Ícone do site B2B Stack Blog

AnyDesk: Guia de como ele pode ajudar no home office

Está procurando por sistemas que te apoiem no home office, trabalho remoto ou presencial? O AnyDesk é uma das alternativas para se obter um controle remoto eficiente e com muitas funcionalidades.

Em tempos de pandemia, tivemos que nos adequar a diversas situações que não estávamos acostumados.

Uma delas, é o suporte técnico à distância, que foi aderido pelas empresas que adotaram o modelo de trabalho home office.

O acesso remoto é uma tecnologia que permite a conexão e sincronização de 2 ou mais dispositivos, que podem ser computadores ou celulares, por exemplo, sendo que não estão fisicamente ligados a uma rede.

Este acesso remoto permite o compartilhamento da área de trabalho do computador principal, o que beneficia as atividades à distância, pois os participantes conseguem ver exatamente a mesma tela que está sendo reproduzida e até mesmo manipular dados neste computador.

O acesso remoto é realizado através de VPN, que é como se fosse um túnel seguro para transferência de informações de um local para outro, e liga um computador a um servidor de destino.

A VPN pode ser feita através de protocolo SSL ou de softwares, caso do AnyDesk, que você conhecerá ao longo deste texto. Bora começar?

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é AnyDesk?

AnyDesk é um software que permite acesso ao seu computador de forma remota por aparelhos móveis ou outros desktops.

Ele conecta e sincroniza áreas de trabalho com o intuito de espelhá-las em outros dispositivos para que se consiga acompanhar e gerar uma interação entre computadores em tempo real.

A solução é compatível com Windows, macOS, iOS, Android, Linux, FreeBSD, Raspberry Pi e Chrome OS.

Com o AnyDesk, é possível compartilhar a tela inteira da sua área de trabalho, e os convidados dos dispositivos pareados conseguem realizar alterações em sua máquina, conversar por chat, mandar documentos para impressão para a impressora local, gravar a sessão e compartilhar arquivos.

Você também consegue definir as permissões que os convidados terão antes de iniciar a sessão.

A ferramenta não necessita de uma internet super potente, pois utiliza de baixa latência e funciona sem interrupções.

Também é bastante intuitivo, o que gera uma boa experiência para o usuário, e possui um sistema de abas como o do Google Chrome para abrir outros conteúdos sem precisar sair do software.

Um ponto importante é a segurança. Ele trabalha com tecnologia de encriptação TLS 1.2, mais seguro que os métodos de criptografia anteriores, além de permitir o acesso ao seu desktop somente a usuários autorizados.

O software cria uma rede privada interna, por VPN, aumentando ainda mais a segurança e privacidade dos dados.

Vamos à um exemplo prático de como funciona o AnyDesk:

Você está em sua casa e precisa acessar urgentemente um documento referente a um cliente que ficou no computador do escritório. Ir até o escritório vai levar muito tempo e seu cliente precisa de um retorno em poucos minutos.

Com o AnyDesk instalado na máquina do escritório e o APP instalado em seu celular, você espelha toda sua área de trabalho do computador do escritório diretamente no celular, e tem acesso a todas as informações que você precisa coletar para dar um retorno ao seu cliente.

Para que serve o AnyDesk?

A soluçao é muito útil para realizar reuniões online, palestras e cursos à distância que necessitam da colaboração ou engajamento dos participantes em um documento ou arquivo, desta forma, todos os envolvidos podem realizar edições em tempo real, de qualquer lugar.

Se você está na rua e se lembra que precisa imprimir um documento que está em sua área de trabalho no escritório, utilizando o AnyDesk do seu celular ou tablet, por exemplo, você envia essa impressão à sua impressora principal de onde estiver.

Com o AnyDesk, também é possível produzir relatórios das sessões remotas com detalhes de tudo o que foi executado, assim, nenhuma informação é perdida.

Além disso, ele serve como uma ferramenta de atendimento e help desk, porque você consegue monitorar outros dispositivos, facilitando, por exemplo, o suporte ao cliente de forma remota, observando todas as dificuldades que ele possa vir a ter e, caso necessário, fazer as devidas manutenções.

Como funciona o AnyDesk?

O Anydesk é uma ferramenta gratuita para uso privado.

O uso comercial exige uma licença que precisa ser adquirida com a assinatura de um dos planos corporativos.

Não é necessário criar uma conta para usar o AnyDesk, apenas fazer o download dos seus aplicativos para desktops ou dispositivos móveis.

Embora o AnyDesk seja mais comum de ser utilizado com a instalação do software no dispositivo que será utilizado, as empresas também podem utilizá-lo na nuvem.

Cada aparelho que tiver a ferramenta instalada possui um número de ID gerado pelo próprio aplicativo.

É por este número de ID que outras pessoas têm acesso remoto à sua máquina ou que você tem acesso aos outros aparelhos para sincronizá-los.

