OKRs, engajamento, feedbacks… Entenda como o Feedz funciona e de bandeja 5 dicas para otimizar sua gestão com o Feedz.

Publicado em 22 de dezembro de 2020

O que uma plataforma usada para melhorar o engajamento entre os colaboradores, como o Feedz, pode fazer pela gestão de pessoas?

A tecnologia já chegou ao departamento de Recursos Humanos e ela pode fazer muito pelas empresas que querem modernizar seus processos e atividades cotidianas. 

Mas, o principal, é que a partir da tecnologia, profissionais de RH passaram a ter acesso a uma infinidade de dados e informações que os ajudam a tomar as melhores decisões. 

São muitos os insights gerados em softwares aplicados na gestão de pessoas. Toda essa inteligência tem ajudado as organizações a construírem cultura “data-driven”. Ou seja, aquela que usa dados e métricas para melhorar seu desempenho. 

Se engana quem pensa que esses recursos estão disponíveis apenas às empresas maiores. 

O Feedz é um exemplo de software que ajuda negócios de todos os tamanhos e segmentos a alavancar a gestão de pessoas. 

Vamos saber agora quais são as funcionalidades e conhecer as 5 dicas para usar o Feedz na otimização de seus processos?

Vem com a gente conhecer melhor o Feedz!

O que é o Feedz?

feedz-logo

O Feedz é uma plataforma de gerenciamento de colaboradores que reúne diversas funcionalidades com o objetivo de auxiliar a empresa a aumentar o engajamento, melhorar a comunicação interna, alinhar metas e acompanhar o desempenho de times.

A solução utiliza a inteligência do “people analytics” para ajudar o departamento de Recursos Humanos a diagnosticar questões que afetam o clima no ambiente de trabalho e o desenvolvimento profissional, a partir de uma cultura orientada a dados.

Para isso, o Feedz oferece diversos módulos que permitem a condução de atividades como gestão de feedbacks, Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), elaboração de pesquisas internas entre outras. 

Uma das ferramentas mais interessantes do Feedz é a que permite fazer a gestão das metas da organização a partir da metodologia ágil de OKRs (Objetivos e Resultados-chave). 

A solução também oferece recursos para aferir o termômetro de humor dos colaboradores, promover celebrações, divulgar comunicados internos e promover gamificações em torno de algum objetivo específico.

Feedz: a empresa

A empresa Feedz foi fundada em maio de 2018 pelos sócios Gabriel Leite (atual CMO) e Bruno Soares (atual CEO). A ferramenta nasceu a partir de um desejo de aliar a tecnologia à gestão de pessoas.

A ideia da solução era agregar recursos inteligentes que pudessem dar subsídios à área de Recursos Humanos fazendo com que ela deixasse de figurar como uma gestora de processos e passasse a ocupar uma função de gestora do capital intelectual.

Para garantir o sucesso nesta missão, antes de colocá-la no mercado, os fundadores da Feedz ouviram a opinião de antropólogos, sociólogos, psicólogos e pessoas do Vale do Silício, entre outros profissionais. 

Com a comprovação de que o software era viável em sua aplicação, os sócios investiram no projeto e inauguraram uma categoria de soluções para a gestão de recursos humanos, até então, ainda sem precedentes no mercado brasileiro. 

Para quem é indicado o Feedz?

O Feedz é indicado para empresas de todos os portes. A adesão inicial da ferramenta se deu, majoritariamente, entre as empresas da área de tecnologia. 

Contudo, hoje a solução possui indicação e aplicação possível para todos os segmentos do mercado. 

Funcionalidades do Feedz

Vamos conhecer agora em detalhes algumas funcionalidades da plataforma Feedz: 

Gestão de OKRs no Feedz

gestão de okr feedz
Tela de gestão de OKR no Feedz

O módulo de gestão por OKRs é uma ferramenta que possibilita que as empresas façam a gestão dos seus objetivos e metas em um único local.

Nele, é possível criar o planejamento, acompanhar e atualizar o status em tempo real, por meio dos check-ins. 

Para os gestores, o software oferece insights para analisar a performance da empresa, assim como o desempenho de cada time e colaborador. 

Contudo, a solução permite livre acesso para que todos os colaboradores e, não apenas as gerências, possam ver a evolução de cada plano. 

Gestão de pessoas

Para facilitar a gestão de pessoas, o Feedz reúne funcionalidades como a elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). 

A partir dele, os líderes podem criar estratégias e objetivos para a gestão de carreira de seus liderados. O diferencial é que todos os colaboradores podem acompanhar a evolução de suas metas. 

Pesquisas de clima

O módulo de pesquisa do Feedz facilita a elaboração tanto de pesquisas para aferir o clima da organização, como aquelas que possuem objetivo de identificar questões específicas do dia a dia. 

O recurso ajuda na criação, aplicação e tabulação da pesquisa de clima ou a e-NPS — que mede a satisfação interna. O objetivo é que com a velocidade dessa coleta de dados, os gestores possam tomar decisões mais rápidas, e assim promover ações assim que alguma situação é identificada.

O diferencial de usar o Feedz para a aplicação das pesquisas é ter acesso aos dashboards que fornecem informações em tempo real, além da manutenção do histórico dos resultados. 

Para o colaborador é possível responder a pesquisa de forma anônima. Porém, a ferramenta permite aos gestores saber qual a composição de cada setor ou área nos aspectos questionados.

Termômetro de humor

Diariamente, dentro do software da Feedz é possível responder ao “termômetro de humor”, que mede, individualmente, como anda o sentimento de cada colaborador.

