O que é e como funciona a transformação digital

Publicado em 23 de novembro de 2021

Você conhece o conceito de transformação digital? Esse termo tem sido cada vez mais usado por todos os tipos de empresa no mundo, e pode ser a grande diferença entre o sucesso e fracasso da sua empresa.

Enquanto inicialmente pode parecer algo distante e técnico, esse processo já está acontecendo diante de nossos olhos e quem não percebeu está saindo em desvantagem.

Com a pandemia de COVID-19, as empresas que estavam longe da maturidade digital ideal para passar por crises econômicas sofreram muitos impactos negativos, enquanto as que estavam em um momento mais avançado conseguiram aumentar sua receita.

Um exemplo disso são os e-commerces, que movimentaram bilhões de reais durante o período de crise devido à sua rápida adaptação aos novos hábitos de compras dos consumidores.

Por isso, vamos explicar neste texto um pouco mais do que se trata a transformação digital, seu impacto, algumas tendências que envolvem o assunto e dar algumas dicas para que você consiga aplicar a partir de hoje no seu negócio.

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O que é transformação digital?

Imagem com fundo azul com desenhos de engrenagem e conexões e a frente uma pessoa segurando um celular com a mão direita e selecionando a tela com a mão esquerda. Na tela temos o site da B2B Stack em destaque

A transformação digital é o processo de inclusão de tecnologias nas demandas de um negócio com a finalidade de adaptar ou melhorar suas práticas.

O objetivo da transformação digital é manter a empresa atualizada no mercado em que está inserida, trazendo mais produtividade e vantagem competitiva.

Normalmente, essa é uma mudança na estrutura do negócio como um todo, buscando inovar os processos manuais e repetitivos que podem estar atrasando seu progresso.

Um exemplo bem básico da transformação digital na prática é: imagine uma empresa familiar que controla todas as finanças por meio de cadernos e planilhas.

Todos os dias, o gestor responsável precisa lançar os valores manualmente, exigindo um longo tempo diário para focar nesta demanda.

Então, percebendo a falta de agilidade dessa atividade, o empreendedor adota um ERP que irá automatizar e centralizar as demandas do financeiro.

Este ERP será capaz de controlar todos os dados financeiros do negócio em sincronia com as vendas, estoque, compras, contábil, e ainda poderá abranger dados de recursos humanos, além de atualizar informações automaticamente e em tempo real a cada movimentação que ocorra dentro da empresa.

Como funciona a transformação digital nas empresas?

A transformação digital nas empresas precisa ser estabelecida em etapas e envolver todo o ecossistema empresarial, desde o próprio dono do negócio até os gestores, colaboradores, e até mesmo os fornecedores e clientes.

Além disso, para que cada negócio consiga estruturar sua transformação digital é indispensável conhecer tecnologias desenvolvidas especificamente para o seu segmento, pois nada adianta usar, por exemplo, um software para restaurantes se você possui uma clínica veterinária ou pet shop.

Também é preciso compreender que a transformação digital é constante e não deve parar independente do índice de maturidade digital alcançado no seu negócio.

Isso porque novas tendências, tecnologias, funcionalidades e metodologias vão surgindo para tornar os processos ainda mais promissores.

Ainda vale ressaltar que a transformação digital envolve um conjunto de técnicas, inovações, e principalmente, uma mudança completa de mentalidade, especialmente quando falamos sobre as empresas tradicionais.

Qual é o impacto da transformação digital?

A transformação digital está em muitas atividades do nosso dia a dia e muitas vezes traz praticidades que nem percebemos.

Cada vez mais serviços e produtos se tornaram digitais e automatizados, sempre com a ideia de facilitar a nossa vida.

Hoje é possível fazer quase tudo do nosso smartphone, desde uma compra de mercado, até uma transferência bancária.

O resultado disso é que também nos tornamos cada vez mais exigentes, sempre buscando formas de evitar a perda de tempo com processos manuais.

Quando se olha pelo lado empresarial, isso quer dizer que os clientes também estão buscando serviços que facilitem sua vida, e sejam de fato uma solução para alguma dor.

Porém, principalmente no Brasil, muitos negócios ainda não estão preparados para atender esse público e, portanto, estão em desvantagem.

Por que transformar sua empresa digitalmente?

A transformação digital nas empresas, sejam de micro e pequeno porte ou de médio e grande porte, vêm demonstrando que este é o único caminho para o seu sucesso.

