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Data Driven: Entenda o que é, e 5 dicas para implementá-lo

Ter uma cultura Data Driven estabelecida passou a ser uma necessidade real das empresas nessa fase de transformação digital e digitalização intensa em todos os setores.

E é sobre essa cultura corporativa que vamos discutir ao longo deste conteúdo.

Mas, antes de tudo, precisamos falar sobre os dados, pois sem eles, nada faz sentido, literalmente.

Provavelmente você já ouviu falar sobre Big Data, os conjuntos de dados extensos e complexos que são gerados a partir de várias fontes:

Das vendas, do financeiro, operacional, recursos humanos, marketing, enfim, de todas as áreas de um negócio, o que faz esses dados serem dos mais diferentes tipos:

Desde relacionados ao comportamento do seu consumidor, à eficiência produtiva que seu negócio teve durante um determinado período, por exemplo.

Saber como tratar e usar esses dados nas empresas será o diferencial para os próximos anos, uma vez que eles são fundamentais para que se consiga aprimorar processos com base em fatos, e não em suposições.

Estima-se que até 2025 sejam gerados globalmente cerca de 181 zetabytes de dados, e que o tamanho do mercado de análises de Big Data cresça para mais de 68 bilhões de dólares até o referido ano. Para se ter ideia, em 2019 o valor do mercado era de cerca de 15 bilhões.

Ainda assim, não são todas as empresas que estão alinhadas com uma cultura Data Driven.

Conforme um estudo realizado, apenas 24% das empresas participantes promoveram culturas verdadeiramente orientadas por dados.

Isso se dá também pelos desafios percebidos na implementação dessa cultura, como o engajamento de líderes e colaboradores na missão, ou a dificuldade em encontrar as ferramentas certas para tal.

Entenda a partir de agora, então, o que é Data Driven e veja nossas dicas para começar a planejar a implementação dessa cultura no seu negócio o quanto antes.

O que é Data Driven?

Data Driven significa “orientado a dados” na tradução literal para o português.

Portanto, nas empresas, Data Driven é o conceito que define uma cultura organizacional que leva a coleta e análise de dados, geralmente quantitativos, ao centro das tomadas de decisão, em todos os seus departamentos e processos.

Isso significa que uma empresa com cultura Data Driven, ou orientada a dados, é capaz de tratar todos os dados que recebe e identificar os que são realmente relevantes para o seu crescimento.

Essas empresas reconhecem o verdadeiro sentido do tratamento de dados.

Isto é, elas deixam de tratar dados espalhados por diversas ferramentas e planilhas de forma isolada, e passam a centralizá-los e tratá-los de forma integrada, para obter insights significativos sobre todas as áreas do negócio.

É neste momento que a tecnologia será crucial, uma vez que somente com o uso das ferramentas certas e a automação de processos é possível fazer com que a coleta e análises de dados sejam eficientes e assertivas.

Isso porque o uso de softwares que utilizam Inteligência Artificial, Machine Learning e/ou Business Intelligence permite armazenar dados, geralmente na nuvem, o que os confere maior segurança, organizá-los conforme os objetivos do negócio, e traduzi-los em dashboards, gráficos e relatórios para seu acompanhamento constante, e até em tempo real.

• Leia também: O que é BI e como escolher o melhor dashboard

Para que serve o Data Driven?

A cultura Data Driven é responsável por reduzir os custos de uma empresa, aumentar sua produtividade e, por consequência, sua receita.

Além disso, a cultura orientada a dados é fundamental para prever resultados, e assim, possibilitar que líderes e colaboradores ajam preditivamente sobre diversos problemas, em vários cenários.

Vamos falar sobre cada um desses pontos separadamente?

Redução de custos

Tomar decisões baseadas em dados concretos e não em achismos é o primeiro passo para reduzir os custos das empresas.

Isso porque as decisões tomadas passam a ser mais assertivas quando se sabe exatamente onde e quando é necessário investir recursos.

Se você não tem clareza sobre as áreas da sua empresa que precisam de investimento, e onde estão as prioridades, torna-se impossível

Além disso, na cultura Data Driven as análises de dados são automatizadas, o que elimina falhas de análises manuais feitas por humanos, que por melhor que sejam em suas tarefas, precisariam de um tempo enorme e muita atenção para tratar grandes quantidades de dados e acertar cálculos com precisão.

