Ícone do site B2B Stack Blog

31 extensões do Chrome para ser mais produtivo

Para te auxiliar na busca pelas melhores extensões do Chrome, fizemos este guia com 31 dessas ferramentas, divididas em categorias.

Este tipo de recurso permite que você gerencie seu tempo e suas tarefas da melhor forma possível, otimizando as rotinas profissionais, e até mesmo pessoais.

Então, saiba exatamente o que são as extensões do Chrome, como instalar no seu navegador e o que elas podem te oferecer.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que são as extensões do Chrome?

As extensões do Google Chrome são pequenas aplicações, ou plugins, utilizados no próprio navegador Chrome para expandir seus recursos e funcionalidades e melhorar a experiência de navegação.

Essas extensões podem ter diversas funções:

Entre muitas outras.

O principal objetivo das extensões do Google Chrome é aumentar a produtividade do usuário na web, fornecendo aplicações constantemente atualizadas e aprimoradas.

Como funcionam as extensões do Chrome?

As extensões do Google Chrome devem ser instaladas no seu navegador a partir da loja de aplicativos e temas Chrome Web Store, onde estão disponíveis milhares destes recursos.

Algumas delas são gratuitas e outras pagas, e podem ser gerenciadas facilmente pelo próprio navegador.

Caso você escolha uma extensão Chrome paga, este pagamento só pode ser realizado com uma conta do Google Payments.

Embora sejam bastante úteis, as extensões ainda não podem ser instaladas em navegadores de celular e outros dispositivos móveis, apenas em desktops.

Ao abrir a loja de extensões e temas Chrome Web Store no celular, a página pede que você faça o acesso pelo computador para ter acesso ao catálogo de produtos.

A Chrome Web Store separa as extensões e temas em diversas categorias, incluindo recomendações de acordo com o perfil da sua conta Google.

As categorias de extensões abrangem:

Como instalar extensões no Chrome?

Para instalar uma extensão no Chrome, acesse a Chrome Web Store, faça seu login na conta Google, e escolha o plugin de acordo com as necessidades.

O ideal é que você sempre analise as avaliações de outros usuários para garantir que você esteja escolhendo uma ferramenta que realmente funcione.

Ao clicar na extensão que deseja instalar, você abre a página da ferramenta e tem acesso a todas as suas especificações.

Se estiver de acordo e quiser prosseguir com a instalação, clique em “Instalar”;

Um pop-up aparece na sua tela para que você dê as devidas permissões solicitadas pela extensão.

No caso do Google Keep, por exemplo, as permissões necessárias são para “ler e modificar todos os seus dados nos websites que você irá visitar”.

Se quiser prosseguir com a instalação, clique em “Adicionar extensão”;

O download da extensão é automático, e ao ser finalizado, um botão é adicionado ao lado da barra de pesquisa do navegador, onde você pode clicar quando quiser gerenciar suas extensões.

Como remover extensões do Chrome

Para remover extensões do seu Google Chrome, clique no ícone “Extensões”, localizado ao lado da barra de pesquisa, e depois em “Gerenciar extensões”;

Sua página de gestão será aberta e você pode utilizar os botões de “Remover”, presentes em cada aplicação instalada, para remover a extensão desejada.

Dica B2B Stack: As melhores extensões do Chrome

Agora que você sabe como funcionam e como instalar as extensões do Google Chrome, veja em quais aspectos elas podem otimizar suas rotinas.

Os critérios utilizados neste levantamento são as avaliações dos usuários.

Nesta lista você vai encontrar extensões para aumentar a segurança da sua navegação, sua produtividade, melhorar seu foco, estudar, criar designs e gerenciar campanhas de marketing.

Acompanhe!

LastPass

Vamos iniciar com uma extensão Chrome para segurança online.

O LastPass é um gerenciador de senhas utilizado por mais de 10 milhões de pessoas ao redor do mundo.