Não existe outra opção para um crescimento sustentável se não o uso da tecnologia.

Isso serve para a transformação digital do sistema financeiro, que já está bastante avançada, principalmente com a chegada do Open Banking, da educação, do mercado imobiliário, da indústria, serviços, setor público, varejo, e tantos outros setores.

As novas empresas, como as startups, além das novas gerações, já estão nascendo completamente digitalizadas e conectadas com diversas tecnologias.

A tendência é que a transformação digital nas empresas continue acontecendo de forma acelerada.

No entanto, conforme uma pesquisa realizada pela FGV Projetos em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), 30% das micro e pequenas empresas estão ainda com um nível de maturidade digital intermediário.

Apenas 4% são líderes digitais, enquanto 48% são emergentes, que possuem processos digitalizados, mas ainda têm estrutura e modelos de empresas tradicionais.

No Ranking Mundial de Competitividade Digital do IMD o Brasil está em 51º lugar entre 64 economias analisadas, com uma pontuação geral de 51,48 em 100.

Isso significa que ainda há muita transformação digital para acontecer, e o quanto antes você começar ou aprimorar a sua, mais espaço à frente você vai abrindo.

A digitalização garante essa vantagem já que é possível ter insights e se adaptar rapidamente a mudanças de cenário, prever oportunidades e resultados, descobrir o que é mais relevante para o seu público-alvo e as suas preferências.

Panorama da transformação digital

O conceito central da transformação digital é a constante inovação. Por isso, todos os anos surgem novas tendências que direcionam o mercado e se tornam um ponto de atenção para aqueles que pretendem estar sempre um passo à frente.

Vamos listar aqui algumas das principais:

Análise de dados

Com cada vez mais pessoas utilizando a internet para tudo, a quantidade de dados oferecida por cada uma também tende a crescer. Segundo dados do McKinsey Global Institute, em seu relatório sobre Big Data, a projeção de crescimento de dados gerados anualmente é de 40%.

Quem já está antenado, sabe que o Big Data é um assunto muito importante para se ter em mente. É por meio dele que empresas conseguem analisar os dados e criar planos de ação. Isso resulta em decisões cada vez mais seguras e baseadas em fatos, o que também tende a trazer melhores resultados.

Para empresas menores, que não têm acesso a grandes quantidades de informações, é importante começar pequeno e utilizar os dados que possui para entender novas maneiras de executar suas estratégias.

Inteligência artificial

Além do Big Data, o próximo passo no uso de dados para facilitar o nosso dia a dia é a inteligência artificial.

Você já deve ter ouvido esse nome mas sabe do que se trata?

O conceito da IA gira em torno de usar a tecnologia de machine learning (ou aprendizagem de máquina) para tirar conclusões baseadas em informações, sem a necessidade da análise humana.

Muito comum em chatbots, por exemplo, a Inteligência Artificial já está presente em muitas coisas de nossa vida.

Atualmente já é comum encontrarmos softwares de gestão empresarial com funções de IA, que podem automatizar diversas demandas com insights próprios.

Em um nível mais avançado, podemos usar como exemplo as assistentes de voz Alexa, da Amazon, e Google Assistente.

Business Intelligence

O Business Intelligence é uma estratégia de tomada de decisão com a finalidade de trazer uma análise de dados mais aprofundada, e direcionar as tomadas de decisão do negócio.

Quando alinhado com os esforços de Big Data, é possível ter uma visão avançada dos resultados da empresa.

Para isso, as plataformas de BI são muito indicadas para um acompanhamento minucioso dos clientes presentes no funil de vendas, permitindo a retirada de insights importantes sobre aqueles que podem gerar mais resultados.

Automação de Marketing

A automação de marketing é uma tendência muito importante para empresas que pretendam oferecer a melhor experiência ao seu usuário.

Por meio dessa tecnologia, os profissionais da área podem realizar um contato mais individualizado, de acordo com dados relevantes e a etapa da jornada de compra que ele se encontra.

Além disso, como em outras automações, o trabalho diário do time de marketing é otimizado, pois não depende de ações manuais repetitivas para acontecer.

Dicas B2B Stack para aplicar a transformação digital

Agora, depois de entender o conceito da transformação digital, é hora de abandonar os processos antigos e começar a mudança. Isso pode ser feito aos poucos, de acordo com os recursos disponíveis.

