Ícone do site B2B Stack Blog

Hotmart: cursos online e oportunidades de negócio

A plataforma Hotmart surgiu como uma oportunidade de comercializar conteúdos digitais voltados para a área da educação.

O site da Hotmart permite cadastro gratuito e possui condições para criação de produtos digitais, bem como para sua hospedagem, divulgação e comercialização.

Com a pandemia de COVID-19, muitas pessoas começaram a trabalhar home-office ou perderam seus empregos. Isso fez com que essas pessoas ganhassem tempo, pois o período que passavam em trânsito, indo e voltando do trabalho, já não existe mais.

Essa otimização de tempo as levou a procurar outras formas adicionais de ganhar dinheiro sem sair de casa, aumentando a busca por métodos de vendas pela internet.

Também aumentaram as buscas por cursos e conteúdos de aprendizado online, pois mesmo em meio a pandemia, não se deve parar de estudar.

Apresentaremos neste post, uma das opções de plataformas que disponibilizam ferramentas para vendas online, falaremos sobre a Hotmart.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é a Hotmart?

Hotmart é uma plataforma para hospedagem de produtos digitais de educação a distância, que serão vendidos através de marketing de afiliados.

Primeiramente, vamos entender sobre o que são os produtos digitais, para em seguida, falarmos sobre o que é marketing de afiliados.

Os produtos digitais, em sua maioria, são conteúdos educacionais produzidos em formatos digitais (PDF, MP3, MKV, por exemplo), para serem comercializados em plataformas online.

Estes produtos não são físicos, portanto, não são entregues por correios, transportadoras e não são armazenados em estoques, e sim, são disponibilizados por meio de downloads ou por painéis online.

Alguns exemplos de produtos digitais são ebooks, cursos online, consultoria online, workshops, vídeo-aulas, materiais para impressão, planilhas específicas, podcasts, entre muitos outros que podem variar conforme sua criatividade.

Em marketing de afiliados, quem produz este tipo de conteúdo digital, é chamado de “produtor” ou “vendedor”.

Visto isso, agora vamos entender o que é o marketing de afiliados.

Afiliados são os divulgadores de um produto digital distinto, ou seja, são como “funcionários” comissionados dos produtores.

Unindo marketing aos afiliados, surgiu a categoria de Marketing de Afiliados, na qual estes integrantes ficam responsáveis por traçar e aplicar estratégias de marketing digital para atrair o máximo de compradores possíveis.

No próximo tópico, explicaremos melhor como funciona o sistema de vendas pela Hotmart.

Como funciona a Hotmart?

Do ponto de vista do produtor, o conteúdo digital, por exemplo um e-book, precisa ser produzido e depois hospedado na plataforma Hotmart.

No momento da hospedagem, o produtor escolhe como deseja receber os pagamentos dos conteúdos vendidos, e se irá permitir que os afiliados divulguem seu produto.

Também é possível comercializar estes produtos no clube de assinatura Hotmart, de modo que essa comercialização se torna recorrente, ou seja, o comprador paga uma taxa de adesão, que pode ser semanal, mensal, anual, ou como você estipular, e tem acesso ilimitado a todos os conteúdos que você lança.

O produtor não paga mensalidade nem taxa de adesão ao se cadastrar e divulgar seus conteúdos na plataforma. Paga apenas uma comissão de 9,90% + R $1,00 por venda, e recebe o valor restante.

Do ponto de vista do afiliado, ao se cadastrar na plataforma, você escolhe os produtos que tem mais afinidade, e assim, inicia toda sua parte de divulgação com marketing digital, recebendo comissões pelas vendas concretizadas através de seu link de indicação.

Tanto o produtor quanto o afiliado, recebem um link de indicação do produto, que direciona para a página do conteúdo na Hotmart, tornando o processo mais confiável para quem pensa em comprar, pois todo o pagamento é realizado pela própria plataforma.

