Ícone do site B2B Stack Blog

Saiba quais são principais ferramentas de gestão de pessoas

RH estratégico

RH estratégico

Quando uma empresa é fundada, entre as principais preocupações estão o planejamento estratégico de recursos, as leis pertinentes ao seu ramo de atividade e as formas de atrair clientes. Mas nada funcionará se você não tiver a principal arma: colaboradores engajados. Para isso, existem as ferramentas de gestão de pessoas que te auxiliam na escolha e no desenvolvimento destes profissionais.

Cada pessoa tem em si seu capital humano, um conjunto de habilidades sociais e de personalidade, conhecimentos e hábitos, que influenciam na capacidade de realizar seu trabalho, de forma a produzir valor econômico, e saber gerir este capital humano é uma forma de fazer sua empresa decolar.

Contar com colaboradores felizes e satisfeitos com a empresa e suas funções, é uma forma de aumentar sua produtividade e ter um crescimento sólido.

Em contrapartida, um colaborador insatisfeito e desmotivado pode adoecer e influenciar outros funcionários, mesmo que acidentalmente, fazendo tudo andar para trás.

Hoje vamos ver ferramentas de gestão de pessoas que têm como principal objetivo engajar funcionários e fazer com que sua empresa tenha sempre os melhores profissionais.

O que é Gestão de Pessoas?

Gestão de pessoas é uma área que administra o capital humano, percebendo as necessidades de cada colaborador, desenvolvendo suas capacidades, criando formas de mantê-los motivados, e assim, promover um ambiente saudável.

Você pode ter as melhores ferramentas tecnológicas em suas mãos, mas se não tiver colaboradores que estejam engajados na missão, visão e valores de sua empresa, tudo pode dar errado.

Outra ação importante da gestão de pessoas é a retenção dos colaboradores, pois não basta apenas contratar bons profissionais, mas também mantê-los, oferecendo condições para que mesmo com o assédio de outras empresas, ele escolha permanecer na sua.

A gestão de pessoas conta com técnicas de recursos humanos para servir como intermediária entre colaboradores e empresa, formando uma aliança entre os desejos dos funcionários aliados às metas do negócio, fomentando o fortalecimento de sua cultura organizacional.

Para uma gestão de pessoas eficiente, é necessário conhecer cada colaborador e identificar o que ele tem a oferecer de melhor para a empresa, pois cada pessoa tem algo produtivo a agregar no ambiente de trabalho.

A partir disso, é possível criar estratégias para o desenvolvimento das melhores características deste profissional, fazendo com que ele perceba e saiba explorar seu potencial, aumentando também sua autoestima.

É importante lembrar que planejar o desenvolvimento individual de cada colaborador não significa praticar uma política de desigualdade dentro da empresa. Em uma equipe com muitas pessoas, é imprescindível que todos tenham a mesma atenção e oportunidades de desenvolvimento.

Mais uma forma de engajar colaboradores é estabelecer metas desafiadoras e proporcionar benefícios adicionais ao alcançá-las, isso estimula a competitividade saudável dentro da equipe, retornando em produtividade para a empresa.

Faz parte da gestão de pessoas outra questão fundamental: a comunicação transparente e inclusiva junto aos colaboradores, seja no momento de detalhar os resultados, seja na hora de definir as metas da equipe, ou durante a aplicação de feedbacks, permitindo o compartilhamento de ideias e sugestões.

Atualmente, existem inúmeras ferramentas de gestão de pessoas que auxiliam na organização e administração das bonificações que serão oferecidas aos colaboradores, treinamentos, gamificações, entre outras estratégias motivacionais.

Qual é a função da Gestão de Pessoas?

O objetivo da Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas tem como objetivos:

Quais os benefícios que a gestão de pessoas pode trazer?

Os benefícios da gestão de pessoas estão diretamente ligados aos pilares adotados pela área. 

A motivação é um destes pilares e a base de todos. Criar ações que motivam colaboradores, beneficia diretamente a produtividade da empresa, pois funcionários motivados tendem a absorver melhor a importância de suas funções e do cumprimento de metas e prazos.

As pessoas no geral produzem melhor quando recebem estímulos positivos, portanto, criar práticas para motivação é a chave de conquista dos colaboradores.

A formação de líderes também pode ser citada como benefício da gestão de pessoas, pois colaboradores se espelham em seus gestores. 

Portanto, coordenadores humanos e altamente competentes terão funcionários capacitados à altura, enquanto gestores desorganizados, terão de lidar com uma equipe indisciplinada.

Uma gestão de pessoas eficiente também endossa e incentiva o espírito de colaboração entre os membros da equipe, mesmo que existam bonificações individuais para metas batidas.

E o maior benefício da gestão de pessoas: sempre ter profissionais capacitados, alinhados e prontos para atender às necessidades da empresa, e dispostos a dar suporte em seu desenvolvimento e crescimento.

A importância da Gestão de Pessoas no setor de Recursos Humanos

O setor de recursos humanos passou por diversos aperfeiçoamentos ao longo de sua história, deixando de ser o setor que cuidava apenas de processos burocráticos de admissão e demissão de funcionários, e passando a ser um setor que também cuida da saúde física e mental dos profissionais, assim como de suas aptidões.

Já a gestão de pessoas está presente em todos os setores da empresa, em todas as equipes, pois será o gestor quem irá executar todos os planejamentos desenvolvidos pelo setor de recursos humanos, que foram baseados nos conhecimentos desses gestores sobre as pessoas de sua equipe.

Portanto, a gestão de pessoas junto aos recursos humanos é a união das expertises para um bom planejamento e aplicação de técnicas de desenvolvimento e treinamento de colaboradores, retenção e campanhas motivacionais.

Além disso, o setor de recursos humanos também tem grande importância sobre a gestão de pessoas, já que dá todo o suporte necessário para que os gestores consigam colocar em prática tudo o que foi proposto.

Os recursos humanos também auxiliam gestores na busca dos profissionais adequados para determinadas funções, cruzando informações relacionadas às análises de perfis dos candidatos, aplicando testes, realizando a triagem de currículos e entrevistas.

No que se atentar na Gestão de Pessoas?

O processo de gestão de pessoas não é exatamente uma receita de bolo, que possui um padrão a ser seguido. É importante se atentar que cada pessoa tem suas próprias características e personalidade.

Pensando nisso, é importante que a gestão de pessoas tenha procedimentos padronizados, mas que sejam planejados para sua flexibilização conforme as necessidades e capacidades dos colaboradores. 

A falta de planejamento de ações e a falha na comunicação também podem fazer as estratégias de gestão serem perdidas no limbo, por isso é tão importante a utilização de ferramentas de gestão de pessoas, para que ideias não se percam, e para que se mantenha o foco e a organização.

Deixar de prestar atenção no colaborador como pessoa e passar a vê-lo apenas como número batedor de metas dentro da empresa, também é um erro que pode rachar o relacionamento entre ambos e causar desconfortos.

Como dissemos em outro tópico, estabelecer metas desafiadoras é importante para o estímulo da competitividade sadia, porém, definir metas impossíveis de serem batidas, passam a sensação de impotência nos colaboradores.

Os softwares de Gestão de Pessoas mais bem avaliados no portal B2B Stack

Agora vamos às dicas de 2 ferramentas de gestão de pessoas que foram muito bem avaliadas no portal B2B Stack e ganharam o selo de confiança da categoria de RH no B2B Awards 2020.

A Bizneo HR oferece um software de RH flexível para todos os tipos de empresas para cobrir a gestão total do ciclo de vida do colaborador: recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e fidelidade.

Possui mais de 10 soluções, sendo as mais valorizadas pelos clientes:

Recrutamento e Seleção (garantias para capturar os melhores talentos + rápido), Avaliação de Desempenho (análise de desempenho para obter o melhor de cada trabalhador), Gestão de Tempo (controle de horas trabalhadas, férias e escalas na mesma plataforma), Pesquisas de RH (clima organizacional, comprometimento, satisfação, desenvolvimento,).

O restante dos softwares garante a automação e otimização dos processos mais rotineiros do departamento de RH.

TeamCulture é uma ferramenta de gestão de pessoas que disponibiliza soluções para acompanhar o desenvolvimento de colaboradores, realizar pesquisas de nível de engajamento e prática da cultura da empresa e comparar os resultados entre equipes, e até mesmo com outras empresas.

As funcionalidades disponibilizadas no TeamCulture são:

Possuem 4 tipos de planos, que são faturados anualmente, sendo que um deles é o plano Grátis vitalício, com acesso às funcionalidades básicas. 

Abaixo, seguem os valores dos demais planos:

A Janaina Wichmann deixou recentemente a seguinte avaliação sobre o TeamCulture na plataforma B2B Stack: “Fácil de utilizar e traz informações detalhadas”.

O André M. Purgailis também utilizou a ferramenta TeamCulture, recomendou e avaliou: “Facilidade e praticidade na utilização da ferramenta, disponibilidade de atendimento e disposição dos dados”

Feedz é uma ferramenta de gestão de pessoas que promete melhorar a comunicação interna entre gestores e colaboradores, permite realizar pesquisas internas, medir o termômetro emocional dos funcionários e acompanhar seus desempenhos. 

Algumas funcionalidades da plataforma Feedz são:

Para saber os valores dos planos, é necessário realizar contato diretamente com a plataforma.

A Cristiane Carmo recomendou e avaliou a plataforma Feedz de maneira positiva: “O que eu mais gosto sem dúvida nenhuma é o relacionamento com o cliente. Gosto muito do produto, mas acima de tudo, gosto do impacto que a Feedz gera no mercado cumprindo seu propósito. Conto com o pessoal da feedz para benchmarking e ideias de melhorias no meu dia a dia, seja sobre gestão de pessoas, cultura de resultados ou qualquer outro assunto. Sei que posso contar com a feedz, além do que o produto se propõe a resolver”.

Também teve avaliação recente do Diego Andriolo que disse o que ele mais gosta na Feedz: “Algumas funções de celebração, envio de feedbacks e a pesquisa de humor do colaborador que tem na abertura do site são bem interessantes”.

Conclusão 

De alguns anos para cá, a mudança de foco do setor de recursos humanos foi bem evidente. O setor passou a focar mais no bem-estar dos colaboradores e isso influenciou a forma como a gestão de pessoas passou a agir.

A maneira como bonificações e premiações aos colaboradores passou a ser vista, fez com que as empresas começassem a ganhar muita produtividade, já que colaboradores felizes se engajam automaticamente aos princípios e objetivos da empresa.

As ferramentas de gestão de pessoas chegaram para auxiliar neste novo caminho que está sendo traçado pela área de recursos humanos, e automatizam processos para dar maior eficiência e assertividade às análises comportamentais e de resultados dos colaboradores e equipes.

Veja todas as ferramentas de recursos humanos em nosso portal B2B Stack, e se impressione com a gama de tecnologia disponível para auxiliar este setor tão importante.

 

Sair da versão mobile