A aplicação salva seus usuários e senhas, inclusive senhas de cartões de crédito, em um único ambiente, para que você tenha acesso seguro de qualquer lugar.

A ferramenta é prática porque você precisa decorar apenas uma senha mestra, que abre seu cofre do LastPass em qualquer dispositivo que você esteja utilizando.

Você consegue utilizar o LastPass em português.

HTTPS Everywhere

Essa é outra extensão para segurança da sua navegação.

Ela criptografa o caminho percorrido no tráfego entre o seu computador e um servidor a partir da inclusão do protocolo HTTPS nos sites que você entrar.

Ou seja, ele transforma o “http” não seguro de alguns sites sem certificação, por exemplo, para “https”, que é seguro.

AdBlock Plus

O AdBlock Plus não é bem uma extensão de segurança, mas oferece conforto ao navegar pela internet.

A aplicação bloqueia automaticamente os anúncios do Youtube, Facebook, assim como banners e pop-ups de anúncios.

Você também consegue optar por aceitar os anúncios pequenos, que não atrapalhem sua navegação, para apoiar os sites que precisam da publicidade.

Hangouts

Partindo para as ferramentas que te auxiliam no home office, o Hangouts é uma extensão do Google Chrome que permite fazer videochamadas e conversar por chat com um clique.

Também é possível enviar imagens e inserir emojis nas conversas, receber notificações no seu navegador, participar de conversas enquanto está em outras páginas, entre outras funções para melhorar a comunicação entre equipes.

DocuSign eSignature

DocuSign é uma ferramenta conhecida no mercado para fazer assinaturas digitais, com validade jurídica.

A extensão do Chrome DocuSign eSignature permite que você assine documentos online, assim como colete assinaturas, envie notificações aos signatários e consulte os status de documentos direto no browser.

Aproveite a extensão para assinar online contratos de trabalho ou serviços, propostas comerciais, contratos de vendas, laudos laboratoriais, entre outros.

HubSpot Sales

A Hubspot Sales é uma extensão do Chrome para aumentar as vendas a partir do rastreamento de e-mails e integração de um CRM ao seu Gmail.

Desta forma, é possível captar leads na sua caixa de entrada e entrar em contato com os mesmos rapidamente para não perder oportunidades de negócio.

A extensão é gratuita para começar, mas é necessário criar uma conta para conseguir utilizá-la.

Diigo Web Collector

Essa é uma extensão para marcar links, salvar e organizar páginas da web, anexar destaques e adesivos de lembretes nas páginas salvas e compartilhá-las com anotações por Twitter, Facebook e Google Buzz.

Você também pode criar grupos para discutirem artigos encontrados e compartilhar conteúdos para melhorar a colaboração entre os membros das equipes.

Awesome Screenshot

Esse aplicativo permite que você capture telas e faça anotações relevantes e outras edições para compartilhar através de links.

Também é possível gravar vídeos da sua tela, incluir voz nessas gravações e baixar vídeos em formato WebM ou MP4.

Editor do Office

O Editor do Office é uma extensão do Chrome que permite que você edite documentos do pacote Office sem precisar instalar os aplicativos da Microsoft no seu computador.

Ao arrastar estes arquivos para o Chrome, eles são abertos diretamente no Google Docs, Google Sheets ou Google Slides para editá-los.

Ao finalizar a edição, o formato anterior pode ser restaurado ou você pode converter para formatos compatíveis com os aplicativos Google.

StayFocusd

Essa ferramenta ajuda a manter o foco no seu trabalho e atividades na internet limitando o tempo que você gasta em sites que são somente para os horários de lazer.

Uma vez que você programa o tempo limite que pode passar nas redes sociais, sites de notícias, entre outros, a extensão os bloqueia até o final do dia.

Desta forma, você evita distrações e consegue ser mais produtivo.

Evernote Web Clipper

O Evernote Web Clipper é uma das extensões do Chrome com maior nota de avaliação dos seus usuários.