Ao iniciar uma sincronização com outro aparelho, uma permissão é solicitada neste segundo, uma vez que quando o processo é realizado é possível ter acesso à todas as áreas deste dispositivo.

Suporte remoto

O suporte remoto pelo AnyDesk é uma facilidade para os profissionais de TI atenderem tanto aos clientes externos quanto os colaboradores da empresa que estão em home office, trabalho remoto ou até mesmo presencial, mas que estejam em outros departamentos.

Com este tipo de suporte remoto, a empresa consegue acessar os dispositivos dos seus clientes mesmo que utilizem um sistema operacional diferente, sem problemas de compatibilidade.

É uma forma prática de resolver o problema do cliente sem se preocupar com a mobilidade e o tempo gasto com isso.

Trabalho remoto

Com o AnyDesk o trabalho remoto e home office ganham ainda mais flexibilidade.

Isso porque o software permite a colaboração e transferência de documentos de qualquer dispositivo, bastando apenas fazer o seu pareamento.

Você pode, ainda, definir uma senha no AnyDesk para que seja possível acessar seus outros dispositivos sem precisar dar a autorização necessária.

Útil para quem está em um modelo de trabalho híbrido e que, ora está no escritório, ora está em casa.

Acesso remoto

Para garantir a segurança do acesso remoto a dispositivos, o AnyDesk utiliza criptografia de dados, e disponibiliza uma série de recursos de configuração para que você mesmo determine o que é mais seguro para sua utilização.

A impressão remota é outro recurso do acesso remoto AnyDesk, na qual você pode mandar documentos para impressão de qualquer aparelho.

Com o AnyDesk também é possível controlar dispositivos IoT, e um dos recursos mais interessantes é o Wake-On-LAN, para que você consiga ligar dispositivos de forma remota, que estão em estado de suspensão, e assim, fazer sua sincronização.

O AnyDesk pode fazer integração com centenas de outras ferramentas via API REST, para centralizar todas as soluções mais usadas por você e suas equipes.

Suporte a dispositivos móveis

O AnyDesk permite a sincronização, acesso e controle de qualquer dispositivo móvel junto a outros aparelhos, como celulares, tablets, notebooks e computadores.

Independente dos sistemas operacionais utilizados nesses pareamentos, todos os dispositivos móveis podem acessar ou serem acessados por outros dispositivos.

Também é possível gravar as sessões de pareamento e adicionar vários plugins que melhoram a experiência com o AnyDesk.

Benefícios do AnyDesk para trabalho remoto e home office

Com a pandemia, muitas empresas liberaram seus colaboradores para trabalharem home office. Mas como oferecer a esses colaboradores um suporte eficiente à distância?

O AnyDesk permite que seus funcionários tenham ajuda e monitoramento remoto a qualquer momento, e de forma ágil, como se estivessem no próprio escritório.

As equipes de TI (Tecnologia da Informação) também agradecem quando a empresa fornece este tipo de ferramenta, pois flexibiliza seu trabalho, agiliza processos e assim, aumenta a produtividade do setor, garantindo que mais pessoas tenham o suporte necessário.

Sabemos também que o home office é uma forma de economizar o dinheiro da empresa, pois os custos com vale transporte para os colaboradores, bem como com aluguel de espaços para se instalarem são extintos, e contar com o AnyDesk para ter uma infraestrutura remota sai muito mais em conta.

Com o AnyDesk você também consegue engajar sua equipe, pois monitora o andamento do seu projeto a partir de um ou mais dispositivos em tempo real.

Dica B2B Stack: Como usar o AnyDesk grátis

Agora que você entendeu na teoria o que é e como funciona o AnyDesk, vamos te dar algumas dicas de uso práticas!

Você vai ver todo o passo a passo para usar o AnyDesk desde o seu download até sua utilização em dispositivos móveis e o espelhamento de áreas de trabalho. Acompanhe!

AnyDesk Download: como baixar o AnyDesk grátis

Para fazer o download do AnyDesk pelo navegador de qualquer aparelho, você pode utilizar tanto o "Baixe agora" quanto o botão "Downloads" na página inicial da plataforma;

O próprio AnyDesk reconhece o dispositivo que você está utilizando e recomenda o download adequado. É só clicar em "Baixe agora".

Em alguns casos você vai precisar selecionar a versão do seu sistema operacional;

O download será iniciado e quando finalizar, clique na pasta que foi baixada para prosseguir com a instalação conforme as particularidades do seu dispositivo.

Uma vez que o AnyDesk foi instalado, ao abrir o software você pode verificar alguns dados importantes:

Nessas áreas você também encontra alguns botões:

Como usar o AnyDesk no celular

Para utilizar o AnyDesk em seu Android, é necessário baixar o APP "Desktop remoto AnyDesk".

