Ícone do site B2B Stack Blog

Saiba detalhes do Moovit e facilite sua mobilidade

A mobilidade urbana pode ser um problema em determinadas regiões, mas com um aplicativo como o Moovit você será capaz de fazer trajetos cada vez mais rápidos.

Conforme estatísticas divulgadas, os problemas relacionados à mobilidade urbana ainda causam impactos negativos na vida dos brasileiros e também na economia do país.

São cerca de 32 dias por ano perdidos no trânsito e a economia deixa de ganhar aproximadamente 111 bilhões de reais enquanto estamos em deslocamento.

Com tantas horas dentro de um transporte público ou presos em congestionamentos, o cansaço físico e mental é inevitável e a produtividade no trabalho tende a cair.

Números como esses assustam, mas, com todas as tecnologias que temos hoje, conseguimos melhorar muito nossa qualidade de vida e criar hábitos mais saudáveis, que ajudem em diversos aspectos, ainda mais na mobilidade.

Acompanhe, então, o que é e como funciona o Moovit, e como o aplicativo pode otimizar suas viagens.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é Moovit?

Moovit é uma empresa Intel que oferece soluções de mobilidade urbana com o objetivo de facilitar o trajeto das pessoas com informações de transportes públicos e outras opções de mobilidade em tempo real.

A empresa lançou seu aplicativo gratuito para dispositivos móveis, disponível para iOS e Android, e sua plataforma web em 2012, e desde então já são mais de 1 bilhão de usuários em 3.400 cidades de 112 países, e seus produtos podem ser acessados em 45 idiomas.

No ano de 2017 também lançou suas soluções MaaS (Mobilidade como Serviço), para planejamento, operação e avaliação de trajetos, congestionamentos, número de passageiros e outros dados através de inteligência artificial, para melhorar as condições dos serviços de transporte e auxiliar empresas a encontrarem os melhores trajetos para seus colaboradores.

Os aplicativos reúnem informações como itinerários e horários de partida e chegada de ônibus, trens e metrôs, melhores rotas em diversos transportes, se as linhas estão operando normalmente, mapas, compartilhamento de caronas, bicicletas e patinetes, disponibilidade de Uber, entre outras.

Você pode utilizar o Moovit para se localizar e obter informações de mobilidade em mais de 100 cidades do Brasil.

Como funciona o Moovit?

O Moovit funciona a partir da colaboração dos seus usuários, governos, operadores de transporte público e empresas.

Essa parceria e o cruzamento destes dados permite o compartilhamento de informações de disponibilidade dos transportes e as condições do trânsito em tempo real.

Quando um usuário viaja com o aplicativo Moovit aberto, por exemplo, todo o trajeto é mapeado de forma anônima para que se obtenha esses dados, sendo que quanto mais o aplicativo é utilizado pelas pessoas, mais precisos são os mapeamentos obtidos.

Porém, também é possível fazer sua utilização pela plataforma web, onde você consegue visualizar melhores rotas, informações sobre linhas de trem, metrô e ônibus, mapas, e ativar notificações para que você saiba em que ponto descer ou se o transporte esperado está próximo.

Caso você queira, uma conta pode ser criada para que o Moovit funcione como uma carteira digital, na qual você carrega determinados valores para pagar direto no APP Moovit algumas opções de mobilidade e comprar passagens.

Você pode contribuir com a comunidade de usuários Moovit com informações de mudanças nas linhas, alertar sobre dados errados, adicionar fotos de pontos e estações para enriquecer a experiência de outros usuários, entre outras sugestões.

Para fornecer acessibilidade aos deficientes físicos e visuais, o Moovit otimizou todas as seções dos seus aplicativos para este público.

Entre os recursos estão sugestões de rotas com acessibilidade para cadeirantes, compatibilidade com o Dynamic Type, que aumenta a fonte das escritas de ônibus, por exemplo, reconhece gestos através da integração com tecnologias como VoiceOver e TalkBack, e tem opção de acessibilidade até mesmo para daltônicos.

