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WhatsApp: Saiba as melhores estratégias para vender mais

O WhatsApp é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas lançado ao público em 2009, com mais de 2 bilhões de usuários globais ativos. O mais usado do mundo!

Mais de 175 milhões de pessoas enviam mensagens diariamente neste canal, que revolucionou a forma como nos comunicamos.

Com a pandemia de COVID-19, o aplicativo tornou-se um dos canais preferidos dos consumidores para tirarem dúvidas antes de realizarem uma compra online.

Conforme pesquisa do próprio WhatsApp, a probabilidade de um negócio fechar uma venda é maior quando a opção de enviar mensagens no APP está disponível.

Em 2014, o WhatsApp passou a pertencer ao Facebook. Porém, continua como um aplicativo independente e com recursos distintos.

Através do WhatsApp é possível enviar mensagens de texto, interagir com emojis, fazer chamadas de voz e vídeo, criar listas de transmissão de mensagens em massa, enviar arquivos, mostrar sua localização no mapa, conversar por áudio, postar status, entre muitos outros recursos interativos.

Em 2018, foi lançado o WhatsApp Business, uma versão do WhatsApp para os empreendedores de todos os segmentos e portes.

Com recursos corporativos de atendimento ao cliente, a versão Business permite criar e programar respostas automáticas de ausência ou boas vindas, mostrar seu catálogo no perfil, configurar horário de atendimento, segmentar clientes com etiquetas, e entre outras ferramentas, criar anúncios no Facebook com direcionamento para o seu WhatsApp.

Agora, para ajudar a impulsionar ainda mais as vendas online, foi disponibilizado aos usuários o WhatsApp Pagamentos.

Acompanhe este conteúdo para entender como funciona o WhatsApp Pay, e saiba como aproveitar a oportunidade para vender mais.

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Afinal, o que é e como funciona o WhatsApp Pagamentos?

O Pagamentos é uma funcionalidade do WhatsApp que está integrada ao aplicativo, tanto no Business quanto no de uso pessoal, que permite que as pessoas efetuem ou solicitem pagamentos, sem cobrança de taxas, dentro da própria conversa.

No caso do WhatsApp de uso pessoal, tanto quem vai fazer pagamentos quanto quem vai receber, precisam cadastrar um cartão para concluir a transação.

Essa transação funciona como uma transferência bancária, e o valor pago cai na conta do recebedor que está vinculada ao cartão cadastrado.

No caso do WhatsApp Business, a Cielo será a plataforma intermediadora dos pagamentos realizados com a nova função.

Portanto, não é necessário que o cliente tenha uma conta em um dos bancos ou instituições participantes do WhatsApp Pagamentos. Entretanto, é necessário que o empreendedor crie uma conta Cielo com os dados do seu CNPJ, e há uma taxa de 3,99% em cada transação.

No WhatsApp Pagamentos, o usuário pode transferir até R$ 1.000/dia e receber até 20 transações/dia, ou R$ 5 mil por mês, sendo que a função pode ser usada 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Quem pode ter o WhatsApp Pagamentos?

Qualquer pessoa que tenha um cartão de débito, pré-pago ou múltiplo (débito e crédito) pode cadastrar o cartão e começar a usar a função de pagamentos.

As bandeiras de cartões aceitas são Visa e Mastercard, emitidos pelo emitidos pelo Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e/ou Woop Sicredi.

Tanto quem vai pagar quanto quem vai receber pelo WhatsApp Pagamentos precisa fazer este cadastro.

Estratégias para vender mais com WhatsApp Pagamentos

Quem trabalha com vendas sabe que não existe uma receita milagrosa que faça vender mais.

No entanto, seguir boas práticas já consolidadas no mercado e evitar os erros que já foram cometidos por concorrentes podem ser, ao menos, os principais pontos que conduzirão suas estratégias.

