Ícone do site B2B Stack Blog

Dica B2B Stack: Onde e como fazer mapa mental

Quantas vezes temos ideias promissoras sobre determinada situação ou trabalho que acabam se perdendo por não conseguirmos estruturá-las, aplicá-las ou até mesmo por esquecê-las? Quando você descobre o mapa mental e todas as vantagens que ele pode oferecer para gestão dessas ideias, nunca mais você vai sofrer com este tipo de problema. 

Os mapas mentais são capazes de estimular a criatividade e estruturar e registrar uma série de ideias interligadas que agregam valor ao dia a dia de empresas, colaboradores, estudantes e professores.

Além disso, é uma técnica bastante efetiva para quem precisa avaliar determinadas ações, suas consequências e ter uma base de quais recursos precisarão ser investidos para sua conclusão, pois estes mapas mentais dão uma visão panorâmica sobre o objetivo principal.

Neste texto, iremos te apresentar o que é um mapa mental, sua usabilidade, e te mostrar como as ferramentas de mapa mental funcionam na prática. Confira!

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é um mapa mental?

Mapa mental é uma estrutura visual montada para criar, reunir e organizar ideias, ideal para planejar brainstorms, projetos, eventos e campanhas ou para facilitar o aprendizado e a memorização, e que dentro das empresas, tem como principal objetivo otimizar as tomadas de decisão.

Também são úteis para organizar as tarefas do dia a dia, aumentar a produtividade, identificar oportunidades e tendências do mercado, fazer pautas de reuniões e trabalhar de forma colaborativa em ideias, trazendo mais transparência e importância a todos os envolvidos.

Para professores e alunos, o mapa mental é indispensável para organizar a sequência de matérias e suas ramificações que devem ser ensinadas e aprendidas, facilitando sua visualização e compreensão dos fluxos de aprendizado.

Estes mapas mentais podem conter formas, cores, imagens ou textos, e devem seguir uma linha de raciocínio a partir de um ponto de partida, ou tema central, que será envolto por pontos secundários, terciários, e assim por diante, portanto, geralmente são produzidos em formato de fluxograma ou diagrama.

Como fazer um mapa mental

Tony Buzan, o criador do mapa mental na década de 1970, determinou uma ordem adequada para estruturação desta técnica, que hoje, podemos fazer com um simples papel e uma caneta ou por meio de ferramentas tecnológicas que veremos mais adiante.

Deve-se levar em consideração que o mapa mental precisa ser limpo para ser mais didático e fácil de visualizar. O ideal é utilizar apenas uma palavra ou, caso necessário, uma frase curta para cada ideia que se deseja colocar no papel, assim, só de bater o olho você já saberá do que se trata.

Outra dica é construir seu mapa mental com imagens sempre que possível, desde o tema central, já que ajuda a dar mais clareza às ideias.

Os passos para melhor construção de seu mapa mental são:

Caso necessário, pode-se utilizar mais de um mapa mental com o mesmo tema central, o que ajuda a dividir as ideias e tarefas relacionadas ao tema por setor. Por exemplo:

Desta forma, cada setor contribui com ideias referentes à sua especialização.

Modelos de mapa mental

Diversas plataformas oferecem modelos prontos de mapa mental para que você identifique o mais adequado para as ideias que deseja organizar.

Duas delas são a plataforma Ayoa e a Venngage, de onde saíram estes seguintes modelos:

Dica da B2B Stack: onde fazer mapa mental

Para fazer um mapa mental no Word, abra a ferramenta e o primeiro passo será colocar o papel na orientação “paisagem”.

Clique na aba “Layout”, em seguida em “Orientação” e depois em “Paisagem”;

O próximo passo é montar seu fluxograma ou diagrama. Para isso, clique na aba “Inserir”, depois em “SmartArt” e escolha o formato de diagrama ou fluxograma ideal para seu mapa mental.

Em nosso caso, selecionamos o que está marcado na imagem;

A imagem escolhida aparecerá em sua tela, e você deverá clicar em cada bloco para renomeá-los;

Ao clicar em cada bloco, uma janela de edição ficará disponível para que você os descreva conforme as necessidades;

Caso você não precise de um dos blocos do diagrama, basta clicar nele com o botão direito do mouse e excluí-lo.

