Ícone do site B2B Stack Blog

Google Classroom: Saiba o que é, como funciona e como usar

O Google Classroom é uma ferramenta lançada em 2014 para apoiar professores e alunos nos processos de ensino e aprendizagem.

Ferramentas de educação como o Classroom fazem as atividades escolares serem cada vez menos árduas, e conseguem atingir um maior número de pessoas devido ao alcance da internet.

Hoje, que estamos passando por uma pandemia, percebemos o quanto elas são importantes para manter o mundo conectado, facilitar o compartilhamento de informações e inovar o ensino no país.

Outro poder de plataformas de ensino como o Google Classroom é o de engajar alunos.

Um estudo realizado em 2016 pela Universidade Federal da Paraíba, por exemplo, demonstrou que a utilização do Google Classroom em salas de aula de ensino médio e na disciplina de matemática, aumentou a interação e interesse dos alunos para com a matéria.

Apesar das dificuldades para incluir essas tecnologias no dia a dia dos alunos, principalmente os de escolas públicas, é evidente que a utilização delas torna o ambiente mais dinâmico e facilitado.

Mas, o que o Google Classroom pode realmente oferecer para professores e alunos? É o que te mostraremos daqui em diante.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é Google Classroom?

Google Classroom, ou Google Sala de Aula, é um aplicativo gratuito do Google que melhora a comunicação entre professores, alunos e responsáveis através de ferramentas que permitem aplicar atividades, distribuir tarefas, gerenciar turmas e ministrar aulas, palestras ou eventos online.

Embora o foco deste conteúdo seja na utilização do Google Classroom pela comunidade escolar, ele também pode ser usado por empresas para dar cursos e treinamentos de capacitação para os colaboradores.

O Google Classroom é uma plataforma que fornece ao professor uma visão completa sobre os alunos, assim como permite gerenciar permissões dos usuários.

Desta forma, é possível acompanhar todo o progresso da turma e evitar que eles percam o foco durante as aulas.

Como funciona o Google Classroom?

O Google Classroom está disponível para as escolas que utilizam o Google Workspace for Education.

Para acessar o Google Classroom pode ser utilizado o menu de aplicativos do Google, no próprio navegador Chrome, ou instalando o APP mobile, disponível para iOS e Android.

A utilização do Google Classroom na comunidade escolar exige uma conta da escola no Workspace for Education, e os alunos também não poderão entrar com contas pessoais, apenas com a conta disponibilizada pela escola.

Também podem usar o Classroom usuários de todas as edições do Google Workspace, exceto o Google Workspace Essentials, e usuários maiores de 13 anos que possuem contas ativas do Google (a idade pode variar conforme o país de utilização).

O Google Workspace for Education, antigo G Suite for Education, possui outros aplicativos além do Google Classroom para possibilitar a colaboração da turma em tempo real e proporcionar um ensino à distância bem intuitivo.

Entre os aplicativos integrados ao Google Workspace for Education que também podem ser utilizados junto ao Google Classroom, estão:

O Google Docs, Google Sheets, Google Slides, Google Drive, Google Forms, entre outros.

Além destes, o Google Classroom também faz integrações com mais de 100 outros aplicativos educacionais.

Entre as categorias desses aplicativos estão programação e ciência da computação, linguagem, artes e cultura, tecnologia, alfabetização digital, matemática e engenharia.

Desta forma, professores conseguem estimular a criatividade dos alunos e abranger muito mais ferramentas que melhoram os métodos de ensino e aprendizado.

Google Classroom para professores e administradores

O Google Classroom possui muitas funcionalidades que auxiliam professores e os administradores da escola em suas funções.

Algumas delas podem ser pagas e outras estão disponíveis gratuitamente. Acompanhe cada funcionalidade abaixo.

Criar e gerenciar turmas no Google Classroom

Com essa funcionalidade do Google Classroom, é possível criar turmas de alunos e docentes para ministrar aulas.

Com as turmas criadas, os professores podem distribuir tarefas, notas, atividades e avisos, atribuir uma descrição à turma criada, a disciplina que será aplicada neste grupo e definir a localização da turma.

