As principais ferramentas para gestão financeira empresarial

Publicado em 13 de maio de 2020

Capa artigo

A escolha de uma ferramenta de gestão para suprir as demandas financeiras de sua empresa pode ser um grande desafios para muito. Com tamanha variedade, criamos aqui uma lista com algumas das principais plataformas de gestão financeira para te ajudar a fazer a melhor escolha possível.

O brasileiro, historicamente, demonstra dificuldades quando o assunto é gestão financeira: a maioria de nós não teve lições de educação financeira ou orçamento doméstico na escola, sendo essa habilidade adquirida apenas por quem fazia ensino superior voltado a questões de economia ou por quem tentava, por conta própria, a investir sua renda.

O resultado disso são várias pequenas e médias empresas sem o correto conhecimento de sua gestão financeira, o que acarreta, invariavelmente, em perda de dinheiro.

Essa realidade vem mudando aos poucos, e um dos fatores que tem contribuído para isso é o surgimento das fintechs e sua proposta de gestão (e valorização) financeira através de softwares específicos – e intuitivos – para esse setor.

Hoje, investir, pedir crédito, fazer orçamento empresarial e entender noções básicas de economia é tão fácil que, através desses aplicativos, muitas pessoas e empresas conseguem se esquivar da crise através do conhecimento financeiro adquirido através das fintechs.

Leia também o nosso guia com as principais informações que você deve saber sobre os ERPs.

As melhores ferramentas de gestão financeira

Nem só de Nubank vivem as iniciativas nesse setor: bancos digitais, bancos de investimento, softwares de gestão empresarial e até plataformas de crowdfunding entram no balaio das empresas de tecnologia voltadas para o ramo financeiro que tiveram crescimento acelerado nos últimos anos, com a promessa de estarem ainda mais em evidência nos anos que virão.

A gestão financeira empresarial é a categoria que vem mudando a forma com que pequenas e médias empresas lidam com seu dinheiro no dia a dia: através dessas fintechs é possível munir o contador de possibilidades e fazer o gerenciamento de ativos e passivos com mais detalhamento e organização.

Com softwares simples e intuitivos, as startups desse nicho fazem o grosso do serviço pela empresa, deixando na mão dos administradores apenas a inserção dos dados e apresentação dos resultados aos órgãos reguladores competentes (como a Receita Federal, por exemplo).

ERPs e sistemas de gestão financeira

Separamos abaixo uma lista de ferramentas por categoria, tendo em mente as demandas específicas de cada empresa. Muitas vezes, um sistema de gestão financeira traz em suas funcionalidades focos específicos que podem atender às necessidades do negócio naquele momento. 

Você pode navegar pelas categorias do portal B2B Stack de ERP e gestão financeira:

Os melhores ERPs para micro e pequenas empresas

Já escrevemos aqui no blog sobre os melhores sistemas de gestão para micro e pequenas empresas.

Estes ERPs têm foco em oferecer soluções de ponta a ponta especialmente para o setor de micro e pequenas empresas, de forma a minimizar desperdícios e trazer o controle total sobre os principais setores.

Conta Azul

O Conta Azul é um software de gestão empresarial total feita pelo próprio administrador ou dono do negócio em um sistema único, com funcionalidades específicas da contabilidade (como fluxo diário e mensal de caixa, controle de contas e emissão de boletos).

Preço: os pacotes vão de R$ 89 mensais (com integração contábil, mas sem emissão de boletos e notas fiscais) a R$ 249, com emissões de NF ilimitadas. O pacote mais interessante vai depender do tamanho e das necessidades da empresa.

Na dashboard de notas fiscais do Conta Azul o usuário tem informações detalhadas sobre cada umas das NFs emitidas pela empresa

Granatum

Com a finalidade de fazer a gestão financeira de sua empresa sem complicação, o Granatum traz como grande diferencial os seus relatórios e análises detalhadas.

Com opções também para dispositivos mobile, a ferramenta traz funcionalidades de controle de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, emissor de NFS-e, anexo de documentos vinculados aos lançamentos, emissão de boletos e muito mais.

O Granatum é ideal para pequenas empresas que pretendem organizar e prever as movimentações de seu departamento financeiro.

Omie

O Omie oferece a gestão financeira e otimização das rotinas da empresa. A ferramenta permite automação de tarefas como controle de estoque, emissão de notas fiscais de serviços, emissão de boletos, controle de fluxo de caixa e conciliação bancária.

O principal diferencial desta plataforma é o serviço de antecipação de recebíveis e seu módulo de CRM integrado.