A aplicação permite que você salve o que você achou interessante na internet na sua conta Evernote, destaque o que for mais importante, faça anotações relevantes e edições, e também permite capturas de tela.

Todoist

A Todoist para Chrome é uma extensão utilizada por mais de 25 milhões de pessoas e serve para gerenciar tarefas e projetos.

Com esse aplicativo você consegue criar listas de tarefas e acompanhá-las direto no seu navegador, marcando como concluídas ao finalizá-las.

Pode-se criar listas de tarefas com páginas da internet, adicionar prazos para conclusão, atribuir atividades para outras pessoas e acompanhar sua produtividade através de gráficos personalizados, entre outras funções de organização.

Clockify Time Tracker

Com a extensão Clockify Time Tracker você consegue controlar o tempo de realização de cada tarefa que você e sua equipe possuem, direto no navegador.

A ferramenta detecta períodos ociosos, permite a personalização de lembretes e cronômetros, e ainda fornece relatórios detalhados sobre o tempo gasto nessas atividades.

Além disso, faz integração com mais de 50 outras ferramentas para que você sincronize sua gestão.

Streak CRM para Gmail

Este é mais um CRM que pode ser integrado ao Gmail.

Com essa extensão é possível agrupar todos os e-mails por pessoa em um único ambiente, monitorar as respostas e a comunicação com seus clientes, agendar disparo de e-mails, entre outras funções totalmente ligadas ao Gmail, com a interface que você já conhece.

Forest

Forest é uma extensão do Chrome interativa para manter o foco nas suas tarefas.

Você planta uma semente na floresta do aplicativo, que vai crescendo durante os 30 minutos seguintes, até virar uma árvore.

Porém, se você se distrair e visitar sites improdutivos, sua árvore vai murchando, despertando também um sentimento maior, de responsabilidade.

Sortd

A Sortd é uma extensão do Chrome que transforma seu Gmail em uma área de trabalho colaborativa, ideal para criar fluxos de atendimento e help desk.

O aplicativo permite que você atribua tarefas, organize as demandas em quadros Kanban, converse por chat ao vivo com sua equipe e ainda rastreie a abertura de e-mails.

Você também pode criar notas para cada cliente e armazenar históricos de atendimentos, personalizar lembretes e acompanhar tudo através de relatórios.

Google Tradutor

Agora falaremos de uma extensão do Chrome conhecida mundialmente, o Google Tradutor.

Com essa extensão instalada no seu navegador, páginas web em outros idiomas, que não o português no caso do Brasil, são traduzidas automaticamente quando você as acessa.

A aplicação reconhece outros idiomas sem precisar fazer nenhuma ação, mas caso necessário, é possível alterar e/ou alternar entre esses idiomas manualmente.

Grammarly

Partindo para ferramentas educativas, a Grammarly é uma extensão do Chrome que te auxilia na criação de conteúdos com escrita mais aperfeiçoada.

Com a instalação desta aplicação, você obtém insights de palavras que podem ser utilizadas conforme o contexto do que você está escrevendo, além de corrigir erros ortográficos e gramaticais.

Nimbus

A extensão do Chrome Nimbus permite a captura e gravação de telas inteiras ou parciais, bem como sua edição, ideal para dar treinamentos e formar bases de conhecimento.

EquatIO – Math made digital

Essa extensão permite que alunos e professores criem e resolvam equações matemáticas, fórmulas e questionários rapidamente.

É possível escrever essas equações à mão, nos casos de dispositivos sensíveis ao toque, ou diretamente no teclado, sem necessidade de códigos ou linguagens de programação.

SwiftRead

A SwiftRead é uma extensão para quem quer aperfeiçoar sua leitura.

Através da técnica visual Rapid Serial Visual Presentation, ou RSVP, utilizada pelos leitores mais rápidos do mundo, a ferramenta ajuda a eliminar sua voz interior, a chamada “subvocalização”, para que você foque visualmente nas palavras e consiga ler textos e artigos mais rápido e com melhor compreensão e interpretação.