Você consegue ordenar os cards de atividades das suas turmas em seu painel de controle de acordo com as necessidades, facilitando a busca e organização dos seus grupos ativos.

O Google Classroom também permite que você copie turmas que já haviam sido criadas e que precisam ser utilizadas novamente.

Dentro desta funcionalidade, você também pode convidar alunos através de links ou pelo código de acesso, além de incluir professores auxiliares na sala, bem como remover participantes, e arquivar ou excluir turmas;

Reutilizar postagens

O Google Classroom permite reutilizar e criar cópias de avisos, atividades, perguntas e outros materiais em todas as salas ativas.

Também é possível editar esses materiais antes de republicá-los.

Iniciar videoconferências

Através do Google Meet, do Google Agenda ou do Gmail você pode convidar e iniciar videoconferências com suas turmas no Google Classroom.

Também é possível fazer transmissões ao vivo com até 100 mil espectadores.

É importante lembrar, que para a utilização dos recursos do Meet no Google Classroom, o administrador do Google Workspace ou G Suite precisa ativar o Meet para a escola.

O professor consegue gerenciar essas reuniões online com ferramentas importantes, como silenciar, adicionar e remover participantes.

Página de atividades

Este é o local onde você adiciona todos os materiais pertinentes à aula, como arquivos de leitura, vídeos do Youtube, plano de aulas e regras da sala, podendo organizá-los por assunto e programar os envios desses materiais;

Configurar sistema de notas

A partir das entregas de provas e/ou atividades, você pode configurar a plataforma Google Classroom para calcular as notas dos alunos automaticamente.

Feedbacks em atividades

Essa funcionalidade do Google Classroom permite que você aplique feedbacks em atividades entregues em tempo real.

É uma forma de fazer o aluno compreender quais são as suas dificuldades e facilidades no aprendizado.

Relatórios de originalidade

Essa função permite que se obtenha um relatório que compara os trabalhos dos alunos com trabalhos e livros divulgados na internet, para assim saber se houve plágio ou trechos sem citações.

Convidar pais ou responsáveis

Você pode convidar os pais ou responsáveis a receberem resumos por e-mail sobre o progresso do aluno, sendo uma forma de engajá-los no processo de ensino dos seus filhos.

Gerenciamento de permissões

Nesta área, você define as permissões que os alunos terão para comentar ou fazer publicações na turma.

Utilização de agendas

Como professor, você tem acesso à 2 agendas:

A do Google Agenda, que pode ser acessada de qualquer dispositivo e tem informações como data de entrega de atividades, eventos da turma, lembretes, além de possibilitar a inclusão de outros eventos.

E a agenda do Google Classroom, que pode ser acessada apenas pelo computador, e permite a visualização das datas de entregas de atividades, mas não permite a inclusão de demais eventos.

Transferir turmas

Essa funcionalidade permite que você transfira a propriedade da turma para outro professor ou responsável.

Google Classroom para alunos

Com a intenção de melhorar o engajamento dos alunos e a frequência nas aulas, o Google Classroom disponibiliza várias funcionalidades também para este público, que pode utilizar a ferramenta até mesmo com uma conta pessoal, porém, neste caso os recursos são limitados.

Caso o aluno vá utilizar o Classroom com a conta do Workspace for Education, as funcionalidades oferecidas estão listadas abaixo.

Entrega de atividades

Os alunos podem entregar atividades online ou anexar documentos na plataforma Google Classroom.

É possível editar trabalhos mesmo que já tenham sido enviados antes do prazo da entrega, e reenviá-los após as devidas correções.

As atividades que não foram marcadas como “concluídas” ou “entregues”, depois do prazo de entrega aparecerão como “atrasadas”.

Comentários e anotações

Os alunos podem fazer comentários, anotações, sublinhar palavras, destacar frases, desenhar e colorir mapas em seus trabalhos através do Google Classroom para dispositivos móveis.

Esses processos podem ser realizados em arquivos JPG, GIF, PDF, documentos, planilhas e apresentações do Google, bem como em documentos do Microsoft Office.

