Ícone do site B2B Stack Blog

Gestão de Cobranças: Saiba como automatizar com um software

Gestão de Cobranças

Atualmente, a infinidade de meios de pagamento existentes no mercado traz comodidade e flexibilidade aos clientes. Não limitar estes clientes quanto às formas de cobranças, é uma das maneiras mais efetivas de mantê-los fidelizados. A gestão de cobranças, principalmente automatizada, te auxilia a administrar estes meios e a planejar a utilização de seus recursos.

A gestão de cobranças em uma empresa deve ser feita de forma assertiva, porém, com o máximo de delicadeza e empatia para não segregar clientes e manter o bom relacionamento entre os envolvidos, e acima de tudo, deve estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Os passos da gestão de cobrança podem ser facilitados com ferramentas que automatizam este processo. Essas ferramentas são personalizáveis de acordo com o segmento e porte da empresa, e tem como principal objetivo unificar todos os recebimentos em apenas uma plataforma.

Dessa forma, contribuem com o cruzamento das análises do fluxo de inadimplência e fluxo de caixa, reduzem erros operacionais causados pelo processamento de dados de forma manual, e assim, otimiza tempo e traz mais eficiência para a gestão.

O que é gestão de cobranças?

Gestão de cobranças é o conjunto de ações e estratégias voltadas à cobrança de clientes inadimplentes ou não.

O processo de gestão de cobrança se inicia a partir do momento em que o cliente adquire seu produto e vai até o pagamento total da dívida, dentro ou fora do prazo de vencimento, e tem como principal objetivo diminuir a taxa de inadimplência dos clientes.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo CNC, o ano de 2021 começou com 66,5% de famílias endividadas no Brasil, com esses dados, podemos dizer que uma boa gestão de cobranças reduz o percentual de inadimplência, o que é bom para a empresa e para os clientes, que podem vir a ter algum contratempo em seus pagamentos.

A gestão de cobranças está diretamente ligada às formas de pagamento que você disponibiliza para o cliente, ao nível de facilidade ou dificuldade que ele terá para adquirir seu produto, sendo que neste caso, o ideal é ficar dentro de um meio termo para filtrar potenciais clientes tenham hábito de inadimplência, e à forma como estes clientes inadimplentes serão recuperados.

Uma gestão de cobranças eficiente deve se iniciar pela régua de cobrança, pois ela irá ajudar a reconhecer como e quando você deverá cobrar determinado cliente.

Isso envolve tanto aqueles clientes que acabaram de mostrar interesse por seu produto e optaram pelo meio de pagamento via boleto, que levará alguns dias até ser pago e baixado na plataforma, portanto, ele deverá ser lembrado de realizar o pagamento para concluir a venda, até os clientes que estão com a dívida vencida.

A partir disso, você começará a pensar no tipo de abordagem que será eficiente para aquele cliente, que pode ser por telefone, SMS, e-mail, carta ou por assessoria jurídica.

Como a gestão de cobranças pode ajudar na gestão financeira?

A gestão de cobranças assertiva resulta em uma boa gestão financeira porque para conseguir direcionar os recursos da empresa em determinados investimentos, você precisa saber primeiro como andam os pagamentos dos seus clientes.

Se você estiver em um período em que sua arrecadação não está alcançando um patamar elevado ou que não esteja dentro de sua média, não será hora de fazer investimentos desnecessários. 

Por outro lado, se seus clientes têm uma cultura de pagamento dentro do prazo, você terá uma previsão de quanto será sua receita para que assim, você invista onde sua empresa precisa. 

A relação entre gestão de cobranças e saúde financeira

A gestão de cobranças está muito ligada à saúde financeira da empresa, já que se não há recebimento, não há receita, e se não há receita, não há lucro, investimento e desenvolvimento contínuo do negócio.

Criar campanhas e flexibilizações para recuperação de inadimplentes é uma forma de manter a saúde financeira de sua empresa mesmo que seja um processo mais lento, pois assim, o número de inadimplentes que se sentem motivados a realmente quitar suas dívidas aumenta.

Recuperar, reter e fidelizar clientes é tão importante para a receita da empresa quanto conseguir novos clientes, portanto, vale a pena investir em estratégias automatizadas para dar maior eficiência à gestão de cobranças, e por consequência, fazer com que a saúde financeira da empresa se mantenha estável ou em evolução.

Tipos de gestão de cobranças

A gestão de cobranças pode ser de diversos tipos. As mais comuns são as cobranças ativas e passivas.

Um exemplo de cobrança ativa pode ser

E as cobranças passivas podem ser:

Por que um software de gestão de cobranças é importante para uma empresa?

Os softwares para gestão de cobranças conseguem te dar uma visão exata sobre os status de seus contratos. Através de BI, estes softwares mostram os contratos e faturamentos vencidos, os contratos cancelados e os contratos e faturamentos prestes a vencer.

Desta forma, você tem uma previsibilidade de seus recebimentos e das inadimplências, assim como conseguirá criar estratégias de fidelização e retenção destes clientes.

