Ícone do site B2B Stack Blog

A importância de um ERP como o Nomus na Indústria

A pandemia de COVID-19 trouxe enormes desafios ao setor industrial, como a dificuldade de adquirir insumos para produção, altas em diversos custos, como na energia elétrica, e a suspensão de jornadas de trabalho. Quando nos deparamos com estes altos e baixos, fica claro que o ERP para Indústria pode ser fundamental para ultrapassar essas crises com menos prejuízo ou baixas na produtividade.

Conforme pesquisa divulgada no Portal da Indústria, o Indicador de Custos Industriais (ICI) aumentou 8,6% no terceiro trimestre de 2020, sendo o maior aumento registrado desde 2006.

Já a produtividade no setor industrial teve uma queda de 2,5% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao último trimestre de 2020.

Diante deste cenário, é preciso mais do que contar com a sorte para melhorar os resultados. Isto significa que utilizar ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar os processos de gestão dentro da indústria é essencial para evitar gastos desnecessários e aumentar a eficiência operacional.

Conheça neste texto, o Nomus ERP Industrial e os benefícios dos ERPs para indústrias.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

Qual a importância de um ERP na indústria?

A adoção de um ERP na indústria é parte integrante da transformação digital no setor exigida com a chegada da indústria 4.0 nesta Quarta Revolução Industrial, marcada pela automação de processos e do uso inteligente de dados e tecnologia para tomadas de decisão.

O papel do ERP dentro da indústria torna-se indispensável para que os processos de produção sejam otimizados, com planejamento e acompanhamento do início ao fim, e para que haja menos desperdícios de matérias-primas, por consequência, diminuindo custos e contribuindo também com o meio ambiente.

Os ERPs são ferramentas capazes de integrar diversos setores, e com isso, cruzam e sincronizam dados vindos de várias fontes.

Um exemplo disso é a integração entre vendas, financeiro, estoque e produção, onde cada venda realizada gera atualizações automáticas no fluxo de caixa, para controle das finanças, na baixa do produto no estoque, fornecendo mais assertividade nesta gestão, e na criação de ordens de produção conforme o estoque vai ficando escasso, não produzindo nem mais e nem menos do que o necessário.

Os benefícios de um ERP específico para indústria

Sabemos que as demandas industriais são muito diferentes das demandas de qualquer outro tipo de negócio, afinal, a indústria dá início a basicamente tudo o que encontramos pela frente.

Alguns ERPs conseguem se adaptar a essas demandas ou oferecer alguns módulos específicos para gerenciar o básico.

Porém, em algum momento, eles podem acabar generalizando suas funcionalidades para abranger mais segmentos em um único sistema, seja por economia de tempo de desenvolvimento, seja por necessidade de rápido lançamento e reconhecimento.

Um bom ERP específico para indústria deve ser capaz de acompanhar toda a cadência de produção conciliada com as vendas, com o estoque, tanto de produtos produzidos quanto de matérias-primas, faturamento, emissão de notas fiscais de entrada e saída, e principalmente, deve ter ferramentas para calcular os custos padrão e real do seu produto para que se consiga estabelecer os valores de venda.

Também deve ser fácil de ser implementado, pois não há tempo a perder quando falamos em produção.

Os ERPs geralmente são montados em módulos de acordo com as necessidades do negócio, e isso é muito benéfico em uma indústria, já que com isso, evita-se gastos com funcionalidades generalizadas que não tem a ver com o que realmente precisam.

Portanto, estudar as necessidades e dificuldades da sua indústria é o primeiro passo para entender quais são as suas particularidades, e assim, construir um projeto em conjunto com especialistas dessas soluções para adequarem as melhores funcionalidades e não perder dinheiro com módulos que não agregam valor.

Módulos do Nomus voltados para a indústria

A Nomus oferece um sistema de gestão completo e especializado em indústrias, desenvolvido e implantado por Engenheiros de Produção que entendem as necessidades dos profissionais deste setor e que acompanham seu projeto do início ao fim.

O Nomus ERP Industrial funciona preferencialmente em nuvem, mas, caso necessário, pode ser instalado em seu servidor para acessá-lo com sua própria rede.

Seus módulos para indústria te ajudam a gerenciar desde engenharia até vendas, financeiro, compras, produção, estoque e chão de fábrica, além de te auxiliar no planejamento e controle de sua produção e no Controle de qualidade de seu produto final.

O Nomus ERP Industrial também fornece um painel de controle inteligente, com possibilidade de gerar relatórios personalizados conforme o que se deseja analisar para que você tome decisões baseadas em dados precisos, o que é essencial para uma indústria transformada digitalmente.

Acompanhe abaixo detalhadamente o que cada módulo do Nomus ERP Industrial pode te oferecer.

Vendas e faturamento

Este módulo traz como funcionalidades um ambiente onde você pode cadastrar e gerenciar as solicitações de cotação de leads e clientes e gerar propostas comerciais personalizadas para envio por e-mail.

Uma vez aprovada pelo cliente, sua proposta é atualizada para um pedido de venda e as rejeitadas podem ser analisadas para aperfeiçoar as próximas abordagens.

