Ícone do site B2B Stack Blog

O que é CloudFlare, como funciona e mais 3 alternativas

Se você quer aumentar a velocidade e disponibilidade do seu site ou aplicativo, e ainda melhorar a segurança da informação do seu negócio, este conteúdo é para você! Vamos te apresentar o CloudFlare e outras 3 ferramentas de infraestrutura de redes na nuvem.

Todos sabem o quanto a internet pode proporcionar oportunidades incríveis para vendas, marketing, pesquisas e estudos ao mesmo tempo que pode ser perigosa sendo usada sem os devidos cuidados.

Hoje, milhares de dados ficam expostos nas redes e são vendidos ou usados para os mais diversos fins.

Uma empresa que preza pelos seus dados e dos seus clientes, não pode deixar de implementar soluções, e até mesmo um setor de compliance, que auxiliem no monitoramento dos riscos de fraudes e ataques às redes, que vêm ocorrendo constantemente nos últimos tempos.

Só em 2021, por exemplo, o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, e ficou em 5° lugar no ranking mundial de países que mais sofreram com esses crimes.

Além disso, para se destacar no mercado e não perder oportunidades de vendas, é preciso ter uma plataforma digital que chegue o mais próximo possível de 100% de uptime.

Ou seja, que funcione e fique disponível para os usuários quase 100% do tempo, sem quedas de servidor e outros problemas de performance que afetem o tráfego do site ou APP.

Saiba, então, como o CloudFlare, o Google Cloud Platform, a Amazon CloudFront e o Microsoft Azure contribuem tanto para a segurança da sua rede quanto na disponibilidade do seu site, assim como dos seus aplicativos locais, híbridos, na nuvem e SaaS.

O que é CloudFlare?

CloudFlare é uma plataforma CDN (Content Delivery Network ou Rede de Fornecimento de Conteúdo) que oferece soluções na nuvem para infraestrutura de redes, com o objetivo de deixá-las seguras e com melhor desempenho.

Em resumo, o foco do CloudFlare está, basicamente, em aumentar o alcance de um site, API ou aplicativo na internet com segurança.

Isso porque o CloudFlare pode funcionar como um complemento da hospedagem principal de um site, blog, aplicativo ou loja virtual, por exemplo.

Ele possui Data Centers espalhados por mais de 250 cidades do mundo, contribuindo para que a plataforma digital ou aplicativo sempre tenha servidores disponíveis, mesmo quando ocorrem altos picos em seu tráfego.

Com isso, o CloudFlare é capaz de melhorar a velocidade de carregamento das páginas onde quer que o usuário acesse, regionalmente falando, e também serve para bloquear vários tipos de ameaças a que o site ou aplicação podem estar expostos.

Outro recurso do CloudFlare é o serviço de DNS gratuito denominado 1.1.1.1, que impede a análise dos seus dados para o direcionamento de anúncios.

O CloudFlare é indicado para qualquer profissional, especialmente desenvolvedores, e empresas de todos os tamanhos.

Como funciona o CloudFlare?

Para usar o CloudFlare você precisa criar uma conta na plataforma, configurar seu DNS e escolher o plano mais adequado para suas necessidades.

A plataforma oferece uma opção de plano gratuito com as principais funcionalidades para projetos pessoais, e os planos pagos para projetos profissionais custam a partir de US$ 20/mês, sendo que o plano Enterprise ainda pode ser personalizado.

A partir disso, você terá acesso ao seu painel de controle, e o CloudFlare vai passar a monitorar e direcionar o tráfego do seu site ou aplicativo para seus servidores mais adequados, conforme a localidade dos usuários.

Isto é, quando o CloudFlare é utilizado, todas as requisições de acesso a uma plataforma ou aplicação passam primeiramente pelos servidores CloudFlare, que funcionam como roteadores do servidor principal, disponibilizado pelo provedor de hospedagem que você utiliza.

O CloudFlare será responsável, então, por bloquear acessos maliciosos, como ataques de DDoS, e limitar bots e crawlers abusivos, assim como vai disponibilizar o acesso prontamente ao usuário caso os dados de navegação já estejam armazenados em cache.

