandonados: ferramenta de criação de newsletter integrada aos produtos de sua loja online;

Receba feedbacks de sua loja: integre sua loja ao Facebook e outras redes sociais para que os clientes enviem comentários sobre seus produtos por outras plataformas;

Google Adwords: aposte nos anúncios pagos para aumentar as possibilidades de sua loja online ser bem ranqueada no Google;

Google Analytics: monitore a eficácia de suas campanhas de marketing, as taxas de conversão de vendas, o tráfego em sua página, entre outros monitoramentos importantes;

Google Tag Manager: crie e atualize tags de sua loja online com agilidade e praticidade.

Para quem a Loja Integrada é indicada?

Loja Integrada é indicada para empresas de qualquer porte e segmento que desejam montar um e-commerce. 

Os planos disponibilizados pela Loja Integrada atendem às demandas de vendas de todos os tamanhos.

Planos e preços da Loja Integrada

Loja Integrada trabalha com 6 tipos de planos: Grátis, Pro 1, Pro 2, Pro 3, Pro 4 e Pro Max. 

Eles se diferenciam em quantidades de produtos ativos cadastrados, número de visitas e de usuários, formas de pagamento e integrações.

Todos os planos contemplam as formas de entrega via:

  • SEDEX; 
  • PAC; 
  • Retirada pessoalmente; 
  • Motoboy;
  • Transportadora;
  • Frenet; 
  • Melhor Envio;
  • Manda Bem.

Os meios de pagamento abaixo estão presentes em todos os planos, exceto no plano Grátis, que disponibiliza apenas as opções de Checkout Transparente e Mercado Pago:

Abaixo, estão listados os preços e algumas particularidades de cada plano:

Plano Grátis: é o plano gratuito de forma vitalícia. Permite:

  • Até 5.000 visitas/mês;
  • Até 50 produtos ativos;
  • 1 usuário administrador;
  • Integrações com aplicativos;

Plano Pro 1: R$ 39/mês. Inclui:

  • Até 10.000 visitas/mês;
  • Até 100 produtos ativos;
  • 1 usuário administrador;
  • Integrações com aplicativos e via API pública;

Plano Pro 2: R$ 79/mês. Abrange:

  • Até 20.000 visitas/mês;
  • Até 300 produtos ativos;
  • 2 usuários administradores;
  • Integrações com aplicativos e via API pública;

Plano Pro 3: R$ 159/mês. Inclui:

  • Até 30.000 visitas/mês;
  • Produtos ilimitados;
  • 3 usuários administradores;
  • Integrações com aplicativos e via API pública;

Plano Pro 4: R$ 319/mês. Permite:

  • Visitas ilimitadas;
  • Produtos ilimitados;
  • Usuários ilimitados;
  • Integrações com aplicativos e via API pública;

Dicas de uso da Loja Integrada

Vamos à algumas dicas de utilização de alguns recursos oferecidos pela Loja Integrada.

  • Como configurar o domínio na Loja Integrada

Após realizar seu cadastro na plataforma Loja Integrada, seu painel de controle abrirá conforme a figura abaixo, e você deverá clicar em “Configurar o domínio”;

Loja Integrada

Caso você já tenha um domínio próprio, basta inseri-lo na caixa de texto  em “Domínio próprio”. Aparecerá uma caixa de diálogo para que você assinale se leu e está ciente sobre as instruções de configuração de domínio, e em seguida, ao assinalar que está ciente, você deverá clicar em “+ Adicionar domínio”;

Loja Integrada

Após este último passo, o domínio já estará configurado e pronto para utilização em até 48 horas.

Caso você não tenha um domínio próprio, será necessário comprar algum antes de iniciar este passo a passo.

Com seu domínio devidamente configurado, o certificado SSL digital já será disponibilizado pela Loja Integrada gratuitamente à sua loja online.

  • Como configurar o Google Analytics na Loja Integrada

Para configurar o Google Analytics, primeiramente você precisa instalar o aplicativo em sua loja online clicando em “Soluções” e depois em “Aplicativos”;

Loja Integrada

Aparecerá uma lista com todos os aplicativos disponíveis na plataforma, e você deverá clicar em “Instalar”, dentro do quadro do Google Analytics. Caso não tenha cadastro no serviço, logo abaixo do botão “Instalar” você terá uma opção de clicar para cadastrar-se;

Loja Integrada

Insira seu ID de acompanhamento do Google Analytics e clique em “Salvar”;

Loja Integrada

E em seguida, o aplicativo Google Analytics aparecerá novamente em sua tela de aplicativos já com o botão de “Configurar”;

Loja Integrada

Aí, é só configurar de acordo com as necessidades.

  • Como criar cupom de desconto na Loja Integrada

Para criar um cupom de desconto na Loja Integrada, você deverá clicar em “Marketing” e na opção “Cupons de desconto”;

Loja Integrada

Seu painel aparecerá como na figura abaixo, onde você conseguirá ver e filtrar os seus cupons criados, e caso queira criar um novo, você deverá clicar no botão “+ Criar cupom”;

Loja Integrada

Você precisará preencher informações como código do cupom, descrição, tipo de cupom, valor, valor mínimo para utilização, quantidade de vezes que o cupom poderá ser utilizado, quantidade por cliente, entre outras informações para cadastro;

Loja Integrada

Ao finalizar o cadastro do cupom, você deverá clicar em “Criar cupom”;

Loja Integrada

Por fim, seu cupom já será criado e você conseguirá ver informações sobre as quantidades já utilizadas, a validade, seu código, o status, entre outras informações, podendo até mesmo selecionar este cupom e removê-lo.

Loja Integrada

Conclusão 

A abertura de uma loja online vem sendo uma forma dos comércios sobreviverem em tempos de pandemia, e os números mostram que essa é uma medida efetiva para manter essas empresas em pé.

Mas, não é só nos comércios que já estão ativos há um tempo que o e-commerce se agarrou. Muitas pessoas que perderam o emprego durante a pandemia de COVID-19 ou que estavam descontentes com sua ocupação apostaram nas vendas online.

Os consumidores, por sua vez, sentiram na pele os benefícios de realizar suas compras pela internet e estão mudando seus hábitos de compra. Logo, um comércio que oferece também uma loja virtual conquista um diferencial no mercado.

A Loja Integrada te ajuda a construir seu e-commerce gratuito, oferece ferramentas para personalizá-lo e deixá-lo atrativo para seu público-alvo, e você ainda conta com recursos para sua manutenção e melhora gradativa, aumentando suas vendas cada vez mais.

Veja também a categoria completa de comércio eletrônico no portal B2B Stack, com os melhores softwares de gestão disponíveis no mercado, faça comparações, veja avaliações de usuários reais, e escolha a melhor solução para seu negócio.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados