Ferramentas de Marketing: conheça as principais do mercado

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Você utiliza alguma ferramenta de marketing hoje? Pois saiba que como você se posiciona no mercado, diz muito de como será o sucesso (ou fracasso) de seu negócio. E para estar bem posicionado, não há necessidade de uma grande equipe de marketing.

Empresas de pequeno porte, ou que estão começando agora, podem obter resultados incríveis através da utilização das ferramentas de marketing corretas para o seu negócio.

O início de tudo

Tudo que diz respeito à comunicação de sua empresa está ligado ao marketing – ou seja – em como ela quer ser vista pelo cliente e por seus concorrentes. Seu logotipo, seu slogan, sua identidade visual e até o produto/serviço que oferece. 

Tendo em vista a quantidade de elementos que compõem uma marca, já é possível imaginar que nenhuma ferramenta de marketing sozinha irá fazer nenhum milagre. 

Além de toda uma estratégia por trás de cada passo, é preciso mensurar custos e resultados para sempre sair na frente. E por isso podemos contar com uma grande quantidade de ferramentas que juntas, irão compor o seu marketing.

Cada meio de comunicação exige uma forma de pensar diferente (TV, internet, mídia impressa…) e por conta disso, montar um stack ideal para o seu negócio de acordo com a sua estratégia de marketing, não é uma tarefa fácil.

Montando seu stack de ferramentas de marketing

Além dos itens que já mencionei acima, devemos levar em consideração a verba que a empresa dispõe para a aquisição de todas as ferramentas de marketing que pretende adquirir. 

E também é preciso entender que o retorno não virá do dia para a noite, portanto esta questão de investimento é algo que se deve analisar com extremo senso crítico. 

Existem diversas ferramentas gratuitas no mercado, e esta pode ser uma boa alternativa para quem está começando a buscar pelo seu stack ideal. Buscar indicações de pessoas que já usaram alguma ferramenta de marketing pode ser uma alternativa.

Em nosso portal, é possível comparar o desempenho de diversas ferramentas desta categoria de acordo com a avaliação de usuários reais de cada uma delas. A partir daí é possível analisar se determinado software serve ou não para o seu negócio.

Outra sugestão é solicitar uma demo da ferramenta que se interessou. Fazer um teste de sua usabilidade e se irá atender a suas necessidades e principalmente, ajudar a resolver o seu problema, é essencial.

Muitas ferramentas de marketing possuem versão gratuita! E também integração com diversos outros softwares, o que se torna um quesito quase que imprescindível para esta categoria, tendo em vista a necessidade de trabalhar em conjunto com outras ferramentas do mesmo segmento, como as ferramentas de marketing digital, por exemplo.

Menciono abaixo um pouco sobre as principais ferramentas de marketing de marketing digital do mercado. Todas elas estão listadas no portal do B2B Stack e caso alguma delas se encaixe na sua necessidade, é possível solicitar a demo dentro da própria plataforma.

RD Station Marketing: De longe a ferramenta mais bem avaliada no B2B Stack e uma das mais usadas por empresas brasileiras. É possível controlar toda sua base de clientes, criar landing pages, campanhas completas para disparo de email marketing e acompanhar todos os resultados através de seus relatórios. 

Possui teste gratuito e plano a partir de R$ 59,00 / mês.

Em segundo lugar em nosso Quadrante B2B de Marketing, como uma das soluções mais bem avaliadas da categoria, temos a Ramper: Dentro da categoria de pré-vendas, o software se destaca pela qualidade e eficiência em entregar o que promete.

Ferramenta de automação de prospecção de vendas, que auxilia empresas B2B a gerarem mais leads outbound em menos tempo. Possui integração com diversas outras ferramentas de marketing e vendas e disponibiliza período para teste.

Google Analytics: Uma das ferramentas de marketing digital mais utilizadas para monitorar o tráfego do site, aplicativos, blog etc. É possível gerar relatórios direto da própria plataforma, utilizando filtros específicos de acordo com as suas necessidades.

A princípio a plataforma é disponibilizada de forma gratuita. 

Sharpspring: Entre as ferramentas mais bem avaliadas de automação de marketing, o software tem se destacado por apresentar uma das plataformas de automação de marketing mais completas do mercado, contando com CRM nativo e um conjunto de ferramentas poderosas para automatizar, analisar e otimizar os esforços de marketing.

É possível agendar uma demo através da página do produto em nossa plataforma! 

Hubspot: Considerada uma das plataformas mais completas para a automação de marketing, a Hubspot permite pontuar leads e até criar uma página específica para cada visitante. Além disso, o usuário também recebe notificações para acompanhar as interações, o que permite a ação de forma inteligente.