Isso fornece mais agilidade ao usuário, uma vez que a requisição de acesso não precisará ser feita ao servidor principal, que pode estar localizado em outro país, afetando o tempo de carregamento da plataforma ou aplicativo.

Ainda assim, caso os dados não estejam armazenados no cache do navegador do usuário, o CloudFlare consegue “encurtar o caminho” para fazer essa requisição ao servidor principal.

Já os desenvolvedores podem contar com produtos para criação e aprimoramento de plataformas e aplicativos diretamente pelas redes do CloudFlare, implantando códigos sem o uso e configuração de servidores.

O que é segurança de rede?

Antes de tudo, é preciso entender do que se tratam as redes de computadores.

Uma rede de computadores é composta por dois ou mais dispositivos, sejam PCs, servidores, telefones, impressoras e outros aparelhos utilizados em um negócio, que estão conectados por hardwares, softwares e protocolos, e compartilham informações entre si.

Segurança de rede, portanto, são práticas utilizadas para minimizar as possibilidades de ataques maliciosos à rede de uma empresa, o que comprometeria seus dados e sua infraestrutura de rede como um todo.

Todos os dias, bilhões de ameaças são feitas às redes de computadores de empresas, órgãos públicos e outras entidades, como ataques cibernéticos de hackers, golpes de Phishing, disseminação de vírus e malware.

Tudo isso tem algumas explicações.

Entre elas está o fato de que cada vez mais pessoas estão utilizando dispositivos como smartphones, que só no Brasil existem mais de 109 milhões de usuários, conforme um levantamento divulgado, sem se preocupar com a segurança do site que acessam.

Além disso, a internet já é utilizada por pelo menos 81% da população brasileira acima de 10 anos, e muito desse público não toma os devidos cuidados nessa rede.

Para defender a rede da sua empresa, portanto, o CloudFlare usa machine learning, que aprende com as bilhões de ameaças que lida diariamente, aumentando as possibilidades de nenhum ataque passar despercebido.

Soluções CloudFlare

Veja a partir de agora, como o CloudFlare pode atuar em 4 tipos de redes:

Para comércio eletrônico e SaaS, serviços financeiros e para jogos online.

No entanto, o CloudFlare ainda pode servir para plataformas e aplicações de entretenimento e mídia, saúde, educação e órgãos públicos.

Para comércio eletrônico e SaaS

Para as plataformas de comércio eletrônico, o CloudFlare garante alta disponibilidade até mesmo em períodos de promoções sazonais, em que ocorrem picos de tráfego.

O CloudFlare também disponibiliza ferramentas de otimização de mídias, como imagens e vídeos do seu site, inclusive para dispositivos móveis, o que pode melhorar ainda mais sua velocidade de carregamento.

Como recursos de segurança, o CloudFlare bloqueia ataques de injeção de SQL e scripts, que poderiam passar de forma oculta na sua plataforma de comércio eletrônico, além de criptografar as transações realizadas no seu site com o protocolo TLS 1.3, e proteger dados com a certificação PCI-DSS.

Para as plataformas SaaS o CloudFlare oferece um pacote de produtos para que sejam mais rápidas e mais seguras, com proteção de dados também via Certificado SSL.

Serviços financeiros

Para as empresas do ramo financeiro, inclusive instituições financeiras, o CloudFlare disponibiliza sua rede global na nuvem para garantir aos clientes a alta disponibilidade da plataforma ou aplicativo mesmo nos horários em que são mais utilizados.

Você também pode implementar políticas de acesso à plataforma ou aplicativo conforme a localização dos usuários ou latência mais baixa, direcionando seu tráfego para o servidor onde o usuário realmente terá uma boa navegação.

Jogos online

Para o desenvolvimento de jogos online, o CloudFlare também atua com seus servidores que garantem alta disponibilidade, maior velocidade de downloads em qualquer dispositivo, e protege de ataques de DDoS.

O CloudFlare também permite que os desenvolvedores criem uma arquitetura de jogos sem servidor, e entre outros recursos, fornece ferramentas Analytics para monitoramento da integridade dos seus servidores e tendências de latência.

Dica B2B Stack: 3 alternativas ao CloudFlare

Agora que você sabe como funciona o CloudFlare, vamos te mostrar outras 3 plataformas de infraestrutura de rede na nuvem para que você possa escolher a mais adequada para as suas necessidades.

