Get Response: todo seu programa de marketing em um só lugar

Publicado em 2 de abril de 2020

Capa dominando o Getresponse

A GetResponse é uma ferramenta de automação de marketing com ótimo custo benefício. A solução une em um só lugar e-mail marketing, criação de landing page, gestão de leads, webinars, entre outras funcionalidades, de forma intuitiva, possibilitando a otimização dos processos.

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e que muda com uma velocidade imprevisível. O hábito de consumo acompanha essa mudança e tem ficado cada vez mais difícil encantar o seu cliente em potencial. Por isso, é necessário que as pessoas e as empresas se adaptem ao novo padrão de consumo nessa nova era da tecnologia e comunicação. Aí se dá a importância de ferramentas como a GetResponse

Com essa demanda, surge a necessidade de centralizar seus contatos e interações com seu público-alvo. A solução pode ser a automação de marketing, ou seja, quando uma plataforma tem a possibilidade de disparar e-mails, criar landing pages, divulgar webinars, entre muitas outras coisas.

Nem sempre é fácil encontrar uma ferramenta que englobe várias funções primordiais para quem quer trabalhar o marketing digital nas suas mais diversas frentes. Porém, há uma solução fácil e com um ótimo custo benefício, que é o sistema da GetResponse.

A GetResponse é uma plataforma completa de marketing digital que conta com a confiança de milhares de empresas em mais de 100 países. A ferramenta está disponível em 27 idiomas, tem uma equipe especializada para tirar todas as eventuais dúvidas dos clientes e foi desenvolvida por profissionais que desejam implementar campanhas de marketing eficazes e de alto impacto.

O que é o sistema da GetResponse?

Em uma só plataforma, você obtém recursos para e-mail marketing, criação de landing pages, automação de marketing, autorrespostas, gestão de leads, webinars, entre outras funcionalidades.

A solução é focada em 5 áreas principais: entregabilidade, geração de leads, automação de marketing, inbound marketing, e acesso multiusuário.

Desenvolvida para profissionais que desejam implementar campanhas de marketing eficazes, de alto impacto e com um ótimo retorno sobre o investimento, o sistema pode ser utilizado tanto por iniciantes — a empresa disponibiliza diversos conteúdos online —  quanto por especialistas que já conhecem o marketing digital.

Quais recursos são oferecidos ao usuário?

Dashboard da getresponse
Na dashboard da GetResponse o usuário pode acessar as principais funções do sistema

As operações de marketing são diversas e atuam em diferentes plataformas e meios de comunicação. Por essa razão, os sistemas mais completos agrupam soluções para os principais processos.

Confira, abaixo, alguns dos recursos da GetResponse.

Gerenciamento de campanhas de e-mail marketing

Tela de email marketing da getresponse
Na seção de e-mail marketing da GetResponse é possível acessar opções como newsletters, templates salvos e mais

Para quem está começando no mundo do marketing digital, é importante ressaltar que o e-mail marketing ainda é muito relevante, pois através dele você consegue trabalhar conteúdos que despertem a necessidade do seu produto ou serviço, e estabelecer fluxos de nutrição de leads.

A GetResponse lhe permite criar e-mails em minutos, de forma descomplicada com o editor de arrastar e soltar. Mas caso prefira, eles também oferecem templates prontos e mais de 5.000 imagens para uso.

Você também pode utilizar as informações dos seus clientes em suas mensagens para exibir um conteúdo personalizado e dinâmico. Além disso, há também a possibilidade de acompanhar o desempenho das campanhas, e fazer testes A/B para aprimorá-las.

O criador de e-mails ainda conta com funções que ajudam a otimizar o momento de envio, como o “Momento perfeito” e “Viagem no Tempo”, que permitem com que os e-mails cheguem na caixa de entrada no momento ideal, garantindo destaque na caixa de entrada dos assinantes.

Com um fluxo de comunicação adequado, você pode enviar informações relevantes e converter prospects em clientes, além da possibilidade de reativar contatos de sua base de leads. O e-mail marketing é uma forma pouco invasiva, com uma taxa de retorno interessante e você pode utilizá-lo durante todos os estágios da jornada do comprador.

