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Como ranquear seu software e conquistar mais clientes

Divulgar e ranquear o seu software pode parecer uma tarefa simples, mas envolve uma série de pequenos processos que utilizados de forma conjunta, formam degraus para alcançar o topo do sucesso e consequentemente conquistar cada vez mais clientes.

Ter um bom software e um bom time de vendas é essencial, porém fazer com que o seu cliente chegue até você é um fator determinante para o sucesso.

Portanto, aqui reunimos diversas táticas para botar em prática na sua empresa para ranquear o seu software de forma mais incisiva!

Tenha um site otimizado para receber seus clientes

Geralmente seu site é o primeiro contato do cliente com sua empresa. Se ele não for responsivo, isto é, um site que adapta seu layout para vários formatos de tela, se possuí muitos bugs, é lento no carregamento das páginas ou o layout não é convidativo, certamente ele não terá uma boa experiência e consequentemente não criará grandes expectativas sobre seu software.

Por isso é de extrema importância investir num bom construtor de site, com um bom layout, boa otimização e responsividade para que você possa ranquear de forma mais eficaz.

• Saiba mais sobre programação Web em nosso conteúdo sobre o tema

Descreva detalhadamente o software e seus benefícios

O cliente deve entrar no seu site e de primeira mão já entender o que seu software faz e quais os benefícios que ele terá. O que seu software tem que seu cliente não vai encontrar em outros softwares? Qual o seu maior diferencial? Qual o público-alvo do seu software?

Todas essas questões devem estar bem esclarecidas logo na página inicial do seu site. Além de utilizar também de cases de sucesso e depoimentos de clientes que passam confiança e autoridade no que você faz. Premiações e notícias na mídia também ajudam a ranquear muito e sair à frente dos seus concorrentes. Tudo isso para ranquear bem nos mecanismos de busca.

Ofereça a possibilidade de um Trial ou plano gratuito limitado

A melhor forma de conquistar novos clientes para o seu software é oferecer um período de teste ou um plano gratuito com funcionalidades limitadas.

Diversas empresas grandes já adotaram esse sistema e conquistam diariamente milhares de clientes com essa estratégia, como a Adobe que oferece a possibilidade de testar seus softwares por um determinado período e assim despertando o desejo do usuário em realizar uma assinatura.

O trial oferece a possibilidade do usuário explorar por completo a ferramenta, sem limites, porém por um período limitado. Já o plano gratuito dá ao usuário funcionalidades básicas da ferramenta e que caso ele precise de mais recursos já o induz a realizar uma assinatura para ter todos os benefícios.

Basta escolher qual desses modelos se encaixa mais para o seu software.

Ofereça tutoriais de utilização

Nem toda ferramenta é intuitiva à primeira vista, porém até mesmo os grandes softwares que já são intuitivos oferecem tutoriais para o usuário conhecer os recursos. Os tutoriais podem ser em formato de posts no blog, FAQs, fóruns ou em vídeo.

Os formatos em vídeo podem ajudar a ranquear de forma dobrada se souber fazer um bom SEO no Youtube.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosa quando se trata de divulgar um software, porém muitas empresas as utilizam de forma equivocada. O intuito nessas redes não é oferecer promoções e fazer propagandas (não é errado fazer, porém deve ser feita com uma frequência baixa).

A maior força das redes sociais é estreitar o relacionamento com o cliente, oferecendo conteúdos de valor que se relacionem com seu software e que realmente façam diferença na vida daquele usuário.

Para uma empresa estar no LinkedIn é essencial, já outras redes sociais mais impessoais como Instagram e Facebook, se trabalhadas de forma efetiva, trazem resultados excelentes.

Implemente boas práticas de SEO

A otimização dos mecanismos de busca é um fator chave de SEO e faz muita diferença para ranquear qualquer empresa.

A palavra “ranquear” por exemplo é utilizada se um conteúdo for focado nessa prática. O que o dono de software precisa ter em mente é que SEO trabalha com diversar vertentes como:

Isso faz com que seu site consiga uma melhora expressivamente os resultados de visitas no seu site.

Produza conteúdos de valor para ranquear melhor

O marketing de conteúdo e o SEO andam de mãos dadas. Assim como nas redes sociais, possuir um blog com assuntos relevantes para seus clientes é de extrema importância, é com ele que capturamos leads no topo do funil e começamos a nos aproximar de suas dores. Um blog é potencialmente um jeito bom de ranquear suas soluções.

Podemos inserir nestes artigos links para formulários onde capturamos dados pertinentes do cliente e em troca oferecemos algum conteúdo rico gratuitamente, como um e-book, webinar e acesso a lives exclusivas.

Utilize a estratégia de e-mail marketing

Após a captura desses leads podemos aplicar estratégias de e-mail marketing de forma segmentada com um software de automação de marketing, que é uma ferramenta que auxilia a segmentação de clientes para enviarmos o conteúdo correto para o lead adequado.

É neste momento que o cliente vai ter um maior acesso com a sua empresa e seu software, esclarecendo dúvidas e conhecendo os benefícios da ferramenta, conduzindo o usuário a estar propenso a assinar o software.

Com este contato aquecido a equipe de vendas já pode entrar em contato com o cliente.

Tenha uma área de CS

A área de CS em uma empresa é responsável pelo gerenciamento de satisfação dos clientes. É neste momento que a equipe monitora os resultados e dificuldades para que juntos possam assegurar o melhor uso da ferramenta.

Para ter bons resultados em CS, é necessário entender os problemas do seu público alvo. Saber o perfil dos seus clientes, suas dores, e a partir dessas informações elaborar as maneiras adequadas de atraí-lo e ter bons argumentos de venda.

Não cometa o erro de generalizar seus clientes com isso, entender o público alvo não é entender TODOS os clientes, e sim só o primeiro passo. Cada cliente é único e suas soluções devem ser personalizadas para cada um deles.

• Saiba mais em: Experiência do cliente: Porquê investir e 10 boas práticas.

Acompanhe as vendas através de um software de CRM

Um software de CRM é essencial para que a empresa conheça detalhadamente as necessidades dos clientes e para gerenciar de forma efetiva a equipe de vendas.

Ele coordena todo o processo de vendas desde o primeiro contato do cliente até o meio do funil, onde é o momento decisivo de conversão de leads em clientes, chegando as vendas e finalmente acompanhando o pós vendas.

Conclusão

Ter somente um software de qualidade e repleto de benefícios não garantirá suas vendas. Por esse motivo, alinhar boas estratégias de marketing é essencial para ranquear seu software e conquistar mais clientes.

A chave para o sucesso nesse quesito é conhecer profundamente seu público alvo, ter a sua persona nítida para que então você possa colocar o marketing em ação. É preciso ir sempre além do básico para se destacar no mercado, tenha seus diferenciais claros para que os seus clientes vejam o potencial do seu software.

É de extrema importância também estar onde seus clientes estão. Use e abuse das plataformas de redes sociais para estreitar relações e posicionar sua marca socialmente, gerando conteúdo de valor para esses clientes de forma que eles reconheçam que sua empresa se preocupa com suas dores e necessidades.

Estratégias de SEO vão ajudar a ranquear seus conteúdos de forma efetiva, utilize SEO tanto no seu site, quanto no blog e caso queira dar um passo além, no Youtube. Uma boa maneira de utilizar o Youtube é criando tutoriais para auxiliar seus usuários.

Agora que você sabe como ranquear o seu software com eficiência, você precisa conhecer as soluções que a B2B Stack traz para mais de 23 mil softwares diariamente. Alcance mais clientes com a B2B Stack!

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