Conheça 7 plataformas para criar sua loja virtual em 2022

Publicado em 21 de fevereiro de 2022

Está procurando pela melhor plataforma de comércio eletrônico para montar sua loja virtual? Aqui na B2B Stack vamos te apresentar 7 opções disponíveis no mercado para auxiliar na sua escolha.

As lojas virtuais no Brasil continuam crescendo, e segundo dados divulgados já são cerca de 1,59 milhão de e-commerces no país, sendo que em 2021 houve um aumento de 22,05% em relação a 2020.

Mas ainda há muito espaço no mercado digital, então, é preciso planejamento e as ferramentas certas para avançar nesse meio, ainda mais se você pretende ir além das vendas online nos marketplaces e ter seu site próprio.

Continue acompanhando este conteúdo para entender mais sobre as lojas virtuais e saber onde montar a sua.

O que é uma loja virtual?

Loja virtual, ou loja online, é o ambiente na internet onde uma empresa irá realizar todo o processo de venda dos seus produtos, possibilitando que o cliente faça desde a escolha dos itens desejados até a conclusão do pagamento, seja por meio de um site ou aplicativo.

Uma loja virtual é um dos tipos de e-commerce, mas esses termos não se tratam da mesma coisa.

E-commerce é um termo mais abrangente para caracterizar o comércio na internet, que não precisa necessariamente ser concluído em uma loja online própria, mas pode ser feito através dos marketplaces, redes sociais e outras plataformas digitais.

Pra que serve uma loja virtual?

Uma loja virtual serve especificamente para realizar vendas online, seja de produtos físicos ou infoprodutos, e até mesmo as vendas em que o cliente conclui o pagamento na internet, mas retira o produto em uma loja física.

Neste caso, perceba que toda a transação de compra é feita pela internet e apenas a entrega é feita de outra forma.

Como funciona uma loja virtual?

Quem quer montar uma loja virtual precisa disponibilizar todos os recursos necessários para que o usuário da internet consiga efetuar sua compra por um site ou APP:

Vitrine de produtos com preços, vários meios de pagamento, página de checkout e opções de frete e envio.

Mas não é só isso. É fundamental que a loja online seja otimizada e ofereça uma boa experiência de navegação ao usuário em desktops e dispositivos móveis, e principalmente, que tenha uma identidade visual, para ser reconhecida em vários canais de venda.

Por isso, é importante contar com profissionais de UX Design para projetar seu site ou aplicativo, ou utilizar uma plataforma que já ofereça layouts otimizados.

A segurança dos dados e das transações de pagamento também são cruciais para quem quer ter uma loja virtual.

Portanto, é importante que sua loja tenha certificado de segurança e use soluções de pagamento confiáveis do mercado, com padrões rígidos de segurança.

Vale ressaltar que você também será responsável por todas as estratégias de marketing para divulgar sua loja virtual.

Grande parte das plataformas de criação de lojas virtuais oferece ferramentas integradas ou faz integração com outras ferramentas de marketing para facilitar os seus processos e campanhas.

Outro detalhe, é que uma loja virtual funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, uma oportunidade para que sua empresa fature mesmo enquanto todos os colaboradores estiverem dormindo ou de folga.

Sendo assim, a plataforma escolhida para criar e hospedar sua loja virtual precisa oferecer alta disponibilidade em todos os horários e a quantidade de visitantes mensais ideais para o seu site.

Dica B2B Stack: 7 ferramentas para montar sua loja virtual

Agora que você sabe o que é e como funciona uma loja virtual, conheça 7 das ferramentas que você pode usar para montar a sua e saiba tudo o que elas podem oferecer. São elas:

  • Loja Integrada;
  • Shopify;
  • Nuvemshop;
  • Wix eCommerce;
  • Magento;
  • GoDaddy;
  • Linx Commerce.

