Ícone do site B2B Stack Blog

Dica B2B Stack: onde e como converter PDF

As plataformas para converter PDF são online, em sua maioria, e disponibilizam uma gama de funcionalidades gratuitas para que essas conversões ocorram de forma prática, intuitiva e ágil, dispensando a instalação de programas em seus dispositivos.

A possibilidade de transformar diversos formatos de arquivos otimizam o tempo de profissionais e equipes que trabalham com documentos, pois sabemos que determinados lugares exigem anexos em formatos específicos.

Veremos então, como essas ferramentas funcionam na prática. Abordamos sobre o Adobe Acrobat, o Small PDF, o PDF to Image e o iLovePDF. Confira nosso tutorial para entender como essas soluções podem auxiliar no seu dia a dia de trabalho.

Como converter PDF em Word?

Para converter arquivos PDF em Word, o Adobe é bastante prático e pode ser utilizado gratuitamente e, à princípio, sem necessidade de cadastro ou login.

Por serem precursores na criação do formato PDF, ao converter seu arquivo PDF em Word no Adobe, sua formatação original não é perdida, tanto para quem utiliza MAC quanto para quem utiliza Windows.

Basta acessar a plataforma Adobe Acrobat e seguir o passo a passo abaixo:

Clique na aba "Recursos e ferramentas" e em "Converta PDFs";

Ao rolar um pouco a página, você encontrará a sessão "Conversão", então, escolha a opção "De PDF para Word" clicando em "Experimente agora";

Clique em "Selecionar um arquivo" para fazer o upload do documento PDF que deseja passar para Word.

Vale ressaltar que o documento precisa estar salvo em sua máquina, pois é a partir de seu dispositivo que o carregamento na plataforma Adobe será feito;

Ao selecionar em seu dispositivo o arquivo PDF desejado, aguarde alguns segundos para que o Adobe faça o download e a conversão do documento;

Clique em "Baixar" para fazer o download do arquivo .docx em seu dispositivo.

Caso você tenha uma conta Adobe, poderá realizar seu login, clicando em "Fazer login", e assim, ter acesso à mais funcionalidades, como:

Fazendo login ou não, após baixar seu arquivo convertido em Word, você terá a opção de converter outro PDF.

Porém, você só conseguirá baixar este segundo arquivo se fizer o login na plataforma. É possível realizar este login com uma conta do Facebook, Google, da Apple ou criando uma conta grátis.

Como converter foto em PDF?

Para converter fotos em formato JPG para PDF, pode ser utilizado o site SmallPDF.

Para utilizar o SmallPDF, acesse a plataforma e ao rolar um pouco a página, você terá diversas opções em "Ferramentas de PDF mais populares".

Selecione "JPG para PDF";

Clique em "Escolher os arquivos" ou arraste e solte um arquivo JPG até a área amarela da ferramenta.

Caso você clique na seta, o SmallPDF permitirá que você faça o upload de arquivos de seu próprio dispositivo de seu plano SmallPDF Pró,caso já tenha imagens armazenadas, de seu Dropbox ou do Google Drive;

Quem é assinante do SmallPDF, poderá realizar alguns ajustes antes da conversão da foto em PDF, como a preferência do tipo de papel que será utilizado, a orientação da imagem (retrato, paisagem ou automático) e também terá opções de margem.

Você também poderá adicionar mais imagens ao PDF que será criado, caso necessário.

Após realizar os devidos ajustes, clique em "Converter";

Ao converter a imagem para PDF após alguns segundos, você poderá fazer o download do arquivo PDF gerado, ao lado, você terá a opção de gerar um link deste arquivo para compartilhamento e abaixo, você terá algumas outras funções como:

E também, voltar ao início para converter outros arquivos.

O SmallPDF disponibiliza ferramentas para converter PDF em diversos outros formatos e vice-versa, além de permitir a edição destes documentos PDF, sendo possível adicionar textos, imagens, destacar partes importantes, assinar e coletar assinaturas, entre outras funcionalidades.

Os planos do SmallPDF são a partir de US$ 7/usuário/mês para obter acesso ilimitado a todas as funções da ferramenta, inclusive para equipes, contando ainda com aplicativo para smartphone e iOS, armazenamento e gestão dos documentos gerados, bem como seu compartilhamento.

Como converter PDF em JPG?

Para converter PDF em JPG pode-se utilizar a plataforma PDF to Image, que é online e gratuita.

A plataforma permite a conversão de arquivos em massa ou individualmente, o upload de arquivos de até 50MB e o download destes documentos após sua conversão também pode ser realizado de forma individual ou em lote, neste caso, é gerado um arquivo ZIP com todos os documentos convertidos.

Então, para utilizar, acesse a plataforma PDF to Image e clique na aba "PDF to JPG", e em seguida em "Enviar", ou arraste e solte um arquivo na área marcada em azul;

Em alguns segundos o arquivo será convertido para JPG, e você poderá clicar em "Baixar todos", para fazer o download em massa do documento que foi convertido, ou clicar em cada documento individualmente para baixar.

Você também pode continuar enviando documentos para conversão, sendo que a plataforma suporta o upload de até 20 arquivos.

Caso o PDF que foi convertido em JPG tenha mais de uma página, também será criado um arquivo ZIP para download. Assim, cada página se torna um arquivo JPG separado.

Como converter PDF em Excel?

Uma das ferramentas que pode ser utilizada para converter PDF em Excel é a iLovePDF.

Ao acessar a plataforma, clique em "Converter PDF" e em "PDF para Excel";

Clique em "Selecione o arquivo PDF" para fazer o upload do documento desejado a partir de seu dispositivo, ou clique nos ícones ao lado direito para fazer este upload a partir de seu Dropbox ou Google Drive.

Também é possível arrastar e soltar o documento na área de trabalho da iLovePDF para fazer seu carregamento na plataforma;

Ao carregar o PDF na plataforma, você terá opção de adicionar mais arquivos a este documento que será convertido, ajustar algumas preferências para que o documento seja editável no Excel.

Ao realizar os ajustes, clique em "Converter para Excel";

Após alguns segundos, seu arquivo Excel já estará pronto para ser baixado em seu dispositivo, basta clicar em "Baixar EXCEL".

Nos ícones ao lado, você terá opções para:

O iLovePDF pode ser utilizado gratuitamente e sem a necessidade de se inscrever na plataforma e sem limitação de conversões, porém, alguns recursos são disponibilizados de forma ilimitada somente para quem acessa a plataforma com login ou para quem possui um dos planos pagos.

• Aproveite para dar uma olhada em nosso guia completo do iLovePDF e domine essa ferramenta.

Conclusão

Quem trabalha com documentos sabe o quanto é necessário utilizar ferramentas que façam a conversão de seus formatos.

As vantagens de se utilizar este tipo de plataforma são inúmeras:

E um dos principais benefícios é que se cadastrar em alguma dessas plataformas te possibilita armazenar esses documentos em nuvem, e assim, ter acesso de qualquer lugar, a qualquer hora que precisar.

Agora que você conhece as ferramentas para converter PDF, veja no portal B2B Stack outras soluções para gestão de documentos, e monte o stack mais apropriado para seu modelo de negócio.

Sair da versão mobile