Nele, cada pessoa pode apontar dentro de uma escala – representada por emojis – como está se sentindo naquele dia. Também existe a opção de usar o campo de texto para detalhar o sentimento apontado.

A ferramenta de termômetro de humor permite que gestores de equipe e RHs possam verificar a porcentagem da saúde emocional na empresa e analisar a evolução do humor ao longo dos meses e dentro de um período específico. 

Seu uso contínuo por dar insights interessantes sobre causas de absenteísmo e prevenção de turnover, por exemplo.

5 dicas para aperfeiçoar seus processos com o Feedz

As ferramentas de gestão de RH, como o Feedz, servem para aperfeiçoar processos. Elas são necessárias, pois a gestão de pessoas tem mudado muito nos últimos anos. 

Os departamentos de RH estão, hoje em dia, se desenvolvendo dentro de uma cultura “data-driven”, que utiliza dados e métricas para orientar suas ações. 

Contudo, o amplo universo trazido pelos números deve servir como base para transformá-los em ações.

Por isso, plataformas que facilitam a geração, acesso e manutenção do histórico dessas informações passaram a ser, cada vez mais, requisitadas.

Vamos ver agora como algumas das funcionalidades da plataforma da Feedz podem ajudar gestores de RH e líderes a gerenciarem seus processos.

1 – Pesquisas periódicas

O hábito de fazer pesquisas já faz parte do dia a dia de muitas empresas. O reforço dessa importância surgiu junto com a mudança do mindset que constatou que o departamento de recursos humanos precisava se afastar da subjetividade para se tornar mais analítico.

Dentro do Feedz, os gestores podem acompanhar:

  • Aplicar pesquisas;
  • Ver a quantidade de pesquisas que foram realizadas;
  • Ter acesso aos dados coletados;
  • Guardar o histórico das informções.

2 – 1:1 no Feedz

As reuniões 1:1 servem como um instrumento para alcançar o desenvolvimento dos colaboradores, pois auxilia no alinhamento de expectativas no ambiente de trabalho e possibilitam maior interação entre gestor e liderado.

A plataforma do Feedz permite que sejam agendadas as reuniões 1:1, além de possibilitar saber:

  • Quem já fez e quem não fez;
  • Número de reunião por gestor;
  • Volume por departamento e individual;
  • Histórico dos encontros;

Além desses pontos, também é possível estabelecer, dentro do próprio software, metas para a realização desses encontros. 

3 – OKRs atualizados

Dentro do Feedz é possível ver os OKRs sempre atualizados, o que facilita a gestão dos objetivos e metas da empresa. 

A ferramenta permite que a metodologia seja aplicada de forma bastante transparente, pois favorece a todos a análise da performance da empresa como um todo, assim como o desempenho de cada time e colaborador. 

4 – Organograma de gestores e colaboradores

A plataforma da Feedz permite a criação de um organograma de gestão de toda a empresa.

A partir dele, é possível definir o viés de quem é o responsável por cuidar de cada pessoa, quem é responsável por cada time, quem terá acesso aos dashboards, entre outros pontos.

A estruturação do organograma de gestão permite entender a profundidade de hierarquia e tamanho dos times que estão sendo geridos por cada líder e saber se a estrutura proposta está correta e funcional.

5 – Feedbacks recorrentes

O Feedz facilita a aplicação dos feedbacks em uma esfera de alcance 360 graus na organização. Isso significa que todos os colaboradores dentro de uma empresa, independe do seu nível hierárquico, podem solicitar e receber feedbacks. 

A ideia da funcionalidade é o alinhamento das expectativas entre todas as partes da empresa, oferecendo subsídios para que situações possam ser conhecidas e contornadas o mais rápido possível.

Para isso, a ferramenta automatiza o processo para que os feedbacks sejam feitos de forma contínua. 

O Feedz permite analisar:

  • Gráfico com a quantidade de feedbacks enviados e recebidos; 
  • Correlações por período; 
  • Comparar os índices de performance individuais aos índices da cultura da empresa, mostrando os pontos nos quais um colaborador está acima ou abaixo da média; 
  • Histórico de todos os feedbacks.

Conclusão

O modelo de gestão de RH está mudando cada vez mais rápido.

A forma como aprendemos a gerenciar as pessoas e os processos dentro das empresas agora estão se estruturando com a ajuda do “people analytics”, embarcado em uma cultura orientada a dados.

Existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar gestores de times e RH nessa jornada. O Feedz é uma delas.

Vale a pena conhecer também outras soluções que garantem automatização dos processos de RH e ajudam as empresas a conduzirem atividades como treinamento, gerenciamento de desempenho, recrutamento e engajamento.

Aqui no Portal B2B Stack existe uma categoria inteiramente dedicada aos softwares para RH. São soluções que podem ser aplicadas para melhorar a gestão de pessoas. 

Visite e conheça todas as ferramentas que podem ser aplicadas hoje no seu dia a dia! 

Veja também: Gestão de Ponto Online e o Futuro do RH.

Publicado por Vanessa Araujo

Vanessa Araujo é jornalista formada há mais tempo do que gostaria de admitir. No decorrer de sua jornada, trabalhou em diversas frentes da comunicação de empresas e agências de todos os portes e segmentos. Para ela, o mundo tech é a base que melhora as relações humanas e "simplicidade" é a palavra que se traduz em todos os conteúdos que desenvolve. E, apesar de saber que o mundo tecnológico de hoje é repleto de escolhas, prefere não assistir Netflix.


Artigos relacionados