Conheça a Conta Simples, a conta PJ voltada ao empreendedor

Publicado em 11 de fevereiro de 2021

O que é a Conta Simples

Uma conta digital com foco no atendimento das demandas dos pequenos e médios empreendedores: conheça a Conta Simples.

Veja quais são as funcionalidades da fintech lider da categoria Bancos, Contas e Cartões Digitais. 

O que é a Conta Simples?

o que é a conta simples

A Conta Simples é uma fintech que oferece contas digitais para pequenos e médios empresários, profissionais autônomos e freelancers. 

O objetivo é fazer com que esses empreendedores consigam gerenciar os seus negócios, de forma descomplicada, mantendo o controle financeiro de todas as operações, mas sem gastar dinheiro com taxa de manutenção.

Basicamente, são dois os serviços oferecidos pela solução: uma conta digital e um cartão de crédito pré-pago gratuito. 

Assim como toda fintech, as transações são feitas virtualmente, sem a necessidade de deslocamento até uma agência bancária tradicional.

Vantagens da Conta Simples

Além da vantagem de ser isenta de taxas de manutenção, a fintech oferece aos empreendedores a possibilidade de separar as despesas pessoais das despesas da empresa, o que favorece o controle das transações empresariais. 

Já o cartão de crédito corporativo da Conta Simples é pré-pago e permite subdividir as despesas do negócio, controlando o limite de gastos de cada área da empresa. 

O cartão é aceito internacionalmente, não tem custo de adesão, mensalidade ou qualquer outro tipo de taxa. Pode ser usado para realizar compras em sites e em estabelecimentos comerciais. 

De modo geral, a grande vantagem das contas digitais na comparação com as instituições financeiras tradicionais é que elas investem pesado em tecnologia para simplificar os processos e diminuir ao máximo a burocracia. 

Isso significa que conceitos como idas à agências bancárias e filas de espera estão ficando, cada vez mais, no passado. Dentro dessas fintechs, tudo é informatizado e as operações são realizadas pela internet.

Vale lembrar que as fintechs são regulamentadas pelo Banco Central, portanto, seguem todos os padrões e exigências e de segurança de qualquer outro banco. 

Como funciona a Conta Simples?

Pela Conta Simples é possível:

  • Realizar pagamentos;
  • Realizar transferências entre Contas Simples gratuitamente;
  • Receber dinheiro via TEDs, boletos, cartões e maquininhas;
  • Enviar dinheiro via TEDs, Boletos e Cartão;
  • Função saque disponível em toda a rede de Bancos 24 horas – que reúne mais de 23 mil caixas eletrônicos espalhados pelo Brasil. 

Como funciona o cartão de crédito Conta Simples?

Multiplos cartões conta simples

O cartão de crédito corporativo da Conta Simples é aceito em mais de 200 países. Não possui custo de adesão ou mensalidade.

Outra facilidade é que o empreendedor pode solicitar, sem custo, mais de um cartão físico e virtual.

Algumas funcionalidades do cartão de crédito Conta Simples permitem:

  • Personalizar, organizar e visualizar as despesas de cada cartão separado por área;
  • Definir limites de gasto para cartões físicos e virtuais e visualizar extrato individualizado para cada um deles.

Como abrir uma conta? 

Se você é pequeno ou médio empresário, pode abrir uma conta direto no site da empresa. É só preencher um cadastro e informar o CNPJ da empresa. 

Pelo próprio sistema é possível fazer o upload da documentação, que é enviada para análise. 

Passo  passo da abertura de conta na Conta Simples:

  • Digitar os dados pessoais;
  • Digitar o CNPJ da empresa;
  • Enviar a foto da carteira de identidade;
  • Tirar uma foto de si mesmo.

Se tudo estiver ok, a conta estará aberta em poucas horas. A assinatura do contrato é feita digitalmente. Para começar a movimentação, é só baixar o aplicativo Conta Simples.

Como adquirir o cartão de crédito Conta Simples?

Para adquirir o cartão de crédito, é preciso estar com a conta digital aberta. O cartão é emitido, automaticamente, logo após o primeiro depósito, cujo valor mínimo é de R$ 10,00.

O cliente pode usar o cartão de duas formas: 

  • Físico;
  • Virtual. 

