Ícone do site B2B Stack Blog

O que é DevOps, sua importância e 6 ferramentas para usar

Certamente você já ouviu falar em DevOps neste período em que a transformação digital está acelerada em todos os setores, e que todos os negócios estão buscando as melhores metodologias e ferramentas para aprimorar seus processos.

Em 2021, as práticas de DevOps ou de DevSecOps foram utilizadas por pelo menos 36% dos profissionais da área de desenvolvimento de softwares entrevistados em uma pesquisa.

Isso porque essa metodologia é capaz de agilizar o lançamento de produtos altamente qualificados e seguros, e um dos motivos disso é que ela incentiva a melhora da comunicação e colaboração em equipes.

Neste conteúdo vamos falar sobre o que é e como funciona o DevOps, suas vantagens, e te apresentar 6 ferramentas para DevOps para que suas equipes tenham tudo o que precisam para aplicar essa metodologia.

O que é DevOps?

DevOps é uma palavra aglutinada de “desenvolvimento” (Dev) e “operações” (Ops), para definir uma metodologia que envolve pessoas, processos e tecnologias, e que tem como objetivo desenvolver e melhorar continuamente um produto, de forma que ele agregue cada vez mais valor para os clientes.

O DevOps surgiu da necessidade do desenvolvimento ágil de softwares e outras tecnologias, devido ao gigantesco crescimento que está acontecendo nessa área nos últimos anos.

O DevOps, portanto, está totalmente ligado aos processos de engenharia e desenvolvimento de softwares, entretanto, são práticas que devem ir além das equipes de desenvolvedores, se expandindo também para toda a área de operação, ou seja, administradores do sistema e da infraestrutura como um todo.

Isto é, desenvolvimento, operações de TI, e as engenharias de qualidade e segurança precisam trabalhar em conjunto para operar de forma colaborativa, e não mais individualmente.

Isso porque as práticas de DevOps precisam integrar todos estes profissionais para que haja comunicação constante, eliminando ruídos que geram retrabalho ou ineficiência nos processos, e por consequência, atrasos nas entregas.

O DevOps é uma metodologia utilizada para ganhar agilidade no desenvolvimento de produtos e em todas as etapas do seu ciclo de vida, mas isso sem deixar de lado sua qualidade e segurança.

• Aproveite para dar uma olhada na categoria completa de softwares para gestão e controle de qualidade no portal B2B Stack!

Como funciona o DevOps?

Para que o DevOps possa funcionar perfeitamente em um negócio, é preciso que todos os envolvidos tenham a mentalidade voltada para o trabalho em equipe e o foco na experiência do cliente.

Foi-se o tempo em que um desenvolvedor sentava-se na cadeira e codava por horas e horas, de forma independente.

Em uma equipe de DevOps isso não acontece, pois todos precisam contribuir ativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do produto, seja por meio dos códigos e ferramentas, seja por transmissão de conhecimento ou como for possível. Tudo isso buscando entender e suprir as necessidades dos seus usuários.

Outra característica do DevOps é a separação de um projeto em várias partes, como microsserviços, que possuem seus próprios processos, mas funcionam de forma integrada.

As empresas que estruturam seus projetos de desenvolvimento com DevOps geralmente entregam atualizações constantemente em seus produtos.

Isso significa que ao invés de criar um projeto muito complexo, para ser executado em longo prazo, ele é fragmentado, permitindo que os profissionais consigam enxergar e testar cada etapa de forma aprofundada, identificando e atuando em falhas rapidamente, e acelerando o processo de implementação.

Em resumo, o que move uma cultura DevOps, portanto, é a colaboração, o planejamento e desenvolvimento ágil, as entregas, o monitoramento das operações, assim como os feedbacks constantes.

Já as práticas de DevOps podem ser resumidas em integração e entrega contínua, controle de versão, desenvolvimento ágil, infraestrutura como código, gestão de configuração e monitoramento.

• Veja também a categoria de softwares para gestão de projetos na B2B Stack, com ferramentas como Trello, Asana, Bitrix24, e muitas outras.

Como trabalha um profissional DevOps?

