Advocate Marketing : crie defensores para a sua marca

Publicado em 18 de abril de 2019

advocate marketing - marketing de defensores

Imagine contar não apenas com consumidores satisfeitos, mas com pessoas que amam sua marca e estão ansiosos para compartilhar essa paixão com o mundo? Conheça mais sobre o marketing centrado no cliente e descubra como ele pode render frutos que vão além da fidelização.

O que é Advocate Marketing?

Conhecido também como “marketing de defensores”, o advocate marketing trata-se de uma forma de transformar seus clientes de sucesso, em seus maiores vendedores, e que apesar de ser uma estratégia integrada ao marketing B2B, pode ser adotado por qualquer perfil de empresa.

Era conhecido antigamente como “marketing boca a boca”, onde uma pessoa recomendava um serviço ou produto a outra fazendo com que a empresa se tornasse conhecida. Hoje, na era da tecnologia, o “boca a boca” passou a ser a internet e as redes sociais. E nada mais justo do que as empresas que realmente se destacam na tratativa com o cliente e na qualidade de seus serviços, terem cada vez mais visibilidade.

Assim como as reviews negativas de uma empresa podem acabar com a sua reputação, o marketing de defensores faz com que a marca cresça e ganhe cada vez mais credibilidade no mercado. Tendo em vista a velocidade com a qual consumimos informação hoje, basta pesquisar pelo nome de uma empresa ou produto em algum buscador, que será possível encontrar opiniões de usuários em diversas redes diferentes.

Por onde começar?

O ponto inicial é alinhar completamente os benefícios propostos pela empresa à experiência do cliente. Propostas inatingíveis não geram defensores autênticos. O engajamento contínuo, entrega do prometido e suporte eficaz são essenciais para construir uma base sólida de defensores.

O próximo passo é o engajamento. Além de entregar o que foi prometido, é necessário conhecer bem o perfil de seu cliente e se manter engajado, sempre com um suporte adequado para as suas dúvidas e necessidades.

Produzir encontros ou eventos onde seus atuais e futuros clientes possam se reunir, é algo que fará com que as qualidades de sua empresa e dos serviços prestados se disseminem mais rapidamente. Publicação de depoimentos em seu site, redes sociais e principalmente portais de avaliação, como o B2B Stack, também fazem toda a diferença.

Quando você diz ao seu cliente que o seu produto é bom, isso causa uma boa impressão, mas quando é o seu cliente que está dizendo isso, o impacto positivo triplica de tamanho!

Cerca de 89% dos consumidores globais afirmam que verificar avaliações online faz parte de sua jornada de compra. A leitura de reviews tornou-se uma prática padrão no processo de compras, e as avaliações têm um impacto significativo. (Fonte: Trustpilot)

Quem confia, permanece

Durante a terceira edição do ERP Summit – o maior evento da América Latina sobre softwares de gestão, conversamos com o Ulisses, diretor de TI da MXM. Um exemplo de sucesso sobre marketing de indicação, há mais de 28 anos trabalhando desta forma e crescendo utilizando basicamente apenas a indicação de seus clientes.

A confiança construída por meio de recomendações contribui com o crescimento das marcas e cria uma base duradoura de defensores leais, colaborando significativamente para a prosperidade no cenário competitivo atual.

A B2B Stack acredita nessa forma de crescer, pois é a partir da opinião de quem já conhece os produtos, que as empresas alcançam as melhores oportunidades de melhoria.

Comece por aqui!

O crescimento do marketing de defensores, fez com que surgissem plataformas especializadas nisso. Além do Google e das redes sociais, hoje temos sites dedicados exclusivamente a avaliações de usuários, normalmente destinados à nichos específicos (viagens, gastronomia, experiências, softwares etc).

Os marketplaces também dedicam espaços exclusivos para avaliações de clientes através de seções específicas designadas para feedbacks, comentários e avaliações de usuários. Essas áreas são geralmente destacadas nas páginas de produtos ou serviços, proporcionando um local visível e de fácil acesso para que os consumidores compartilhem suas experiências.

São espaços onde o consumidor encontra todas as informações que precisa, por meio de opiniões deixadas por usuários reais.

A B2B Stack é o local de referência para empresas comprarem e gerenciarem SaaS na América Latina. Em 2023, alcançamos a marca de 30.000 avaliações para os produtos apresentados em nosso portal! Este é um ponto significativo no auxílio às inúmeras empresas brasileiras, que enfrentam mensalmente o desafio da digitalização de suas operações, facilitando suas decisões e escolhas dos softwares mais apropriados para suas necessidades no momento.

Possui algum software e quer desenvolver a estratégia de Advocate Marketing para a sua marca? Quer começar a trabalhar o marketing de indicação em 2024? Cadastre sua ferramenta em nossa plataforma, colete reviews de seus usuários e crie embaixadores para o seu produto com o auxílio da B2B Stack!

Conheça mais aqui.

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


Artigos relacionados