Ícone do site B2B Stack Blog

Clubhouse: o que é e como funciona a rede social de conversas por áudio

Nestes tempos de pandemia, todos estão aprendendo e conhecendo novas formas de se comunicar virtualmente. Desenvolvedores e programadores também estão com os olhos voltados para este tipo de tecnologia, que tende a permanecer firme e forte mesmo quando o mundo voltar ao normal, e uma das provas disso é o novo aplicativo Clubhouse, que vem se tornando muito popular no meio empresarial.

A aplicação foi lançada em março de 2020, e foi pensada e desenvolvida pelos especialistas Rohan Seth e Paul Davison, do Vale do Silício, que procuraram trazer para seus usuários uma nova experiência de comunicação.

Então, vamos ver do que se trata exatamente o Clubhouse e como este aplicativo funciona? 

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é o Clubhouse?

Clubhouse é uma nova rede social de bate-papo via áudio, em tempo real, para conversar com as pessoas que você já segue e que também pode reunir usuários do mundo todo com os mesmos interesses.

O aplicativo Clubhouse ainda está em fase de testes e melhorias com sua versão Beta disponível, mas já é utilizado por grandes nomes como Elon Musk, Mark Zuckerberg, Kanye West e Drake.

No Clubhouse você pode conhecer novas pessoas ou conversar com quem já faz parte do seu círculo de amizades, trocar experiências e aprendizados, tudo através de um aplicativo para iOS e que agora também está disponível para Android com versão superior à 7.0.

Basicamente, o Clubhouse disponibiliza salas de bate-papo para palestrantes, moderadores e participantes, com diferentes temas e assuntos, na qual não é possível gravar conversas ou salvar seu conteúdo a menos que tenha autorização explícita do moderador da sala para isto.

Também possui um sistema de recomendação de salas de bate-papo baseado nos interesses dos convidados e um botão de notificações, onde você conseguirá visualizar os usuários que solicitaram que você os siga.

Para empresas, principalmente para o setor de marketing, o Clubhouse é uma grande oportunidade de criar salas de divulgação de novos produtos ou serviços para seu público-alvo, além de ser uma forma de compartilhar e absorver ideias e identificar as tendências e oportunidades do mercado. 

Segundo a própria plataforma, muitos empresários estão se beneficiando com o uso do Clubhouse por estarem conseguindo aumentar seu número de seguidores.

O aplicativo ainda está totalmente em inglês, sem tradução para o português, portanto, quem não tem familiaridade com a língua pode ter algumas dificuldades para utilizá-lo.

Como funciona o Clubhouse

Para entrar no Clubhouse, você precisa receber um convite de alguém que já participa da rede social ou aguardar em uma fila de espera para ser aprovado.

Ao receber o link do convite, é necessário se logar na plataforma utilizando o mesmo número de telefone que você informou ao seu convidante ou vincular sua conta do Twitter ou Instagram.

Uma vez que o usuário entra na plataforma, ele poderá convidar mais 2 pessoas a partir de seus contatos para fazerem parte desta rede social.

Ao logar no aplicativo, ele mostrará todas as salas de bate-papo que estão em andamento, inclusive com o número de participantes ativos, e também as que ainda estão agendadas para acontecer, baseadas em seus interesses.

Também é possível pesquisar pessoas e clubes ativos dentro do aplicativo para facilitar a busca por temas relevantes para o usuário e por pessoas que são referência nestes assuntos.

O usuário do aplicativo poderá entrar como ouvinte em qualquer uma das salas disponíveis ou criar sua própria sala e iniciar uma conversa. 

Vale ressaltar que o usuário também consegue agendar datas e horários para as salas de bate-papo, portanto, não é obrigatório iniciá-las logo ao criá-las.

Os ouvintes e falantes são denominados “Listeners” e “Speakers” respectivamente.

Caso o usuário crie sua sala, ele poderá convidar outros participantes para que entrem mais rapidamente na reunião. 

É possível criar salas privadas, na qual o criador define quem serão os participantes, salas sociais, que são restritas aos usuários seguidos pelo criador, ou públicas, na qual qualquer membro do aplicativo pode acessar.

E se o usuário entrar em uma sala como ouvinte, ele poderá clicar no ícone de levantada de mão para pedir a palavra ao moderador. 

Fica por conta do moderador da sala aprovar as levantadas de mão quando houver disponibilidade para os participantes falarem.

Não é possível enviar arquivos ou mensagens por texto nas salas de bate-papo, pois são exclusivamente para reuniões por áudio, como se fossem chamadas telefônicas com milhares de participantes. Quando as conversas terminam, as salas desaparecem automaticamente.

Como baixar o Clubhouse

Para baixar o Clubhouse, você precisa acessar sua loja de aplicativos iOS ou Android e buscar pelo APP;

Após instalar o aplicativo Clubhouse e abrí-lo em seu dispositivo móvel, você terá uma mensagem de boas vindas e poderá continuar com seu cadastro inicial para entrar na fila de espera por um convite (1° botão) ou logar a partir do convite que já recebeu;

Primeiros passos no Clubhouse

Ao entrar no Clubhouse, você precisará editar seu perfil, inserir uma foto, adicionar seu número de telefone e uma biografia relevante para chamar a atenção para suas salas e conteúdos das conversas. O perfil também será como o encontrarão no campo de pesquisa do aplicativo.

É neste momento que você poderá vincular suas contas do Twitter e Instagram para não precisar criar seu perfil do zero.

Em suas configurações iniciais no aplicativo, também é importante editar seus interesses para que o Clubhouse te indique salas, seguidores e clubes que tenham a ver com o que você gosta ou busca.

Você também já conseguirá criar seus próprios clubes com temas do seu interesse e domínio e disseminar conteúdos de qualidade em suas salas que atraiam seguidores.

Conclusão 

As inovações tecnológicas não param de aparecer a cada dia, principalmente depois da crise sanitária que estamos vivendo e que mudou a rotina da população, exigindo que nossos vínculos com as pessoas sejam completamente virtuais.

Uma dessas inovações é o Clubhouse, aplicativo que foi lançado em 2020, ideal para empresas que querem atrair mais seguidores, lançar e divulgar produtos e se inserir em comunidades que se baseiam nos mesmos interesses.

No Clubhouse você pode participar ativamente ou como ouvinte de salas de bate-papo baseadas em áudio, com diferentes tópicos, que podem reunir milhares de participantes e especialistas em diversos assuntos para troca de experiências, informações e novidades, e principalmente, para captar leads e clientes. 

Não deixe de conferir também as melhores ferramentas para home office e trabalho remoto no portal B2B Stack, e mantenha seu negócio conectado à clientes e parceiros mesmo que à distância.

Sair da versão mobile