CRM de Vendas: 8 perguntas e respostas que você deve saber

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CRM de Vendas

O sistema CRM é uma ferramenta fundamental para que companhias consigam, além de vender mais, gerenciar sua carteira de clientes atual. Resultados de destaque são conquistados quando equipes comerciais estruturam uma estratégia de atração e conversão. Para isso, um processo contínuo e cíclico deve ser executado.

Muitas perguntas importantes para as atividades comerciais de uma empresa podem ser respondidas com base nas funcionalidades do CRM. Esse software também ajuda a trabalhar no relacionamento com o cliente, o que na verdade é sua função principal. No meio desse ciclo, as vendas são só parte do processo, mais especificamente, o final dele.

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Neste conteúdo, vamos ajudar você a responder dúvidas importantes que o CRM pode solucionar.

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Continue a leitura para conferir as respostas que você precisa!

Como estruturar um funil de vendas?

O funil de vendas é uma ferramenta importante para categorizar prospects. Alguns estão no início, ainda conhecendo sua empresa, outros estão nas fases finais, já prontos para contratarem seus serviços ou comprarem um produto. O funil pode ser estruturado com ajuda da equipe de marketing e com o suporte de uma ferramenta de CRM.

A ideia é criar pontos de contatos nos mais diferentes níveis e, em cada um deles, oferecer um conteúdo, ou algo que gere uma interação de acordo com o nível do funil que aquele prospect está. No CRM, você pode configurar as ações referentes a cada etapa do funil, programando alertas para que um contato seja feito no momento de interação em um ponto de contato. Assim, você tem o timing certo e gera as conversões desejadas.

Como gerar mais vendas com um CRM?

O CRM é uma ferramenta completa e que é de grande ajuda na hora de gerar vendas. Ele pode ajudar de diferentes formas, especialmente na abordagem qualificada. Ao usar uma estratégia de funil, seu time de vendas faz o contato com o prospect na hora certa, sem precipitação. Ou seja, essas abordagens sempre farão sentido para o potencial cliente.

Uma grande vantagem do CRM é centralizar todas as informações dos leads que a empresa conquista. Assim, é possível criar uma grande base de dados com suas preferências, canais favoritos e interações que foram feitas. A partir disso, as ofertas são precisas, de acordo com esse lead, gerando chances mais qualificadas de vendas.

Como reter o cliente no meu negócio?

Um cliente que já tem uma relação com seu negócio custa muito menos do que a conquista de um novo. Portanto, investir na retenção é fundamental. Para isso, primeiramente, você precisa trabalhar em relacionamento. Portanto, tenha sempre um atendimento de ponta nos contatos e nunca deixe de fazer um pós-venda de qualidade.

Com ajuda do CRM, você pode detectar quais são as preferências de consumo de cada cliente e sempre preparar ofertas personalizadas a partir disso. Para otimizar a relação, emita sugestões de pedidos nos dias em que, em média, esse cliente costuma comprar. Assim, você mostra que se preocupa com as necessidades dele e mantém a relação de qualidade.

Consigo gerir todos os meus clientes com um CRM de vendas?

Sim, você pode gerir uma grande carteira de clientes com ajuda do seu software. O CRM é uma grande base de informações que permite centralizar todos os seus leads, prospects e clientes já fidelizados em um só ambiente digital e de fácil uso.

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Nessa plataforma, você consegue visualizar o quanto cada cliente gera em vendas, qual o fluxo médio de compras, analisa o ticket médio de cada um e acessa uma vasta seleção de informações e dados. Assim, pode qualificar cada vez mais sua oferta de produtos e atendimento aos clientes, por exemplo.

Quais setores do meu negócio o CRM pode ajudar?

Basicamente, o CRM atua em duas frentes: relacionamento e vendas, ou seja, ele ajuda o setor de marketing e de vendas. Essas duas áreas dependem cada vez mais uma da outra para gerar resultados estratégicos para as empresas.

Para o marketing, o CRM é importante porque traz dados de consumo que ajudam a detectar o perfil do consumidor, o que ajuda a criar personas. Assim, as campanhas de atração e relacionamento podem ser cada vez mais efetivas.

Para o time de vendas, o suporte é ainda maior. O CRM é praticamente um sistema essencial, já que todas as atividades de atendimento, geração de oportunidades de vendas e monitoramento do funil podem ser feitas nesse software.

Como consigo vender mais para os clientes que já tenho?

Essa é uma das perguntas mais recorrentes, afinal, é mais fácil vender para quem já é seu cliente. Para conseguir isso, o CRM de vendas é essencial! Ele vai ajudar a detectar questões como:

  • volume de compras que o cliente gera;
  • as datas em que ele costuma comprar;
  • quais itens geralmente compõem seus pedidos;
  • quais são as necessidades que esse cliente tem.
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A partir dessas informações, a ideia é projetar ofertas de upsell. Isso significa tentar oferecer produtos complementares aos que seu cliente já compra. É importante que a oferta gere um custo maior, mas que também agregue valor ao cliente, considerando suas preferências e necessidades.

Se você o conhece bem e o monitora com o CRM, certamente terá o que precisa para pensar em ofertas certeiras!

Como otimizar o atendimento ao cliente?

Seu cliente vai dar sinais claros de como ele prefere ser atendido e o que ele necessita nesse atendimento. O papel de uma empresa é monitorar esses dados e elencá-los no CRM. Assim, é possível perceber, por exemplo, quais canais de atendimento são os favoritos dessas pessoas na hora de entrar em contato com seu negócio.

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Além disso, detecte quais são as principais solicitações feitas nesses chamados de atendimento. Em alguns casos, são dúvidas básicas sobre algumas informações e você pode resolver isso criando uma página de FAQ no seu site, ou enriquecendo a que você já tem com mais informações.

Como conquistar novos clientes?

Conquistar novos clientes custa mais do que manter os que você já tem e, por isso, o trabalho deve ser estratégico. Primeiramente, conte com estratégias de marketing, como a criação de marketing de conteúdo e de campanhas para a web, feitas com o Google Ads.

Depois de atrair essas pessoas interessadas, como leads, você precisa monitorar as atividades desses contatos com ajuda do CRM de vendas. Ao detectar o avanço delas pelo seu funil, deve estar pronto para fazer a oferta no momento certo. Um lead qualificado está muito mais propenso a comprar, desde que também seja abordado na hora adequada.

O CRM de vendas é fundamental na captação e gestão de clientes, não só para gerar vendas, mas também para garantir satisfação deles com seu negócio. Assim, além de potencializar os resultados, sua empresa consegue criar uma imagem de destaque no mercado.

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