Ícone do site B2B Stack Blog

Como o Big Data pode otimizar suas vendas?

Big data otimiza vendas

A tecnologia tem oferecido cada vez mais possibilidades para que novos recursos sejam criados e aperfeiçoados. O uso de dados em estratégias de negócio hoje é uma dessas tecnologias que colaboram na assertividade das vendas e na alta performance nas empresas.

Atualmente, podemos enxergar vários usos de análises e grandes volumes de dados para diversos segmentos e projetos. O Big Data é um exemplo de como essas análises podem trazer benefícios a diversas áreas. Através de plataformas de Big Data, você tem a possibilidade de revolucionar a estratégia de aquisição e vendas!

Conheça a seguir o que é e para que serve o Big Data na otimização de vendas e outras áreas.

O que é big data? 

 

O Big Data é um termo que se refere a conjuntos de dados extremamente grandes que são analisados por meio de inteligência artificial ou outras metodologias  para revelar padrões e tendências. Sendo assim, Big Data descreve o grande volume de dados que as empresas recebem no dia a dia, podendo ser relativo a qualquer montante de informações ou de um assunto específico.

Utilizar Big Data  ajuda as organizações a aproveitarem seus dados e usá-los para tomar melhores decisões e movimentos estratégicos de negócios e na identificação de novas oportunidades.

O que importa não é a quantidade de dados, mas o que as organizações fazem com eles e como são acessíveis. Não importa se são estruturados (planilhas, tabelas) ou não-estruturados (imagens, blocos de texto), nem por onde são gerados, mas os outputs que trazem para a organização. Dessa forma, se pode clonar o perfil dos seus melhores clientes, achando o público certo para o seu produto ou serviço.

Dados diversos podem compor o big data, desde suas informações de controle de estoque até os dados de navegação do cliente no app de seu negócio. Sejam números, nomes, histórico de acessos, mapas de utilização, dados geográficos, tudo. Quanto mais digitalizado for o negócio, mais dados ele terá à disposição para que sejam analisados. Porém, multiplicar esses dados não é fácil e depende da modernização não só da empresa mas também dos seus produtos.

Por exemplo: uma empresa que fabrica tecidos não terá os mesmos dados que uma empresa que fabrica computadores. No entanto, a fábrica terá outras fontes para consulta, como seu suporte, controle de qualidade e pesquisas de satisfação com consumidores. Em suma, todas precisam do big data, mas as estratégias e atuações são diferentes, agindo sempre em prol de potencializar a estratégia do time de vendas.

O Big Data é tanto um recurso tecnológico, quanto um meio de conquistar significativa vantagem competitiva. Não é à toa que é uma das principais tecnologias listadas por empresas que buscam investir e aprimorar sua Inteligência de Negócios.

Ele também proporciona a possibilidade das empresas organizarem, lerem e interpretarem dados qualificados sobre tudo que diz respeito ao seu processo, ao produto ou ao serviço oferecido.

Como você pôde observar, o Big Data é sim uma ferramenta extremamente útil para as organizações. Contudo, para que seu uso reverta em vendas, é necessário investir tempo e trabalho que, quando feito sem o auxílio de plataformas, não faz tanto sentido para os clientes. 

Dessa forma, a Speedio mostra-se como uma alternativa excelente para potencializar a estratégia de vendas da sua empresa! Continue lendo o artigo e saiba mais sobre o assunto.

O que são os 5’Vs do Big Data? 

Os chamados 5’Vs do Big Data são: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor.

O volume de dados criado nos últimos anos é maior que a quantidade produzida em toda a história da humanidade. Praticamente qualquer objeto conectado à internet está abastecendo o Big Data. Por isso, quanto mais desenvolvida for a Inteligência Artificial (AI) e a Internet das Coisas (IoT), mais dados serão criados.

Quanto à velocidade, quando falamos no uso estratégico do Big Data, ela é até mais importante que o volume em determinadas situações. Isso porque ela é a força que rege a vantagem competitiva. Através dessa velocidade, você poderá ajudar o seu time de vendas a ter mais resultado em menos tempo.

Além disso, pode ser mais vantajoso ter uma quantidade menor de dados em tempo real, do que uma enorme quantidade que só poderá ser disponibilizada para uso após certo tempo. E o Big Data da Speedio traz dados de qualidade, capazes de fazer diferença real no seu resultado comercial. Isso só é possível mediante a visão privilegiada e excelentes argumentos de vendas para seus potenciais clientes.