A plataforma foi toda pensada para ajudar o usuário a conduzir seu cliente para a próxima etapa do funil de vendas. Apesar de seu custo elevado para pequenos empreendedores,  é uma das ferramentas mais completas quando se tratar a automação do marketing.

Buffer: Ferramenta gratuita para web e mobile, para gerenciar contas de redes sociais. É possível programar postagens para o Twitter, Instagram, Facebook, Linkedin, Pinterest e Google+. A versão gratuita permite um limite de agendamento de 10 postagens por vez.

Hotjar: Entenda o que os usuários querem, se preocupam e fazem em seu site, representando visualmente seus cliques, toques e comportamento de rolagem. Possui versão gratuita para sites pessoas e com baixo tráfego (2.000 pageviews/dia) – neste plano é possível gerar relatórios e armazenar dados por até 365 dias.

MailChimp:  Através dele o usuário pode criar campanhas facilmente, além de customizar seus e-mails com layouts que a própria plataforma disponibiliza. O Mailchimp é gratuito para até 2 mil assinantes e possibilita o disparo de até 12 mil mensagens, sem custos ao empreendedor.

Além da facilidade na criação e no disparo dos e-mails, a ferramenta também oferece testes A/B, relatórios de desempenho, integração com as redes sociais, monitoramentos através do Google Analytics, agendamento de envios, entre outras.

Queira ou não queira, o e-mail marketing continua sendo uma excelente ferramenta de comunicação. Por isso, empreendedores não devem deixar esse recurso de fora em suas respectivas estratégias de comunicação.

Rock Content: plataforma de Marketing de Conteúdo. A Rock Content centraliza a gestão e a produção de conteúdo em uma única plataforma.

A Rock Studio CMP (Content Marketing Platform) centraliza todo o fluxo de produção de conteúdo, da criação da pauta à redação do conteúdo. Substituindo planilhas e até mesmo terceirizados. Mais um exemplo de um serviço 100% online, que é de fácil adesão, prático e focado em uma dor do cliente.

Pipz: Plataforma com uma poderosa engine de automação para times de marketing, vendas e customer success. Possui uma solução completa que faz com que diversos processos possam ser iniciados, mensurados e finalizados dentro da mesma plataforma. É possível solicitar uma demo através de nossa plataforma. 

O Canva é um dos softwares gratuitos para empreendedores que resolve praticamente todas as questões de design que um pequeno negócio pode ter. Criou uma FanPage para o seu projeto e não tem como incrementar o layout com um designer profissional? O Canva oferece modelos prontos. Da mesma forma você pode utilizá-lo para fazer posts nas redes sociais, infográficos, apresentações, e-books, entre outros materiais.

Ainda falando sobre ferramentas de marketing, porém agora pensando no gerenciamento dos custos que estas novas ferramentas podem gerar e nos planos de ações que é preciso ativar para que nada saia do controle, sugiro algumas ferramentas: 

Treasy: Com a proposta de possibilitar maior previsibilidade financeira para as empresas, a Treasy disponibiliza de software e serviços desenvolvidos a partir de uma metodologia única de Gestão Orçamentária. Ideal para pequenas e médias empresas, a solução está integrada aos principais ERPs e programas de Contabilidade disponíveis no mercado. Por meio do Treasy é possível estruturar uma gestão colaborativa, projetar e simular cenários, acompanhar o realizado e confrontar com o que foi planejado, gerar relatórios e análises gerenciais, assim como gráficos e indicadores de desempenho. Tudo para garantir segurança nas informações, com agilidade para tomadas de decisões.

É possível testar a ferramenta por sete dias gratuitamente. 

E também o Controlle: Uma ferramenta de gerenciamento financeiro que permite que o empreendedor organize o seu fluxo de caixa. Com a ferramenta, é possível organizar informações financeira tanto de clientes quanto de fornecedores e gerenciar todas as contas a pagar e a receber.

Além da organização, a ferramenta ajuda o empreendedor com as análises do seu financeiro. Por meio de relatórios que são criados de forma automática, o empreendedor consegue avaliar a saúde financeira do seu negócio de forma bastante simples.

Por fim, a ferramenta também permite a emissão de notas fiscais. No entanto, na versão gratuita, essa funcionalidade não é disponibilizada ao empreendedor.

Agora que já conhece as principais, acesse nossa plataforma e conheça todos os softwares da categoria! Já utiliza algum em seu negócio? Então compartilhe sua experiência com a gente!