Ícone do site B2B Stack Blog

Amplie as vendas de imóveis com o Assine.Online

Diverse business people discussing common project on meeting

Diverse business people discussing common project on meeting

O mercado imobiliário tem andado muito bem em rumo a recuperação depois do início da pandemia, e ferramentas como a Assine.Online tem bastante importância nesse processo.

A utilização da tecnologia no setor imobiliário, como o uso de realidade aumentada em estandes de vendas e a assinatura de contratos online, já são opções dos negócios que mudaram seu mindset e estão apostando na transformação digital como forma de aprimorar processos, atrair clientes e alavancar resultados.

O comportamento do consumidor também mudou durante este período.

Um levantamento de dados demonstrou que em 2020, o número de consumidores do setor imobiliário que preferiam comprar um imóvel do que alugar era de 63%. Em 2019 essa porcentagem era de 53%.

Outra pesquisa mostrou que em outubro de 2020, houve um aumento de 34% na busca por imóveis na internet, o que significa que este público está usando mais o meio digital para encontrar as melhores opções de moradia.

Acompanhe este conteúdo, então, para compreender os benefícios de um processo imobiliário digitalizado e como a Assine.Online pode auxiliar nessa jornada.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

Por que digitalizar o setor imobiliário?

A digitalização de empresas de todos os setores se mostrou mais do que necessária nos últimos meses, especialmente para que os negócios consigam passar por períodos de crises econômicas sem sofrer tantos impactos.

Imagina só quantas oportunidades uma imobiliária pode ter perdido por não ter se digitalizado antes da pandemia de COVID-19, a ponto de ter estrutura para oferecer visitas e outros recursos à distância quando as pessoas começaram a evitar os contatos presenciais.

Cada setor possui suas particularidades, mas o que todos têm em comum é o fato de que cada vez mais os hábitos de compra dos consumidores estão voltados para uma experiência digitalizada, e as novas gerações já estão nascendo conectadas com as tecnologias que vão surgindo.

Basta ver a revolução no próprio sistema financeiro brasileiro ocasionada pelos bancos digitais e agora pelo Open Banking.

Nosso sistema era tão burocrático até pouco tempo atrás que uma parte da população economicamente ativa ainda optava por não abrir uma conta corrente.

Hoje, os jovens ingressantes no mercado de trabalho já contam até mesmo com o estímulo das instituições financeiras digitais para investirem seu dinheiro com apenas alguns cliques.

A transformação digital imobiliária, portanto, é tão possível quanto em qualquer outro setor, e deve prezar pela melhora na experiência do cliente, na transparência e eficiência dos processos e na consolidação das imobiliárias no mercado.

Uma imobiliária digitalizada é capaz de gerar e qualificar leads através da customização de chatbots, fazer ações de marketing digital para aumentar o alcance da sua marca, fidelizar clientes, e entre outras possibilidades, fechar contratos online com as assinaturas eletrônicas e digitais, viabilizando negócios que antes não eram imagináveis.

Como funcionam as assinaturas digitais no mercado imobiliário?

As assinaturas eletrônicas e digitais passaram a ter validade jurídica com a MP 2.200-2/2001, Art. 10, § 2o e com o Projeto de Lei 14.063/2020, que dispõe sobre os tipos de assinatura eletrônica.

A diferença entre as assinaturas eletrônicas e digitais está no Certificado Digital, emitido por entidades credenciadas pela ICP – Brasil.

As assinaturas digitais são validadas por este certificado, que é pessoal e intransferível, e funciona como uma identidade virtual do signatário.

Já as assinaturas eletrônicas tratam-se de qualquer forma de assinatura que tenha sido realizada eletronicamente, e que não são autenticadas por criptografia necessariamente.

Visto isso, as imobiliárias e corretores já podem utilizar tanto as assinaturas eletrônicas quanto as digitais para agilizarem seus processos de vendas ou locação de imóveis, substituindo as assinaturas físicas.

Para obter tal funcionalidade, é necessário utilizar um software de assinaturas online que além de permitir a coleta de assinaturas, também fornece ferramentas para gestão dos documentos.

Através desse software, é possível assinar contratos de compra, venda e locação, propostas comerciais e outras documentações imobiliárias em desktops, celulares e tablets.

Vantagens das assinaturas digitais no mercado imobiliário

Depois da chegada da pandemia, o comércio eletrônico no Brasil ganhou cerca de 7 milhões de novos compradores e muita gente percebeu a praticidade desse meio de fazer compras, inclusive de imóveis.

