Chatbots

As 16 Melhores ferramentas de chatbots

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Um chatbot é uma ferramenta para inclusão nos canais de comunicação de empresas que simula a interação com humanos, facilitando o atendimento ao cliente nas mais diversas demandas.  

Listamos aqui 16 das melhores soluções dessa categoria, com bônus dos melhores chatbots para WhatsApp e dicas de plataformas para o desenvolvimento do seu próprio bot.

Baseados em softwares que gerenciam trocas de mensagens em plataformas online de maneira personalizada, as ferramentas de Chatbots são úteis para empresas que têm grande parte de sua interação com o consumidor final em plataformas como Facebook, Telegram, WhatsApp e milhares de outros serviços menores, mas extremamente relevantes hoje.

De acordo com as previsões do Gartner Symposium 2017, até 2021 mais de 50% das empresas estarão gastando mais por ano em bots e criações de chatbot do que os desenvolvimentos tradicionais de aplicativos para dispositivos móveis.

Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020 feito pelo MobileTime, em 2019 houveram cerca de 1 bilhão de interações por mensagens em chatbots por mês. Já em 2020, este número aumentou para 2,2 bilhões de mensagens trocadas por mês. 

Em versões que podem ir das mais simples às mais complexas, a escolha de uma empresa entre as melhores ferramentas de chatbots do mercado deve se dar através do levantamento de questões sobre a estratégia do negócio e se será preciso imprimir no bot mecanismos mais rasos, como a resposta automática, ou se ele precisará contar com Inteligência Artificial, que o permitirá “interpretar” ações e personalizar suas respostas.

Além disso, o tipo de interação que o robô deve aprender a fazer e as orientações que ele precisa dar, principalmente em relação às dúvidas e preocupações dos usuários – como quando ou onde é possível pagar uma conta, encontrar um produto ou fazer uma reclamação ou pedido – também é um meio de entender qual escolha é mais assertiva.

Como um chatbot pode ser utilizado

A principal função de um chatbot é o atendimento ao cliente. A partir desta finalidade, existem diversas ramificações que variam de acordo com as prioridades dos negócios e o que se deseja alcançar com este modelo de atendimento.

É preciso pensar que utilizar chatbots é uma estratégia para manter o visitante em sua página, pois a partir dele, o usuário conseguirá encontrar todas as informações sobre o que você tem a oferecer para a dor que ele tem naquele momento.

A partir disso, já pode-se entender que o bot consegue reunir todas essas informações fornecidas ao seu usuário e transformá-las em insights para identificar oportunidades de negócio.

Podemos dividir as ramificações da finalidade do chatbot em:

Chatbot para SAC

Comumente utilizado para tratar as demandas rotineiras de atendimento ao cliente, que exigem pouca especialização, mas que têm altos fluxos de solicitações.

Estes chatbots podem ter um fluxo conversacional com começo, meio e fim, na qual você cadastra as principais perguntas dos usuários ou uma pergunta inicial e determina os fluxos de respostas para elas.

Também podem ser desenvolvidos chatbots a partir de uma base de conhecimento do próprio negócio, na qual os bots utilizam Inteligência Artificial para identificar as necessidades do cliente com um banco de dados estruturado por trás.

Os chatbots para SAC otimizam o tempo dos atendentes humanos, que podem focar em outras tarefas mais complexas.

Chatbot na prospecção de leads e conversão de clientes

Esses bots são utilizados para acompanhar os visitantes de suas plataformas, na qual são inseridos em lugares estratégicos para facilitar a interação com o potencial cliente.

Neste tipo de chatbot, os visitantes conseguem tirar suas principais dúvidas online, dar orientações aos potenciais clientes para efetivação de compras na plataforma, e ainda podem ser configurados para captar dados desses usuários para os futuros contatos.

Vale ressaltar que com o uso de chatbot para captar leads, você consegue segmentar e qualificar esses usuários, já que é possível configurar perguntas que identificam quem realmente está interessado em realizar alguma ação dentro da sua plataforma.

As melhores ferramentas de Chatbots

Desde que surgiram como opção de ferramenta para serviços de atendimento ao cliente ou simples recurso para se inserir no website, os chatbots receberam a atenção de diversas fábricas de software e empresas especializadas que hoje, vendem a inteligência do recurso para diversos negócios, principalmente aqueles onde a TI não é o produto final.

