Ícone do site B2B Stack Blog

GR8 Escolar: Conheça a solução voltada para educação

O ano de 2022 será bem intenso e cheio de desafios para a área da educação. Por isso, hoje vamos te apresentar alguns sistemas para escolas, que podem contribuir com o ensino e aprendizado neste novo ano. Entre eles está o GR8 Escolar.

Ao mesmo tempo que a chegada da pandemia foi devastadora para crianças e adolescentes, que se viram obrigados a mudar totalmente suas rotinas de ensino, e com isso, aumentou radicalmente os índices de evasão escolar, este período também demonstrou o quanto a tecnologia será crucial para os próximos anos, e o quanto é necessário que os alunos estejam (e sejam) preparados para um mundo cada vez mais digital.

Não tem mais volta! A pandemia trouxe à tona todas as dificuldades de todos os setores da economia, que perceberam que a transformação digital é essencial para passar por crises econômicas.

Na área da educação, as tendências apontam que o ensino 100% presencial já é coisa do passado, e que o ensino híbrido pode tomar mais forma e ser consolidado de vez.

Isso porque, este modelo de ensino consegue reunir o melhor dos dois mundos para os alunos:

A interação presencial com os colegas de classe e professores, essencial para o progresso social das crianças e dos jovens, e o estímulo ao senso de responsabilidade e autonomia, quando for necessário cumprirem atividades remotas.

Esse senso de responsabilidade é o que vai ajudar os pais, responsáveis e docentes a desenvolverem nos alunos as principais habilidades exigidas pelo mercado de trabalho atual, que vão além de saber fazer cálculos ou planilhas.

Saiba, então, como o GR8 Escolar, assim como outras plataformas como Blackboard, SophiA, Delta SGE, WPensar e Activesoft contribuem para o ensino e aprendizado nas escolas, tanto presencial quanto remotamente.

O que é GR8 Sistemas?

GR8 Sistemas é uma empresa de tecnologia que disponibiliza softwares na nuvem para gestão de escolas, gestão financeira e gestão de igrejas, que está no mercado há 24 anos.

Para gestão financeira de pequenas e médias empresass, o GR8 Gestor oferece ferramentas para cadastrar clientes e fornecedores, emitir recibos, controlar contas a pagar e a receber, inclusive os lançamentos recorrentes, e para gerar relatórios financeiros.

Para as igrejas, o software GR8 Igrejas permite o cadastro de membros, bem como sua organização por Congregação, além da gestão financeira e emissão de relatórios personalizados.

Já o GR8 Escolar é um sistema para gestão de escolas de ensino fundamental e médio, e você vai entender como funciona nos próximos tópicos.

Como funciona o GR8 Escolar?

O GR8 Escolar é um sistema de gerenciamento escolar na nuvem, que possui recursos para docentes, alunos, secretarias e setor financeiro de escolas.

Para utilizá-lo, é necessário solicitar o orçamento na própria plataforma de acordo com as funcionalidades que serão necessárias.

O GR8 Escolar oferece módulo EAD para criar salas virtuais, aplicar provas, simulados e outras atividades à distância, bem como para criação de fóruns, para que os alunos e professores possam abrir discussões e tirar dúvidas.

Para garantir a segurança dos dados da escola, o GR8 Escolar os armazena em servidores Amazon AWS e possui banco de dados com backups periódicos.

Para gestão da escola, o GR8 Escolar possui funções para processos seletivos, gerenciamento de turmas, geração de login e senha do Portal do Aluno, gestão de transferências de alunos, de ocorrências escolares, cadastro de funcionários e liberação de notas e conteúdos didáticos.

O módulo financeiro permite o acompanhamento do fluxo de caixa da escola, a gestão de contratos, emissão de recibos e requisições de compras.

Além disso, com o sistema GR8 Escolar as escolas podem gerenciar seu patrimônio, com recursos de cadastro e movimentação de bens e gestão de marcas.