Existem muitos softwares gratuitos no mercado que podem atender às suas demandas, e há ainda os que oferecem períodos de testes grátis para que você possa os conhecer e identificar se são os mais adequados às suas necessidades.

Também é importante dizer que no nosso portal B2B Stack você encontra mais de 23 mil softwares cadastrados e categorizados, e mais de 9 mil avaliações de usuários reais dessas soluções.

Imagem da página inicial do Portal B2B Stack. A imagem possui um fundo em tons de azul, logos de empresas dentro de círculos e uma barra de busca bem ao centro da tela

No B2B Stack, além de encontrar as ferramentas ideais para sua transformação digital, você ainda pode comparar softwares e solicitar o contato dos especialistas das soluções que você mais se identificou.

Tudo para que você consiga fazer parte dessa digitalização e se destaque no mercado, agregando valor também na economia do país!

Então, vamos às dicas básicas para que você comece a planejar sua digitalização.

Mude a cultura da empresa

Para esse processo dar certo, não adianta apenas que o líder do time esteja focado em digitalizar os processos. Como já deixamos claro, essa é uma mudança que exige grandes esforços, e por isso, também necessita do apoio de todo o time.

E, para mudar essa cultura, é importante que fique claro para todos o por que disso estar acontecendo, assim como cada passo que será dado no caminho. Afinal, sem uma mudança completa nos pensamentos antigos, é impossível que a inovação ocorra.

É válido dizer também que o colaborador não pode sentir que seu trabalho está ameaçado por conta da adoção das novas práticas e tecnologias, mas sim, que ele faz parte dessa inovação e que os ganhos serão recíprocos.

Invista em planejamento

Depois de avaliar os processos que não estão funcionando, e portanto, podem ser atualizados, é importante que o gestor tenha um foco em planejar quais serão as próximas etapas.

Ou seja, estabelecer um plano de ação com todos os passos, metas e resultados a serem conquistados.

O uso de uma das metodologias ágeis mais adequadas ao seu modelo de negócio durante todo o planejamento até a execução do projeto de transformação é uma boa prática desde o início.

Esse processo pode exigir tempo, por isso, trate essa etapa com muito carinho pois, futuramente, ela pode evitar algum problema inesperado.

Digitalização e automação de processos

Aqui a ideia é simples: procure uma ferramenta que irá se adequar aos seus processos e facilitar o seu dia a dia por meio de automações.

A automação de processos pode te abrir portas até para a expansão das suas vendas internacionalmente com o uso das ferramentas adequadas.

Considerando que cada negócio tem suas particularidades, e necessidades, aproveite para selecionar com calma pois será essa etapa que definirá o sucesso da sua estratégia.

Durante essa digitalização, é essencial conhecer ferramentas para:

  • Assinaturas digitais, para assinar e coletar assinaturas de contratos e documentos online;
  • Colaboração e produtividade, para organizar as rotinas, documentos e tarefas de todos os profissionais do negócio, e ainda permitir a colaboração em tempo real;
  • Marketing, assim você consegue criar e gerenciar suas campanhas de marketing digital;
  • Comércio eletrônico, para criar seu próprio e-commerce, caso seu estabelecimento físico ainda não possua um canal de vendas na internet;
  • Infraestrutura, para criar uma estrutura digital completa para o seu negócio, envolvendo integrações entre softwares, armazenamento de arquivos, entre outras;
  • Atendimento e help desk, para oferecer ao seu lead ou cliente o melhor suporte possível;
  • Gestão de cobranças, ferramentas que permitem disponibilizar vários meios de pagamento aos clientes e gerenciar os recebimentos;

Entre muitas outras!

Leia também: A importância da transformação digital para o setor de RH

Capacitação dos colaboradores

Trazendo o contexto dos tópicos anteriores, para que os colaboradores sintam que fazem parte da mudança é preciso investir em cursos e treinamentos de capacitação para esses profissionais.

Essa capacitação não só deve envolver o uso das novas ferramentas que serão adotadas no negócio, mas também o alinhamento com os objetivos da empresa, assim como da visão e valores.

O engajamento dos colaboradores com todas as inovações trazidas pela empresa é uma das principais garantias de que a transformação digital vai funcionar, além de evitar turnovers que geram custos excedentes neste processo.

Acompanhamento de métricas

O acompanhamento das métricas durante a transformação digital tem que ser extremamente preciso.