Os principais formatos oferecidos pelas ferramentas de chatbots mais populares são os bots para atendimento a clientes (SAC) e para captação de leads, disponível no site para os usuários que entram na página principal de uma empresa e podem estar com dúvidas quanto aos produtos, serviços ou navegabilidade do ambiente em questão.

 

O levantamento pela melhor opção levou em consideração os diferenciais de cada uma dessas ferramentas de chatbots, bem como seus planos, preços e tipos de pagamento. Mas é bom lembrar: você só deve bater o martelo por uma delas após rever suas estratégias para a adoção dessa tecnologia.

Vale destacarmos também algumas ferramentas brasileiras disponíveis:

Saiba mais sobre as principais ferramentas de chatbots do mercado

ManyChat

Desenvolvido especialmente para atuar no Facebook Messenger, o Manychat é uma das ferramentas de chatbots que tem interface mais amigável.

Promete atuar de maneira efetiva em suas estratégias de marketing, vendas e suporte ao cliente, e seu modelo de negócios é freemium: começa gratuitamente, com duas sequências de conversa pré-definidas, e inclui nessa versão a ferramenta de comentários de Facebook.

No ManyChat você pode criar seu próprio bot ou personalizar algum dos modelos já oferecidos pela própria plataforma, que pode ser integrado ao seu canal de envio de SMS, Instagram, Facebook Messenger e Shopify para automatizar o atendimento e o envio de mensagens.

A ferramenta ainda faz integração com outras plataformas, como MailChimp, Hubspot, Google Sheets, Zapier, entre outras, para potencializar os resultados. 

Sua versão paga começa em 10 dólares e aumenta o preço conforme o número de usuários e interações de cada empresa, podendo ser pagos via PayPal ou cartão de crédito. Assim, todos os tamanhos de negócio (inclusive as microempresas) podem se utilizar desse bot.

landing page do manychat
No ManyChat o usuário pode criar a landing page de sua página com base em diversos templates prontos

Chatfuel

O Chatfuel promete a criação do seu chatbot em sete minutos, sem utilização de código, baseado em Inteligência Artificial de ponta para permitir que as interações aconteçam. 

Com o Chatfuel, é possível vincular seus anúncios do Facebook à um bot e redirecionar seus leads à esta ferramenta que fará as perguntas certas para levar seu potencial cliente à conversão. 

A grande sacada da Chatfuel é que ela também se posiciona como uma tecnologia gratuita para até 50 usuários – e se predispõe a personalizar bots para grandes empresas mediante demanda.

Os planos pagos são a partir de 15 dólares, também possuem soluções para agências, e oferecem entre outras funcionalidades:

  • Fluxo de chatbots ilimitados;
  • Parâmetros para segmentação de leads;
  • Respostas automáticas para comentários do Facebook;
  • Integração com outras plataformas via API.

A empresa começou a desenvolver seus serviços no Telegram, mas hoje é, também, focada no Facebook Messenger. Times da NBA e da NFL americanas são clientes da plataforma.

ChattyPeople (Mobile Monkey)

Bem intuitivo, o chatbot da ChattyPeople (atualmente incluso com o MobileMonkey) permite que a empresa crie seu bot de Facebook Messenger, Skype ou site sem necessidade de conhecer códigos ou pormenores de inteligência artificial: tudo é entregue pronto ao usuário final.

Com um produto baseado completamente em machine learning, essa é uma das ferramentas de Chatbots que prometem linguagem natural, como se a voz por trás das mensagens fosse de uma pessoa real, e não de um robô.

A ferramenta permite a automação de conversas via SMS, em seu site, no Instagram e no Messenger e a gestão dessas conversas em apenas uma caixa de entrada, contando ainda com funções analíticas e de extração de relatórios.

Também faz integração via API com outras plataformas, inclusive CRM, para que você administre todo o relacionamento com o cliente e sincronize dados.

A experimentação é gratuita, mas para saber os valores do serviço pago é necessário entrar em contato com os especialistas da plataforma.