Por isso, acima de tudo, estudar o mercado em que você está inserido é a primeira dica que podemos dar. Isso faz você vender mais não só no WhatsApp como também em qualquer outro canal.

E ainda mais, contar com as ferramentas certas é fundamental.

Se você ainda não conhece o B2B Stack, saiba que no nosso portal reunimos e categorizamos mais de 23 mil softwares capazes de otimizar suas vendas, marketing, gestão financeira, produtividade, atendimento ao cliente, e milhares de outros processos.

Além disso, você conta com avaliações de usuários reais dessas ferramentas para entender quais problemas você pode resolver com elas, seus pontos positivos e negativos.

Então, considere implementar o uso das mais diversas tecnologias nas suas rotinas para automatizar fluxos de trabalho, criar lembretes, organizar documentos digitais, e principalmente, para usar de forma integrada ao WhatsApp e expandir suas possibilidades.

Acompanhe mais dicas sobre o uso do WhatsApp nas vendas.

Saber usar bem a lista de transmissão

Segmentar seus clientes para criar listas de transmissão de mensagens é essencial para suas vendas e estratégias de marketing.

Se você espera atender e divulgar seu trabalho pelo WhatsApp para muitas pessoas, o primeiro ponto é entender quem são elas e de onde vieram.

Além disso, é importante saber as características que possuem em comum, as que mais interagem com suas comunicações, bem como armazenar um histórico de atendimento dentro e fora do WhatsApp, com um CRM, por exemplo.

Além de facilitar a visão para criar campanhas de marketing nas listas de transmissão e abordagens de vendas mais assertivas, é uma forma de garantir que você fique dentro da LGPD e encaminhe conteúdos para quem realmente deu autorização.

Vale ressaltar que você precisa se atentar ao enviar conteúdos pelas listas de transmissão para não ser reconhecido como SPAM pelos seus contatos.

Caso contrário, você pode ser denunciado e até mesmo perder a credibilidade dos seus clientes.

Por fim, procure saber se seus clientes não se incomodam com as comunicações, e esteja aberto para não enviá-las caso alguém não queira mais recebê-las.

Gerar conteúdos chamativos

Quem não gosta de receber uma foto esplêndida de um lanche bem grande do restaurante favorito quando está com fome, não é mesmo?

Agora, estenda isso para qualquer outro tipo de situação:

Receber uma mensagem com belas imagens sobre um imóvel que cabe perfeitamente nos seus planos ou de uma promoção com a roupa perfeita para um evento que você vai participar.

Um conteúdo atrativo no WhatsApp com uma foto caprichada valem mais do que mil palavras!

Para mostrar todo o potencial do seu negócio, criar os melhores conteúdos voltados para o seu nicho é o que vai garantir mais engajamento, e por consequência, mais vendas.

Organização é tudo!

Para que tudo isso seja possível, a organização do seu trabalho precisa ser impecável. Dessa forma, você não perde oportunidades e cria uma rotina eficiente.

Os softwares de gestão de tarefas, por exemplo, são uma boa forma de começar a organizar suas estratégias de WhatsApp.

Isso porque você consegue visualizar melhor todos os passos que precisa dar durante todo o dia.

Da mesma forma, é possível priorizar tarefas, criar e gerenciar um calendário de postagens, centralizar todas as informações e mídias importantes e não se esquecer de nenhum detalhe.

Facilitar a aderência dos seus clientes

Para exemplificar este tópico, vamos citar a estratégia de aderência ao WhatsApp utilizada por alguns restaurantes novamente.

Muito deles, que vendem em aplicativos de delivery, oferecem vantagens aos clientes que fazem seus pedidos pelo WhatsApp como forma de reduzir gastos com as taxas cobradas por estes APPs e estreitar as relações com seus clientes, de forma a estimular que eles comprem novamente da próxima vez que forem pedir comida.

Oferecer vantagens para os clientes que se comunicam no WhatsApp é uma boa prática para cuidá-los de perto.