Superlógica Assinaturas

A Superlógica Assinaturas é voltada especificamente para empresas de serviço recorrente e tem como principais funcionalidades a integração contábil, emissão de notas e boletos e API completa para gerenciamento financeiro.

A Superlógica também desenvolve sistemas para gestão de condomínios, imobiliárias e escolas.

Tela Superlogica
No Superlógica Assinaturas o usuário tem acesso a informações detalhadas sobre os vencimentos das cobranças da empresa

Quickbooks

Através de uma API simples, o Quickbooks permite a gestão financeira empresarial a partir do uso de aplicativos que promovem a economia de tempo frente a tarefas demoradas, como pagar as contas da empresa ou gerenciar a interface bancária.

Preço: há um teste grátis por 30 dias e, a partir daí, o pacote profissional começa em R$49,90 por mês.

Os melhores ERPs para varejo

Como foi mencionado anteriormente no nosso blog, no artigo dos melhores ERPs para varejo, essas ferramentas são muito úteis para as demandas da área por centralizarem os dados relacionados aos processos administrativos e operacionais da empresa.

São por meio dos ERPs que o gestor pode ter uma visão ampla do negócio, oferecendo mais clareza sobre o desempenho de sua empresa e funcionários e, consequentemente, ajudando com as vendas

Linx ERP

O Linx ERP centraliza informações operacionais e estratégicas de lojas e redes de varejo. Feito para atender as principais operações como coordenação de pedidos, reposição de suprimentos, controle de estoque, a ferramenta também realiza a gestão de processos financeiros e contábeis.

A solução oferece uma visão detalhada dos resultados de cada loja, permitindo também a supervisão de estoque. No setor financeiro, o sistema faz a gestão fiscal em processos como recebimento, vendas, tributação, emissão de nota fiscal eletrônica, contas a pagar e receber assim como os custos e lucros de cada unidade.

e-Millenium ERP

O e-Millenium ERP é um sistema de gestão especializado em omnichannel. Com seu sistema modular e flexível, a plataforma pode se adaptar diretamente com as demandas de empresas de varejo. 

Além disso, a solução se integra com diversas plataformas virtuais como sistemas de pagamentos, operações logísticas, antifraude e bancários. Também oferece funcionalidades para gestão contábil e fiscal.

Os melhores ERPs para indústria


Assim como já escrevemos no artigo sobre os melhores ERPs para indústria, uma ferramenta dessa pode ajudar o setor industrial tanto na parte de gestão quanto no processo de produção. 

Um ERP traz a possibilidade de controle de eficiência de máquinas, mensuração da eficiência industrial ou até oferecer informações detalhadas de todos os processos da equipe, resultando em um aumento de produtividade.

Mega Indústria

O ERP Mega Indústria traz para o setor industrial uma ferramenta feita sob medida para que o gestor tenha sempre todas as informações dos processos rapidamente. A plataforma auxilia em demandas como o planejamento de fabricação, compra, parametrizações até controle de qualidade dos produtos.

Também oferece funcionalidades de controle de custo padrão e contábil, vendas e gestão de estoque.

ERP Flex

O ERPFlex traz para o setor funcionalidades que automatizam o controle da área financeira em demandas como fluxo de caixa e integração com contas bancárias.

Além disso também faz gestão de contratos, estabelece metas de indicadores de giro de estoque e faturamento por produto.

Os melhores ERPs para e-commerce

No artigo sobre os melhores ERPs para a área de e-commerce, mencionamos que a plataforma permite o controle total de contas a pagar e receber, fluxo de caixa e apuração de impostos, todas demandas comuns no dia-a-dia de qualquer empresa de comércio virtual.

Além disso, também pode ajudar com a integração das áreas, redução de custos e erros, assim resultando no mais importante, vender.

Bling ERP

O Bling ERP  permite organizar a gestão do negócio em diversas áreas como vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos e comissões de vendedores.

Além disso, a ferramenta oferece ao usuário a possibilidade de emissão de notas fiscais eletrônicas, geração de boletos bancários e de cobranças. Também é integrado diretamente com o SIGEP Web dos Correios e as maiores plataformas de e-commerce do país.

Os melhores ERPs para imobiliárias

Um ERP pode ajudar com a rentabilidade de uma imobiliária de forma a simplificar as tarefas de gestão financeira. Mas, como trouxemos no artigo com os melhores ERPs para imobiliárias, é muito mais do que isso.

Diversas das demandas e rotinas do setor podem ser otimizados e automatizados por um ERP. Com seus módulos, rotinas como locação e vistoria de imóveis ganham rapidez e organização.