Google Arts & Culture

Essa extensão é para quem gosta de artes e cultura ou trabalha com designs.

A aplicação favorece a inspiração de quem precisa criar artes, uma vez que a cada guia aberta no navegador aparecem obras-primas que vão de Van Gogh e Monet a obras contemporâneas.

Unsplash

Ainda para quem precisa criar artes e conteúdos com imagens, a extensão do Chrome Unsplash funciona como um banco de imagens grátis, para pesquisar e utilizar fotos sem necessidade de atribuição de créditos.

Web Paint

A extensão do Chrome Web Paint permite que você desenhe formas, linhas e escreva textos em páginas da web em tempo real, como no já conhecido Paint do Windows, porém, no navegador, além de fazer capturas de tela.

Muzli 2

Muzli 2 é uma extensão do Chrome que transforma sua guia de navegador padrão em um feed de links mais recentes sobre design e artes interativas.

Você conta com as notícias mais relevantes do mundo do design, fotos interativas e outros conteúdos para te manter inspirado.

Image Size Info

Essa extensão habilita uma opção de visualizar informações de uma imagem no navegador ao clicar nela com o botão direito do mouse.

Você consegue visualizar a largura, altura e tamanho do arquivo da imagem, ideal para saber se ela é a mais adequada para o que você precisa no momento.

MozBar

Agora vamos falar sobre as extensões do Chrome voltadas para a área de marketing.

O MozBar é um aplicativo de SEO que permite acompanhar diversas métricas para avaliar a autoridade da página e do domínio de qualquer site ou página web.

Com isso, você também consegue comparar diversos indicadores das páginas dos seus concorrentes em relação aos seus, e assim, fazer os devidos ajustes.

Keywords Everywhere

A extensão do Chrome Keywords Everywhere permite que você visualize o volume de pesquisas de palavras-chave em mais de 10 sites de busca, como Google, Search Console, YouTube e Amazon.

Você consegue obter dados de dificuldade de ranqueamento, gráfico de tendências de palavras-chave, palavras-chave relacionadas, “as pessoas também procuram”, entre outros insights.

Bitly

O Bitly é um encurtador de URL ideal para quem faz publicações de campanhas de marketing em redes sociais com limite de caracteres.

Sua extensão para o Chrome permite que você encurte links rapidamente, apenas clicando com o botão direito no texto, e ao finalizar o encurtamento, o link é copiado direto para sua área de transferência.

Pinterest

Pinterest é uma ferramenta de compartilhamento de imagens na web.

A extensão do Chrome instala um botão Pinterest no seu navegador que permite que você salve qualquer ideia relevante que tenha encontrado na web para visualizar na hora certa.

Impactana

Impactana é uma extensão do Chrome para marketing de conteúdo que fornece visibilidade de uma série de métricas do Buzz do Facebook, Google, Linkedin, Ações do Pinterest e Tweets.

Também é possível analisar métricas relacionadas a comentários, downloads, cliques, visualizações, domínio e autoridade de cada página que se deseja analisar, além de poder salvar links em sua conta e acionar ações de compartilhamento nas redes sociais.

Conclusão

As extensões do Google Chrome são aplicações que facilitam a organização diária pessoal e profissional.

Elas são muito simples de serem instaladas e gerenciadas, e por isso, você pode testar várias delas para saber qual a mais adequada às suas necessidades.

Entre as extensões disponíveis na Chrome Web Store você encontra as que são úteis para escrever e compartilhar notas, rastrear e-mails, captar leads, manter a segurança da navegação em sites, fazer videochamadas, e milhares de outras funções.

Com isso, você consegue aumentar sua produtividade e também estimular a colaboração entre equipes, mesmo em home office, e centralizar ferramentas direto no seu navegador.

Gostou do nosso texto sobre extensões do Chrome? Na B2B Stack você encontra mais de 20 mil soluções como essas para otimizar suas rotinas, e também pode avaliar seus softwares favoritos!

Sair da versão mobile