A importância e os melhores ERPs para contabilidade

Publicado em 2 de fevereiro de 2021

ERP para Contabilidade

Um sistema ERP para contabilidade é um grande aliado de empresas e profissionais da área. Nele, todas as informações trafegam com segurança e podem ser acessadas de forma rápida, melhorando a performance dos times.

Toda empresa precisa ter uma gestão contábil eficiente para gerenciar custos, receitas e lucratividade. Assim como estar em dia no cumprimento de regulamentações financeiras e padrões contábeis.

Então, vem conhecer alguns ERPs para contabilidade. Entenda a importância e comece hoje a transformar a gestão de sua empresa

O que é ERP?

O que é ERP?

ERP é uma sigla que significa Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Essa é uma solução ideal para automatizar diversas atividades relacionadas à gestão de processos dentro de uma empresa. 

Benefícios de um ERP

De modo geral, o ERP é utilizado para administrar setores corporativos como, por exemplo, financeiro, pessoal, contábil, fiscal e administrativo.

Além disso, existem diversas opções de ERPs no mercado, ideais para facilitar a gestão de diferentes tipos de negócios

E os benefícios proporcionados por um ERP são muitos! Um dos objetivos básicos desse sistema é facilitar o fluxo de informações de uma organização, a partir da automatização de processos. 

É por isso que contar com um ERP oferece a grande vantagem de permitir que as equipes trabalhem de forma integrada, acompanhando processos em comum. Isso melhora a comunicação e, consequentemente, auxilia, também, na diminuição de atritos entre times.

Resumindo: o foco de um ERP é promover, por meio de uma única solução, ou pela integração com outras plataformas, a interação entre todos os departamentos da empresa.

Com todas as informações bem organizadas e automatizadas, fica muito mais fácil fazer o gerenciamento da empresa. É por isso que a otimização de tempo e redução de custos são palavras de ordem quando falamos em ERP. 

Mas existem outros bons motivos para contratar um ERP para a sua empresa, conforme veremos a seguir:

Principais vantagens do ERP

Um ERP otimiza processos o que, automaticamente, reduz custos para a empresa. Além disso, o sistema melhora a performance das equipes, minimizando o risco de falhas na operação. 

Outras vantagens são: 

  • Automatização de fluxos e atividades: que permite um controle mais confiável de todos os processos;
  • Integração de sistemas complementares: para tornar a operação mais completa;
  • Melhora na produtividade de equipes e departamentos; 
  • Maior controle sobre as atividades: reduzindo o risco de erro;
  • Acesso a dados e informações: importantes para a tomada de decisão.

O papel fundamental de um ERP para o setor contábil

ERP para contabilidade

Para a contabilidade, o principal objetivo do ERP é gerenciar custos, receitas e lucratividade, bem como auxiliar no cumprimento de regulamentações financeiras e padrões contábeis.

Um ERP no setor contábil ajuda fazendo a ponte para que diferentes informações cheguem até o contador, o que no final do dia, irá proporcionar uma melhor gestão fiscal.

Afinal, as demandas contábeis dão sustentação às rotinas da empresa. É por isso que é preciso encontrar essas informações e registros facilmente. Isso é importante não somente para que seja possível a análise das transações empresariais, mas, também, para a administração de documentos obrigatórios. 

Um ERP para contabilidade é um forte aliado para atender exigências do Fisco, além de fornecer um ambiente ideal para a criação de uma memória, deixando sempre à mão dados passados, que podem contribuir para entender o presente e/ou planejar o futuro. 

É por isso que o ERP contábil é um instrumento de gestão valioso, capaz de manter a lucratividade e sustentar a expansão dos negócios.

Vantagens de um ERP para contabilidade 

Um ERP voltado para a área contábil pode auxiliar as empresas em diversas atividades. Como resultado, o sistema oferece uma série de benefícios, como:

  • Evita fraudes e transtornos legais;
  • Auxilia na diminuição da carga tributária, o que permite que impostos e tributos sejam pagos sempre em dia;
  • Gestão contábil mais eficiente, o que garante que enquadramento ao regime seja continuamente reavaliado e as isenções fiscais sejam sempre acompanhadas; 
  • Correta escrituração contábil; 
  • Registros formais das análises técnicas; 
  • Identificação de gargalos, o que permite uma ação mais rápida para assegurar a saúde do negócio;  
  • Aprofunda o entendimento acerca das despesas com uma visão ampla da alocação de recursos;
  • Custos e despesas podem ser revistos com critério, sempre que necessário.

3 dicas de ERP para contabilidade

Rupee

ERP Rupee

O Rupee é uma plataforma online de gestão contábil, tributária e de folha de pagamento, com foco em oferecer às empresas mais controle em suas obrigações.

A proposta é eliminar os riscos de pagamento de encargos gerados por multas dos órgãos fiscalizadores. Para isso, o sistema faz a comunicação simultânea da empresa e contador avisando sobre prazos de pendências. 

A solução se encarrega de gerenciar informações como prazos das declarações, tributos, balancetes, entre outros, levando em consideração informações específicas de cada empresa como atividade, localização, regime de tributação, entre outros.

Também permite que gestores acompanhem a saúde da empresa, de forma automatizada, além de acesso a um histórico seguro de informações contábeis. Disponibiliza também um ranking de profissionais contadores.

É ideal para gestores financeiros de empresas que desejam ter controle total do seu contador, bem como os próprios contadores para ter controle sobre sua equipe.

  • Conheça a opinião de quem usa o Rupee.

CTR Gestor Financeiro

CTR Gestor Financeiro

O Systemar Gestor Financeiro (Sistema Central) é uma plataforma de gestão financeira com foco em escritórios de contabilidade, administradoras de condomínios, micro empresas, profissionais liberais e associações.

A plataforma permite ao usuário:

  • Debitar despesas extras; 
  • Lançar despesas gerais; 
  • Verificar serviços; 
  • Fazer o crédito de honorários; 
  • Debitar honorários; 
  • Alterar honorários;
  • Estornar honorários; 
  • Pagar impostos; 
  • Controlar contas a pagar; 
  • Protocolos e RPS.

A solução pode ser usada simultaneamente por diversos usuários, além de possibilitar o controle de diversas empresas ao mesmo tempo.

É ideal para escritórios de contabilidade, administradoras de condomínios, micro empresas, profissionais liberais e associações.

Oracle Accounting Hub Cloud

ERP Oracle

O Oracle Accounting Hub Cloud é uma plataforma que reúne diversos sistemas de contabilidade. Tem como função fornecer agilidade para as empresas, permitindo o uso de regras flexíveis e a criação de livros auxiliares para sistemas transacionais.

A solução oferece uma visão completa com as principais informações contábeis das empresas de forma acessível.

Além disso, o Oracle Accounting Hub Cloud centraliza as regras de contabilidade das subagências para garantir que as políticas sejam aplicadas corretamente. Também automatiza o processo de processamento, eliminando erros.

É ideal para escritórios de contabilidade em pequeno, médio e grande porte.

Conclusão 

Um ERP é um sistema indispensável para o setor contábil. Além de proporcionar mais agilidade à execução das tarefas diárias, também é um grande aliado para garantir que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas no prazo. 

Contar com um ERP de contabilidade garante que as informações sejam acompanhadas em tempo real, melhorando a identificação de gargalos, o que permite uma ação mais rápida para assegurar a saúde do negócio.


Artigos relacionados