Construção de landing pages

Ao trabalharmos com estratégias de marketing digital, também surge a necessidade de criar páginas de destino, também conhecidas como landing pages

Essas páginas têm o intuito de serem simples e diretas, facilitando a conversão – ou seja, a captura de dados do usuário e o acesso a conteúdos específicos. Com elas, você pode facilmente aumentar sua lista de contatos, exibir produtos, promover seus webinars e muito mais.

Mesmo que você já tenha um site preparado para esse tipo de interação, essas páginas se destacam pela facilidade de criação, não exigindo conhecimentos específicos de programação ou web design, ainda mais com os templates da própria plataforma.

Além disso, é possível ter várias landing pages ativas ao mesmo tempo, ampliando as conversões em várias frentes de ação. Outra vantagem é a rotatividade, uma vez que, para substituir a campanha e o layout, são gastos poucos minutos.

A GetResponse oferece também outras funções para potencializar os resultados como: pop-ups, formulários, contagem regressiva, e integrações com suas ferramentas favoritas.

Tela da criação de Landing Page no GetResponse
A GetResponse oferece diversas opções de templates para a criação de landing pages

Automação de Marketing

Amarrando todas essas funções temos a automação de marketing, que é extremamente útil para montar campanhas no curto, médio e longo prazo para todos os visitantes, assinantes e clientes da sua empresa.

Automatize toda a jornada em minutos com a GetResponse – e mantenha seus clientes por mais tempo, com mensagens personalizadas, baseadas em dados em tempo real.

A automação de marketing da plataforma possui um conjunto poderoso de condições, filtros e ações. Você os combina para criar fluxos de trabalho que refletem a jornada ou experiência de um usuário. A plataforma busca os contatos em sua lista de e-mails que atendem as dezenas de condições que você especifica, e depois realiza as ações desejadas.

Outra função interessante se chama “classificação de envolvimento” também conhecida como lead scoring. Com ela é possível acompanhar e pontuar as ações dos usuários em seus e-mails e páginas, e posteriormente criar perfis individuais de contatos com base nessas pontuações.

A automação também é extremamente útil para follow-up de um cliente em potencial. Se o usuário consome um tipo de conteúdo, você pode criar respostas automáticas para manter a relevância do assunto para ele.

Tela automação de marketing GetResponse
A ferramenta de automação de marketing da GetResponse traz diversos fluxos e filtros para cada demanda específica

Estruturação de webinars

Webinar é uma apresentação on-line em vídeo, gravada ou ao vivo, que permite com que você compartilhe seu conteúdo com praticamente qualquer pessoa no mundo. A GetResponse é a primeira ferramenta de soluções em marketing online a disponibilizar uma ferramenta completa de webinar.

A utilização desse módulo é extremamente simples, não dependendo de plug-ins, ou outro software, e funcionando em todos os navegadores. 

Para facilitar a comunicação, também é possível compartilhar total ou parcialmente sua tela, subir arquivos e imagens durante a apresentação, criar quadros interativos para discutir, editar e fazer brainstorms, linkar vídeos do YouTube e, principalmente, usar o poderoso chat ao vivo para impulsionar o envolvimento dos participantes. 

Você ainda pode fazer streaming no Facebook e Youtube, utilizar a ferramenta de feedback para saber se seu webinar foi assertivo, disponibilizar as gravações ou gravar um webinar previamente para que seu público assista quando quiser.

Tela GetResponse
O GetResponse oferece ao usuário a opção de criação de quadros interativos na criação do webinar

Por que utilizar automação de marketing?

Como dito nos primeiros parágrafos, depois do advento da internet o modo como apreendemos o mundo ao nosso entorno mudou bastante.

Antes, o processo de aquisição de um produto ou serviço era baseado em preço e confiança entre cliente e vendedor. Porém, depois que nos acostumamos com compras online e a concorrência cresceu, é necessário mais do que isso para garantir o sucesso e a sobrevivência da sua empresa neste mercado.

Hoje em dia, a palavra-chave é relacionamento. Por isso, muitas vezes se usa o funil de vendas para montar uma estratégia que seja condizente com a jornada de compra dos tempos atuais.

Antes de ter um cliente, você tem um visitante e, a partir disso, precisa despertar o interesse dele no seu produto ou serviço.