Visualização de atividades

Essa funcionalidade permite que os alunos visualizem as tarefas a serem entregues, as concluídas e as atrasadas, acompanhem avisos, e organizem suas tarefas por categorias.

O acompanhamento de agenda também é mais uma forma de acompanhar as tarefas dos próximos dias.

Responder às perguntas

Essa funcionalidade permite ao aluno responder às perguntas dos professores com opções de múltipla escolha ou respostas curtas durante a aula.

Trabalhar em documentos

Aqui, o aluno pode abrir e trabalhar em documentos atribuídos à ele pelo professor, diretamente no Google Classroom.

Também é possível trabalhar de forma colaborativa em documentos com outros alunos, garantindo que consigam realizar seus trabalhos em grupo mesmo à distância.

Acesso ao Google Drive

Essa funcionalidade fornece a possibilidade de abertura de documentos pelo Google Drive, bem como o compartilhamento e colaboração destes documentos com outros alunos.

Compartilhamento de página da Web

Algumas páginas da Web possuem uma opção, em forma de ícone, para compartilhamento com o Google Classroom.

Os alunos podem compartilhar essas páginas em atividades relacionadas, que estão dispostas na plataforma.

Acompanhamento de feedbacks

O aluno consegue acompanhar os feedbacks dos seus trabalhos entregues, bem como verificar os critérios de avaliação que o professor utilizou para dar a nota.

Relatórios de originalidade

Caso o professor tenha ativado o modo de relatórios de originalidade, o aluno conseguirá obter os relatórios que informam se há algum plágio em seu trabalho ou trechos sem citação não intencionais.

Acompanhamento de notas

Se o professor tiver habilitado esta opção, o aluno conseguirá acompanhar todas as suas notas compartilhadas pelo professor.

Google Classroom para responsáveis

Recebimento de resumos por e-mail

Os pais ou responsáveis podem receber atualizações sobre o comportamento e progressos do aluno, inclusive os trabalhos pendentes, os próximos trabalhos e atividades da turma.

A importância do Google Classroom atualmente

Mesmo antes da pandemia de COVID-19, já sabíamos que quanto mais a tecnologia se aproxima da educação, melhores serão as oportunidades de aprendizado.

É nítido que a educação brasileira precisa passar por reformulações e que os professores precisam de apoio para lidar com situações rotineiras na comunidade escolar.

Agora então, depois de todo o período sem as aulas presenciais, podemos ter a certeza de que a tecnologia chegou nas escolas para ficar.

Plataformas como o Google Classroom fazem cada vez mais sentido na vida de professores, alunos, pais e responsáveis, principalmente pelo fato de que elas ajudam as escolas a passarem por obstáculos como os enfrentados atualmente.

Com a correria do dia a dia, o Google Classroom pode resolver os seguintes problemas:

As ferramentas tecnológicas, como o Google Classroom, também resolvem uma grande dificuldade dos professores:

A enorme quantidade de conteúdos que precisam ser passados aos alunos e o tempo de duração das aulas, que não é suficiente para administrar todas as matérias e ainda aplicar atividades práticas.

Com essas soluções, os professores podem indicar atividades relacionadas às matérias em outros canais, disponibilizar materiais complementares, e ainda deixar tudo armazenado em apenas um ambiente para facilitar o repasse dessas indicações para outras turmas.

Tudo isso, e mais a questão do isolamento social, fez com que o Google Classroom se tornasse tão importante nos dias de hoje.

Leia também nosso artigo sobre as EdTechs, plataformas de ensino que agregam valor ao aprendizado.

Quais os impactos do Google Classroom na educação a distância

Muitas pessoas descobriram agora as maravilhas que a tecnologia pode oferecer, inclusive, a educação a distância.

São mães que achavam que não conseguiriam mais estudar por não ter com quem deixar seus filhos, trabalhadores que desistiram dos estudos por não terem tempo hábil de chegar à escola depois do trabalho, e até mesmo a falta de interesse nos estudos por ter de lidar com situações muito complexas, como prazos de entrega, trabalhos em grupo e outras.