Alterdata Immobile

O Alterdata Immobile é um dos principais softwares da categoria e reúne funcionalidades que facilitam rotinas como gestão contábil e financeira, emissão de cobranças em boletos, elaboração de relatórios, além do envio mensal da DAI (Declaração de Atividades Imobiliárias).

Dentre as ferramentas, o sistema traz ao usuário a possibilidade de reajuste automático de aluguéis e modelos de contrato de locação, sempre pensando na economia de tempo dos corretores.

Tela Alterdata Immobile
No dashboard do Alterdata Immobile o usuário tem acesso a lista de todos os proprietários cadastrados

Superlógica Imobiliárias

O Superlógica Imobiliárias faz a gestão de rotinas de forma integrada a outras soluções e aplicativos. Dentre suas funcionalidades, a plataforma traz a gestão de imóveis vagos, área exclusiva do proprietário e locatário e gestão financeira de contrato dos imóveis a venda.

Também é possível usar a solução para realizar acordos para negociação de dívidas e repasses de locação com split de pagamento.

Melhores sistemas para emissão de nota fiscal

O processo de emissão de nota fiscal é essencial para o funcionamento de qualquer empresa no Brasil. Como já mencionamos no nosso artigo sobre o assunto, são documentos que servem para formalizar o processo de venda de produtos e serviços.

Para facilitar o processo, existem ferramentas focadas especificamente na emissão de notas fiscais eletrônicas.

MarketUP


O MarketUP é um ERP completo que oferece aos usuários, além da própria emissão e importação de NF-e, funcionalidades de controle de estoque e gerenciamento financeiro.

Para o setor financeiro, a plataforma traz o controle de contas para pagar e receber, fluxo de caixa, DRE, conciliação e contas gerais. Também existem funções que auxiliam com relatórios, pagamento e claro, a nota fiscal.

NFE+

Para quem precisa de, no máximo, 15 notas emitidas mensalmente, o NFE+ pode ser a solução. A ferramenta traz também a opção de cadastros de produto e contatos, além das praticidades focadas em NF como envio por e-mail e registro de eventos por notas.

Planejamento financeiro e orçamentário

As ferramentas de planejamento financeiro e orçamentário são muito importantes para negócios que pretendem ter um controle total das despesas, receitas, investimentos e custos da empresa. 


São essas plataformas que ajudam o empresário a prever e planejar cenários para ter confiança completa no seu departamento financeiro. Por meio de automações, essas soluções também otimizam as rotinas repetitivas e ajuda a eliminar a necessidade do uso de planilhas.

Treasy

Com a proposta de possibilitar maior previsibilidade financeira para as empresas, a Treasy disponibiliza de software e serviços desenvolvidos a partir de uma metodologia única de Gestão Orçamentária.

Ideal para pequenas e médias empresas, a solução está integrada aos principais ERPs e programas de Contabilidade disponíveis no mercado.

Por meio do Treasy, é possível estruturar uma gestão colaborativa, projetar e simular cenários, acompanhar o realizado e confrontar com o que foi planejado, gerar relatórios e análises gerenciais, assim como gráficos e indicadores de desempenho. Tudo para garantir segurança nas informações, com agilidade para tomadas de decisões.

Preço: é possível testar a ferramenta por sete dias gratuitamente. Caso a empresa queira contratar a solução, é feita uma consultoria inicial para orçamento do pacote, de acordo com a necessidade da organização. As opções vão desde a contratação do sistema ao serviço completo em todos os níveis da Metodologia Treasy de Gestão Orçamentária.

Bancos, contas e cartões digitais

As empresas desta categoria oferecem soluções bancárias tradicionais com foco em sistemas e contas digitais. Com elas, sua empresa pode fazer a gestão de atividades de pagamentos e recebimentos, transferências TED e DOC, conciliação bancária e emissão de cartões corporativo.

Banco Neon

O Neon é um banco totalmente digital que oferece os serviços financeiros tradicionais como abertura e movimentação de contas-correntes digitais e emissão de cartões.

Para abrir uma conta, o usuário ou empresa precisa baixar o aplicativo para Android ou iOS, mas o Neon não cobra anuidade no cartão e taxas de manutenção das contas. Além disso, também isenta tarifas de uma determinada quantidade de serviços por mês.

Um dos grandes diferenciais do Neon é também o seu serviço de identificação via reconhecimento facial para compras pela internet. Além disso, também possui integração com a assistente pessoal da Apple, a Siri.

Banco Inter

O Banco Inter é um banco brasileiro 100% digital que traz serviços básicos sem cobrança de taxas, tarifas e anuidades.