É de extrema importância aparecer bem posicionado em mecanismos de busca e estar presente em redes sociais.

Mas nada disso funcionará se você não tiver um conteúdo relevante para seu cliente. Por isso, é recomendado que, no topo do funil, você tenha uma grande variedade de opções, com ligações indiretas ao seu serviço.

A automação de marketing entra no momento em que o visitante começa a consumir determinados tipos de conteúdos com frequência.

Sabendo disso, ele será incluído automaticamente na segmentação criada para aquela necessidade específica, sempre tentando fazê-lo avançar cada vez mais no funil.

Capacidade de entrega

A capacidade de entrega é um assunto altamente desvalorizado pelos profissionais de marketing. Entretanto, ao manter seus e-mails longe da caixa de spam, você também evita entrar em blacklist ou obter uma reputação ruim como remetente. 

A GetResponse envia (e entrega!) milhões de e-mails todos os dias. A empresa possui vínculos com empresas globais provedoras de e-mails e fornecedores locais, e também praticam diversas outras ações para melhorar a capacidade de entrega de seus clientes.

Centralização de informações e análise de resultados

Tela de lista de contatos GetResponse
A seção lista de contatos da GetResponse permite a organização rápida dos clientes

A GetResponse lhe permite centralizar suas ações, dados e informações em um só lugar.

Muitas vezes, as pessoas não organizam seus contatos de forma padronizada, tendo diversas planilhas e sistemas, quase sempre com contatos duplicados. Além disso, muitos fazem uso de diferentes soluções para suas estratégias.

Isso é prejudicial para quem quer enviar e-mail para prospectar clientes ou simplesmente manter o relacionamento com a audiência. Para quem necessita de organização e consistência, utilizar uma ferramenta integrada é primordial.

Outra função importante é a integração com outras plataformas de CRM, CMS, e-commerce, analytics e mídias sociais.

Se você tem um site ou e-commerce, é interessante utilizar a GetResponse para monitorar o comportamento dos usuários e indicar produtos ou conteúdos que sejam relevantes para eles.

É importante ressaltar o grande diferencial do marketing digital e da automação. Num passado recente, quando só existiam as mídias tradicionais (como TV, rádio, impresso), era quase impossível ter certeza de quantas pessoas foram impactadas pela sua campanha.

Tendo uma ferramenta como a GetResponse, você entrará na era da análise de resultados. Você conseguirá acompanhar em tempo real – através da própria plataforma no navegador ou pelo aplicativo mobile da GetResponse – as métricas de abertura e as taxas de conversão de e-mail, landing pages, respostas automáticas e todas as outras funcionalidades oferecidas.

Assim, você terá certeza do retorno que tem em suas campanhas e poderá criar estratégias mais inteligentes e gerenciar suas vendas de forma fácil e eficiente.

Planos e preços da GetResponse

A GetResponse está disponível no Brasil em 4 planos diferentes, com valores mais acessíveis do que os concorrentes. Os valores foram checados em abril/2020 e nós recomendamos que você sempre consulte o site da empresa.

Os planos dependem da quantidade de contatos que deseja trabalhar na base e das funcionalidades que você julgar serem mais necessários. O plano Basic, por exemplo, para 1.000 contatos custa 15 dólares por mês, e possui foco em e-mail marketing, autorresponders e landing pages.

Para quem busca uma solução mais completa, o plano mais popular é o Plus, que já inclui automação, webinars e outras funcionalidades. E para aportes mais robustos, a GetResponse oferece o plano Professional

Essa modalidade é bem mais completa e seu preço também varia de acordo com a quantidade de contatos. A mensalidade cai se o plano for assinado por 12 ou 24 meses.

Contudo, se o seu negócio ainda precisa de mais, o plano Enterprise vai te ajudar. Nele, você conta com treinamento inicial gratuito, suporte contínuo de seu gerente de conta, infraestrutura dedicada, consultoria de campanhas e de capacidade de entrega, webinars para até 500 pessoas e mais. Além dos termos flexíveis, e diferentes opções de pagamento em BRL. 

Por ser customizável e escalável, é necessário solicitar um orçamento para dimensionar o valor do investimento. Você pode solicitar um neste link.


Artigos relacionados