Embora transformar-se digitalmente possa parecer trabalhoso, porque é preciso acompanhar todos os passos de perto até obter a maturidade digital desejada, uma vez que a imobiliária ou incorporadora consegue digitalizar 100% dos seus processos, ela consegue se adaptar a qualquer mudança de cenário rapidamente e ganhar competitividade.

As assinaturas digitais no mercado imobiliário são essenciais para garantir esse avanço tecnológico, pois é o último passo dado em toda a transação imobiliária.

Entenda os benefícios da assinatura digital para os clientes, para as imobiliárias e para os corretores.

Para clientes

Depois de tantos anos passando por processos burocráticos em todos os lugares, em 2021 o consumidor passou a ser visto com outros olhos pelas empresas.

Isso porque a pandemia mostrou que um negócio que não tem clientes fiéis, que não engaja seu público e que não flexibiliza processos para que ele consiga adquirir um produto ou serviço de forma prática, tende a ser trocado pela concorrência que oferecer melhores oportunidades.

A compra ou aluguel de um imóvel sempre foi e sempre será o sonho de toda a população, ou ainda, uma das melhores opções para investidores, portanto, a desburocratização desse processo é o que vai fazer o comprador ou locatário se manter motivado durante toda a transação.

Com as assinaturas digitais, hoje o cliente consegue fechar seu contrato de venda ou locação de qualquer lugar e dispositivo, e a qualquer hora, sem que ele precise se deslocar para autenticar uma assinatura ou reconhecer firma.

Para incorporadoras, construtoras e loteadoras

As incorporadoras, construtoras e loteadoras que possuem processos digitalizados, incluindo a utilização de Certificado Digital para validar as assinaturas dos clientes digitalmente, oferecem um serviço diferenciado e com agilidade, e quanto antes implementarem esse comportamento, mais vantagem competitiva ganham.

Assinaturas digitais reduzem o tempo de fechamento de contratos drasticamente. A estimativa é que este tempo diminua de 45 para apenas 2 dias.

Além disso, fazem com que as empresas do mercado imobiliário economizem dinheiro, pois não precisam mais imprimir papéis ou gastar com autenticação em cartório, e permitem que esses documentos sejam armazenados em nuvem, o que melhora também sua organização interna.

Para corretores

Antigamente, há não muito tempo, os corretores de imóveis gastavam muito tempo e dinheiro com mobilidade.

Entre visitas à imóveis, prospecção de clientes, elaboração e fechamento de contratos, além de lidar com muitas respostas negativas, o tempo gasto nas transações imobiliárias impedia que esses profissionais fechassem ainda mais negócios e aumentassem sua produtividade.

Os processos digitais ajudam os corretores a alcançarem mais pessoas, e parafraseando um ditado atual: onde as pernas não chegam, a tecnologia pode chegar!

As assinaturas digitais permitem que o corretor economize tempo e dinheiro para coletar as assinaturas de todos os envolvidos nessas transações, tempo este que pode ser preenchido com o atendimento de mais interessados em imóveis.

O que é Assine.Online?

A Assine.Online é uma startup do Grupo Soluti que oferece sua plataforma para assinar documentos online, bem como para coletar assinaturas eletrônicas e digitais, com validade jurídica através de Certificado Digital, e principalmente, permite a gestão de todos esses documentos em um único ambiente.

Ao fazer seu cadastro na Assine.Online com apenas alguns dados, você consegue subir na plataforma documentos no formato PDF, convidar signatários para assiná-los, assim como pode organizar e gerenciar esses contratos acompanhando os status das assinaturas e agilizando os processos de vendas.

A Assine.Online pode ser utilizada tanto em seu navegador quanto pelo aplicativo para dispositivos móveis, o que garante que você tenha acesso aos seus documentos de qualquer lugar.

Recursos do Assine.Online para compra e venda de imóveis

Alguns dos principais objetivos do Assine.Online são fornecer aos seus clientes maior agilidade e flexibilização no fechamento de contratos, aumentando a produtividade dos profissionais que o utilizam.

Mas, principalmente, é fazer com que essas transações ocorram de forma segura e eficiente.

Para que isso aconteça, alguns recursos essenciais são disponibilizados para que corretores, imobiliárias e outras empresas do ramo imobiliário consigam dar andamento nos seus processos.

Pré-venda

Para as pré-vendas, na Assine.Online você consegue fazer e coletar assinaturas eletrônicas simples, para reservas de imóveis e propostas comerciais, ideal para segurar clientes e fornecer mais praticidade para eles, uma vez que eles não precisam estar presencialmente para realizar esses processos.