Os dados podem aparecer de várias formas, como em imagens, vídeos, áudios, documentos, entre outros. É necessário compreender a variedade e identificar como devem ser armazenados, filtrados e interpretados.

Sobre a veracidade, com tantos dados disponíveis, como separar os verdadeiros dos falsos? A melhor forma para garantir a veracidade é ao contratar uma empresa que seja comprometida com a veracidade das informações e que esteja de acordo com todas as normas da LGPD e GDPR. Sua empresa se precavê de futuras dores de cabeça, além de garantir eficiência e segurança.

O último e mais importante V do Big Data é o valor, que significa transformar o montante de dados em informações que efetivamente podem ser utilizadas nos negócios. Esse ponto é fundamental para trazer resultados reais, gerando leads e potencializando as vendas da sua organização.

Como aplicar o Big Data em diferentes setores 

Em geral, a aplicação do Big Data é realizada por vários motivos. A modernização do negócio pode trazer inúmeros benefícios. A seguir, veja alguns exemplos de sua aplicação e quais os possíveis retornos:

Na indústria, uma solução de Big Data contribui para aumentar a qualidade e a produção, enquanto minimiza o desperdício.

Os programas e recursos também são integrados, há maior descentralização de processos e a planta fabril conta com alta modularidade de sistemas. Dessa forma, cada módulo consegue atuar na produção de acordo com as demandas existentes.

No varejo, uma solução de big data analytics é muito útil para a construção de relacionamento com os clientes por meio dos dados. Ela pode processar informações vindas de pesquisas de mercado, relatórios pós-interações com clientes, programas de fidelidade etc.

Com base nessas informações, é possível descobrir as maiores necessidades dos consumidores e o que pode ser realizado para melhorar o atendimento.

Os dados gerados por meio de Big Data podem ajudar a melhorar os níveis de satisfação dos clientes, aprimorar programas de fidelidade, desenvolver estratégias de ofertas, promoções e descontos, escolha de prêmios para clientes fiéis, entre outros.

Soluções de monitoramento, aliadas às tecnologias que executam análises eficientes podem ser empregadas também na saúde. A redução do tempo de espera pode ocorrer através do processamento de solicitações de leitos e acompanhando a utilização dos mesmos.

Isso é feito por meio de equipamentos de reconhecimento de local em tempo real, etiquetas de identificação por radiofrequência e visão computacional. Fatores referentes às necessidades de pacientes também são analisados para auxiliar no preenchimento das vagas de forma adequada.

Nos serviços financeiros é possível otimizar avaliações de crédito e processos de prevenção a fraudes. Um sistema Big Data é capaz de analisar um grande volume de dados em busca de padrões que denotem possíveis fraudes ou comportamentos suspeitos.

O setor de construção também pode se beneficiar do Big Data. Um exemplo está na construção das cidades inteligentes, que integra também IoT. Nelas, essas tecnologias podem ser usadas para: aprimorar a infraestrutura e os serviços usados pelos habitantes, na integração de metrô, ônibus, trem e outros transportes, na automatização e monitoramento de redes de distribuição de energia em tempo real, provisionar a demanda no sistema e prevenir eventuais interrupções no abastecimento, entre outros.

Conseguiu ver o tanto de áreas que o Big Data tem potencial de revolucionar? Pois bem! Temos um ponto ainda mais impressionante, siga o raciocínio. Seja um produto ou um serviço, todos esses setores precisam vender, certo? Dessa maneira, potencializar a estratégia do time de vendas é o que vai fazer diferença no lucro de todas essas áreas!

Isso só é possível pois o Big Data, especificamente da Speedio, gera leads inteligentes, te permite falar diretamente com o decisor, facilitando o trabalho de seu time de vendas, além de oferecer uma precisão de dados impressionante. 

Isso tudo é certo para alinhar a sua organização mesmo às metas mais agressivas, trazendo o resultado que você prospectou, com mais segurança, assertividade e agilidade, independentemente da área ou segmento.

Como analisar os dados do Big Data 

Em geral, há certas etapas a serem seguidas na análise e uso do Big Data. Estas são: definir uma estratégia; identificar fontes de dados; acessar, gerenciar e armazenar os dados obtidos; analisá-los e, por fim, tomar decisões baseadas em dados confiáveis.