Botsify

Um dos principais clientes do Botsify é a Apple, mas qualquer tipo de empresa – incluindo as bem pequenas – podem usar os bots da Botsify para diversas plataformas que permitem a troca online de mensagem, como Facebook, WhatsApp e site.

Dentre as ferramentas de chatbots que analisamos, essa é a que permite a integração mais fácil com plug-ins, Analytics e design de templates

A plataforma permite testes gratuitos por 14 dias, e os planos pagos estão a partir de 40 dólares por mês, com chatbots ilimitados, contando ainda com um plano que pode ser personalizado conforme as necessidades.

Chat botsify
O Botsify permite a integração com as principais redes sociais e/ou site da empresa

Jivochat

O Jivochat é uma ferramenta de chatbot que possibilita a criação de um pop-up para ter contato com visitantes do site. No Jivochat é possível criar scripts para respostas automáticas, seja em celular ou desktop.

A plataforma permite a criação de bots para conversas e monitoramento de visitantes por WhatsApp, Facebook, Telegram, sites, Apple Business Chat, telefone e e-mail, e fornece histórico de chats por e-mail.

Além disso, o Jivochat traz dashboards de análises dos visitantes do site e permite a integração com CRM, ferramentas Analytics e de E-mail Marketing, entre outras plataformas.

O Jivochat possui plano gratuito, e o plano pago profissional é a partir de R$ 49,00/por licença/mês.

Neoway

O Neoway Sales & Marketing une Big Data e Inteligência Artificial para tornar a análise de dados mais intuitiva.

Ele permite, por exemplo, entender o perfil dos melhores clientes, segmentá-los, gerar leads mais qualificados, encontrar oportunidades de upsell e cross sell, gerir o pipeline e diminuir os custos das campanhas digitais.

Além de diversas funcionalidades de para marketing e analytics, o Neoway possui a funcionalidade de chatbots também.

O Neoway Botmaker permite a criação e gestão de bots a partir de uma plataforma SaaS para atendimento ao cliente via site, Twitter, WhatsApp e Facebook Messenger.

Para saber valores, é necessário solicitar o contato comercial diretamente na plataforma da solução.

Cliengo

O Cliengo é uma ferramenta de Chatbot que permite que o usuário personalize o nome da janela, as cores, o logotipo, o idioma e o tempo de saudação do seu chatbot.

Além disso, o usuário também pode configurar respostas rápidas que orientem seu cliente e forneçam mais informações sobre sua empresa durante a conversa.

Outro destaque é que o usuário pode configurar o horário comercial de sua empresa para que o chatbot responda de forma personalizada quando seus consultores comerciais não estiverem disponíveis.

A plataforma disponibiliza um plano gratuito e os planos pagos são a partir de 18 dólares por mês, caso assinados anualmente, e a partir de 24 dólares por mês, caso assinado mensalmente.

Drift

O Drift é uma ferramenta de chatbot baseada em Inteligência Artificial que permite que o usuário dê aos visitantes do site as respostas de que precisam em segundos, no momento de maior intenção, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além disso, é possível inserir diversos atendentes na plataforma, personalizar atendimentos criando interações específicas para cada visitante e ainda obter insights sobre quais abordagens são mais efetivas.

Para saber os valores dos planos é necessário solicitar mais detalhes pela própria plataforma.

Zenvia

Zenvia é uma plataforma de criação de chatbots, automação de mensagens e conversas para diferentes canais de comunicação, que podem ser usados interna ou externamente, que permite até mesmo a configuração de URA’s.

A plataforma também possui recursos para coleta e envio de documentos em diversos formatos via chat, concentra históricos de atendimentos e fornece relatórios completos de indicadores de atendimento.

Entre os canais que podem ser inseridos chatbots para atendimento estão WhatsApp, SMS, Voz, Instagram, Web Chat, Facebook Messenger e RCS.

Permite o desenvolvimento de chatbot para atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana, melhorando assim, a experiência e o sucesso do cliente.

Entre suas funcionalidades estão:

  • Disparos automáticos de SMS;
  • Recebimento e gravação de chamadas;
  • Relatórios e Dashboards;
  • Automação de fluxos de mensagens;
  • Construção de pesquisas de satisfação (NPS);
  • Integração via API.