Já no ponto de vista do aluno ou comprador, você pesquisa na própria plataforma por categorias interessantes de acordo com seu perfil, ou pode ser direcionado para ela através de algum link de divulgação que tenha recebido e clicado.

Caso deseje adquirir o conteúdo, você realiza seu cadastro, visualiza avaliações do produto, faz o pagamento pela própria plataforma ou por boleto, finaliza sua compra e é só aguardar o conteúdo chegar por e-mail, ou através do seu painel de controle como usuário.

O ambiente virtual de aprendizagem traz diversos benefícios, como player próprio com resolução otimizada, possibilidade de assistir aulas de qualquer lugar, acesso a materiais complementares, entre muitos outros.

Algumas funcionalidades Hotmart

Na plataforma Hotmart você conta com ferramentas e funcionalidades gratuitas, que variam se você é produtor, afiliado ou comprador.

Vamos listar algumas delas:

Entre muitas outras funcionalidades.

Como entrar no Hotmart?

Entrar na plataforma Hotmart é muito simples.

Os produtores realizam seu cadastro pessoal e, em seguida, escolhem a opção “crie seu produto”.

Nesta opção, será necessário informar o nome, a descrição do produto e adicionar fotos, além de definir o modelo de negócio, ou seja, as formas de pagamento que serão aceitas, se será permitida a divulgação por meio de afiliados, definir a comissão que será paga em caso positivo, entre outros ajustes.

Os próximos passos são adicionar seu conteúdo, finalizar o cadastro e criar sua página de vendas utilizando o modelo padrão da plataforma Hotmart ou redirecionar para páginas externas.

Os Hotmart afiliados também podem realizar seu cadastro gratuitamente, escolher a opção “Afilie-se a um produto”, vai até o “Mercado” e busca pelos produtos que têm mais familiaridade.

Se o produto for livre para divulgação de afiliados, a nomenclatura aparecerá como “Afiliação com 1 clique” e basta clicar em “Promover”.

Caso o produto seja moderado e precise de autorização do produtor para que o afiliado possa divulgar, deve-se clicar em “Solicitar afiliação”, e aguardar o retorno do produtor.

Como começar a vender no Hotmart?

Após o cadastro realizado e adição dos produtos que serão vendidos, é necessário pensar nas formas que ocorrerão as divulgações.

Você pode divulgar seus conteúdos através de marketing digital:

Para facilitar as vendas, desenvolva conteúdos criativos e de relevância, e procure parcerias com quem entende do assunto.

Como ganhar dinheiro com a Hotmart?

A ideia inicial sobre ganhar dinheiro na Hotmart, é pensar que não é necessário alugar um espaço para vender seus produtos, fazer contratação de vendedores, não há custos com a hospedagem dos produtos na plataforma, nem ao menos necessidade de se deslocar para formalizar as vendas, ou seja, você já ganha porque não gasta.

O segundo ponto é saber que quanto mais você divulga, na maior quantidade de redes possíveis, de acordo com sua persona, mais chances você tem de alcançar seus compradores.

E o terceiro ponto é realizar pesquisas de mercado. É super importante analisar os valores que sua concorrência está cobrando sobre os produtos similares ao seu para que você consiga determinar um valor competitivo.

Conclusão

A venda de produtos digitais vem crescendo a cada dia.

Cada vez mais pessoas buscam informações, cursos, e-books, entre outros conteúdos relevantes que as ensinem coisas novas.

Dois fatores que estão levando as pessoas a consumir mais conteúdos digitais, é o fato de estarem se tornando mais confiáveis aos olhos dos consumidores, além de maior facilidade ao acesso à internet atualmente.

Começar a empreender em uma plataforma como a Hotmart aproveitando este momento, pode ser uma opção para ganhar um dinheiro extra, construir uma experiência em vendas digitais, e principalmente, ensinar sobre conteúdos que você gosta e domina, ajudando outras pessoas a terem o mesmo conhecimento.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais, acesse também nosso post sobre 5 ferramentas fundamentais para infoprodutores.

Sair da versão mobile