Você também consegue disparar lembretes aos clientes quando suas dívidas estiverem próximas à data de vencimento, emitir boletos, e receber seus pagamentos de diversos adquirentes e de diversas máquinas de cartão, bem como saber de onde vieram esses pagamentos de forma automática.

Além disso, utilizando a tecnologia para fazer sua gestão de cobranças, você diminui as falhas operacionais e o tempo gasto com preenchimento de dados manuais, e otimiza tempo para se ocupar com outras tarefas que não podem ser feitas por máquinas.

Os softwares de gestão de cobranças ainda têm outra vantagem que é a integração com outras plataformas, desta forma, você recebe e deixa tudo centralizado em um espaço comum, facilitando a busca dos dados e gestão da receita.

Veja mais em nosso post sobre como reduzir a inadimplência com um ERP, e complemente seu conhecimento.

Os softwares de gestão de cobranças mais bem avaliados no B2B Stack

Vamos às dicas de 3 dos melhores softwares para gestão de cobranças para que você entenda na prática como funcionam.

Vindi é um ERP para gestão de cobranças, assinaturas e recebimentos, que possui um dos maiores gateways de pagamento do Brasil para intermediar a escolha dos adquirentes e instituições financeiras que serão utilizadas nas operações de venda.

Por falar em softwares mais bem avaliados, o Vindi foi vencedor do B2B Awards 2020, evento da B2B Stack que premia estes softwares que tiveram mais fluxo de avaliações, e levou os selos de líder das categorias de Gestão de Cobranças, Billing e Meios de Pagamento e Gestão de Assinaturas.

O Vindi é indicado para empresas de todos os portes e segmentos, instituições de ensino, clubes de assinaturas, academias, prestadores de serviços, podendo ser estabelecimentos físicos ou virtuais, e que precisam automatizar estes processos de gestão de cobranças.

Vindi disponibiliza funcionalidades para:

Com o Vindi, você centraliza todos os seus recebimentos por débito em conta, cartões de diversas bandeiras, boletos e outros em apenas uma plataforma, para não se preocupar em administrar vários sistemas, além de conseguir gerenciar com eficiência os pagamentos recorrentes, facilitando a fidelização, recuperação e retenção de clientes.

Para realizar o cruzamento de informações de clientes e meios de pagamentos, o Vindi conta com integrações via API a diversas plataformas como Cielo, Odontocompany, Kumon, PayPal, e Ez Commerce.

Possuem 4 tipos de planos: Start, Pro, Premium e Enterprise, sendo que os valores mensais são fixos e cobram uma taxa a mais apenas na implementação.

Abaixo, estão listados os planos e seus valores:

Superlógica Assinaturas é um ERP para gestão de contratos recorrentes, indicado para empresas de softwares, SaaS e Negócios Recorrentes.

Também levou o selo de confiabilidade na categoria de Gestão de Assinaturas do B2B Awards 2020 por ser bem ranqueado e bem avaliado.

Faz integração com outras plataformas por meio de API, como PJBank, Cielo, Global Payments e outras, desta forma, o tráfego de dados é eficiente e seguro.

Possui funcionalidades para:

O Superlógica Assinaturas trabalha com 3 tipos de planos: Plano Pro, Plano Essencial e Plano Core. Os planos podem ser testados por determinado período, e para mais detalhes sobre valores, é necessário preencher o formulário da plataforma e solicitar sua demonstração.

Iugu é uma plataforma que oferece gateway de pagamentos e ferramentas para automatização da gestão financeira. É indicado para empresas digitais de todos os portes.

Possuem soluções para:

A Iugu trabalha com 3 tipos de planos: Conheça a Iugu, Essencial Iugu e Motor Iugu. Todos possuem as ferramentas Iugu Cobrança, cobranças recorrentes, recebimentos por PIX, boletos e cartões, links de pagamentos, segurança por PCI, criptografia e token.

Abaixo, veremos os preços e algumas funcionalidades particulares que estão presentes em cada um:

As maiores diferenças entre os planos estão nas taxas e tarifas cobradas por transação. Quanto maior o plano, menores as taxas e tarifas. Um exemplo que podemos citar é a taxa de cartão, que está em 4,19% por transação no plano Conheça a Iugu, e é de 3,10% no plano Essencial Iugu. No plano Motor Iugu, todas as taxas estão sob consulta.

Conclusão

Vimos neste texto que a gestão de cobrança é um dos processos de gestão mais importantes para uma empresa, pois interligado com a gestão financeira, dá o direcionamento correto para seus recursos e no momento certo.

A automatização deste processo de gestão de cobrança nos dias de hoje é de suma importância para ter eficiência nas estratégias e planejamentos de investimentos, e assim, aumentar sua receita e trazer confiabilidade para seu negócio, mostrando aos seus clientes que sua empresa conta com os recursos tecnológicos disponíveis no mercado para maior assertividade nas cobranças.

Veja nossa categoria completa de softwares para gestão de cobranças, compare preços e funcionalidades, veja avaliações dos usuários e escolha a melhor opção para sua empresa. 

E se você já utiliza alguma dessas soluções, pense em deixar sua avaliação também, para que outros usuários saibam os problemas que podem resolver elas.

Sair da versão mobile