Ícone do site B2B Stack Blog

Low code e no code: o que você precisa saber sobre essa tendência

low code no code duda

diferença entre plataformas no code e low code

O Low Code e No Code são alternativas às formas tradicionais de criação de sites e páginas na internet. Eles facilitam e aumentam o alcance do desenvolvimento de diversas plataformas, criando um processo bem mais simples se comparado à codificação utilizada até então.

Isso se deu porque especialistas repararam que os mesmos códigos básicos eram usados no desenvolvimento da maioria dos sites, o que acabava gerando uma repetição de um mesmo trabalho. 

Então se imaginou como agilizar esse processo, ao mesmo tempo em que se eliminava a necessidade de amplo conhecimento sobre codificação. Foi assim que surgiram as tecnologias Low Code e No Code.

Evidentemente, o treinamento para que uma pessoa aprenda a utilizar uma plataforma Low Code ou No Code é mais simples e rápido do que ensinar alguém a codificar, o que acaba ficando muito em conta para as empresas que escolhem esse tipo de tecnologia.

Caso queira conhecer mais sobre o Low Code e o No Code, continue no artigo.

Low Code e No Code 

O Low Code é usado em plataformas que ainda exigem algum tipo de conhecimento em codificação, com o objetivo de agilizar o desenvolvimento de sites, por exemplo. É possível desenvolver esse tipo de projeto com pouco conhecimento sobre códigos. Aqui, as possibilidades de customização do projeto são maiores. 

Para o No Code, é totalmente dispensável o conhecimento em codificação, uma vez que ele não exige nenhuma programação propriamente dita. Esse tipo de plataforma não demanda uma equipe de desenvolvedores, o que reduz bastante os custos da empresa. Entretanto, as opções de customização normalmente são mais reduzidas. 

Pode-se considerar o Low Code como um brinquedo de encaixe que já vem com uma estrutura pronta para que as pessoas construam o restante da forma que desejarem, com uma variedade maior de peças. Enquanto isso, o No Code vem com peças específicas para terminar a sua construção.

Dessa forma, cada uma dessas tecnologias apresenta um público-alvo específico:

Também existem plataformas que são Low Code No Code, ou seja, oferecem ambas as possibilidades. 

Como funciona uma plataforma Low Code e No Code 

Podemos separar as plataformas Low Code No Code em dois tipos principais: 

Com o design em primeiro lugar, temos a perspectiva visual em destaque, onde a plataforma irá automatizar e agilizar o design e posicionamento da configuração do site. Normalmente, a interface apresenta a funcionalidade de arrastar e soltar elementos para a construção visual do site.

Já com a funcionalidade em primeiro lugar, as plataformas vão focar-se mais no processo de modernização dos fluxos de trabalho e na automação da metodologia de TI.

Um truque interessante é integrar plataformas dos dois tipos, para que se tenha o melhor dos dois mundos. Mas caso seja necessário escolher, pode-se pensar que as plataformas que priorizam a funcionalidade podem ser mais interessantes para os negócios internos, enquanto as que dão preferência para o design são melhores para atividades que envolvam os clientes da empresa.

Impactos da escolha da plataforma 

Inicialmente, o Low Code e No Code podem gerar receio em profissionais da área que imaginem que não serão mais necessários, mas não funciona bem assim. 

O profissional ainda vai ser indispensável nesse processo, pois atuará dentro da plataforma, com a customização dos pedidos de cada cliente. Além disso, também pode ser buscado para criar sites com aplicações mais complexas do que a plataforma oferece.

Os desenvolvedores também deixam de ter uma posição exclusivamente funcional para também se envolverem com o lado criativo da produção. 

Com isso, a empresa consegue apresentar projetos com um menor tempo de desenvolvimento e os clientes recebem da mesma forma um projeto feito especialmente de acordo com as suas demandas e necessidades.

Ainda podemos citar que essa mudança impacta na possibilidade de mais pessoas se envolverem na criação dos projetos, uma vez que, no modelo Low Code ou No Code, não é necessário um vasto conhecimento no campo de codificação. 

Isso significa que, para desafogar o programador especializado, alguém com menos experiência pode trabalhar nos projetos simples, enquanto o especialista desenvolve os modelos mais complexos.

Como escolher uma plataforma Low Code ou No Code? 

Para escolher a plataforma Low Code No Code, é interessante um alinhamento de necessidades e objetivos da empresa. Também é importante pensar em quais serão as demandas dos clientes e em como a empresa pode propor a solução dessas solicitações.

Ao mesmo tempo, é necessário estar atento para as ferramentas disponíveis no mercado, que podem oferecer ambas as funcionalidades Low e No Code, mas acabaram sendo restringidas em alguns pontos.

Quais os processos de desenvolvimento? 

Em um processo de codificação normal, seria necessário conhecer os objetivos e expectativas do cliente, além de avaliar todos os requisitos que este traz. Depois disso, teríamos o planejamento de elementos do produto e a densa construção do código, com os vários testes de estabilidade e de compatibilidade.

A plataforma Low Code ou No Code permite que uma parte desse processo exaustivo seja deixada para trás, uma vez que parte do código já está estruturada. Portanto, a equipe precisará apenas alinhar as necessidades do cliente com as potencialidades do provedor de serviços e passar para a construção das customizações.

Com essa economia de tempo, é possível que ainda sejam desenvolvidos elementos inovadores para o site ou plataforma desenvolvida, de acordo com a necessidade do cliente.

Teremos, portanto, um produto ainda mais customizado e de maior qualidade, sem custo exorbitante e com grande economia de tempo durante o processo de criação.

Sair da versão mobile