A plataforma disponibiliza planos gratuitos e testes grátis. Você também pode começar a utilizar suas ferramentas a partir de R$ 19,90/mês.

Os preços dos planos pagos variam de acordo com a quantidade de agentes, quantidade de SMS que serão disparados, as funcionalidades que o negócio precisa, entre outros parâmetros, portanto, é preciso entrar em contato com a plataforma para fazer um estudo das necessidades. 

Zendesk

Zendesk é uma plataforma de help desk que permite a criação de chatbots de forma flexível, com base em Inteligência Artificial para comunicação com seus clientes por redes sociais, e-mail, telefone ou site de sua empresa.

Entre as funcionalidades disponibilizadas pela plataforma estão:

  • Automação de respostas para dúvidas frequentes;
  • Transferência do atendimento bot para humano;
  • Criação de fórum e de central de ajuda;
  • Organização de fluxos de mensagens em vários idiomas;
  • Possibilidade de criação de um bot do zero ou integrar um bot já existente na plataforma Zendesk via API.

Os planos Zendesk custam a partir de 49 dólares por agente e por mês, sendo que a plataforma disponibiliza testes grátis.

Intercom

Intercom é uma plataforma de atendimento ao cliente e soluções de marketing, que permite a criação de chatbots de conversação e resolução personalizados e fáceis de serem treinados, sem utilização de códigos.

Os chatbots criados através da Intercom proporcionam:

  • Agilidade no auxílio ao cliente;
  • Priorização automática de questões urgentes;
  • Direcionamento correto para o atendimento humano, caso necessário;
  • Disponibilidade de atendimento ao cliente 24 horas e 7 dias por semana;
  • Triagem de conversas por bot, encurtando o caminho dos atendentes humanos;
  • Coleta de dados de leads e clientes.

Também é possível criar e compartilhar artigos relevantes em uma Central de Ajuda para oferecer aos seus leads e clientes um canal de autoatendimento.

Para saber os preços dos planos disponibilizados pela Intercom, é necessário solicitar contato na plataforma.

Octadesk

Octadesk é uma plataforma que oferece ferramentas para os times de marketing, vendas e de suporte ao cliente.

Algumas das soluções presentes na plataforma abrangem gestão de conversas, de tickets, base de conhecimento, relatórios e dashboards, integrações com outras plataformas e criação de chatbots.

Os chatbots criados podem ser inseridos no WhatsApp, Facebook Messenger e site para que seja possível oferecer atendimento ao seu cliente 24 horas por dia.

Algumas funcionalidades do Octadesk com relação aos chatbots são:

  • Personalização dos bots para deixá-los humanizados;
  • Prospecção e qualificação de leads;
  • Suporte à mídias, podendo enviar imagens e documentos nas mensagens automáticas;
  • Atribuição de conversas do chatbot aos colaboradores de acordo com a triagem e a especialização de cada um.

Os planos da Octadesk são a partir de R$ 99/mês, mas, os que incluem ferramenta de criação de chatbots são a partir de R$ 399/mês.

Chatbot para WhatsApp

O WhatsApp atingiu a incrível marca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. Com este número, de longe dá para saber que é uma das ferramentas de comunicação mais queridas do planeta.

Conforme pesquisa do MobileTime realizada em 2020, no Brasil, cerca de 24 mil bots estavam ativos até o fim da coleta destes dados, sendo que estes bots atendiam uma média de 8 mil pessoas por mês. 

Uma das vantagens de se utilizar um chatbot nos atendimentos via WhatsApp é a agilidade do atendimento independente do horário.

Mesmo que você não consiga atender seu cliente no momento em que ele te enviou mensagem, o bot já será capaz de conhecer uma série de solicitações para ir auxiliando e coletando dados de seu cliente.

A inserção de bot em uma ferramenta como o WhatsApp, permite o atendimento de inúmeros clientes simultaneamente, o que reduz as filas de solicitações.

A configuração dos chatbots para WhatsApp também reduz falhas operacionais causadas pelo estresse humano desencadeado quando colaboradores são forçados a dar conta de altas demandas de atendimento, o que já nos leva a citar outra vantagem: 

Deixar o dia a dia dos colaboradores mais leve e organizado, na qual eles já conseguem saber antes mesmo de iniciar o atendimento quais são as solicitações dos clientes.