Como exemplo, podem ser oferecidos meios de pagamento diferenciados, como o próprio WhatsApp Pagamentos, ou fazer sorteios entre os clientes mais engajados.

Adicionar chatbots para responder rapidamente aos leads e clientes, mesmo fora do seu horário de funcionamento, também mostra que você se importa com o contato deles e estimula o uso deste canal.

Dica B2B Stack: Como usar o WhatsApp Pagamentos?

Para usar o WhatsApp Pagamentos, você vai, primeiro, adicionar seu cartão de débito, pré-pago ou cartão múltiplo que tenha a função débito.

Então, entre no aplicativo e depois na conversa da pessoa que você quer enviar ou receber um pagamento.

O ícone de "Pagamento (R$)", onde você deverá clicar, fica ao lado do campo de mensagem de texto. Mas, você também pode acessar pelo menu da tela inicial do seu WhatsApp;

Assim que você clicar neste ícone, há duas opções: pagar (para efetuar pagamentos no WhatsApp) e solicitar (para receber pagamentos no WhatsApp).

Ao digitar o valor que você quer pagar ou receber e tentar prosseguir com a transação, o WhatsApp vai reconhecer se você já possui algum cartão cadastrado.

Caso contrário, o aplicativo vai indicar que você efetue o cadastro.

Como cadastrar um cartão no WhatsApp

A princípio, ao clicar no ícone ou aba de "Pagamento" você vai avançar as telas até chegar aos termos de uso.

Se ler e estiver de acordo com os termos, é só prosseguir para o próximo passo.

Depois, você vai iniciar o cadastro no Facebook Pay, onde deverá:

Se optar por fazer a validação do cartão pelo seu banco, logo na tela inicial do aplicativo do mesmo a solicitação já estará como pendente para aceitar.

Concluída a validação, você já poderá voltar ao APP WhatsApp para finalizar o processo de pagamento ou recebimento;

Finalizando a solicitação de pagamento

Quando você voltar para o WhatsApp, aparecerá uma mensagem confirmando a validação do seu cartão cadastrado.

Então, a solicitação de pagamento ou de recebimento de valores vai aparecer na própria conversa:

Ao tocar no ícone, então, você poderá ver todos os detalhes da transação.

No caso de pagamentos efetuados: eles ficam pendentes por um prazo máximo de 2 dias para aprovação pela pessoa que vai receber o valor.

Os detalhes que você consegue verificar são a data e horário do pagamento realizado, bem como seu prazo de expiração, quem recebeu, o recado informado, o meio de pagamento utilizado e o número da transação.

No caso de solicitações de pagamento: o cliente tem um prazo de até 6 dias para responder à sua solicitação de cobrança.

Durante este período você pode cancelar a solicitação. Nos detalhes aparecem o prazo de expiração da solicitação e quem está sendo cobrado.

Conclusão

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado em todo o mundo, e o meio de comunicação preferido de muita gente.

Pensando nisso, qualquer pessoa que vende produtos ou serviços, precisa marcar presença neste canal não só para prestar suporte ao cliente, como também para expandir as oportunidades de vendas e marketing.

Com a nova funcionalidade, o WhatsApp Pagamentos, agora também é possível receber pagamentos dos clientes direto pelo aplicativo.

Entre os muitos benefícios disso, essa facilidade é capaz de manter o foco do consumidor no seu negócio.

Isso porque ao mesmo tempo que ele consegue ter acesso ao seu catálogo de produtos, ou obter suporte para tirar uma dúvida, ele não precisará mais sair da ferramenta para pagar por seu pedido caso esteja interessado em comprar.

Essa é uma das oportunidades para aumentar a aderência dos seus consumidores a este canal, para assim, criar comunicações e relacionamentos mais próximos com eles.

Agora que você sabe como o WhatsApp Pagamentos funciona, veja outros softwares de inside sales no portal B2B Stack para alavancar seus resultados!

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