Todo o processo de abertura de conta é feita online e oferece ao usuário ou empresa todos os serviços bancários básicos como saques gratuitos em caixas 24h, transferências TED e DOC, débito automático, emissão de cartão de crédito e boleto bancário.

Por ser um serviço com foco digital, o Banco Inter traz também pagamentos e recebimentos via QR code, além de uma área de investimentos diretamente do app.

Meios de pagamento

As ferramentas de meio de pagamento têm como missão auxiliar empresas e pessoas a receberem seus pagamentos de forma prática, digital e segura, proporcionando funcionalidades como recebimento em cartão de crédito e boleto bancário ou anti-fraude, por exemplo.

Vindi

Pensando em facilitar os processos financeiros de seus usuários e empresas, a plataforma de pagamentos online Vindi automatiza o processo de gestão de cobranças em cartão de crédito, débito em conta e boletos bancários.

O serviço conta com funcionalidades como gestão de assinaturas, retentivas de cobrança, página de pagamento personalizada, multi-adquirência e integração com sistema anti-fraude. Além disso, a Vindi também oferece integração com diversas soluções de recuperação de inadimplência e nota fiscal.

A plataforma é indicada para empresas de qualquer segmento que precisam cobrar clientes, automatizar recebimentos e realizar outras ações financeiras sem complicação.

PicPay

O conhecido aplicativo de pagamentos PicPay traz funcionalidades que permitem ao usuário transferir e receber valores para contatos pessoais, além de realizar pagamentos em estabelecimentos credenciados no cartão de crédito.

Com a finalidade de facilitar o processo de compra e transferência de dinheiro, o app oferece também funções de divisão de compra, pagamento de boletos, compra de crédito para celular e games online.

Indicado para qualquer usuário ou empresa que precisarem realizar pagamentos e transferências digitalmente, o PicPay oferece as versões Pro e Empresas, para uso comercial.

Contabilidade online

As soluções de contabilidade online permitem ao usuário o gerenciamento de informações financeiras da empresa. As ferramentas permitem que os negócios realizem o rastreamento de custos, receitas e lucratividade.

Contabilizei

O Contabilizei funciona como um contador digital para pequenas e médias empresas que querem fazer esse tipo de gerenciamento in house. São mais de 15 mil atendimentos mensais feitos pela base de 130 especialistas da startup em contabilidade empresarial, além de 2 bilhões de faturamento processado por ano.

Preço: abertura de empresa gratuita e mensais a partir de R$89 no plano básico, com emissão de notas, cálculo de impostos, pró-labore dos sócios e documentos assinados por contador, entre outros.

Na tela inicial do Contabilizei, o usuário tem acesso as principais informações dos processos de abertura

Reembolso corporativo

As plataformas de reembolso corporativo oferecem uma maneira prática de controle de despesas corporativas como almoço com clientes e gastos com viagens e transporte relacionadas ao trabalho. Para os benefícios dos colaboradores, as ferramentas trazem também plataformas com cartões de despesas como vale refeição e transporte.

Alelo

A Alelo oferece diversos serviços para gestão de despesas corporativas como cartões-benefício refeição, alimentação, natal, mobilidade, multibenefícios e cultura.

Com a finalidade de organizar o processo para grandes empresas, a empresa oferece plataformas para gestão de vale-transporte e despesas automotivas como combustível, manutenção e documentação de frotas.

Paytrack Expense

O Paytrack Expense reúne um conjunto de módulos para gestão de viagens e despesas corporativas. A ferramenta centraliza todas as informações do processo com a finalidade de facilitar o controle.

A plataforma atua em frentes distintas de gestão como despesas, viagens, faturas mobilidade e cartão pré-pago, trazendo como diferencial a possibilidade de combinação de módulo, para ajuste com as demandas da empresa.

Indicado para qualquer empresa com um grande número de colaboradores, o Paytrack Expense pode ser integrado a plataformas de ERP, CRM e gestão de RH.

Tem alguma outra sugestão? Conta pra gente aqui nos comentários a sua ferramenta de gestão preferida.

A escolha por uma dessas ferramentas vai depender exclusivamente do tamanho da empresa e seus objetivos fiscais, já que algumas delas são feitas para uso do dono do negócio e outras para ajudar o contador designado a ter mais produtividade em suas tarefas.

Contudo, uma coisa é certa: não ter um software de gestão financeira é, hoje, uma das formas mais fáceis de perder dinheiro e tempo com burocracias que são absolutamente desnecessárias.

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


Artigos relacionados