Clicando em “Adicionar marcador”, você conseguirá adicionar mais blocos a um determinado bloco que esteja selecionado para seguir com as ramificações;

Neste caso, suas ramificações ficarão da seguinte forma:

Em “Design” e “Formatar”, você terá ferramentas para editar todo seu fluxograma, desde a formatação de plano de fundo dos blocos até alteração de seu formato.

Ao criar um novo slide no PowerPoint, clique em “Inserir”, depois em “SmartArt” e selecione o formato do seu mapa mental conforme sua familiaridade;

O diferencial deste formato escolhido é que no tema principal, que é o círculo maior, você precisa inserir uma imagem necessariamente.

Para isso, basta clicar no ícone do meio do círculo para fazer o upload de alguma imagem de seu dispositivo, do Bing ou do seu OneDrive.

Porém, as outras edições seguem conforme o tópico “Como fazer mapa mental no Word”, sendo que, clicando nos círculos menores, você conseguirá inserir sua descrição para cada um.

E assim como no Word, ao clicar em “Adicionar marcador”, você adiciona as ramificações do círculo que estiver selecionado.

Nas abas “Design” e “Formatar”, você também encontrará ferramentas para editar seu diagrama e deixá-lo da forma mais fácil de visualizar.

Outras ferramentas para fazer mapa mental

Abaixo, listamos algumas ferramentas para criação de mapas mentais que estão presentes no portal B2B Stack

Caso você já utilize alguma dessas soluções, não pense duas vezes antes de deixar sua avaliação no portal, pois ela pode ajudar outros usuários como você a encontrarem as melhores ferramentas para o seu negócio.  

Os valores dos planos de cada uma foram consultados em junho de 2021. Portanto, antes de contratar qualquer solução, entre em contato com os especialistas dessas plataformas para verificar se houveram alterações.

MindMeister é uma plataforma para criar e compartilhar mapas mentais, online e gratuitos, com armazenamento em nuvem, para que você possa acessá-los e obter colaboração de qualquer lugar, com possibilidade de acessá-los também por aplicativo para Android e iOS.

É bastante intuitiva, e com apenas algumas teclas você já consegue criar e personalizar seu mapa.

Você pode acessar o MindMeister com sua conta Google, com o Facebook ou criando uma nova conta na plataforma.

Uma das funcionalidades da ferramenta, permite a construção de mapas mentais em formato de slides, caso seja necessário apresentá-los desta forma.

No MindMeister você pode criar mapas para diversas finalidades, com design personalizável e ainda possuirá um histórico de colaborações e edições.

MindMeister faz integração com outra ferramenta da empresa, o MeisterTask, de gestão de tarefas. Desta forma, após criar seus mapas mentais, você pode arrastá-los para o MeisterTask para que se tornem tarefas prontas para serem gerenciadas.

Você pode utilizar o MindMeister gratuitamente através de seu plano Básico, que inclui:

E a plataforma também disponibiliza os planos pagos com algumas funcionalidades a mais. Fazem parte destes planos o Pessoal, por $ 2,49/mês, o Pro, custando $ 4,19/mês e o Comercial, por $ 6,29/mês, que podem oferecer ainda:

Caso precise de um plano personalizado, basta entrar em contato com a plataforma para identificarem as funcionalidades mais adequadas conforme as necessidades.

Canva é uma plataforma para criação de artes no geral, inclusive de mapa mental grátis, que disponibiliza uma gama de templates prontos para edição.

A ferramenta conta com mais de 20 tipos de gráficos para sua escolha, permite a publicação e o compartilhamento dos mapas mentais criados e inseri-los em apresentações e relatórios.

Para editar seus mapas mentais no Canva, não é necessário se registrar na plataforma ou fazer login, mas, para salvá-lo você precisa estar logado. 

Este processo de criar mapa mental no Canva funciona da seguinte forma:

Você também pode criar seu mapa mental em forma de slide adicionando páginas, inserir fotos de seu próprio dispositivo, áudios, vídeos e elementos e trabalhar de forma colaborativa, fornecendo para sua equipe o acesso ao mapa criado.

O Canva oferece 3 tipos de planos, que podem ser assinados mensal ou anualmente: o Grátis, na qual você possui funcionalidades gratuitas de forma vitalícia, o plano Pro, que custa a partir de R$ 30,82/mês se assinado anualmente, e o Enterprise, a partir de R$ 110/usuário/mês.