E a principal vantagem é a redução de custos, já que você não precisará contratar funcionários em diversos turnos para dar conta do atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana.

As melhores ferramentas de Chatbot para WhatsApp

amoCRM

amoCRM é uma plataforma que atende aos setores de vendas e marketing e disponibiliza feramentas para criação de chatbots, sem utilização de códigos, que podem ser integrados ao WhatsApp, Messenger e Instagram.

Entre os recursos que a amoCRM disponibiliza estão WhatsApp para vendas, para equipes, para gerentes, inbox unificado para WhatsApp e modelos para WhatsApp.

Também permite:

  • Inteligência Artificial que oferece insights de ações com base na triagem do cliente realizada pelo bot; 
  • Mais de 15 ações de bot para WhatsApp, como tags, tarefas, faturas via Stripe, entre outras;
  • Envio de mensagens internas à equipe para solicitação de ajuda.

Para ter o recurso de criação de chatbot, é necessário adquirir o plano Avançado, que custa $ 25/usuário/mês ou o plano Empresarial, de $ 45/usuário/mês. Nestes planos você ainda conta com as funcionalidades de:

  • Integração com o Google Analytics e integração de site;
  • Funil de vendas;
  • Pontuação de lead;
  • Relatórios de atividades;
  • Pesquisa de gargalos no processo de vendas;

Entre muitas outras.

Zenvia 

A Zenvia é uma das provedoras oficiais do WhatsApp e faz integração com o WhatsApp Business via API para que a ferramenta seja utilizada pela própria solução da Zenvia.

Para utilizar o WhatsApp Business pela Zenvia é necessário seguir alguns passos:

  • Criar o projeto, escolhendo plano Zenvia mais adequado e personalizando as perguntas e respostas que serão enviadas aos clientes;
  • Os consultores da Zenvia fazem as devidas configurações para solicitar aprovação do projeto ao próprio WhatsApp;
  • Após aprovado, o WhatsApp Business já será conectado ao chatbot para iniciar a utilização.

Os chatbots criados na Zenvia podem ser configurados para estabelecer fluxos conversacionais no WhatsApp e dar mais agilidade aos atendimentos.

Os planos disponibilizados pela ferramenta são:

  • WhatsApp

A partir de R$ 99,00/mês com as funcionalidades:

  • Mensagens a partir de R$ 0,035;
  • Notificação a partir de R$ 0,46;
  • A mensalidade inclui manutenção do número;
  • Atendimento humano e fluxos automatizados de chatbot (podem ter custos adicionais);
  • Configuração do ambiente;
  • Treinamento de utilização por webinar; 
  • Materiais de referência;
  • Acompanhamento de onboarding por 30 dias.

  • Atendimento via WhatsApp

A partir de R$ 158,90/mês, abrange todas as funcionalidades do plano anterior e mais:

  • 1 Agente incluso;
  • 120 dias de Histórico;
  • 2 Departamentos;
  • Agente adicional por R$ 59,90.

Takeblip

O Takeblip permite a criação de chatbot e integração ao WhatsApp via API, e assim como o Zenvia, é provedor oficial do WhatsApp e intermedia as autorizações de inserção de chatbot na ferramenta.

Com o Takeblip você terá:

  • Atendimento híbrido (humano + chatbot);
  • Possibilidade de usar número fixo na conta;
  • Vários atendentes podem usar a mesma conta ao mesmo tempo;
  • Análise de dados das conversas para personalização de abordagens;
  • Auxílio durante todo o processo de implantação do chatbot;
  • Garantia de que o número de WhatsApp não será bloquado ao enviar as mensagens automáticas;
  • Dashboard para análises de dados e métricas de interações;
  • Extração de relatórios;
  • Integração com outras plataformas, como RD Station.

Os planos oferecidos pela Takeblip são:

  • Plano Business

No valor de R$ 1.980/mês, este plano contempla:

  • Bots ilimitados;
  • 2.200 usuários ou 66.000 mensagens;
  • Todas as integrações disponíveis ;
  • Um número de WhatsApp;
  • Business SLA 95% e suporte via email.
  • Enterprise

Necessário contato com a plataforma para consulta de preços. Possui todas as funcionalidades do plano Business e mais:

  • 10.000 usuários ou 333.333 mensagens;
  • Professional services;
  • SLA 99,5% com suporte por telefone 24 x 7.