Saiba mais sobre:

E você também pode navegar pelas categorias do portal B2B Stack para conhecer mais de 23 mil ferramentas para otimizar e dar eficiência a todos os seus processos corporativos!

Google Cloud Platform

Google Cloud Platform (GCP) é a infraestrutura de rede na nuvem que pertence ao Google, e por ser de código aberto, serve para implantar, operar e desenvolver aplicações Web.

O Google Cloud Platform oferece várias soluções de infraestrutura com segurança para varejo, área da saúde, setor automotivo, de energia, manufatura, jogos, mídia e entretenimento, governo, entre outros setores da economia.

Seus produtos podem utilizar inteligência artificial e machine learning para dar eficiência e acelerar processos.

Ao criar uma conta no Google Cloud você pode testar a plataforma gratuitamente, sendo necessário deixar os dados de pagamento, e os novos clientes recebem US$ 300 em créditos para distribuir e utilizar em mais de 20 produtos. Você só paga pelos produtos que precisar usar.

Amazon CloudFront

Amazon CloudFront é um serviço da Amazon que funciona como o CloudFlare, ou seja, através dos vários Data Centers espalhados pelo mundo é possível distribuir conteúdos estáticos rapidamente para os usuários, como arquivos .html, .css, .js e imagens, em qualquer região onde eles estiverem e acessarem.

O Amazon CloudFront roteia o servidor principal de um site ou aplicação Web para distribuir esses conteúdos conforme a localização dos usuários, buscando pela menor latência para que eles tenham uma boa experiência de navegação.

O Amazon CloudFront também oferece proteção contra ataques de rede como de DDoS e utiliza criptografia SSL/TLS e HTTPS para proteger a entrega dos conteúdos.

Você pode usar o Amazon CloudFront gratuitamente, através do pacote de Savings que é pago mensalmente, ou também pelo plano personalizado.

Microsoft Azure

Microsoft Azure é uma plataforma de código aberto de infraestrutura de redes da Microsoft, para criar soluções locais, híbridas, multinuvem ou de borda, que funciona de forma similar à AWS da Amazon.

O Azure possui mais de 200 produtos e serviços de nuvem para que você possa desenvolver, hospedar e operar aplicativos, indicado para os setores da saúde, serviços financeiros, governo, manufatura e varejo.

Entre os seus produtos estão:

Os preços do Azure variam conforme a combinação de produtos que será usada, e você pode calcular uma estimativa diretamente pela calculadora de preços da plataforma.

Conclusão

Com a rápida necessidade de adoção ao modelo de trabalho home office, o aumento das vendas online impulsionado pela pandemia, junto das diversas oportunidades na internet percebidas pelas empresas, a segurança de rede passou a ser uma das maiores preocupações, especialmente dos pequenos empreendedores.

Isso porque a quantidade de dados sensíveis que estão trafegando na internet chamam a atenção de cibercriminosos, que aguardam a vulnerabilidade de uma rede para promover ataques maliciosos.

As pequenas empresas, principalmente, muitas vezes por não disporem de recursos para ter uma infraestrutura de rede complexa, acabam sendo os alvos mais fáceis desses ataques, e por consequência, seus clientes também podem ser afetados e expostos.

Além disso, a crescente utilização da internet requer plataformas e aplicativos que fiquem totalmente disponíveis para os usuários, em tempo integral e com boa velocidade de carregamento, uma vez que a lentidão ou indisponibilidade são capazes de repelir seu tráfego e fazer com que os usuários nunca mais pensem em voltar a navegar.

Portanto, contar com soluções como a CloudFlare, Google Cloud Platform, Amazon CloudFront e Microsoft Azure resolve tanto os problemas de segurança quanto de latência de plataformas digitais e aplicativos, possibilitando que seus usuários tenham uma navegação fluida e segura onde quer que eles estejam.

Agora, se quiser conhecer mais ferramentas como o CloudFlare e de outras dezenas de categorias, como vendas, marketing, ERP e gestão financeira, e muito mais, navegue pelo portal B2B Stack, maior plataforma de busca e avaliação de softwares da América Latina!

Sair da versão mobile