O profissional DevOps trabalha de forma integrada com equipes de desenvolvimento e operações de TI.

Ele deve ser responsável por contribuir com a construção de uma cultura DevOps na empresa, que prioriza as interações entre todos os profissionais e que padroniza, mas também sabe como flexibilizar processos de desenvolvimento, para que as equipes consigam se adaptar a mudanças e corrigir erros rapidamente, sem comprometer todo o projeto.

Além disso, o profissional DevOps precisa ter a mente totalmente focada na experiência do cliente, só assim ele será capaz de entender como desenvolver produtos cada vez melhores.

O que faz um DevOps?

Os profissionais DevOps atuam em todas as fases do ciclo de vida de um produto, desde o seu planejamento, desenvolvimento, testes e gerenciamento de versões, até a entrega, o monitoramento dela com a coleta de feedbacks e as atualizações.

Eles também precisam encontrar as melhores maneiras para automatizar os processos e integrá-los, pois eles precisam do trabalho conjunto de infraestrutura, segurança e qualidade.

DevOps para melhorar a cultura das empresas

A metodologia DevOps, assim como outras metodologias ágeis surgiram para tornar os processos corporativos melhor planejados, organizados e executados a partir da sua automação, ganhando a agilidade e a diminuição de falhas operacionais como consequência.

Entretanto, para usar esses métodos inovadores nas empresas é preciso deixar de lado a cultura tradicional e implementar uma cultura organizacional moderna.

Isto é, todos os colaboradores precisam entender perfeitamente não só as suas funções, mas também conhecerem ao menos um pouco de cada um dos processos dos outros setores, pois a transparência e a colaboração se tornam fundamentais.

Além disso, todos precisarão ter autonomia e as ferramentas certas para trabalhar.

Tudo isso em uma cultura DevOps ou em uma empresa que quer se transformar digitalmente traz inúmeros benefícios, como melhora na produtividade e receita, confiabilidade no mercado e equipes altamente empenhadas e capacitadas.

Dica B2B Stack: Ferramentas que auxiliam o DevOps

Agora que você sabe o que é e como funciona o DevOps, conheça 6 ferramentas que ajudam essas equipes a planejarem e executarem seus projetos:

GitHub

GitHub é uma plataforma colaborativa para o desenvolvimento de softwares, indicada não só para desenvolvedores, mas também para as empresas que querem implementar a cultura DevOps.

O GitHub é uma ferramenta para hospedar na nuvem o código-fonte de um projeto de desenvolvimento, garantindo que todos os profissionais envolvidos consigam editá-lo e possam controlar suas versões após correções de bugs, adição de atualizações, entre outras alterações que sejam necessárias.

No Github os DevOps conseguem criar e aplicar políticas de segurança e conformidade em seu código, encontrar vulnerabilidades, mantendo a sincronia entre desenvolvimento e segurança do produto.

Além disso, a ferramenta serve para automatizar todos os fluxos de trabalho do projeto, desde o seu planejamento até seu desenvolvimento, testes e CI/CD.

E para agilizar ainda mais o seu projeto, você pode utilizar códigos do repositório do próprio GitHub, que já foram aprovados pela sua comunidade de usuários.

O GitHub pode ser usado gratuitamente ou a partir dos seus planos pagos, que custam a partir de $ 40/usuário/ano, considerando o faturamento anual.

Docker

Docker é uma plataforma PaaS para DevOps criarem, compartilharem e executarem aplicativos e microsserviços em containers, ou seja, em ambientes isolados.

Essa ferramenta garante o empacotamento dos aplicativos e sua virtualização a nível do sistema operacional, permitindo isolar processos de desenvolvimento, provisionamento, infraestrutura e testes, por exemplo, para que as aplicações rodem em qualquer lugar e de forma mais leve e fluida.

O Docker pode ser utilizado gratuitamente, e seus planos pagos custam a partir de $ 5/mês, considerando o faturamento anual.

Bamboo

Bamboo Data Center é uma ferramenta de integração contínua (CI) da Atlassian para equipes DevOps, que oferece ferramentas para automatizar fluxos de trabalho de desenvolvimento de produtos, desde os códigos, até sua compilação, testes e implementação.