E se você já usou uma dessas soluções, corre lá no portal B2B Stack para deixar sua avaliação

Loja Integrada

Logo da LojaIntegrada, ferramenta de loja virtual

Loja Integrada é uma plataforma para criar lojas virtuais que pode ser usada gratuitamente ou a partir dos seus planos pagos.

Na Loja Integrada você pode criar sua loja online do zero ou migrar o site que já possui, sendo possível escolher um layout da loja de temas, ou também editar códigos HTML e CSS no caso de quem possui familiaridade com programação.

A Loja Integrada oferece recursos de layout, vendas, produtos, marketing, pagamentos, envios e integração com aplicativos para obter processos sincronizados e centralizados.

Entre essas integrações estão ferramentas de e-mail marketing, Google Ads, Google Analytics e o Google Tag Manager.

Para a aparência da sua loja, além da loja de temas, a Loja Integrada também possui loja de banners para destacar promoções e outras informações importantes na sua loja, permite a criação de logos e ícones, a personalização de estilos e cores, além de disponibilizar uma versão mobile da sua loja virtual.

As funcionalidades de produtos abrangem o cadastro manual dos mesmos ou a importação de arquivos XLSX para cadastrá-los em massa, além de permitir o cadastro de categorias e oferecer ferramentas de SEO, como a personalização de Tag Title e Meta Tag Description, para que sua loja virtual seja bem ranqueada nos motores de busca.

Outras funcionalidades da Loja Integrada são:

  • Ranking de faturamento;
  • Relatórios de vendas;
  • Impressão de pedidos;
  • Recuperação de carrinhos abandonados;
  • Diário de bordo nos planos Pro, que demonstram seu faturamento, vendas por região e seu ticket médio comparado a outras lojas virtuais do mesmo segmento;
  • Cupons de desconto;
  • Local para inserir selos de confiabilidade, assim como as redes sociais da sua loja;
  • Configuração de regras para fretes grátis;
  • Geração de leads por captação de e-mails;
  • Configuração da função “Avise-me quando o produto estiver disponível”;
  • Checkout transparente, que aceita meios de pagamento como PagSeguro, Mercado Pago, PayPal, PagHiper e pagamento na entrega;
  • Configurações de envio.

Os planos pagos da Loja Integrada são denominados Pro 1, Pro 2, Pro 3 e Pro 4, e custam R$ 39/mês, R$ 79/mês, R$ 159/mês e R$ 319/mês, respectivamente, considerando o faturamento anual, que garante 20% de economia.

A Loja Integrada não cobra taxa sobre as vendas concluídas em sua loja, apenas os intermediadores de pagamento que você utilizar.

• Leia também conteúdo completo sobre a Loja Integrada.

Shopify

Logo da Empresa Shopify. O logo possui uma sacola verde com a letra 'S' ao centro e o nome escrito com a cor preta ao lado direito da sacola

Shopify é uma plataforma que permite a criação de lojas virtuais, assim como sua divulgação e hospedagem, e um diferencial é que ela oferece recursos integrados para quem já possui um ponto de venda físico e vai começar a vender também na internet.

Na Shopify você também consegue criar sua loja virtual do zero, escolher um modelo de layout pré-definido da própria plataforma, ou fazer a migração da loja online que você já possui.

Outro diferencial é que a Shopify se integra com o Oberlo, um aplicativo de Dropshipping para quem quer ter uma loja virtual, mas não possui um estoque físico de produtos.

A Shopify disponibiliza temas, gerador de nomes para empresas, personalização de cores e estilos da sua loja, otimização para dispositivos móveis, dashboard de acompanhamento das vendas, ferramentas de SEO, automação de marketing, e-mail marketing e anúncios no Facebook.

Outras funcionalidades da Shopify incluem:

  • Comércio internacional;
  • Opções de frete e envio de pedidos;
  • Configuração de regras de devoluções e reembolsos;
  • Integração com 100 ggateways de pagamento e recebimento por cartões de crédito entre outros métodos de pagamentos locais;
  • Relatórios de vendas, tráfego, conversão, entre outros;
  • Notificações push quando uma venda for realizada;
  • Gestão de estoque;
  • Processamento de pedidos, emissão de etiquetas, impressão de guias, e mais.