O ensino à distância melhora a qualidade de vida das pessoas, reduz gastos e tempo com mobilidade, e o Google Classroom tem um impacto positivo nisso.

Isso porque fornece todos os recursos necessários para um bom aprendizado, e que influencia diretamente no desejo das pessoas continuarem estudando.

Entre esses impactos, podemos citar:

Além disso, quanto mais se usa as ferramentas educacionais, mais se quer utilizá-las.

O aprendizado não tem limites, e a possibilidade de armazenar e organizar todos os materiais de estudo em ferramentas como o Google Classroom torna o processo mais fácil.

Dica B2B Stack: Como usar o Google Classroom

Agora que você viu na teoria como o Google Classroom funciona, acompanhe na prática algumas dicas de uso.

Esse tutorial vai levar em consideração o Google Classroom para professores, e será utilizada uma conta comum do Google, já que a conta do Workspace for Education está disponível apenas para escolas, com domínio verificado.

Como entrar no Google Classroom

Para que a comunidade escolar consiga entrar no Google Classroom, é necessário que cada um utilize sua própria conta do Google Workspace for Education disponibilizada pela escola.

A conta e a senha devem ser informadas na área de login do Google;

Ao fazer o login com a conta Workspace for Education, a visão do administrador será o painel demonstrado abaixo, onde ele consegue adicionar os profissionais que vão utilizar o Google Classroom, gerenciar permissões, e fazer todas as configurações necessárias;

Já o professor, terá a visão de um painel em branco, que vai se construindo conforme as turmas e suas tarefas vão sendo criadas.

O painel, depois de construído, funcionará como uma linha do tempo comum em redes sociais, com todos os cards criados.

Como acessar o Google Classroom pelo celular

Acessar o Google Classroom pelo celular é bem simples. Basta instalar o APP, disponível na Apple Store ou Play Store;

Depois de instalado, você irá abrir a ferramenta e fazer login com a sua conta do Workspace for Education clicando em “Primeiros passos”;

Então, seu painel já ficará disponível para criar turmas, atividades e gerenciar suas tarefas.

Como criar uma turma no Google Classroom

Para criar uma turma no Google Classroom você precisa estar logado com a sua conta.

No seu painel, clique no sinal de “+” e depois em “Criar turma”;

O próximo passo é definir um nome para a turma, campo obrigatório, e inserir outras especificações para ela: seção, assunto e sala.

Ao preencher as informações, clique em “Criar”. A turma será criada em alguns segundos;

Com a turma criada, você precisa se atentar à algumas funções:

Ao clicar no ícone ao lado do código da turma, ele será exibido na tela e poderá ser copiado para compartilhar com a sua turma.

Como adicionar alunos em uma turma no Google Classroom

Após criar sua turma conforme demonstrado no tópico anterior, você consegue navegar pelas abas superiores do card para ter diversas funções.

Uma delas é para adicionar alunos à turma criada.

Clique, então, na aba “Pessoas”, e depois, no ícone de adição de pessoas marcado na área “Alunos”;

Você consegue copiar o link do convite para compartilhar com os alunos em diversos canais, ou convidá-los por e-mail na própria ferramenta.

Para isso, digite o e-mail do aluno no campo adequado e depois clique em “Convidar” para enviar o link da turma;

Com a adição do aluno, outras ações serão abertas para que você possa enviar um e-mail à pessoa adicionada ou faça a exclusão do aluno por este mesmo local.

Como entrar em uma turma do Google Classroom

Para entrar em uma turma no Google Classroom você precisa receber o link do convite deste grupo, seja por e-mail ou outros canais.

Ao clicar no link do convite, você já consegue efetuar seu login com sua conta Google;

Então, você já terá acesso ao grupo e também às publicações, participantes e atividades postadas, além de poder configurar seu perfil, visualizar a agenda, entre outras funções.

Como postar atividade no Google Classroom

Para criar e postar atividades no Google Classroom, você precisa utilizar a aba “Atividades” da turma para o qual ela será aplicada.