Isso parte para o nosso próximo ponto: o aumento da produtividade e receita.

Aumento de produtividade e receita

A cultura Data Driven dá autonomia e facilidade para que líderes e colaboradores analisem os dados que precisam para tomar decisões estratégicas a qualquer momento.

Isso significa que um colaborador que possui as ferramentas certas para coletar, organizar e analisar os dados relacionados às suas funções são capazes de produzir mais, com mais qualidade, e em menos tempo.

Imagine que seu vendedor tem em mãos todos os dados sobre o comportamento e necessidades de um cliente, como o valor gasto com seus produtos nos últimos tempos e as páginas do seu site que ele mais visitou.

Apenas com estes dados, seu vendedor já consegue criar uma abordagem mais eficiente para este cliente do que um vendedor que sabe apenas um nome e um telefone, por exemplo.

Além disso, estabelecer a cultura Data Driven também exige transparência em todas essas tratativas de dados, portanto, seu ecossistema empresarial pode contar com a inteligência coletiva para criar os planos de ação mais eficazes para todos os processos.

Tudo isso faz com que os gargalos que impactam a receita da empresa sejam eliminados gradativamente até que se atinjam os melhores resultados.

Análises preditivas

Essa é uma das vantagens mais marcantes da cultura Data Driven: as análises preditivas.

Esse tipo de análise de dados permite calcular a probabilidade de ocorrer problemas, sejam internos ou externos, assim como prever o faturamento da empresa em curto ou longo prazo, entre outras situações relevantes para todos os setores do negócio.

Com isso, é possível se antecipar e se adaptar rapidamente a qualquer tipo de mudança, especialmente aos altos e baixos do mercado, às vontades dos consumidores, e corrigir falhas em produtos ou serviços antes que se tornem empecilhos maiores.

Quem deveria utilizar Data Driven?

Todas as empresas que estão ativas no mercado hoje devem implementar uma cultura Data Driven para se destacar no mercado e prever problemas e resultados.

Quem ainda está planejando abrir um negócio também pode se diferenciar se este novo empreendimento já nascer com essa cultura.

Se você possui uma micro ou pequena empresa, tem muito a ganhar com as análises de dados e a precisão que eles podem fornecer para que você consiga expandir suas atividades.

Já se você possui uma média ou grande empresa, ao implementar a cultura Data Driven pode fazer com que seus resultados melhorem a ponto de levar sua marca para outros estados e até países.

Dica B2B Stack: Como implementar a cultura Data Driven

Ter uma cultura Data Driven é a coisa mais linda de se ver, não é mesmo?

Mas, o quão difícil é estabelecer essa cultura em uma empresa, seja nas que estão começando ou que já possuem anos no mercado?

Bom, a resposta para essa pergunta depende de muitas variáveis, como você pode imaginar.

Entre elas estão o nível de maturidade digital em que a empresa se encontra no momento, e o quanto você está disposto a disponibilizar tempo para isso. Lembrando que o tempo disponibilizado agora será muito bem recompensado e economizado no futuro.

Veja agora 5 dicas para entender por onde começar a implementar essa cultura no seu negócio.

Planejamento

O planejamento será indispensável para começar a estabelecer sua cultura Data Driven.

Durante este planejamento você precisa entender quais são as maiores dificuldades que seu negócio possui atualmente, para assim, saber por onde começar, e depois estabelecer as prioridades para as análises de dados.

Também é no planejamento que você vai definir quanto pode gastar a princípio, em quanto tempo você pretende executar esse projeto, quais são os objetivos da estratégia, os resultados esperados e muitos outros detalhes, conforme as necessidades.

Além disso, é neste momento que você precisará repensar toda a cultura organizacional do seu negócio, assunto da próxima dica.

Mudança de cultura organizacional

Uma vez que os tempos mudaram radicalmente, muitas empresas estão se adequando às novas realidades, e isso requer em parte dos casos a mudança de cultura organizacional.