Saiba mais sobre como ganhar tempo e dinheiro no processo de vendas imobiliárias com este material.

Venda

Os contratos de vendas ou aluguéis de imóveis estarão apoiados pela Assine.Online através da emissão do Certificado Digital BirdID, um certificado em nuvem, emitido por videoconferência, que garante a validade jurídica das assinaturas digitais dos seus clientes, testemunhas e das assinaturas dos próprios profissionais envolvidos nas transações imobiliárias, para o devido Registro em Cartório do documento.

Pós-venda

Para os processos de pós-vendas, no Assine.Online você pode coletar assinaturas de outros documentos, como Aditivo Contratual, Distrato, Cessão de Direito e Escrituração, assim, não é necessário alternar entre ferramentas em nenhum momento da negociação e mesmo após a venda concluída.

Case Assine.Online: VP Urbanizadora e seus processos 100% digitais

A VP Urbanizadora é uma empresa com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, e atua na construção de empreendimentos imobiliários, com mais de 6 mil terrenos entregues só na Grande Porto Alegre.

Desde a instauração da MP 2.200-2/2001, a empresa já utilizava as assinaturas eletrônicas em promessas de compra e venda.

Porém, ainda havia obstáculos para os documentos que precisavam ser registrados nos cartórios de Registros de Imóveis, uma vez que as assinaturas digitais não eram aceitas nesses locais.

Outro problema enfrentado pelas empresas do setor imobiliário são os Certificados Digitais, necessários para validar as assinaturas digitais.

A emissão desses certificados para todas as pessoas envolvidas nas transações imobiliárias, por vezes era bastante burocrática e saía cara para a VP Urbanizadora.

Esses contratempos geravam transtornos, por exemplo, em eventos de lançamentos da incorporadora, em que havia uma grande quantidade de contratos para assinar com Certificado Digital.

Também impactavam nas transações que envolviam investidores, já que esses clientes muitas vezes queriam fechar a compra de imóveis à distância.

Depois da pandemia de COVID-19 e a normalização das assinaturas digitais, a parceria da VP Urbanizadora com a Assine.Online permite que a incorporadora feche contratos de forma 100% digital, fazendo com que aumentem suas vendas devido à agilidade dos processos, e reduzam seus custos.

A Assine.Online ajudou na implementação da ferramenta de assinaturas eletrônicas e digitais junto à empresa e facilita a emissão dos Certificados Digitais BirdID para os clientes da VP.

“Com a assinatura com o BirdID, o processo é simples. Já começa na compra do certificado. Compramos 50 certificados que são vouchers, um código e, com este código, o cliente consegue agendar a emissão do certificado digital dele. Além disso, dentro da plataforma há um processo de gestão, onde podemos analisar quais são os contratos que foram enviados, quais não foram assinados, quais pendentes, quem não assinou e temos as pastas de arquivo, por 5 anos”, diz Veloso, sócio-diretor da VP.

Conclusão

A digitalização do setor imobiliário é uma necessidade que não pode ser adiada para garantir que a compra, venda e locação de imóveis seja mais ágil e menos burocrática, já que a correria do dia a dia não permite mais que as pessoas percam tempo com processos que já podem ser automatizados.

É só olharmos as startups do mercado imobiliário que já estão nascendo digitais, como a Loft e a QuintoAndar, que até oferecem aos clientes recursos presenciais, mas o foco está em fazer toda a transação imobiliária de forma 100% digital.

As assinaturas digitais são as principais responsáveis por permitir essa digitalização no setor, e que essas transações sejam concluídas de forma mais rápida, pois agora, não é mais necessário gastar tempo e dinheiro com idas à cartórios e tabelionatos, assim como com reconhecimento de firma e autenticação de assinaturas.

Para apoiar as imobiliárias e corretores que querem fazer parte da transformação digital no setor imobiliário, a Assine.Online auxilia os profissionais na implementação da sua ferramenta de assinaturas eletrônicas e digitais, bem como oferece seu Certificado Digital BirdID integrado à plataforma de assinaturas para facilitar todo o processo.

Desta forma, é possível reduzir o tempo de fechamento de contratos, viabilizar negócios, fidelizar clientes, e assim, aumentar a produtividade dos profissionais que já estão cansados de burocracias.

No B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, você encontra mais de 20 mil soluções cadastradas e categorizadas, que assim como a Assine.Online, auxiliam na automação e melhoria de centenas de processos. E você ainda pode avaliar suas ferramentas favoritas!

Sair da versão mobile