ERP Gratuito: Conheça os 6 melhores do mercado

Publicado em 21 de fevereiro de 2020

Os melhores ERPs gratuitos do mercado

O ERP é um termo utilizado para descrever ferramentas que oferecem soluções de ponta a ponta para diferentes tipos de negócios. São plataformas que conectam diversos setores de uma empresa e contam com funcionalidades que vão desde financeiro até gestão operacional. Listamos algumas das melhores opções gratuitas desse tipo de ferramenta. 

Quem está pensando em adotar um sistema do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) para ajudar na gestão da sua empresa mas tem dúvidas sobre os benefícios ou ainda não tem recursos para contratar uma solução paga não precisa mais se preocupar. Existem ERPs gratuitos disponíveis de boa qualidade. Com certeza um ERP gratuito poderá lhe ajudar na gestão.

O mercado conta com um leque variado de opções nesse sentido, que oferecem pelo menos as mesmas funcionalidades básicas dos softwares pagos e alguns ainda vão bem além. Eles são capazes de integrar as diversas áreas da empresa, promover a troca ágil de informações, automatizar processos manuais, além de permitir uma gestão mais colaborativa.

Além disso, a maioria dos ERPs gratuitos usa computação em nuvem. Apenas esse fator já faz com que sejam muito mais fáceis de usar do que qualquer solução que precise ser instalada na sua máquina. Nesse contexto, como escolher um ERP gratuito?

É exatamente isso que pretendemos responder neste artigo. Vamos explicar um pouco melhor como funcionam esses sistema de gest!ao e mostrar quais são os melhores ERPs gratuitos no mercado, mostrando as principais características de cada um. Acompanhe!

O que é um ERP?

Apesar da sigla em inglês e do nome um pouco pomposo, o ERP nada mais é do que um software voltado para a gestão empresarial. O “charme” é que ele é um sistema realmente muito útil para os negócios, por diversos motivos.

Um deles é que ele é capaz de automatizar diversos processos que até então precisavam ser feitos de forma manual, o que traz ganhos de diversas formas: eficiência, produtividade, redução de erros, menos necessidade de mão de obra, redução de custos, organização e segurança da informação. Não é pouco, não é?

Enterprise Resource Planning concept. Text ERP with jigsaw puzzle pieces on blue background.

Além disso, muitos ERPs são modulares, ou seja, você pode implementá-los apenas nas áreas que fazem sentido para a sua empresa e ir avançando aos poucos, de acordo com a sua necessidade.

Por fim, o ERP consegue integrar todas essas áreas, melhorando o fluxo de comunicação e aumentando a eficiência da empresa.

Quais são os melhores ERPs gratuitos?

Agora que você já entende melhor o que são e como funcionam os ERPs, vamos listar quais são os melhores ERPs gratuitos disponíveis no mercado. Veja abaixo.

Omie.FIT

omie fit

Voltado para pequenas empresas, tem como um de seus principais diferenciais o fato de permitir integração total com o contador. A Omie inclusive sugere que o empresário indique o contador como parceiro para que ele use a plataforma Omie.FIT.

Outro ponto positivo é que eles oferecem suporte ilimitado por chat e e-mail e acesso ilimitado para usuários. A versão gratuita está disponível para quem é MEI (Microempreendedor Individual) ou para empresas com faturamento anual de até R$ 180 mil. Acima desse valor é preciso contratar planos pagos.

Pelo software o usuário consegue emitir notas fiscais eletrônicas de produtos e de serviços e emitir boletos sem nenhuma limitação. Além disso, tem acesso a APIs de integração, o que permite integrá-los com outros sistemas, como meios de pagamento ou marketplaces.

É possível também gerar faturamento recorrente, uma funcionalidade muito importante para empresas com serviço de assinaturas e fazer gestão por centro de custo e projeto, além de possibilitar a integração com a conta bancária.