É importante dizer que o APP é gratuito apenas para uso privado;

Ao abrir o APP pela primeira vez, você contará com um tutorial de uso, e neste caminho, ele irá solicitar que você baixe também o plugin "AnyDesk control plugin", para ter mais recursos de pareamento e controle entre dispositivos.

Caso você instale o plugin, será necessário ativá-lo depois nas configurações do seu aparelho;

Quando sair do tutorial, aparecerá a tela abaixo.

No campo marcado "Seu endereço", aparecerá o número do seu ID, ou seja, seu código compartilhável para conexão de seu Android com outro equipamento.

O campo "Endereço Remoto" é onde você colocará o número de ID de outro dispositivo que você queira parear com seu Android, bastante intuitivo;

O Menu no canto superior esquerdo possui as seguintes opções:

Para utilizar a partir de um dispositivo móvel iOS, também será necessário baixar o APP AnyDesk.

As diferenças com o APP para Android, são a disposição do Menu e a forma em que as áreas de trabalho pareadas aparecerão, podendo separá-las em "recentes" e "favoritas":

O local onde aparecerá seu ID será o mesmo "Seu endereço", e a caixa de texto para colocar o ID de outro dispositivo também continuará sendo "Endereço Remoto".

Como fazer acesso remoto com o AnyDesk

Para acessar e sincronizar um PC remotamente, notebook, celular ou tablet pelo AnyDesk, todos os aparelhos que serão pareados precisam estar com o software ou aplicativo instalado.

No exemplo, vamos espelhar a tela de um celular no notebook.

Primeiro, insira o número do ID do seu celular em "Outra área de trabalho" no seu aplicativo desktop e depois clique no ícone com a seta;

Então, o celular será pareado com o notebook e será possível transferir arquivos entre eles;

E visualizar tudo o que o celular está apresentando na tela em tempo real.

Se você quiser apresentar a tela do notebook no celular, é só fazer o inverso:

Inserir o ID do notebook na área "Endereço Remoto" do APP AnyDesk do seu celular e iniciar o pareamento.

Preços e funcionalidades do AnyDesk

O AnyDesk possui 3 tipos de planos indicados para empresas: Essentials, Performance e Enterprise.

Todos eles são faturados apenas anualmente, mas permitem testes grátis por 14 dias.

Abaixo, detalharemos os preços e as funcionalidades presentes em cada um.

Plano Essentials: custa US$ 9,90/mês (aproximadamente R$ 55,53). É indicado para pequenas empresas ou freelancers, e permite:

Plano Performance: custa US$ 19,90/usuário/mês (aproximadamente R$111,62). Indicado para médias empresas, conta com todas as funcionalidades do plano Lite e mais:

Plano Enterprise: este plano precisa ter seu valor consultado diretamente com os especialistas da plataforma, por ser personalizado conforme as necessidades.

É indicado para grandes empresas, pois permite o gerenciamento ilimitado de dispositivos, funcionalidades avançadas e recursos de segurança adicionais.

AnyDesk é bom? O que os usuários dizem?

Você conhece a B2B Stack? No nosso portal cadastramos e categorizamos mais de 20 mil softwares e temos mais de 9 mil avaliações de usuários reais dessas ferramentas, para te auxiliar na busca pelas melhores soluções do mercado.

O AnyDesk é um dos softwares avaliados na B2B Stack e a maioria dos usuários relataram que a praticidade e a interface intuitiva são suas principais vantagens.

Como pontos a melhorar, os usuários citaram a velocidade de conexão, a falta de recurso para videoconferência e algumas dificuldades na gestão de várias telas.

Entre os problemas que os usuários resolveram utilizando o AnyDesk estão o acesso remoto para suporte nos notebooks e computadores de forma prática e gratuita, assistência remota da equipe de TI e assistência remota da própria equipe, entre outros.

Conclusão

Como vimos, o acesso remoto é o futuro!

Com ferramentas como AnyDesk, é possível acessar sua área de trabalho de qualquer lugar, a qualquer hora, de forma segura, apenas realizando uma sincronização com outros dispositivos.

É um processo que beneficia colaboradores, equipes de TI e gestores, especialmente os que trabalham em home office, por disponibilizar suporte ágil mesmo que à distância, permitindo o monitoramento de várias áreas de trabalho ao mesmo tempo e também a colaboração entre usuários.

Com o AnyDesk não só é possível visualizar a tela de outros dispositivos de forma remota, como também fazer alterações, transferências de arquivos, enviar impressão de documentos à distância e reativar dispositivos suspensos para acessá-los onde quer que você esteja.

Gostou do nosso conteúdo sobre o AnyDesk? No B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, você encontra milhares de soluções como essa para otimizar suas rotinas, e também pode avaliar suas ferramentas favoritas!

Sair da versão mobile