Funcionalidades Conta Simples

  • Sistema de gestão de cobranças simplificado: no qual é possível gerir todos boletos em um só lugar. Dentro da plataforma é possível ter uma visão geral dos documentos cadastrados e filtrar a consulta dos boletos por situação de pagamento: atrasado e pendente; 
  • Alçada de Aprovação: permite que o titular da conta aceitar ou rejeitar a solicitação de pagamento e, ainda, adicionar um comentário sobre sua decisão; 
  • Múltiplos cartões virtuais: que possibilita o uso subdividido:
  • Por alocação em centros de custos – Por exemplo: Marketing, Tecnologia, Vendas, etc., 
  • Por ferramentas – Por exemplo: AWS, Mailchimp, Facebook Ads, Google Ads, GSuite;
  • Por anúncios de Marketing Digital – Por exemplo: Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads ou qualquer outra plataforma de anúncios online;
  • Pagamento de boletos em lote: que permite pagar até 200 boletos de uma única vez, com verificação de boletos duplicados e inválidos.

Para quem é indicado a Conta Simples?

A Conta Simples é indicada para os seguintes tipos de empresas:

  • Startups
  • Agência de publicidade/marketing
  • Profissionais do dropshipping, e-commerce e marketplace;
  • Contadores e escritórios de contabilidade;
  • Produtores do mercado digital como infoprodutor, entre outros; 

Como assim “conta para o empreendedor”?

Além de não cobrarem taxa de manutenção da conta digital, as fintechs praticam valores para tarifas sobre operações financeiras que são muito menores do que as dos bancos. E isso é muito favorável para pequenos empreendedores, que ainda estão estruturando seus negócios. 

Abrir uma conta digital em uma fintech é uma tarefa rápida e menos burocrática. Pela Conta Simples, por exemplo, o empresário envia pelo smartphone a própria foto e alguns dados da empresa para solicitar a abertura da conta.

Outras características fundamentais que podem apoiar o crescimento da operação dessas empresas são o uso de cartões corporativos e a possibilidade de fazer o pagamento de boletos em lote.

Por que o empreendedor deve investir em uma conta específica? 

De acordo com o Conta Simples, “o empreendedor deve investir em uma conta que ofereça os serviços que otimizam a sua rotina. Portanto, para escolher a melhor, é preciso analisar as funcionalidades que mais se enquadram para cada tipo de negócio”.

Por exemplo, se a rotina da empresa demanda fazer pagamentos de combustível, alimentação e hospedagem de funcionários durante o deslocamento a trabalho, essa empresa precisa de cartões corporativos para otimizar os processos e garantir que cada pessoa tenha acesso ao budget destinado à sua tarefa.

Além disso, uma conta digital específica para empreendedor também favorece a rapidez na realização das transações, já que tudo é feito no ambiente online, desde o momento da abertura da conta. E essa agilidade facilita (e muito) a vida de quem está à frente de um pequeno ou médio negócio.

Outro ponto interessante para o empreendedor é que a Conta Simples permite o uso da maquininha de cartão que aceita diferentes bandeiras. 

Conclusão

Com o avanço da tecnologia digital, as fintechs (startups focadas em serviços financeiros) vêm ganhando espaço. Isso porque elas chegaram para descomplicar a vida do cliente.

Especialmente para quem é empreendedor, tempo é (literalmente) dinheiro. Ou seja, poder gerenciar toda a parte financeira da empresa diretamente do notebook ou celular é um grande aliado.

E, neste caso, a fintech está focada nas demandas de micro e pequenas empresas, profissionais autônomos e freelancers. 

Seu principal objetivo é ajudar esses empreendedores a conseguirem bons resultados no gerenciamento de seus negócios, de forma rápida e descomplicada.

Vale a pena conhecer!

Publicado por Vanessa Araujo

Vanessa Araujo é jornalista formada há mais tempo do que gostaria de admitir. No decorrer de sua jornada, trabalhou em diversas frentes da comunicação de empresas e agências de todos os portes e segmentos. Para ela, o mundo tech é a base que melhora as relações humanas e "simplicidade" é a palavra que se traduz em todos os conteúdos que desenvolve. E, apesar de saber que o mundo tecnológico de hoje é repleto de escolhas, prefere não assistir Netflix.


Artigos relacionados