A Shopify não disponibiliza um plano gratuito, apenas teste grátis por 14 dias. Os planos pagos são o Basic, o Shopify e o Advanced, e custam US$ 29/mês, US$ 79/mês e US$ 299/mês, respectivamente.

As taxas por transação variam entre 0,5% e 2%.

Também há o Shopify Plus, software que custa a partir de US$ 2.000/mês ou cobra uma taxa variável e é indicado para empresas com grandes volumes de operações.

• Leia mais: DDica B2B Stack: Como usar o Shopify no e-commerce.

Nuvemshop

Logo da empresa Numvemshop. O logo possui um desenho de uma nuvem ao lado esquerdo do nome e ambos possuem a cor azul marinho

Nuvemshop é uma plataforma para criar lojas online, indicada para micro e pequenas empresas, e também para médias e grandes organizações.

Na Nuvemshop você pode criar sua loja virtual na nuvem, ou migrar uma loja ou domínio já existentes, e a hospedagem fica sob responsabilidade da própria solução, uma vez que ela é voltada para fornecer facilidades até para quem não tem conhecimentos técnicos.

Criando sua loja virtual na Nuvemshop você poderá vender seus produtos em vários países e moedas diferentes. Atualmente, a lista é de 13 países e moedas compatíveis com lojas criadas na plataforma.

Você também poderá manter seus produtos integrados ao Facebook e ao Instagram, assim como ter contato com seu público no WhatsApp, possibilitando a sincronia entre as vendas de todos os seus canais.

A Nuvemshop oferece, entre outros recursos:

  • Personalização de logo, cores e outras características da sua marca na loja online;
  • Loja online e offline integradas;
  • Produtos ilimitados e gestão de estoque;
  • Funcionalidades de divulgação e promoção de produtos, além de ferramentas de SEO;
  • Destaque de produtos e banners rotativos;
  • Estatísticas da sua loja virtual;
  • Visitas ilimitadas em todos os planos;
  • Layouts otimizados para fornecer rapidez na navegação do usuário em sua loja, assim como para ser proporcionar boa experiência em dispositivo móveis;
  • Integração com mais de 150 aplicativos, como de ofertas relâmpago, brindes no carrinho, avisar os usuários quando renovar seu estoque, para mostrar as avaliações em cada produto, e mais;
  • Integração com marketplaces: B2W, Mercado Livre, Extra, Shoptime, Google Shopping, e mais;
  • Recuperação de carrinhos abandonados;
  • Integração com outros softwares, como ERPs, ferramentas de chatbot, de Analytics e Big Data, gateways de pagamento e ferramentas de marketing;
  • Geração de leads por captação de e-mails;
  • Página de rastreio de pedidos para os seus clientes;
  • Gestão de vendas e pedidos com filtros, histórico de pedidos, ações recomendadas em pedidos e notas de clientes;
  • Integração com soluções de envio, como Correios, Kangu e Melhor Envio.

Os planos da Nuvemshop são denominados Impulso, Influência, Escala e Empresarial e no faturamento anual oferecem 25% de desconto, sendo que cada um acaba custando, respectivamente, R$ 37,43/mês + R$ 1,99 por venda concluída, R$ 74,93/mês + R$ 0,99 por venda concluída, R$ 149,93/mês + R$ 0,49 por venda concluída, e R$ 749,25/mês.

• Leia também: Conheça a Nuvemshop e entenda como criar sua loja virtual.

Wix eCommerce

Logo da empresa Wix que possui loja virtual

Wix eCommerce é o construtor específico de loja virtual da Wix, plataforma de criação de sites e blogs para os mais diferentes tipos de negócios.

O Wix eCommerce, portanto, foi desenvolvido especificamente para criar lojas para vender online.

