CRM e automação de marketing: porque você precisa ter uma estratégia integrada

Publicado em 16 de março de 2020

Como criar uma estratégia de CRM e automação de marketing

O uso de um CRM de vendas pode ajudar na otimização de processos da empresa como conquista de novos leads, organização de contatos, melhora no relacionamento com os clientes e muito mais. A integração dessa ferramenta pode fazer uma grande diferença na produtividade do seu time. 

Não é segredo para ninguém que estamos vivendo na indústria 4.0. Nessa era, não são só as máquinas que protagonizam a história, mas também a inteligência artificial, que permite com que processos sejam automatizados e, consequentemente, tornem-se mais eficazes.

E essa revolução atinge toda a sociedade, sem exceção! Um exemplo dessa mudança que pode ser vista no dia a dia é o processo de venda e como ele ocorre.

Antes, era preciso um processo longo e metódico para resultar em uma venda. Afinal, era preciso atingir um imenso número de pessoas, sem ter a chance de rastrear quais as estratégias estavam funcionando, para, talvez, encontrar o seu público e tentar convencê-lo da importância do seu produto.

Hoje em dia, com o auxílio da tecnologia, é possível utilizar de uma estratégia integrada, em que automação de marketing e CRM se complementam e conseguem ser mais assertivos na venda.

A automação de marketing é um sistema que desenvolve várias funções desse setor como, por exemplo, geração e nutrição de leads, e-mail marketing, publicações em redes sociais, entre outros. Já o CRM é responsável por fazer a gestão do relacionamento com o cliente, ou seja, impactar e fidelizar o consumidor, de acordo com as informações adquiridas anteriormente.

Se você quer entender o motivo pelo qual a sua empresa só tem a se beneficiar ao adotar uma estratégia integrada, confira o artigo!

O que é CRM?

Do inglês, Customer Relationship Management (CRM) significa, em tradução livre, gestão de relacionamento com o cliente. Essa estratégia visa administrar as relações de uma marca ou produto com os seus consumidores.

Dessa forma, é possível desenvolver uma relação com o interessado (prospect) até que se transforme em um comprador e, futuramente, um advogado da marca. Além disso, o CRM prevê uma maior gestão dos dados adquiridos durante o funil de vendas, a fim de rastrear possíveis estratégias e descobrir novas tendências da área.

Para facilitar o processo, existem diversos softwares disponíveis no mercado que realizam todo o processo de CRM, permitindo que a empresa possa ter autonomia nas ações e, em alguns casos, possibilitar que apenas um funcionário consiga gerir todo esse setor. Inclusive existe uma série de ferramentas de CRMs de vendas, focados no processo comercial.

O que é automação de marketing?

Atualmente, a área de marketing de uma empresa possui muito mais atribuições do que antigamente. Afinal, comumente, é nesse setor que estão as táticas de divulgação da marca e também todas os planejamentos para que o produto continue sendo reconhecido e requisitado no mercado.

Por isso, é preciso prestar cada vez mais atenção nos detalhes, pois é ali que podem surgir determinadas informações que guiarão a sua estratégia de venda. Assim, surgem ferramentas de automação de marketing, com a missão de otimizar todos esses tipos de processos e, consequentemente, aumentar o rendimento do seu time.

Um dos destaques desse tipo de software é a realização automática de processos manuais e que tomariam um tempo desnecessário de uma equipe, permitindo que sobre tempo para trabalhos mais estratégicos. Outro benefício é o planejamento e agendamento de processos, por exemplo, envio de e-mails marketing, de acordo com a etapa no funil de vendas, e a publicação em redes sociais.

O sistema de automação de marketing ainda possibilita a elaboração de relatórios, seja de análise de uma campanha específica ou sobre o andamento das metas propostas para o time.

Por que integrar automação de marketing e CRM? 

O CRM pode ser usado por diversos departamentos, entre marketing, vendas e atendimento ao cliente. Quanto mais azeitada for a integração, melhor.

Porém…

Pode haver ruídos na comunicação que podem ser extintos a partir do uso de uma estratégia integrada: automação de marketing e CRM trabalhando juntos a fim de alcançar a meta final.

Mesmo em casos que ambas são administradas pela área de marketing, é possível cometer alguns deslizes que prejudiquem a sua imagem para o consumidor. Afinal, quantas vezes você cansou de uma marca só por ter sido bombardeado frequentemente com anúncios e e-mails?

Veja alguns benefícios de integrar o CRM e a automação do marketing.

Compartilhamentos de informações

São dois sistemas captando, registrando e catalogando informações sobre todos os possíveis e atuais clientes.

Com isso, é possível encontrar dados valiosos que podem ser utilizados por outras áreas da empresa e que podem melhorar a eficiência do produto.

Conter ações duplicadas

Como foi dito anteriormente, lembre-se de situações em que você foi bombardeado por e-mails e anúncios em diferentes momentos da compra e que não auxiliaram em nada na venda. 

Em vez de conquistar o cliente, ações duplicadas podem afastá-lo da marca. Em um sistema compartilhado, é possível ver quais são as ações realizadas em tempo real, evitando esse tipo de constrangimento.

Aumento da eficiência da equipe

Com uma ferramenta que realiza em tempo recorde atividades manuais e produz relatórios completos, sua equipe poderá ter o rendimento otimizado. Afinal, será possível dedicar o tempo de trabalho em ações estratégicas e que podem trazer evolução ao time.

Rastreamento do sucesso de ações e do progresso do funil de vendas

Quando essas duas estratégias estão integradas é possível desenvolver relatórios mais completos, já que é possível obter informações desde a captação do lead e durante toda o trajetória no funil de vendas. Assim, é possível estudar as particularidades de cada campanha e ação realizada nesse percurso, listando os erros e acertos.

Melhora do customer experience

Quando é possível listar o que pode ser melhorado, consequentemente é possível atacar em pontos estratégicos do produto, permitindo que ele seja aprimorado seguindo os feedbacks dos consumidores.

Além disso, ao fazer uma campanha de marketing assertiva e sem ações duplas, a experiência do cliente será ainda melhor.

Evolução das vendas

Como consequência de todos os benefícios listados acima, a melhora das vendas é um resultado esperado. Afinal, na era dos dados, utilizá-los ao seu favor é a melhor estratégia para conseguir se destacar no mercado e alavancar o seu negócio.

Como escolher o melhor CRM?

Se você ainda não sabe como escolher o melhor CRM para o seu negócio, veja as dicas a seguir: 

  • Descubra qual é a demanda da sua equipe e busque ferramentas que ofereçam o que está em falta no seu time;
  • Avalie qual é o budget para o investimento e procure a opções com melhor custo-benefício;
  • No caso de empresas pequenas, dê preferência para plataformas mais intuitivas e que ofereçam diversos tipos de recurso;
  • Em empresas de médio porte, atente-se à escalabilidade da ferramenta, visto que a empresa está em crescimento e é preciso que o software consiga lidar com a demanda;
  • Para grandes negócios, foque em sistemas que permitam a personalização das funções, assim é possível adequá-la às necessidades da sua equipe.

Quer saber mais sobre CRM?

Não deixe de ler estes artigos no blog da B2B Stack:


Artigos relacionados