Octadesk

O chatbot para WhatsApp do Octadesk é desenvolvido para obter um atendimento colaborativo, onde todos os colaboradores podem utilizar o mesmo número.

O bot irá responder e distribuir as conversas de acordo com a função e especialização de cada colaborador.

Entre as funcionalidades do chatbot para WhatsApp do Octadesk estão:

  • Coleta de dados dos clientes;
  • Mensagens humanizadas;
  • Validação de respostas;
  • Envio de mídias.

Para ter acesso à ferramenta de criação de chatbot, é necessário adquirir o plano River, por R$ 399/mês ou o plano Sea, por R$ 799/mês, ou ainda o plano Ocean, com preço sob consulta, que também oferecem mensagens ilimitadas, automações personalizadas, entre outras funcionalidades.

Aivo

O bot conversacional da Aivo possui Inteligência Artificial que entende as linguagens cotidianas, regionalismos e abreviações, e se conecta ao WhatsApp através de API.

Entre as funcionalidades do chatbot Aivo estão:

  • Envio de lembretes e notificações;
  • Transferência para o atendimento humano;
  • Importação de dados do Excel ou Zendesk;
  • Criação de tickets automáticos a partir de integração com o Zendesk Support.

A plataforma da Aivo trabalha com 4 tipos de planos:

  • Starter, por R$ 644/mês e mais taxa por sessão;
  • Advanced, por R$ R$2.594/mês mais taxa por sessão;
  • E os planos Business e Enterprise, que precisam ter os valores solicitados direto com a plataforma.

As melhores plataformas de Chatbots (PaaS)

Quer construir seu próprio chatbot? Nesse caso você deve escolher qual plataforma (PaaS) utilizar para desenvolvê-lo. Mapeamos abaixo as quatro principais:

Dialogflow

O DialogFlow é um software que oferece aos usuários novas maneiras de interagir com seu produto criando interfaces de conversação baseadas em voz e texto, como aplicativos de voz e chatbots, com tecnologia AI.

O DialogFlow permite que usuário conecte-se com os usuários em seu site, aplicativo móvel, o Assistente do Google, Amazon Alexa, Facebook Messenger e outras plataformas e dispositivos populares.

Microsoft Bot Framework

O Microsfot Bot Framework permite que você crie bots inteligentes de nível corporativo com propriedade e controle de seus dados

Pelo que pesquisamos, o Microsoft Bot Framework pode funcionar melhor no Brasil comparado aos mencionados acima. Isso porque o NLP dos demais parece ainda não funcionar em Português. NLP é o que traduz “quero viajar pra Patagônia” para uma linguagem de máquina mais fácil de entender e programar.

Amazon Lex

O Amazon Lex é um serviço para a criação de interfaces de conversa em qualquer aplicativo usando voz e texto.

Conclusão

As ferramentas de chatbot permitem proporcionar ao seu lead ou cliente um primeiro atendimento ágil e bastante eficiente, o que melhora sua experiência de compra e o mantém em sua página por mais tempo.

Pelo lado da empresa, as ferramentas de chatbot são peças fundamentais para auxiliar na captação de leads, ajudando ainda a conhecer as reais dificuldades, interesses e hábitos de seus potenciais clientes, permitindo assim, sua segmentação e qualificação, para deixar as abordagens cada vez mais assertivas.

Muitas plataformas de chatbot são práticas e intuitivas de utilizar, tornando a implementação deste sistema de atendimento ao cliente bem rápida, para que a estratégia seja aplicada o quanto antes nos negócios.

Precisa escolher uma ferramenta para dar suporte ao crescimento da sua empresa? Na B2B Stack fazemos análises assertivas e completas sobre diversos tipos de plataformas. Tem alguma sugestão de ferramenta? Comente aqui!

5 COMENTÁRIOS

    • Oi Renato, provavelmente porque não tínhamos ouvido falar até agora :), gostei demais da sua indicação, Obrigado.

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