Você conseguirá criar tabelas de preços de produtos e gerenciar comissões de vendedores e parceiros de forma integrada com as vendas e o financeiro.

Os pedidos de venda, por sua vez, poderão ser gerenciados de forma que você consiga gerar notas fiscais eletrônicas em arquivos XML e DANFE, que podem ser enviados por e-mail, bem como cancelar essas notas caso necessário, emitir notas de devolução, definir regras para tributação ICMS, IPI, PIS e COFINS de acordo com CFOP e gerar documentos para faturar o pedido.

Você poderá acompanhar a produção dos seus produtos conciliada com as vendas, desta forma, não corre-se o risco de atrasos nas entregas ou de não ter um produto no estoque.

Todas estas funcionalidades também podem ser utilizadas no módulo de Prestação de Serviços.

Gestão financeira

Com este módulo você poderá gerenciar suas contas a pagar e a receber, inclusive transferências bancárias, de forma integrada e sincronizada com compras, vendas, fluxo de caixa, faturamento e conciliação bancária, esta, sendo possível de ser realizada através do próprio módulo com o upload de arquivo OFX do seu extrato bancário.

Você poderá gerar boletos bancários com registro, arquivos de remessa para o banco, bem como importar arquivos de retorno do banco para conciliação destes boletos.

O módulo possui um CRM Financeiro para que você cobre clientes inadimplentes e gerencie pagamentos aos fornecedores.

Todos os seus resultados financeiros poderão ser acompanhados em tempo real através de um painel de controle.

Compras e recebimentos

Aqui, você conseguirá solicitar cotações aos seus fornecedores e gerenciá-las. As solicitações de compras serão otimizadas, evitando custos desnecessários, pois você poderá fazê-las de forma integrada com seu plano de produção e MRP, sabendo exatamente o que e quando comprar, assim como as quantidades necessárias.

A partir de suas cotações, você poderá gerar seus pedidos de compras e enviá-los por e-mail aos fornecedores, importar todas as NF-es de compra emitidas para sua indústria em formato XML, gerar NF-e de devolução, acompanhar o recebimento destes insumos e gerar documentos de entrada, que serão integrados automaticamente ao seu estoque e financeiro para melhor controle.

Importação de produtos

Além das funcionalidades do módulo de compras e recebimento, neste módulo você terá funções específicas para receber produtos importados.

Você conseguirá emitir NF-e de entrada de importação, assim como outros documentos de entrada, todos integrados ao estoque, financeiro e compras.

No documento de entrada, você poderá registrar dados da Declaração de Importação (DI), como tributos, taxas e adições, além de poder configurar seu sistema para ratear frete, seguro e taxas da DI, bem como conferir estas informações antes de gerar a NF-e de importação.

Controle da produção

Este módulo fornece ferramentas para criação de listas de materiais acabados e semi-acabados, bem como de suas quantidades necessárias para produção dos produtos.

Várias listas de materiais podem ser criadas para o mesmo produto, assim como poderão ser reutilizadas para otimizar tempo e facilitar atualizações pertinentes.

Você também conseguirá gerenciar produtos produzidos somente sob encomenda com a configuração de uma lista personalizada de preferências para estes produtos que atendem a determinado cliente.

A geração de ordens de produção pode ser personalizada conforme as necessidades, sendo que você pode gerar ordens específicas para produção de produtos para o estoque, para encomendas, para produção com ordens pais e filhas, entre outras, sendo possível a emissão deste documento em PDF para orientar os operadores do chão de fábrica.

O módulo também permite que você emita etiquetas para identificar os produtos fabricados, requisite materiais para atender às ordens de produção de forma integrada com o estoque e o reporte da produção com controle de rastreabilidade por lote e/ou série e gestão de custos.

Produção em terceiros

Com este módulo você conseguirá gerenciar a produção quando feita por terceiros. Você irá gerenciar ordens de produção em terceiros, solicitações de compras de materiais para terceiros, solicitações de contratação de serviços de produção em terceiros, bem como controlar o estoque de materiais que estão em posse de terceiros de forma integrada com o faturamento.

O controle da produção também será integrado com o estoque de materiais, onde te dará uma visão geral sobre os produtos produzidos x materiais utilizados x sobras de materiais.

Produção para terceiros

Se sua indústria produz produtos para terceiros, com este módulo você conseguirá ter mais assertividade neste processo de gestão.

Você poderá emitir ordens de produção e gerenciar o recebimento e estoque de materiais fornecidos por terceiros em conjunto com o andamento deste processo.

Neste caso, você acompanhará o estoque de produtos produzidos x materiais de terceiros em seu poder x sobras de materiais de terceiros e emitir NF-es de retorno para estes materiais.

Controle de estoque

Neste módulo você irá controlar seu estoque de forma integrada com as vendas, faturamento, compras e recebimentos, e não só das matérias-primas, mas também de embalagens, produtos acabados e semi-acabados e outros materiais necessários nos processos de produção e distribuição.

O sistema permite o controle dos materiais de terceiros e dos materiais em posse de terceiros, de requisições de materiais para consumo por centro de custo, o acompanhamento de movimentações de produtos do estoque para outros setores, ver o saldo de estoque projetado de entradas e saídas futuras e rastrear produtos por lote e série.