E entre as soluções MaaS, você encontra recursos para personalizar apps de mobilidade com a sua marca, transporte sob demanda flexível, venda de passagens no smartphone e análises detalhadas em tempo real.

Dica B2B Stack: Como usar o Moovit

Para usar o Moovit você não precisa criar nenhuma conta ou fazer login, basta instalar o aplicativo para dispositivo móvel ou abrir a plataforma web.

Vale ressaltar que, para obter maior assertividade nas informações relatadas pelo Moovit, o ideal é que você ative sua localização no aparelho que estiver utilizando.

Veja nos próximos tópicos o passo a passo de como usar o Moovit em sua versão web, no celular e como ver seu ônibus em tempo real.

Como usar o Moovit na Web

A versão web do Moovit pode ser acessada diretamente da plataforma ou através deste link: moovitapp.com.

Acessando pela plataforma, clique em "App de Mobilidade" e "Versão Web";

Uma nova guia vai se abrir no seu navegador, então você pode escolher a região onde quer utilizar o Moovit, trocar o idioma, visualizar o mapa da sua localização e navegar entre as opções: direções, linhas e alertas;

Em "Direções", você consegue criar uma rota de um ponto de partida até o local de chegada.

Basta inserir em "Início" o endereço do lugar de onde você vai sair, automaticamente o Moovit te dá algumas opções de local para escolher.

Depois, é só fazer o mesmo no campo "Fim".

O sistema também reconhece se o local é uma estação de trem, metrô, ônibus e outros parâmetros;

Abaixo dos campos de Início e Fim, o Moovit mostra algumas rotas sugeridas, tanto por transportes públicos quanto a pé, e o tempo que você vai levar em cada uma, para que você escolha a melhor opção.

Já no mapa, você tem uma visão macro do caminho que será percorrido;

Ao clicar na rota que você vai seguir, uma janela aparece para te guiar pelo caminho, e você pode compartilhar a viagem por um link, pelo Facebook Messenger ou por e-mail.

Em "Linhas", você consegue pesquisar por linhas de ônibus, trem e metrô da região, ou clicar em uma das opções já sugeridas pelo Moovit;

Ao clicar na linha desejada, você consegue visualizar todas as paradas e os próximos horários de chegada à parada que você tocar.

O compartilhamento das informações da linha também é possível;

Em "Alertas", você consegue visualizar se as linhas da região estão funcionando corretamente ou se possui algum alerta de irregularidade.

As linhas que estão com o ícone verde estão normais e os amarelos mostram algum tipo de problema;

Ao clicar em uma dessas linhas, você consegue visualizar todos os detalhes do funcionamento dela.

Como usar o APP Moovit no celular

Para usar o Moovit no celular ou nos dispositivos móveis, você precisa instalar o APP pela Play Store ou Apple Store;

Na página inicial do APP Moovit, você pode selecionar sua região e digitar onde você quer ir;

Também encontra as opções de adicionar locais favoritos, como casa e trabalho, pedir um Uber e navegar entre as abas;

O campo de pesquisa "Onde você quer ir?" nesta tela inicial permite que você trace sua rota até o local onde quer chegar;

Ao clicar em "Vamos", você inicia o acompanhamento do seu percurso;

Na aba "Estações", você consegue visualizar o mapa com as estações ao seu entorno, usar o campo de pesquisa para visualizar as estações ao redor de um endereço específico e favoritar as que você precisar.

Como ver o ônibus em tempo real no Moovit

Apesar de não acompanhar o trajeto dos transportes públicos no mapa como em outros aplicativos, por exemplo no modelo do mapa do Uber ou da 99taxi, o APP Moovit fornece a localização aproximada do ônibus naquele determinado momento, e em cerca de quanto tempo ele chegará ao ponto em que você está.

Para isso, use a aba "Linhas" do seu aplicativo.