MarketUp

 

Outro ERP gratuito é o MarketUp que oferece suporte técnico aos usuários e tem como principal diferencial o fato de contar com funcionalidades específicas para atender diversos segmentos de negócios, como:

  • Bares, restaurantes e lanchonetes;
  • Oficinas mecânicas e técnicas;
  • Salão de beleza, clínicas e spa;
  • Informática, games e eletrônicos;
  • Perfumarias e farmácias;
  • Prestadores de serviço e MEIs;
  • Veterinárias e petshops;
  • Roupas, calçados e acessórios;
  • Bancas, quiosques e papelarias;
  • Casa, construção e jardinagem;
  • Comércio varejista e especializado;
  • Mercados, empórios e padarias.

O MarketUp oferece loja virtual, PDV integrado com outras áreas da empresa, gestão financeira, emissão de relatórios, controle de estoque, emissão de notas fiscais e aplicativo mobile, para ter mais comodidade e controle das suas operações.

Sige Lite

O Sige Lite é um dos poucos ERPs gratuitos que não são online. É preciso baixar a plataforma e instalá-la em seu computador. Se isso traz um certo desconforto, por outro lado ele também funciona offline, o que pode ser uma vantagem, por exemplo, na hora de lançar pedidos ou emitir notas fiscais. Assim o cliente não precisa aguardar se a sua conexão cair.

Entre as funcionalidades oferecidas, podemos mencionar contas a pagar e receber, emissão de cupons fiscais, registro e gerenciamento de ordens de serviço, PDV, emissão de notas fiscais, cadastro de pessoas (clientes, fornecedores, colaboradores etc.) e de produtos e registro e gerenciamento de vendas.

Outro destaque é que ele já tem uma integração com o Mercado Livre, de forma que você pode gerenciar suas vendas, criar seus anúncios, responder perguntas e mensagens dos clientes pela própria plataforma, em um só lugar.

Para bares e restaurantes, ainda oferece o módulo Sige Lite Foods, com controle de comandas e mesas e aplicativo mobile para garçons.

Bitrix24

 

O Bitrix24 é um ERP que pode ser acessado tanto na nuvem quanto instalado em seu computador. A versão gratuita é limitada a até 12 usuários. Existem também pacotes pagos com funcionalidades adicionais e para quem tem mais usuários.

Ele traz algumas funcionalidades gratuitas, como:

  • Módulo administrativo;
  • Gerenciamento de clientes (CRM);
  • Gerenciamento de projetos;
  • Ferramentas de comunicação, como videoconferências;
  • Possibilidade de criação de landing pages;
  • Loja online;
  • Contact center;
  • Suporte em tempo real por chat.

FoxManager

 

O FoxManager é um ERP gratuito online, integrado com um grande número de módulos, flexível e customizável. A versão gratuita está disponível apenas para até dois usuários.

Tem como diferencial uma interface gráfica bastante atraente e intuitiva. Conta com módulos financeiro, de contabilidade, fiscal, loja, estoque, faturamento e permite emitir boletos e notas fiscais eletrônicas.

Oferece suporte para quem usa a versão gratuita, mas sem tempo máximo de resposta, diferentemente do que ocorre com quem contrata os planos pagos.

ERP Lite Free Plus

Finalizando a nossa relação de melhores ERPs gratuitos, o ERP Lite Free Plus é um sistema de gerenciamento que atende de forma integrada as áreas de vendas, estoque e financeira. 

Permite fazer o controle financeiro, de estoque, comercial e emitir nota fiscal eletrônica. Com ele o empresário consegue monitorar os pedidos, controlar fluxo de caixa e contas a pagar e receber, fazer a integração com o PagueVeloz e com o contador.

Ele pode ser implantado pelo próprio usuário. O site oferece videoaulas e guias de orientação para isso que também são gratuitos. Agora, caso o usuário queira ter acesso a um suporte técnico personalizado, precisa pagar e a empresa oferece diferentes pacotes para isso. Existem também versões mais completas que são pagas.

O que você achou da nossa lista de ERPs gratuitos?

Vimos que é perfeitamente possível começar com um ERP gratuito, especialmente se a sua empresa não tiver orçamento ou a necessidade de ter muitos usuários. Praticamente todos contam com as principais funções necessárias para profissionalizar a gestão do seu negócio. Aproveite para conhecer os melhores sistemas de gestão para micro e pequenas empresas.


Artigos relacionados