Uma parte essencial do processo de vendas no setor imobiliário é a geração de leads de qualidade. Sem ela, o corretor terá muita dificuldades em realizar o seu trabalho. Por isso, tem se tornado cada vez mais essencial para imobiliárias oferecer as ferramentas para facilitar esse processo e garantir que o profissional tenha mais tempo para o mais importante: se relacionar com o cliente.
Esses foram alguns dos pontos trazidos por Alex Frachetta, CEO da plataforma de venda e aluguel de imóveis Apto, em sua palestra para o B2B Imobi Conference 2020. Ricardo Corrêa, CEO da Ramper, também abordou o tema de prospecção de clientes no B2B Imobi Conference.
Assista a palestra na íntegra:
Frachetta trouxe sua visão sobre a questão da rotatividade de corretores nas imobiliárias, reforçando a importância desses negócios oferecerem uma estrutura de qualidade, para então garantir que esses profissionais possuam o necessário para vender.
“Uma das maiores dores das imobiliárias é a rotatividade de corretores. Internamente, você está dando todos os recursos para esse profissional trabalhar? Você está dando um CRM, leads? Se o corretor for tratado da forma que ele, e a sua empresa, precisa, necessariamente ele irá precisar de uma estrutura de geração de leads. É contar com a sorte pensar que, sem tudo isso, ele irá conseguir vender. A imobiliária precisa assumir essa responsabilidade.”
Alex falou ainda sobre a importância da inclusão de tecnologias de venda como um CRM nas demandas dos corretores para garantir o maior aproveitamento possível dos leads.
“O corretor, de uma forma geral, tem uma capacidade incrível de se relacionar com outras pessoas. Mas, normalmente, esse é um profissional que muitas vezes não é tão organizado. Em média, no mercado imobiliário, você vai vender para 1% dos seus leads. Esses 99% vão comprar daqui um tempo. Por isso, é importante a estrutura para entender se está no momento certo de falar com essa pessoa. Você pode configurar o seu CRM para voltar a te relacionar com esses clientes depois de um tempo para então não perder essa venda.”
Automação no primeiro contato com o cliente
Por fim, o CEO e fundador da Apto ainda deu algumas dicas sobre o uso de automações, como chatbots, no primeiro contato ao cliente, mencionando a importância de interpretar o momento e a temperatura do lead, para então direcioná-lo ao canal ideal.
“O importante para você avançar com o lead é o atendimento rápido. Já a pré-venda é muito importante para otimizar o tempo do corretor. Então, identificamos que 51% das pessoas que acessam o Apto, geram leads via chat. Ou seja, vimos que existem dois caminhos que convergem mais: se esse lead entra via chat, ele não passa pelo modelo de pré vendas e vai direto pro corretor, por que esse contato está quente. Quando ele entra via mensagem, ou outra forma que não exija o atendimento imediato, aí sim vale a pena o processo de pré vendas.”
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Imobi Conference discute setor imobiliário
Esse bate-papo aconteceu no B2B Imobi Conference, o maior evento online sobre transformação digital no setor imobiliário da América Latina. Foram mais de 20 horas de conteúdo trazidos pelos maiores nomes da área, abordando diversos assuntos como digitalização, marketing digital, big data e muito mais.