Gestão de Ponto Online e o Futuro do RH

Os avanços tecnológicos permitem que os processos estejam cada vez mais automatizados e mensuráveis. O RH, um departamento tão estratégico na estrutura das empresas, não poderia ficar de fora dessa transformação corporativa.

0
934

Na constante busca por otimização de recursos, performance e produtividade, atividades manuais burocráticas não encontram mais espaço no mercado atual. Além de reduzir as chances de erro, a automação possibilita que a área ganhe tempo e consiga de fato trabalhar no planejamento estratégico e no desenvolvimento de pessoas.

Acompanhar e analisar a gestão de jornada dos colaboradores é uma das principais e mais básicas funções do RH, e que dependendo do modo utilizado, pode ser extremamente trabalhoso e demorado, ainda mais em grandes empresas. O ponto online surgiu exatamente para resolver esse problema.

Considerado uma grande tendência para os recursos humanos, principalmente pelo fato de seguir todas as mudanças da legislação trabalhista, estes softwares trabalham com um grande volume de dados que podem ser consultados em tempo real, gerando gráficos, relatórios e alertas de irregularidades.

Como funciona o sistema de ponto online?

Os colaboradores podem registrar o ponto pelo computador, tablet ou smartphone, desse modo, a empresa não precisa investir em aparelhos específicos para isso.

Caso já possuam relógio e queiram continuar utilizando, é possível realizar integração das informações. Dessa maneira, todos os dados das jornadas vão automaticamente para o sistema, sem uso de planilhas ou intervenção manual.

Em cada comprovante digital gerado é utilizado a geolocalização no momento do registro. Outras possibilidades disponíveis para evitar fraudes são o reconhecimento facial e QR Code.

O colaborador solicita os ajustes e o gestor aprova ou reprova, direto no sistema. Atestados também podem ser enviados pela plataforma, facilitando a comunicação com o RH e agilizando o fechamento.

Principais vantagens do ponto eletrônico

– Mais segurança: Toda documentação estará organizada e armazenada na nuvem, sem risco de desgaste ou perda. Em caso de auditoria é possível encontrar rapidamente qualquer comprovante, que estará devidamente protegido.

– 100% Dentro da Lei: Totalmente de acordo com as exigências das Portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho referentes ao controle de ponto online e gestão de jornada e com o eSocial.

– Gestão em tempo real: O gestor consegue visualizar as ocorrências do ponto no momento em que elas ocorrem. Todas as informações da jornada de forma rápida e prática

O futuro já começou

Não há como negar que o sistema de ponto online é um grande facilitador das rotinas burocráticas do departamento de recursos humanos de uma empresa. E isso já não é mais uma realidade apenas para as grandes corporações.

Atualmente já é possível encontrar planos de acordo com a necessidade da sua empresa e a preços acessíveis. Além disso, alguns sistemas permitem realizar testes para você conhecer o sistema. Esse é o caso da Pontomais, que oferece 14 dias grátis sem pedir qualquer dado financeiro. Para saber mais clique aqui.

Opinião de quem já usou

Confira aqui a página da Pontomais no B2B Stack, que aparece também no quadrante B2B, onde estão posicionadas as ferramentas com melhor desempenho em cada categoria, facilitando a busca do usuário pela melhor solução para o seu negócio.

É possível visualizar a opinião de usuários que já utilizaram a ferramenta e como foi a experiência de cada um.

Já utilizou alguma ferramenta de RH para sua empresa? Compartilhe sua opinião com a gente também!