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Marketing Multicanal: Como utilizar essa estratégia?

O caminho percorrido pelo marketing até chegar ao marketing multicanal foi bem longo, e entre muitas outras estratégias, passou pela impressão e distribuição em massa de panfletos, anúncios nos jornais e propagandas na TV.

Com o passar dos anos, muitos dos comportamentos dos consumidores mudaram, e os profissionais de marketing são os primeiros que sempre precisam acompanhar as novas tendências para entender para onde sua audiência está migrando.

Imagine só o que seria de uma empresa se seu time de marketing não evoluísse e continuasse lançando campanhas apenas nas revistas periódicas ou jornais, por exemplo.

Hoje, com as ferramentas certas, qualquer negócio consegue criar campanhas assertivas para alcançar o maior número de pessoas e aumentar o reconhecimento da sua marca. Entenda como isso é possível com o marketing multicanal.

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Afinal, o que é multicanal?

Multicanal, ou multicanais, trata-se das diversas formas que uma empresa adota para se comunicar, interagir ou vender para seu cliente ou público-alvo.

Os multicanais podem ser de vários tipos e terem diferentes objetivos, por exemplo os canais para vendas de produtos ou serviços, os canais de atendimento e help desk e os canais para divulgação da sua marca.

Portanto, quando se diz que uma empresa possui uma estratégia multicanal, pode significar que ela vende, presta suporte e/ou se divulga em mais de uma plataforma digital, e que pode ter até mesmo estrutura para aplicar a estratégia em canais offline, como em um estabelecimento físico, por exemplo.

Com isso, a empresa pode até oferecer uma experiência integrada ao consumidor, como é o caso das lojas que disponibilizam a venda online de um produto, mas que permitem a troca ou devolução do mesmo em uma loja física.

Os multicanais mais comuns entre as empresas nos dias de hoje podem abranger as redes sociais, a TV, o telefone, e-mail, sites, jornais, revistas, blogs, panfletos, banners, outdoors e as próprias lojas físicas.

Os objetivos de disponibilizar multicanais são encantar todos os seus potenciais clientes e alcançar o maior público possível, colocando à disposição de cada um o canal de atendimento, venda ou divulgação preferido por ele.

E o que é marketing multicanal?

Já o marketing multicanal é uma estratégia específica da área de marketing, sendo restrita à expansão da divulgação de campanhas, que visam obter um amplo e real impacto no público-alvo sobre a sua marca.

Isso porque essas campanhas são exploradas em vários canais de forma simultânea, que podem ser diferentes por precisarem se adequar a diferentes cenários, mas contêm uma mensagem única e características estéticas comuns.

O objetivo principal do marketing multicanal é atingir um público maior e onde quer que ele esteja, por uma ou mais dessas campanhas, que quando, e se, acompanhadas sequencialmente, levam o espectador a criar a percepção e reconhecimento da campanha, bem como da mensagem da empresa como um todo.

O marketing multicanal pode, ainda, oferecer como benefício as várias formas de explorar e demonstrar um mesmo produto, ou as várias formas de apresentar vários produtos que seguem um mesmo padrão, com foco em melhorar a visão do público sobre todo o potencial do seu negócio.

Como funciona o marketing multicanal?

O marketing multicanal pode ser uma estratégia para empresas que já possuem uma estrutura mais sólida, pois cada campanha é mais longa, envolve esforços mais avançados, e mais recursos do que as campanhas de marketing tradicional, como o marketing digital.

Isso porque, enquanto no inbound marketing, por exemplo, as campanhas são criadas e disparadas nos canais digitais escolhidos, no marketing multicanal essas campanhas precisam ter seu alcance ampliado e seguirem uma linha de raciocínio e um padrão consistente do início ao fim, que leva a apresentação completa de um produto ou marca.

As estratégias multicanais de marketing também podem ser expandidas para os canais físicos, como para outdoors, lojas físicas, revistas ou eventos de demonstração presenciais, e também para a TV e rádio, outro diferencial para quem decide implementá-las.

Isso significa que a mesma campanha será lançada em diferentes canais e formatos, transmitindo a mesma visão e discurso em todos eles.

Como fazer marketing multicanal?

Como dissemos, o marketing multicanal é uma estratégia que exige mais recursos financeiros e até mais pessoas envolvidas, e por isso, durante cada campanha, todo o time de marketing precisa estar engajado e participando.

Isso porque muitas variáveis precisam ser estudadas e existe a adaptação da campanha para cada canal onde ela será lançada, portanto, o ideal é que cada profissional fique responsável por uma parte específica, mas mantendo as ideias em sincronia.

Acompanhe algumas dicas para saber por onde começar suas campanhas multicanais.

Conhecer seu público-alvo e persona

Este é o ponto principal do marketing multicanal: conhecer os hábitos e interesses do seu público-alvo, bem como os canais onde ele costuma interagir, acessar ou até os locais onde ele pode passar pessoalmente.

A partir do momento que você sabe as características do seu público-alvo, você pode montar uma ou mais personas com base nessas informações.

E por que isso é o mais importante? Porque é assim que você vai descobrir em quais canais de divulgação está sua audiência para investir na promoção da sua marca ou produtos, não deixando de observar os melhores meios de atingir a maior quantidade de pessoas.