GR8 Escolar para docentes

O Portal do Docente é um ambiente virtual para que os professores consigam cadastrar turmas, lançar atividades, notas, faltas, enviar avisos e materiais didáticos de qualquer dispositivo com internet.

O docente conseguirá salvar seus arquivos no sistema e organizá-los por turmas para que possam ser compartilhados com os alunos.

Para aplicar simulados, o sistema permite gerar cartões resposta e sua conferência rapidamente, bem como a contagem da nota do aluno.

Pelo Portal do Docente o professor também consegue realizar seu planejamento anual de ensino, bem como emitir relatórios de desempenho dos alunos e turmas.

GR8 Escolar para alunos

Com o GR8 Escolar os pais e alunos também têm direito a um Portal do Aluno, que reúne todas as suas informações acadêmicas, e pode ser acessado através do APP mobile.

Neste Portal, tanto os alunos quanto seus responsáveis têm acesso aos horários das aulas, ao calendário escolar, ao cardápio nutricional da instituição de ensino, atividades realizadas e futuras, notas, boletins, ocorrências disciplinares e presença nas aulas.

Além disso, é no Portal do Aluno que são recebidas notificações e avisos importantes por parte da escola e dos professores.

Outras funções úteis do Portal do Aluno abrangem o controle de pagamentos realizados para a escola, bem como a emissão de segunda via de boletos, por parte dos pais e responsáveis, além de aulas ao vivo para os alunos, materiais didáticos e biblioteca para pesquisas.

• Leia também: Moodle: Moodle: O que é, como funciona e porquê usar no EAD

Alternativas ao GR8 Escolar

Agora que você conheceu o GR8 Escolar e suas funcionalidades, aprenda também sobre outras plataformas semelhantes para escolher a mais adequada às suas necessidades:

Vamos lá?!

Blackboard

Blackboard é uma plataforma de gestão de aprendizagem LMS, isto é, possibilita criar um ambiente virtual de ensino personalizado conforme as necessidades da comunidade escolar.

É indicada tanto para escolas, quanto para cursos superiores e até para empresas, para os treinamentos corporativos.

São 4 tipos de soluções oferecidas pelo Blackboard, que servem para todos os modelos de ensino: Learn, Collaborate, Analytics e Ally.

Blackboard Learn: este é o ambiente virtual de aprendizagem, onde ficam centralizadas as atividades, provas, materiais didáticos, painel de controle de desempenho, tanto para os alunos quanto para os professores.

Blackboard Collaborate: essa é uma solução de sala de aula virtual, onde podem ser realizados os encontros remotos, por videoconferência, entre docentes e alunos.

As aulas podem ser gravadas e disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizado para que todos os alunos e professores tenham acesso quando precisarem.

O módulo pode ser utilizado junto ao Blackboard Learn para trazer mais eficiência para as aulas, e fornece ferramentas de engajamento de turmas, como levantadas de mão durante as reuniões online, bate-papo e enquetes.

Blackboard Analytics: este é um painel de controle para ser utilizado junto ao Learn, que conta com gráficos e relatórios para entender uma gama de dados relacionados aos alunos.

Blackboard Ally: este produto garante a acessibilidade dos conteúdos do ambiente de aprendizado virtual, permitindo a criação de formatos alternativos e personalizados à eles, conforme as necessidades de cada aluno, para que todos tenham o mesmo ensino e percepções.

SophiA

SophiA é um software da empresa Prima para gestão de escolas de ensino fundamental e médio, universidades, escolas de cursos livres e bibliotecas.

Para as instituições de ensino, o SophiA oferece ferramentas para gestão financeira, contábil e administrativa, que vão desde a emissão de boletos e notas fiscais, controle de contas a pagar e receber, até a administração de contratos de matrícula de todos os turnos da escola.

Além disso, fornece recursos para captação de alunos, para pesquisas de avaliação institucional e para preparação pré-vestibular.