São tarefas que podem ser condensadas em três principais responsabilidades: integrar, gerenciar e então analisar dados.

Uma estratégia de Big Data é um plano projetado para ajudar sua empresa a supervisionar e melhorar a maneira como se adquire, armazena, gerencia, compartilha e usa dados de sua organização. Ao desenvolver uma estratégia, é importante considerar as metas e iniciativas de negócios e de tecnologia existentes e futuras.

Para isso, é preciso conhecer as fontes de dados da empresa. Só assim, é possível iniciar sua integração.

Há alguns tipos a serem levados em conta, como: a Internet das Coisas (IoT) e outros dispositivos inteligentes que alimentam os sistemas de TI, as mídias sociais, sistemas de gestão (como ERPs, CRMs e outros tipos de plataformas de serviços especializados no gerenciamento de partes, setores ou realmente todo negócio) entre outras fontes.

Quanto ao gerenciamento, os sistemas de computação modernos fornecem a velocidade, a potência e a flexibilidade necessárias para acessar rapidamente grandes quantidades e tipos de dados. Unidos ao acesso confiável, as empresas também precisam de métodos para integrar os dados, garantindo a sua qualidade e fornecendo governança e armazenamento de dados e preparando-os para análise.

São os sistemas de gestão que podem fazer essa ponte entre setores, dispositivos e equipamentos, e centralizar os dados do negócio. Hoje, as empresas costumam apostar nas soluções em nuvem devido à escalabilidade e economia de custos.

Já a análise do Big Data é como as empresas obtêm valor e percepções dos dados que possuem. A partir desse ponto, cabe à organização tomar decisões inteligentes. É nesse momento que contar com o ecossistema adequado de soluções, tanto para promover a organização do Big Data, como para processar o volume de informações tem sua importância.

Para se manterem competitivas, as empresas precisam aproveitar todo o valor do Big Data e operar de maneira orientada a dados, tomando decisões com base em evidências. Os benefícios de ser orientado por dados são evidentes. As organizações têm melhor desempenho, são operacionalmente mais previsíveis e são mais lucrativas.

A melhor maneira de fazer esse aproveitamento, sem dúvidas, é optar por plataformas de Big Data, que facilitam a geração de leads e tornam o desempenho e a assertividade de todos os processos comerciais muito mais facilitada.

Como usar o Big Data para otimização do processo comercial? 

O Big Data pode ajudar a lidar com diversas atividades comerciais, desde a criação de um produto, estratégias de vendas, até o gerenciamento da experiência final do cliente.

Ele também traz a possibilidade de ganhar tempo ao encontrar os clientes ideais para você, além de permitir que a sua empresa fale diretamente com quem, dentro de uma organização, efetuará as compras. Isso poupa recursos e tempo gasto com clientes verdadeiros, que tem muito maior possibilidade de efetuar a compra de fato. 

Além disso, uma função excelente do Big Data é permitir que a prospecção seja verdadeiramente ativa, tendo telefones e e-mails em pleno funcionamento. Isso, aliado à assertividade dos dados, que te dão argumentos excelentes de venda para seus potenciais clientes, é o que revolucionará as vendas dentro da sua empresa.

O Big Data da Speedio possui todas essas funções, sendo a opção ideal para trazer os resultados de venda que você tanto tem sonhado! 

Conclusão 

Como pudemos observar, um sistema Big Data pode envolver desde as mais simples aplicações até os mais avançados e modernos sistemas, auxiliando em diversas áreas e negócios, especialmente em relação a vendas de produtos e serviços.

Hoje em dia é essencial investir em uma ferramenta de Big Data analytics. Dessa forma, sua empresa pode aproveitar todos os diferenciais poderosos dessa ferramenta e obter vantagens competitivas, saindo na frente da concorrência e oferecendo qualidade aos seus clientes.

Conte com a Speedio para fornecer tudo que é necessário para trazer o destaque no mercado e o volume de vendas que são o sonho de toda a sua concorrência! Somos uma empresa líder do mercado, e trazemos mais de 2.000 usuários satisfeitos, que batem as metas e garantem seu lugar de destaque na competitividade do mercado.

E se você ainda não tem certeza de que a Speedio é a solução para revolucionar as suas vendas, você pode responder a um Quiz no site da empresa, ou até mesmo falar diretamente com um especialista clicando aqui.

Sair da versão mobile