Ícone do site B2B Stack Blog

Bitly: o guia de uma das principais soluções de encurtador de URLs

Dominando o Bitly

Você já deve ter se pego precisando encurtar aquele longo link, seja para uso pessoal ou profissional. Nessa missão, você provavelmente acabou usando a ferramenta Bitly, por se tratar da principal opção da categoria.

Vamos explicar neste artigo um pouco mais do que se trata, sua história, por que e como usar o Bitly para encurtar os URLs no seu dia a dia.

O que é o Bitly?

O Bitly é a mais famosa ferramenta de encurtador de URL, ou seja, um serviço online que transforma o endereço HTTP completo em um link mais curto. 

Entre as opções oferecidas pelo Bitly estão a possibilidade de personalizar a URL, acompanhar as estatísticas do link (quantidade de cliques, dados geográficos e principais canais de referência) e um API aberto para criação em escala.

Bitly, Inc.: A empresa

Fundadora da plataforma de encurtador de URL, o Bitly, Inc. foi criada em 2008 na cidade de Nova Iorque por Peter Stern. Em 2017, a empresa foi comprada pela Spectrum Equity por US$64 milhões.

A solução viu sua popularidade aumentar principalmente por meio do Twitter, que devido ao seu antigo sistema de limitação de 156 caracteres por postagem, exigia que os links também fossem diminuídos. Em 2009, o Bitly virou o encurtador padrão da plataforma, até o lançamento do serviço próprio em 2011.

A empresa tem o seu modelo de monetização baseado nos dados gerados pelos links encurtados. Ou seja, por meio de duas opções de pacotes (básico de US$29/mês e o Enterprise com preço sob consulta), o Bitly o acesso a insights mais avançados, além de links personalizados com a marca e domínios personalizados.

Por que usar um encurtador de URL?

Quem trabalha com redes sociais sabe da importância de encurtar uma URL, de forma a deixar o post mais limpo e legível para o leitor. Além disso, esse é um processo importante para inclusão em textos que o usuário não poderá clicar, como uma imagem, para que a digitação seja rápida.

Outro importante benefício trazido por essas ferramentas é a possibilidade de ter acesso aos dashboards de estatísticas de acesso dos URL. De acordo com o plano que possuir, e a plataforma que estiver usando, você poderá também ter informações mais profundas como o local de acesso, por exemplo.

Isso permite a retirada de mais insights para as campanhas que envolveram esses links, ajudando a entender exatamente quais são as postagens que geram mais engajamento.

Como usar o Bitly

O processo de encurtar o seu URL pelo Bitly é muito simples. Basta acessar o site bitly.com e colar a URL que deseja encurtar na caixa “Shorten your link” (encurtar o seu link). Em seguida, clique no botão “Shorten”.

Seu link encurtado será gerado na própria caixa de texto. Para copiar, basta clicar no botão “Copy” e usar onde quiser.

Caso queira armazenar, e ter acesso aos dados de cada link, é necessário criar uma conta no site (no botão “Sign up”). Já, caso queira os benefícios dos planos citados anteriormente, será necessário assinar os planos pagos.

Alternativas ao Bitly

Apesar do Bitly ser a principal solução para encurtar URLs, ela com certeza não é a única. Vamos listar aqui algumas das principais alternativas disponíveis no mercado:

Conclusão

A categoria de encurtadores de URL não traz uma grande variedade de opções de funcionalidade entre as soluções. Apesar de existirem diversas alternativas, cabe a cada um escolher a plataforma que resolverá os seus problemas da forma mais prática.

Por isso, para quem precisa de um link menor, e informações detalhadas sobre as suas campanhas, o Bitly aparece como uma ótima pedida. Para quem só quer o básico, talvez para um uso específico e individual, também pode ser muito útil.

Sair da versão mobile