Para gestão acadêmica e pedagógica, no SophiA é possível lançar atividades, simulados, notas, comunicados, materiais didáticos, controlar a frequência dos alunos, ocorrências, bem como o desempenho de todos eles, e fornecer um Portal do Aluno para que os alunos, pais e responsáveis sejam capazes de monitorar todas as tarefas e performances.

Delta SGE

Delta SGE é um software de gestão escolar, indicado para creches, escolas de educação infantil, de ensino fundamental I e II e escolas de ensino médio.

O software integra a gestão da secretaria, do setor financeiro e das atividades acadêmicas da escola, e também oferece aplicativo mobile para que pais e alunos acompanhem atividades, avisos, notas, boletins, pagamentos, materiais didáticos, entre outras informações.

As funcionalidades do Delta SGE incluem:

Além disso, o Delta SGE permite a emissão de boletos e notas fiscais eletrônicas e oferece um servidor VPS para que o sistema tenha alta disponibilidade a qualquer hora.

WPensar

WPensar é um sistema de gestão escolar e agenda digital, para gerenciar dados financeiros, pedagógicos e acadêmicos em instituições de ensino.

Como funcionalidades, o WPensar disponibiliza a emissão de notas fiscais, controle do fluxo de caixa, cadastro de planos de assinatura e bolsas de estudo, integração com bancos e gestão de inadimplências, com régua de comunicação automatizada.

O software também permite criar um Portal do Aluno, controle de ocorrências disciplinares, abertura de solicitações e o acompanhamento do desempenho de todos os alunos.

Já o aplicativo Agenda Digital é indicado para a comunidade escolar e oferece ferramentas para planejar e criar o calendário da instituição de eventos e tarefas, solicitar documentações dos alunos, confirmar presença nas aulas e mais.

Activesoft

Activesoft é um ERP escolar, indicado para ensino básico e superior, e permite a gestão financeira e acadêmica das instituições de ensino.

Para gestão financeira, o Activesoft oferece ferramentas de cobrança, inclusive por cartão de crédito, controle de contas a pagar e receber, tesouraria, emissão de notas fiscais, além de permitir integrações via API com outros sistemas para obter uma gestão integrada.

Para gestão complementar, algumas funções do Activesoft abrangem matrículas online, captação de alunos, ferramenta de BI para tomar decisões baseadas em dados, biblioteca virtual e gestão de vendas.

E, para gestão acadêmica, entre as funcionalidades do Activesoft estão o Diário de Classe, onde é possível lançar informações do dia a dia, como frequência dos alunos, notas e atividades, além de ferramentas para otimizar diversas avaliações.

O Activesoft oferece suporte e implementação personalizados, compliance com a LGPD, treinamentos e consultoria personalizada.

Conclusão

As plataformas de gestão de aprendizado, assim como de gestão de escolas, são essenciais para as rotinas educacionais, e garantem melhores resultados para toda a comunidade escolar.

Ferramentas como o GR8 Escolar, Blackboard, SophiA, Delta SGE, WPensar e Activesoft são capazes de automatizar tarefas repetitivas tanto dos docentes quanto da secretaria da escola, e garantem o acompanhamento eficiente do desempenho e jornadas dos alunos.

O principal é que esses sistemas possibilitam a criação de estratégias de ensino personalizadas para cada perfil de aluno, de acordo com cada dificuldade ou talento percebidos pelos professores, criando um modelo de aprendizado que será crucial para os próximos anos.

Além disso, os pais também ganham maior controle sobre a performance dos alunos, garantindo a transparência nos processos de ensino e aprendizado.

Se você quer conhecer mais soluções como o GR8 Escolar, você precisa navegar pelo portal B2B Stack! Categorizamos mais de 23 mil softwares para otimizar todas as suas rotinas corporativas! Mude a sua maneira de contratar softwares com a B2B Stack!

Sair da versão mobile