É preciso entender, por exemplo, que a missão de uma empresa que foi fundada há não muitos anos atrás, antes da pandemia, pode não atender mais às demandas dos dias atuais.

Neste caso, repensar os valores da sua marca, assim como a forma que você quer que ela impacte a vida de clientes, colaboradores e outros parceiros de negócio é uma necessidade atual, principalmente para quem quer implementar uma cultura Data Driven.

Vale ressaltar aqui que a primeira mudança para que isso seja possível precisa partir da mentalidade de todos os envolvidos, que devem ter um mindset totalmente voltado para os dados e às inovações disponibilizados no mercado.

Profissionais experientes

Esta é a principal dica que podemos te dar: contar com profissionais experientes em análises de dados, como um Chief Data Officer ou desenvolvedores de um software Analytics feito especialmente para o segmento do seu negócio, por exemplo, é fundamental.

Afinal, você não vai se consultar com um engenheiro se está com dor de cabeça, não é verdade?

Este profissional em Big Data será capaz de entender as dores do seu negócio e organizar todos os processos necessários para coletar e tratar os dados da forma mais assertiva possível.

Caso contrário, ao invés de eliminar os retrabalhos e otimizar as análises, tudo vai ficar ainda mais sem sentido, desorganizado, e é aí que muitos empreendedores podem desanimar e desistir do processo, jogando todos os esforços que já foram feitos ao vento.

Escolha das melhores ferramentas

Nem precisamos falar sobre a importância de escolher as melhores ferramentas de análises de dados, não é?

No nosso portal B2B Stack categorizamos mais de 23 mil softwares dos mais diversos tipos, e reunimos mais de 9 mil avaliações de usuários reais para te auxiliar nessa escolha.

Na B2B Stack você pode comparar ferramentas, saber os preços iniciais praticados pelos desenvolvedores e escrever uma avaliação para alguma solução que já tenha utilizado, contribuindo com a nossa comunidade de usuários reais de softwares.

Além disso, ao encontrar uma solução que seja interessante, você pode solicitar o contato dos especialistas diretamente na nossa plataforma, e assim, receber demonstrações e mais informações sobre os produtos.

Então, conte sempre com o nosso portal para encontrar os softwares ideais para as suas demandas corporativas, sejam elas quais forem.

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Capacitação

Essa é a etapa crucial para todos que fazem parte da empresa e precisarão se adaptar à nova cultura orientada a dados: os treinamentos e capacitação.

Conforme uma pesquisa divulgada em 2020, apenas 14% das empresas haviam tornado dados e análises amplamente acessíveis aos funcionários.

Todos, e em primeiro lugar os líderes, precisam saber como analisar dados, o porquê de fazerem isso, e entendam a importância das suas funções e do trabalho em equipe.

É preciso que todos, independente do nível hierárquico na empresa, estejam alinhados e engajados com as novas ferramentas de análises, processos e cultura, uma vez que se torna impossível ser Data Driven limitando os conhecimentos necessários.

Conclusão

Chegamos ao ano de 2022, e mesmo que ainda não tenhamos carros voadores, temos soluções inovadoras no mercado para sanar dores de qualquer tipo de negócio.

Nós, como fãs da transformação digital, sabemos o quanto uma cultura Data Driven é essencial para a sobrevivência das empresas, para evitar desperdícios, aumentar a eficiência operacional, e principalmente, para trazer um crescimento sólido para todos os negócios.

Não é vantagem para ninguém que empresas dos mais diversos segmentos sejam tão impactadas negativamente como foram durante a pandemia ou em épocas de crises econômicas.

A falta de planejamento e de estratégias orientadas a dados são alguns dos fatores responsáveis por esse tipo de impacto.

Por isso, com todas as lições aprendidas neste período, e as muitas ainda para aprender, implementar uma cultura Data Driven na sua empresa é o primeiro passo para prever diversos cenários, alavancar resultados e se consolidar cada vez mais no mercado.

E é claro, no B2B Stack, maior portal brasileiro de busca e avaliação de softwares, você encontra todas as ferramentas que precisa para estabelecer a cultura Data Driven no seu negócio. Não deixe de navegar pelas categorias do nosso portal!

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