Brand Equity: você sabe o que é?

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O Brand Equity está estreitamente relacionado hoje com o Marketing Digital, mas sua definição é muito simples: quanto vale uma marca.

Brand Equity significa o quanto uma empresa vale para um determinado nicho de negócio ou na sociedade. O quanto ela influencia outras marcas e quais seus valores de forma geral.

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Como as pessoas enxergam essa marca, suas ações e repercussões, especialmente, no mundo digital que é praticamente instantâneo. Hoje, com a cultura do cancelamento é importante conhecer e cuidar do Brand Equity de quaisquer empreendimentos, dos micros ou macros, pois isso pode com certeza determinar o sucesso ou o fracasso de uma iniciativa.

O bem e o mal dentro do Brand Equity

Todos conhecemos diversas marcas com as quais nos identificamos prontamente pelos produtos que oferecem ou pela mensagem que transmitem. Mas, há também marcas que são reconhecidamente péssimos exemplos de Brand Equity seja por sua postura comercial, seja pelos valores que defende.

Por exemplo, empresas que exploram o trabalho infantil ou o trabalho escravo tendem a não ser bem avaliadas por seus consumidores que chegam, inclusive, a boicotar a marca deixando de comprar em seus sites ou lojas físicas.

É importante possuir um Brand Equity forte?

Existem três boas razões para se investir num bom Brand Equity para sua empresa:

  • Influência de mercado: vivemos numa aldeia global, onde as fronteiras estão diminuindo por causa da internet, então investir para que sua marca esteja sempre à frente das tendências de mercado é essencial para provocar impactos positivos. 

Não só em relação aos clientes, mas também junto aos parceiros, distribuidores, à mídia e até mesmo aos concorrentes que se baseiam em estratégias de pesquisa para enfrentar as adversidades e alcançar vantagens nos negócios.

  • Valores: os clientes tendem a perceber uma marca cujos valores se identificam com os deles. Usar ferramentas claras e simples para demonstrar isso pode ser uma grande vantagem para seu negócio. Ainda que você venha a cobrar mais por um determinado serviço ou produto, uma  identidade forte levará os clientes a consumirem seu produto porque já conhecem a qualidade e a seriedade da marca em si. Confiança é um aliado e tanto para fazer um empreendimento crescer de diferentes maneiras.
  • Fidelidade acima de tudo:  conquistar um cliente ao ponto de ele não apenas consumir os produtos oferecidos, mas ser o porta-voz da sua marca é o ápice do seu negócio. Um Brand Equity bem feito dá conta disso com facilidade e promove não apenas a marca, mas toda cultura da empresa que quer chegar na frente e vencer sua concorrência.
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Esse cliente fidelizado com certeza irá trazer novos potenciais clientes de forma orgânica e gratuita, o que é ainda melhor se considerarmos que o boca a boca ainda é um excelente jeito de tornar-se conhecido.

É possível melhorar ainda mais um Brand Equity?

Hoje em dia, o Marketing Digital tem sido o grande responsável por alavancar negócios, digitais ou não, dentro ou fora da internet. O Brand Equity e o Marketing Digital são parceiros muito próximos na construção de uma marca forte.

Como já dissemos, é preciso estar bastante atento às mensagens que você quer deixar para seu público-alvo. Para isso, um bom planejamento de marketing de conteúdo pode fazer a diferença entre o fortalecimento ou não da posição que a marca deseja atingir.

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Estabelecer um plano de comunicação, tanto interna e quanto externa, que possua um argumento agregador de ações e ideias que resguardem a marca, ter pessoas comprometidas com os valores trabalhando na equipe, ter parceiros e colaboradores falando a mesma língua são fatores que podem alavancar não apenas o trabalho, mas importância que naturalmente e aos poucos se vai adquirindo.

Como o Marketing Digital pode auxiliar o Brand Equity?

Leia abaixo três dicas simples e preciosas para fazer com que essa dupla trabalhe a seu favor.

  • Defina seus canais de comunicação: as redes sociais hoje são o grande pulo do gato para as marcas. Então, escolha com cuidado em quais redes sociais você deseja que sua marca esteja presente. Considere os produtos/serviços que você oferece, a facilidade de encontrá-lo e não se esqueça de investir num blog/site corporativo para manter seu público atualizado sobre as novidades.
  • Converse com sua persona: a grande maioria das pessoas busca relações. Nos negócios não é diferente; então, encontre meios de estar próximo ao seu cliente de forma natural, não apenas oferecendo produtos e serviços, mas também ajudando-o a encontrar soluções para seus problemas ou aproximando-o de coisas interessantes que possam ser úteis, isso estreitará os laços de confiança entre vocês.
  • Atualize seus canais: se você optar por ter um blog corporativo ou um site, lembre-se de mantê-lo atualizado. Os buscadores na internet se alimentam de fluxo de informação; conteúdos relevantes e originais podem converter mais clientes através das milhares de pesquisas que são realizadas todos os dias. Porém, se seu blog ou site estiver defasado, outros negócios aparecerão nos primeiros lugares das buscas. Tenha certeza de que, pelo menos, uma vez por semana, você esteja disponível para trazer notícias interessantes para seus clientes.

Estabelecendo a “equidade da marca”

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Brand Equity em bom português significa “Equidade de Marca”, ou seja, integridade da marca. Estabelecer o que a sua marca significará para seus consumidores é um passo grandioso para um crescimento lento, porém seguro. A rede de escolas que ensina inglês WiseUp Online é exemplo disso no Brasil. 

Percepção positiva é altamente favorável para construir autoridade e respeito dentro do nicho de negócio que você escolha promover.

Fazer isso de maneira clara, sincera e objetiva pode ser o diferencial positivo entre você e seu concorrente, basta compreender que uma marca não se constrói sozinha e quanto mais gente confiando, melhor.