Com o Wix eCommerce é possível montar sua loja virtual, vender em várias moedas, fazer a gestão das suas vendas e desempenho, e promover sua marca na internet.

O Wix eCommerce oferece mais de 500 templates de lojas pré-definidos para que você possa editar o design com as características da sua marca, além de disponibilizar um criador de logos para que você crie a identidade da sua loja.

Além de poder cadastrar seus produtos, caso você não tenha um estoque físico, assim como na Shopify é possível fazer Dropshipping na sua loja criada pelo Wix eCommerce, dessa forma você não terá nenhum custo inicial com mercadorias.

Entre os recursos disponibilizados no Wix eCommerce estão:

  • Loja virtual otimizada para dispositivos móveis e desktops;
  • Integração de outros canais de vendas, como Facebook, Instagram e Google Shopping;
  • Biblioteca de mídias;
  • Opções de frete e envio;
  • Recuperação de carrinhos abandonados;
  • Página de checkout com integração a diversos meios de pagamento;
  • Certificado SSL grátis;
  • Gestão de estoque de multicanais de forma integrada;
  • Cadastro e organização de produtos;
  • Otimização de cadastro de produtos para SEO;
  • Gestão de assinaturas recorrentes;
  • Ferramentas de e-mail marketing;
  • Automação de fluxos de trabalho;
  • Avaliações de produtos;
  • Relatórios de tráfego, financeiros, e outros tipos de relatórios de desempenho personalizados;
  • Integração com outras ferramentas, como Google Analytics;
  • Atendimento multicanal.

Você pode criar sua loja virtual na Wix gratuitamente. Entretanto, com os planos pagos são disponibilizados mais recursos, a conexão com seu domínio, e não possui anúncios.

Os planos pessoais da Wix são denominados Conectar Domínio, Básico, Ilimitado e VIP. Eles custam, respectivamente, R$ 6/mês, R$ 13/mês, R$ 19/mês e R$ 39/mês.

Já os planos para negócios, são o Business Básico, Business Ilimitado e Business VIP, custando R$ 29/mês, R$ 39/mês, R$ 69/mês, respectivamente.

As taxas de vendas variam de acordo com as regras da intermediadora de pagamentos utilizada para as transações.

• Saiba mais sobre a Wix em: Saiba como criar um site gratuitamente pelo Wix.

Magento (Adobe Commerce)

Logo da empresa Magento. O logo possui um desenho a esquerda do nome que tem uma letra 'M' em meio a suas formas. O desenho possui a cor laranja como predominante

Magento é uma plataforma de criação de lojas virtuais B2B ou B2C que desde 2018 faz parte do conjunto de ferramentas Adobe Commerce, para gerenciar lojas virtuais em conjuntos com outros vários canais de vendas online.

O Adobe Commerce, viabilizado pela Magento, oferece como recursos:

  • Layouts de lojas virtuais personalizáveis, no modelo de arrastar e soltar objetos;
  • Inteligência artificial para automatizar fluxos de trabalho, assim como para analisar dados, fazer recomendações de produtos, entre outras funções;
  • Gestão de várias marcas em um mesmo ambiente;
  • Gestão de inventário e pedidos;
  • Business Intelligence (BI);
  • Diversos meios de pagamento;
  • Integração com outras ferramentas Adobe e outros softwares, como ERPs;
  • Recursos de frete e envio;
  • Aplicativo Adobe Commerce.
  • Os preços do Adobe Commerce precisam ser consultados diretamente com os especialistas da plataforma.

GoDaddy

Logo da empresa GoDaddy. o logo possui a cor azul piscina e ao lado esquerdo do nome a um desenho que forma um coração e possui uma letra 'G' ao centro

GoDaddy é uma plataforma de hospedagem de sites, que também disponibiliza um criador de sites útil para criar uma loja virtual.

Com o criador de sites GoDaddy você tem modelos pré-definidos de templates, e otimizados para dispositivos móveis, para escolher e editar.