Nesta aba, clique em “Criar”;

Você consegue escolher entre criar uma atividade com ou sem teste, uma pergunta, um material ou reutilizar uma postagem antiga, e também definir um tema.

Ao escolher a melhor opção, sua área de criação já estará disponível com vários recursos. Vamos falar sobre cada um separadamente;

Essa é a área onde você irá formatar sua atividade:

  1. Escreva o título da sua atividade;
  2. Escreva as instruções e orientações para a realização da atividade;
  3. Personalize a fonte e o estilo da sua escrita;
  4. Nesta área você pode fazer o upload de imagens do seu dispositivo ou do Google Drive para inserir na atividade, anexar um arquivo, adicionar um vídeo do Youtube de referência ou ainda uma apresentação, planilha, entre outros documentos;
  5. Se você escolheu a opção de “Atividade com teste”, ao clicar na área 5 será aberto o Google Forms para que você customize e configure as questões da atividade;

Por fim, depois de personalizar sua atividade, você pode configurar as preferências:

  1. Nessa área você pode escolher se vai enviar a atividade para todos os alunos da turma ou para alunos específicos;
  2. Defina os pontos que a atividade vale;
  3. Determine a data de entrega da atividade;
  4. Defina um tema para a atividade;
  5. Adicione os critérios de avaliação para a atividade para dar transparência aos alunos;

Ao finalizar todas as configurações, você pode clicar em “Criar atividade” para finalizar a atividade, salvá-la como rascunho ou ainda programá-la para uma determinada data;

E pronto! Ao finalizar tudo sua atividade será postada e todos os alunos terão acesso na área de “Atividades”!

O Google Classroom é bom? O que os usuários dizem

Na B2B Stack, maior plataforma de busca e avaliação de softwares da América Latina, usuários reais podem deixar suas avaliações em milhares de ferramentas para auxiliar outros usuários na busca pelas melhores soluções do mercado.

Sobre o Google Classroom, a maior nota dada é para a sua facilidade de uso, seguida do custo/benefício, funcionalidades e suporte ao cliente.

Dê uma olhada na avaliação de uma usuária. Ela contou o que mais gosta no Google Classroom:

“Rápido, prático e eficiente. Como tudo do Google, nos proporciona diversas soluções e eu, como professora, preciso de soluções para ministrar aulas EAD. O Google CLASSROOM me proporcionou isso de forma magnífica.”

Um dos problemas do Google Classroom relatado pela usuária foi:

“poderia ter um acesso mais prático, na minha experiência, o acesso é burocrático e feito apenas por e-mails corporativos”

Conclusão

Hoje em dia, não podemos mais dar aquela velha desculpa de que “o cachorro comeu meu trabalho”, pois a cada dia encontramos novas ferramentas educacionais que armazenam tudo em nuvem e podem ser acessadas de qualquer dispositivo e a qualquer hora.

Brincadeiras à parte, contar com essas ferramentas é essencial para complementar os estudos ou voltar a estudar.

Isso porque elas têm o poder de aumentar o engajamento em trabalhos em grupo, melhorar a comunicação entre professores e alunos, facilitar o compartilhamento de ideias e informações, e ainda permitem gerenciar as tarefas escolares.

O Google Classroom é uma dessas ferramentas e funciona como uma sala de aula virtual.

Ele possibilita a aplicação de aulas, criação e organização de trabalhos e provas, acompanhamento das datas de entrega, colaboração em documentos em tempo real, e tudo isso pode ser feito à distância.

Outro resultado que se pode esperar com a utilização do Google Classroom é o aumento do interesse dos alunos para com as disciplinas, pois o ambiente virtual pode ser mais divertido e aconchegante.

Para crianças e adolescentes, os benefícios do Google Classroom podem ser ainda maiores, já que em um mundo cada vez mais tecnológico, crescer sabendo utilizar essas ferramentas pode ser um diferencial no mercado de trabalho.

Se você ainda não conhecia o Google Classroom, vale a pena navegar pela B2B Stackpara conhecer milhares de outras soluções que podem otimizar suas rotinas de trabalho. E você ainda pode avaliar suas ferramentas favoritas!

Sair da versão mobile