Os valores variam conforme a quantidade de usuários, forma de contratação e funcionalidades oferecidas, mas, para criação de mapas mentais, o plano gratuito já atende às necessidades.

Saiba tudo sobre o Canva acessando nosso tutorial completo.

Lucidchart é uma plataforma que permite a criação de mapas mentais gratuitos em forma de diagramas, fluxogramas e organogramas, com a possibilidade de importar arquivos .txt para sua elaboração, e depois exportar os diagramas criados nos formatos PDF, JPEG e PNG.

A ferramenta é colaborativa, portanto, todos os membros de sua equipe podem esboçar ideias em tempo real e contribuir com a melhoria do mapa mental.

Assim como as outras ferramentas vistas até aqui, o Lucidchart permite que os mapas mentais sejam visualizados em modo de apresentação. Também oferece sua inserção no Google Slides e o compartilhamento por link ou por canais de comunicação como o Slack.

No Lucidchart você encontra diversos modelos de mapas mentais para personalizar. Assim, caso você não saiba por onde começar ou não tenha tempo de criar um mapa do zero, esta funcionalidade o ajudará a montá-lo mais facilmente.

Os recursos de edição são inúmeros, desde o tipo de fonte até as cores, formas e imagens disponíveis te darão controle completo sobre seu mapa mental.

Também faz integração com diversas outras plataformas para facilitar a movimentação de dados, como Office 365, GitHub, Google Docs, Google Sheets, Microsoft Teams, Dropbox, entre outras.

A plataforma oferece 4 tipos de planos: Gratuito de forma vitalícia, o Individual, que custa a partir de $ 7,95, o Team, a partir de $ 6,67 por usuário e o Empresa, que é necessário consultar o valor com o departamento de vendas da plataforma.

GoConqr é uma ferramenta colaborativa e gratuita para criar mapas mentais, permitindo a inserção de anotações, imagens e links para centralizar todas as informações importantes em seu mapa. 

Os recursos para criação de mapa mental são bastante intuitivos. Para iniciar, basta clicar 2 vezes no ícone do tema central, e ir adicionando novas ideias clicando e arrastando o botão de “+” que fica disponível em cada um dos blocos.

O GoConqr permite o upload de mídias para inserir em seus mapas, tanto através de seus dispositivos quanto por meio de URL.

Também possui funcionalidade para compartilhar o mapa criado nas redes sociais, em seu blog ou com membros da equipe.

A plataforma GoConqr possui 4 tipos de planos com bom custo/benefício: Basic, que é o plano gratuito, Basic+, custando $ 0,84/mês pago anualmente, Premium, no valor de $ 1,67/mês pago anualmente e Premium+, por $ 2,50/mês também pago anualmente. 

Padlet é uma plataforma de criação de quadros, mapas mentais, documentos e páginas web, que pode ser acessada tanto por desktop quanto por dispositivos móveis.

A ferramenta disponibiliza templates prontos para editar e permite que você compartilhe o mapa mental criado com seus colaboradores para que eles auxiliem em sua edição e insiram comentários em tempo real.

Também é possível adicionar mídias, links para fontes externas, fazer integração da plataforma com os aplicativos Google, e após finalizado, você consegue postar seu mapa em suas redes e plataformas.

O plano mensal do Padlet está a partir de $12/usuário/mês e o plano anual é a partir de $99/usuário/mês e permitem testes gratuitos por 30 dias.

Conclusão 

Os mapas mentais são estruturas de extrema relevância para qualquer indivíduo, seja dentro das empresas e escolas ou fora delas.

Eles traduzem ideias em ações efetivas de forma organizada e prática, assim, você saberá exatamente o passo a passo que precisa seguir em direção ao seu objetivo principal e quais são as ferramentas necessárias para isso.

Outro benefício dos mapas mentais é poder reunir ideias de diversas fontes e trabalhar de forma colaborativa, o que aumenta o engajamento de todos os envolvidos e adiciona diversas experiências ao projeto.

As plataformas de criação de mapa mental oferecem recursos que vão desde a edição destes mapas de forma prática e intuitiva, geralmente com alguns cliques ou arrastando e soltando informações, até seu compartilhamento interno ou externo e o gerenciamento de permissões de usuários.

Aproveite para navegar na categoria completa de colaboração e produtividade no portal B2B Stack e descubra ferramentas indispensáveis para o trabalho em equipe.

Sair da versão mobile