O criador de sites GoDaddy, além de disponibilizar recursos para personalizar e gerenciar sua loja virtual, também fornece ferramentas de marketing e SEO para que ela seja bem ranqueada nos motores de busca.

Os recursos do criador de sites GoDaddy abrangem:

  • Modelo de arrastar e soltar objetos para organizá-los na página;
  • Personalização de botões de call to action;
  • Backups e restauração de conteúdos;
  • Banners promocionais para destacar na sua loja virtual;
  • Integração da loja virtual com as redes sociais;
  • Criação de postagens para as mídias sociais;
  • Ferramenta de e-mail marketing;
  • Gestão da classificação da sua loja no Google;
  • Acompanhamento de métricas das redes sociais;
  • Monitoramento de campanhas por e-mail e comentários online;
  • Recuperação de carrinhos abandonados;
  • Integração com meios de pagamento, como PayPal, Apple Pay e mais;
  • Retirada de produtos na loja física;
  • Códigos de descontos.

O criador de sites da GoDaddy possui 4 tipos de planos pagos, mas você também pode usar a ferramenta gratuitamente com recursos limitados.

Os planos pagos são o Basic, Padrão, Premium e Comércio eletrônico, e custam R$ 14,99/mês, R$ 29,99/mês, R$ 39,99/mês e R$ 49,99/mês, respectivamente, sendo que todos disponibilizam certificado SSL grátis. A hospedagem deve ser contratada à parte.

Linx Commerce

Logo da empresa linx que possui loja virtual

Linx Commerce é uma plataforma CMS para criar e-commerces B2B e B2C de forma personalizada.

Ao criar sua loja virtual no Linx Commerce você poderá integrá-la aos principais marketplaces do Brasil, além de contar com API First para conectar outros softwares necessários para gerenciar e potencializar sua loja.

Além disso, se você utilizar o ERP Linx ou outras soluções da empresa, todos os dados poderão ficar sincronizados e serem obtidos de forma integrada.

Entre os recursos disponibilizados no Linx Commerce estão:

  • Painel de controle de multicanais de venda;
  • Gestão de catálogos de produtos;
  • Gestão de campanhas promocionais por canal de venda;
  • Inteligência artificial para fazer recomendações de produtos aos usuários;
  • Split de pagamentos;
  • Opções de frete e envio;
  • Disponibilidade de vários meios de pagamento, como depósito bancário, e integração com gateways de pagamento, como Cielo, Wirecard, e mais;
  • Ferramentas de SEO e marketing;
  • Gestão de vendas e faturamento;
  • Controle de estoque;
  • Lista de desejos;
  • Recuperação de carrinhos abandonados.
  • O preço do Linx Commerce precisa ser consultado diretamente com o time de vendas da plataforma.

Conclusão

Marcar presença na internet e disponibilizar vários canais de vendas para os consumidores é essencial para que uma empresa se dê bem nos dias de hoje e alcance o maior público possível.

Por isso, se você ainda não possui uma loja virtual e só vende em pontos físicos ou apenas pelas redes sociais ou nos marketplaces, saiba que você pode estar um passo atrás da concorrência e perdendo oportunidades de negócios.

Neste conteúdo você viu 7 plataformas para criar uma loja virtual completa e otimizada para ser vista por seus usuários em desktops e dispositivos móveis:

Loja Integrada, Shopify, Nuvemshop, Wix eCommerce, Magento (Adobe Commerce), GoDaddy e Linx Commerce.

Essas plataformas podem ser usadas tanto por quem sabe programar quanto pelos empreendedores que não sabem ou não tem tempo de mexer em códigos, pois elas oferecem recursos intuitivos para criar e gerenciar todos os aspectos das lojas online.

Agora que você sabe como montar sua loja virtual, navegue pelo B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, e conheça mais de 23 mil ferramentas inovadoras para automatizar todos os seus processos!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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