Ele deve abranger indicadores de marketing, como dados comportamentais do usuário, benchmarking, performance dos colaboradores, indicadores de vendas, detalhes financeiros e muitos outros, por isso a análise de dados é a base deste processo.

Isso porque são essas análises que dirão o que deu certo e o que deu errado, tanto interna quanto externamente com os concorrentes, para que seu negócio seja capaz de reconhecer os erros e criar novas ações mais assertivas para cada processo.

Portanto, o uso de ferramentas de analytics e big data também é essencial para sua transformação digital.

Fidelização de clientes

Bom, nada disso faz sentido se você não quiser fidelizar clientes, não é mesmo?

Além de ser importante para o crescimento sustentável do negócio, a transformação digital também é o caminho para oferecer experiências cada vez melhores aos seus consumidores e assim, fidelizar clientes.

Hoje, com todas as ferramentas disponíveis, é possível personalizar essa experiência conforme o perfil de cada um dos seus leads e efetivos clientes.

Então, apostar na digitalização dos seus processos pode gerar economia o suficiente e organização para que você foque no que realmente importa: se diferenciar no mercado e atrair mais público.

Assim, você pode personalizar ofertas e promoções, criar programas de benefícios, começar a trabalhar no modelo de recorrência, uma tendência que já se mostrou muito eficiente para fidelizar seu público e ter uma receita constante, entre muitas outras possibilidades e praticidades que todo o consumidor atual gosta e procura.

Tendências da transformação digital em 2022

Algumas das tendências da transformação digital para 2022 envolvem:

  • Educação 5.0, com ensino híbrido e personalizado com o uso cada vez mais presente das tecnologias para gerenciar o desempenho de cada aluno;
  • A permanência do home office, já que muitas empresas sentiram o benefício no bolso de não gastarem com aluguel de espaços, coworkings, mobilidade, e principalmente, por conseguirem atrair talentos excelentes que estão em outras cidades, estados e até países;
  • Dados móveis 5G, o que tornará o consumidor ainda mais ativo no celular, portanto, otimizar ainda mais suas estratégias para mobile será essencial;
  • Por fim, o uso de dados para tomadas de decisão em todos os aspectos da empresa continuará sendo o foco de quem quer se transformar digitalmente, as tecnologias mais adequadas continuarão tendo papel fundamental.

Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital

Caso queira saber mais sobre o assunto, e entender a fundo como adaptar o seu negócio à era digital, a sugestão de literatura da vez é o livro "Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital.

Disponível em português, a obra foi escrita por David L. Rogers, diretor dos programas executivos da Columbia Business School nas áreas de Digital Business Strategy e Digital Marketing.

O autor também atua como consultor de estratégia digital em empresas como Google, GE, Toyota, Visa, China Eastern Airlines, Kohler e Macmillan.

O livro traz "um caminho para ajudar empresas de todos os portes e segmentos a refletirem sobre esse universo que se impõe e a encontrarem alternativas estratégicas para se ajustarem aos novos tempos".

Conclusão

Quem acompanha o Blog B2B Stack sabe da importância de digitalizar os seus processos e se manter atualizado, de acordo com as tendências do mercado.

Uma das grandes lições que os anos de 2020 e 2021 deram para todos é a importância de estar preparado para utilizar a tecnologia ao seu favor.

Não é nem um pouco favorável para o país que empresas fechem suas portas em períodos de crises, precisem demitir funcionários, e especialmente, que se retire o poder de compra das pessoas.

Muito pelo contrário! O ideal é termos empresas cada vez mais eficientes e consolidadas, com profissionais cada vez mais capacitados e com tecnologias capazes de oferecer maior competitividade.

Assim, os consumidores poderão comprar cada vez mais e a economia poderá girar a todo vapor!

Por isso, não deixe o processo da transformação digital para amanhã. Cada dia que você e sua empresa passam dependendo daquelas velhas tarefas manuais e repetitivas, você também estará se colocando mais longe das tendências e exigências do mercado.

Agora que você sabe tudo sobre transformação digital, não deixe de navegar pela B2B Stack e conhecer os melhores softwares do mercado! E você ainda pode avaliar suas ferramentas favoritas!

Banner com 5 estrelas e uma pessoa segurando uma delas. Abaixo temos o logo da B2B Stack e a imagem tem o fundo de cor roxa azulado


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