Afinal, se você não sabe onde seu público é mais ativo, provavelmente vai disparar as campanhas sem assertividade e acabar perdendo tempo e dinheiro.

Definição da campanha e orçamento

Uma vez que seu público e persona estão definidos, suas equipes de marketing precisarão definir uma campanha precisa, que consiga passar com exatidão as informações sobre o foco principal com continuidade.

Se o foco é lançar um produto, a campanha pode mostrá-lo de diferentes formas nos canais onde será divulgada.

É preciso ter em mente nessa etapa que, a campanha criada precisa ter uma mensagem única durante todo o tempo em que ela estiver ativa, bem como deve seguir um padrão de estilo, cores e outros efeitos visuais, que fará com que o público-alvo assimile sua marca, bem como entenda a continuidade da propaganda.

Adaptação da campanha para os vários canais

Mesmo que a campanha seja imutável, ela precisa ser adaptada aos diferentes canais onde será lançada.

Um exemplo de campanhas adaptadas de marketing multicanal são as do iPhone, na qual a Apple explora os potenciais do seu produto de várias maneiras interligadas, como:

Nos outdoors, o foco da Apple costuma ser demonstrar a capacidade da câmera do iPhone, por exemplo, com fotos chamativas e em alta resolução tiradas pelo aparelho.

Isso porque eles entendem que os outdoors precisam ter mensagens limpas e claras, e que podem ser interpretadas rapidamente enquanto sua persona está andando na rua;

Simultaneamente em outros canais, a Apple lança ramificações da campanha que permitem que seu público-alvo saiba mais detalhes sobre o mesmo produto lançado;

Por fim, nas lojas físicas da Apple, a marca disponibiliza aos seus potenciais clientes um ambiente interativo onde eles podem testar o produto presencialmente, reforçando ainda mais a campanha multicanal.

Este é um bom exemplo de campanha de marketing multicanal, pois o público-alvo da Apple pode ser atingido tanto nos canais online quanto nos offline, em um ou mais deles, mas em todos, a mensagem a ser transmitida é a mesma: a qualidade do produto.

Acompanhamento dos resultados

O acompanhamento dos resultados também é uma das etapas mais importantes em qualquer campanha de marketing, seja digital, física ou multicanais.

Somente com o acompanhamento dos resultados é possível identificar o que deu certo e o que deu errado para aprimorar.

Nessa hora, vale apostar em perguntas nas suas redes ou plataformas, como aquele famoso questionamento: "Onde você conheceu a nossa empresa? Indicação, outdoor, panfleto, redes sociais, ou outros?".

Mas o fundamental mesmo é contar com as ferramentas de analytics e big data para fazer este acompanhamento preciso, com o uso de inteligência artificial.

Dica B2B Stack: Como encontrar um software para marketing multicanal

No B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, reunimos mais de 23 mil soluções e mais de 9 mil avaliações de usuários reais para te auxiliar na busca pelas ferramentas mais adequadas para o seu negócio.

No nosso portal, você consegue encontrar os melhores softwares de automação de marketing e gestão de canais para dar início às suas campanhas de marketing multicanal.

Esses softwares permitem que você automatize e cadencie suas campanhas digitais, além de fornecerem o acompanhamento dos resultados de forma eficiente, através de coleta e tratamento de dados.

Para que os times de marketing se mantenham alinhados, o ideal é utilizar softwares de gestão de projetos, que dão transparência sobre os objetivos e metas da campanha, bem como das tarefas de cada membro, e permitem que as equipes trabalhem de forma colaborativa.

Você também pode navegar pela nossa categoria de outbound marketing para encontrar ferramentas para lançar campanhas em rádios, revistas e outdoors.

Outras ferramentas que têm potencial para auxiliarem muito na estruturação das campanhas de marketing multicanal são as de geomarketing, uma vez que podem fornecer dados geográficos de onde está seu público-alvo e audiência.

E para saber o que andam falando sobre a sua marca nas redes sociais, sites e blogs, e mensurar como suas campanhas estão impactando seu público, é só utilizar os softwares de gestão de reputação, que auxiliam neste monitoramento.

Outras categorias de softwares que você encontra na B2B Stack e que podem servir para essas campanhas multicanais são as de gestão de eventos, digital analytics, e-mail marketing e automação de formulários, esta, para entender de onde seus leads estão chegando.

Conclusão

O marketing multicanal é uma estratégia de marketing para os negócios que querem expandir o reconhecimento da sua marca e despertar a identificação do público-alvo para com a mensagem veiculada pela empresa.

Essa estratégia visa o disparo de campanhas sólidas e contínuas em vários canais, como nas redes sociais, e-mail e outras plataformas digitais, e também de forma física, através de outdoors, jornais, revistas e panfletos, por exemplo, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível.

Mesmo que as campanhas multicanais precisem ser adaptadas para os diversos canais onde serão lançadas, elas têm de transmitir a mesma mensagem para quem quer que a receba, assim como ter uma estética padronizada, pois isso é o que vai garantir a assimilação do público e associação da propaganda com a sua marca.

Para todos os seus processos empresariais, inclusive os de marketing multicanal, a B2B Stack possui os softwares ideais que vão te apoiar em todas as etapas. E você ainda pode avaliar suas ferramentas favoritas!

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