6 Ferramentas de recrutamento e seleção para seu RH

Publicado em 3 de dezembro de 2020

O processo de recrutamento e seleção feito pelo departamento de RH é complexo e exige muita atenção dos profissionais. Para encontrar os melhores talentos, muitas vezes são necessárias ferramentas que auxiliam e facilitam esse trabalho. Por isso, listamos aqui 6 soluções da área.

Encontrar o profissional certo para aquela vaga não é uma atividade nada simples. Afinal, embora o processo seletivo possa ser algo pontual, ele consome tempo e energia do RH como qualquer processo. Todo o processo de recrutamento e seleção pode levar meses, caso não bem desenhado e executado.

A boa notícia é que usando as ferramentas certas é possível otimizar as etapas do processo de recrutamento e encontrar o candidato ideal em muito menos tempo.

Para quem precisa contratar e não quer perder em agilidade e produtividade, separamos algumas dicas de ferramentas que podem tornar esse processo bem mais ágil e simples! Confira!

Abler

Abler, ferramenta de RH
Logo da Abler, ferramenta de RH
Abler é um sistema que otimiza as etapas do processo de recrutamento e seleção e auxilia o RH a escolher o candidato ideal em poucos cliques, facilitando a publicação de vagas em diversos portais de emprego do Brasil (por meio de integração com Indeed, InfoJobs, LinkedIn, entre outros).
Dentre as principais funcionalidades estão a triagem automática com match entre candidato e requisitos da vaga, uso de inteligência artificial, banco de talentos com mais de 1MI de profissionais e a comunicação facilitada entre recrutador e candidato por meio de automação de e-mails e integração com Whatsapp. A ferramenta permite você publicar uma vaga no período de testes durante 7 dias. 
Além disso, a Abler lançou recentemente uma ferramenta nativa para realizar entrevistas online, e também conta com parceiros para aplicação de avaliação comportamental. 

Pra quem é indicado?

  • Empresas que estejam escalando suas operações e tenham um  volume de vagas em aberto
  • Consultorias de Recrutamento e Seleção, Headhunters, Recrutadores(as)
  • Varejo e Indústria, segmento que lida com contratações urgentes e vagas temporárias

Kenoby

Kenoby, ferramenta de RH
Logo da Kenoby, ferramenta de RH

O Kenoby é um software que organiza todas as etapas de um processo seletivo. Por meio da ferramenta, os gestores podem solicitar e aprovar vagas de forma automática. Ele também possibilita que a publicação das vagas seja feita de forma centralizada, além de facilitar a triagem. Usando filtros específicos, é possível encontrar candidatos específicos que participaram do processo seletivo. Além disso, o próprio software faz a avaliação e a qualificação dos candidatos, a partir de dados inseridos pelo usuário.

Por fim, o software permite que o usuário envie propostas aos candidatos selecionados facilitando o aceite e a contratação. Com a ferramenta fica mais fácil analisar quais vagas necessitam de mais atenção e de um plano de ação a ser realizado pelo RH.

Recruta simples

Recruta Simples, ferramenta de RH
Logo da Recruta Simples, sistema de Recrutamento e Seleção

O recrutamento de colaboradores envolve uma série de atividades que consomem tempo do RH. Para tornar a divulgação de vagas mais simples e rápida, o Recruta Simples permite que as vagas da sua empresa sejam divulgadas em mais de 60 portais de emprego através de um único clique. Além de aumentar a visibilidade das vagas, o serviço melhora a agilidade na contratação, permitindo que a sua empresa encontre o candidato ideal muito mais rápido.

Gupy

Gupy, software de RH
Logo da Gupy, plataforma de RH

A Gupy é uma plataforma de recrutamento e seleção. Por meio dessa ferramenta, é possível mapear o perfil dos candidatos, facilitando a identificação do profissional mais adequado para a vaga. Com a ferramenta, o setor de RH pode estruturar o processo, engajar os envolvidos e ser mais assertivo na contratação.

Bizneo HR

software de recrutamento e seleção de Bizneo HR garante que você recrute e selecione os melhores talentos para sua empresa.

Por um lado, automatiza a publicação e a gestão das ofertas de emprego, chegando onde seus concorrentes não podem (+200 portais de emprego e 400 universidades em todo o mundo).

Por outro lado, graças a sua triagem curricular, assegura que somente o candidato mais diferenciado chegue à última fase do processo de seleção utilizando técnicas como cartões de pontuação, perguntas assassinas ou testes psicométricos.

Tudo facilitado pela total comunicação com o candidato e planejamento com os membros da equipe que tomarão a decisão, incluindo relatórios de cada etapa do processo.

Reachr

Reachr, ferramenta de RH
Logo da Reachr, ferramenta de RH

O software Reachr permite ampliar a base de currículos e facilita na localização dos melhores candidatos. Além disso, a ferramenta automatiza todo o processo de triagem, usando um algoritmo próprio que ajuda a localizar as informações. Com a ferramenta é possível ter mais critérios para contratar o candidato ideal. Além de otimizar custos da seleção, o software promete eliminar gastos com o turn over.

Escolher o candidato certo não é uma nada tarefa fácil! Mas é possível otimizar o trabalho da usando as ferramentas certas, sem que isso comprometa a assertividade da seleção.

Saiba também a importância da transformação digital para o setor de RH

Você já conhecia essas ferramentas de recrutamento? Utiliza alguma? Avalie a que você usa aqui.

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


Artigos relacionados