Você pode alternar entre as opções de linhas favoritas, todas, de ônibus, metrô, trem e barca, mais conhecida como balsa;

Então, ao selecionar a linha que deseja acompanhar e tocar no ponto onde você está, conseguirá visualizar em quanto tempo o ônibus vai passar.

E caso você clique em "Vamos", você ainda pode escolher o ponto onde você irá descer e ativar notificações para saber quando tem que desembarcar.

Neste caso, você será guiado em uma tela que demonstra o tempo estimado para que você chegue ao ponto de destino, quantas estações irá percorrer e também pode alterar o ponto de desembarque, caso necessário.

O que os usuários falam do Moovit?

Você sabia que a B2B Stack reúne avaliações de usuários reais de softwares para te auxiliar na escolha da melhor ferramenta para sua rotina?

Pois bem! O Moovit já foi avaliado no nosso portal e seus usuários disseram o que mais gostam, o que menos gostam e os problemas que resolveram com sua utilização.

Essas avaliações fizeram o Moovit ter uma média de 3.1 de 5 estrelas, com maior nota em facilidade de uso, seguida de custo/benefício, suporte ao cliente e funcionalidades.

Veja o que os usuários mais gostam no Moovit, conforme suas avaliações:

"Das inúmeras opções de consulta de horários e rotas de ônibus e trens, auxilia muito quem está todos os dias dentro do transporte público."

"A principal funcionalidade que não encontro normalmente em outros apps de movimentação urbana é a listagens de todas as linhas de ônibus das cidades, podendo procurar por uma linha específica e ver o itinerário completo (além das funcionalidades básicas de rotas, tempo, localização do ônibus, parada sugerida, etc)."

"Gosto da facilidade de localizar linhas de trem, metrô e ônibus. Costumo utilizá-lo na cidade de São Paulo e na região do Grande ABC, e ele oferece informações sobre todas as linhas disponíveis nessas regiões."

Os problemas que os usuários resolveram com o Moovit foram:

"o Moovit de fato te ajuda a saber os melhores horários para tomar um ônibus ou trem, ajudando demais na pontualidade."

"movimentação urbana e planejamento de deslocamento interno; descobrimento de linhas possíveis para percorrer o trajeto."

"O Moovit me ajuda a evitar atrasos e saber exatamente quais são os pontos em que os ônibus param, o que também auxilia na identificação de qual é mais próximo de onde preciso ir."

E como pontos a melhorar, os usuários citaram:

"a complexidade! para os mais leigos e desavisados pode ser um desafio e tanto entender o uso do Moovit."

"Não tenho nenhuma reclamação. O que poderia melhorar seria o alarme/notificação: adicionar um mini alarme para quando um ônibus das linhas selecionadas estivessem próximos de chegar no ponto."

"Às vezes o APP não é muito assertivo nos horários das linhas. Já identifiquei atrasos de até 10 minutos em relação ao horário que o aplicativo demonstrava que o ônibus iria passar. Mas mesmo assim ajuda muito."

Conclusão

Todo o mundo que precisa utilizar um meio de transporte para chegar em algum lugar sabe bem as dificuldades.

Seja seu próprio carro, um Uber ou transportes públicos, é indispensável utilizar ferramentas que te ajudem a evitar o trânsito, escolher as melhores rotas, saber o horário de funcionamento das linhas que você mais utiliza, e por consequência, evitar atrasos.

A Moovit é uma dessas ferramentas de mobilidade urbana e facilita sua locomoção em diversas regiões do Brasil e do mundo.

Com seu aplicativo gratuito e a plataforma MaaS, o Moovit permite traçar trajetos eficientes, acompanhar horários de transportes públicos, pedir Uber, compartilhar caronas, favoritar suas linhas mais utilizadas, encontrar as estações mais próximas do seu local, e com isso, ganhar tempo e não perder dinheiro.

Precisa de mais soluções inovadoras? Navegue pela B2B Stack! Maior portal brasileiro de busca e avaliação de softwares!

Sair da versão mobile