O Bamboo também faz integrações com outras ferramentas, como Jira, Bitbucket, Opsgenie, Docker e o AWS CodeDeploy para que ainda mais fluxos possam ser criados de forma sincronizada.

O Bamboo Data Center oferece um ambiente de desenvolvimento de alta disponibilidade para que os profissionais possam ter controle sobre versões, conectar compilações e colaborar em tempo real.

O Bamboo Data Center possui preços baseados na quantidade de agentes que o utilizarão, custando a partir de $ 1.200 para licença anual, 1 agente e trabalhos ilimitados.

Red Hat Ansible

Red Hat Ansible Automation Platform é uma plataforma de automação da TI em escala, desde o desenvolvimento até infraestrutura, implantações, redes, containers, segurança e nuvem pública ou privada.

O Ansible Automation Platform oferece entre seus recursos ambientes de execução de automação e playbooks que permitem a integração de equipes de desenvolvimento, operações e arquitetura, a padronização e ajustes da escala de automação através de frameworks, além de um local para gerenciar, provisionar e desativar essas automações.

Dessa forma, as equipes conseguem obter processos escaláveis e gerenciar também as implantações mais complexas, além de gerar relatórios sobre os status de implantações e de automação para diferentes clusters.

TestSigma

TestSigma é uma plataforma de automação de testes sem código de produtos para web, dispositivos móveis, desktop, APIs, entre outros cenários, para planejar, desenvolver e executar casos de testes desde a fase de design até os mais complexos.

O TestSigma funciona com inteligência artificial, que atua com notificações sobre recursos do seu produto que estão com falhas, além de buscar possíveis correções para erros.

Também faz integração com outras ferramentas de CI/CD, de rastreamento de bugs e de colaboração.

O TestSigma pode ser usado gratuitamente, apenas fazendo login na plataforma, ou através dos planos pagos, que custam a partir de $ 349/mês no faturamento anual.

New Relic

New Relic é uma plataforma de análise de métricas, eventos, logs e rastreamentos de produtos em todo o seu ciclo de vida, utilizada para verificações de desempenho e implantação mais rápida e com menos falhas.

Os recursos da New Relic abrangem o monitoramento de aplicativos (APM), de infraestrutura, monitoramento do navegador, mobile de rede e sintéticos, rastreamento de erros, alertas gerados com inteligência artificial e integrações com centenas de outras ferramentas para obter processos sincronizados.

Você e suas equipes podem contar com painéis personalizados no New Relic, que apresentam resultados através de gráficos, e ajudam a priorizar tarefas e tomar decisões baseadas em dados.

O New Relic oferece um plano gratuito vitalício, e os planos pagos precisam ter seus valores consultados com a plataforma, uma vez que variam conforme a quantidade de usuários e a quantidade de armazenamento necessária.

Conclusão

Implementar a cultura DevOps em um negócio exige uma mudança de mentalidade de todos os envolvidos, pois é necessário integrar as equipes de desenvolvimento e operações que estavam acostumadas a trabalhar individualmente.

Com a necessidade de desenvolver produtos cada vez melhores e mais rapidamente para atender às altas demandas do mercado, o DevOps caiu como uma luva para ter processos de desenvolvimento, infraestrutura e segurança integrados, profissionais de alto desempenho, além de obter vantagem competitiva por garantir a entrega de produtos de alta qualidade.

Neste conteúdo você também conheceu 6 ferramentas que podem ser utilizadas por equipes de DevOps: GitHub, Docker, Bamboo, Ansible, TestSigma e New Relic.

Em resumo, essas ferramentas podem oferecer recursos para que os profissionais automatizem fluxos de trabalho, verifiquem códigos, façam testes e implantações, e criem políticas de segurança para os seus produtos, entre muitas outras funcionalidades possíveis pela maioria ser open source.

Assim como na cultura DevOps, automatizar e integrar todos os seus processos corporativos é fundamental para o crescimento do seu negócio. Para isso, no portal B2B Stack você pode conhecer e comparar mais de 23 mil ferramentas, ler avaliações de usuários reais, e mudar de vez a sua forma de contratar softwares!

Sair da versão mobile