O módulo ainda faz conversão de unidades de medida e seu inventário de estoque quando necessário.

Bloco K

Neste módulo você poderá gerar o Bloco K e o Bloco H do SPED Fiscal em sincronia com a produção e estoque, contando com os seguintes registros:

Plano de produção e MRP

Neste módulo você obterá uma previsão de vendas baseada em seu histórico de pedidos, nos pedidos em carteira e no estoque para criar um planejamento de produção eficiente, sem faltas e nem excessos.

O módulo também traz o cálculo do CRP (Planejamento da necessidade de capacidade) integrado a todo controle da produção.

As ordens de produção podem ser automatizadas a partir do plano de produção criado, e este mesmo plano irá gerar seu cálculo de MRP (Planejamento da necessidade de materiais), inclusive de produtos semi-acabados, com base em diversos parâmetros como saldo de determinado material em estoque, pedidos de compras, entre outros, o que também gera solicitações automatizadas de compras de materiais para produção quando houver necessidade.

Controle do chão de fábrica

Neste módulo você poderá criar roteiros para produção, inclusive de produtos semi-acabados, com registro de todas as etapas e tempo produtivo, e reutilizá-los futuramente para otimização de tempo, além de acompanhar o andamento de todas as ordens de produção em tempo real.

Você conseguirá acompanhar e fazer apontamentos para a produção, como de paradas, esperas e manutenções a partir de terminais do chão de fábrica e até mesmo por tablet, e contará com leitor de códigos de barras para requisição de materiais no chão de fábrica.

Os reportes de produção funcionarão integrados com as ordens de produção e você poderá acompanhar e registrar perdas de produtos no chão de fábrica conciliando com o estoque.

O sistema ainda permite que você identifique produtos com etiquetas de códigos de barras para facilitar seu rastreamento, analise a capacidade de suas máquinas, crie um ranking para medir a produtividade de funcionários e monitore o que está sendo preparado em cada setor.

Programação da produção

Neste módulo você poderá programar a produção de suas máquinas de acordo com o tempo gasto na produção de cada ordem e capacidade disponível, não deixando máquinas ociosas e aumentando a produtividade da produção.

As funcionalidades do sistema permitem que você acompanhe as sequências programadas e saiba quando cada operação irá começar e terminar. Neste processo, você conseguirá ter previsibilidade sobre as demandas de vendas x tempo de produção, o que ajuda a identificar se ocorrerão atrasos ou outros problemas que precisem de atuação preditiva.

Custeio padrão

Com este módulo você conseguirá calcular o custo padrão de seus produtos acabados e semi-acabados com base nos gastos para produzi-los, seja de mão-de-obra, de matérias-primas, custo de hora padrão ou outros parâmetros, para que se obtenha o cálculo do valor de venda de cada produto levando em consideração o custo padrão x margem de lucro esperada.

A partir destes cálculos você poderá montar sua tabela de preços, obter os valores de sua lucratividade e levantar insights sobre como melhorar o lucro de cada produto.

Custeio real

Neste módulo você poderá calcular o custo de reposição e custo médio de matérias-primas, o custo real, bem como o custo real efetivo das movimentações do estoque, realizar rateio de custos por centro de custo e analisar a lucratividade real de seus produtos.

Todos os dados obtidos neste módulo são integrados à compras, financeiro e contábil.

Integração com contabilidade

O Nomus ERP Industrial se integra a softwares de contabilidade que você já utiliza para que seu contador tenha acesso prático a todas as informações necessárias.

Você conseguirá exportar as NF-es de saída, NF-es de entrada, Bloco K e lançamentos contábeis para o software contábil, gerando demonstrativos como DRE e Balanço Patrimonial e as guias para pagar tributos.

E também pode ser feito o contrário, importando informações contábeis ao Nomus ERP Industrial para conciliar com o financeiro e faturamento.

As folhas de pagamento também podem ser importadas para o Nomus ERP Industrial, que fornece mais controle nas contas a pagar e no cálculo de custo real da sua produção.

Controle da qualidade

Neste módulo, você poderá criar planos de inspeção de produtos e de matérias-primas, estabelecendo parâmetros de qualidade que precisam ser vistoriados periodicamente.

Esta vistoria ainda pode ser estendida para sua produção, monitorando temperaturas, velocidade, amperagem, entre outros dados importantes para garantir que nada saia dos trilhos durante os processos produtivos.

Como estratégia de marketing, você poderá gerar um certificado de inspeção personalizado para enviar aos seus clientes, demonstrando autonomia e autoridade na fabricação de seus produtos.

As não conformidades também poderão ser registradas para que você monitore seus indicadores de qualidade e identifique gargalos que podem ser corrigidos para aperfeiçoar ainda mais sua produção.

Gestão de documentos

A gestão de documentos do Nomus ERP Industrial permite que você registre diversas documentações em computadores ou tablets, com definição de requisitos, de forma prática para evitar falhas operacionais de processos manuais.

Também possui sistema de assinatura digital em documentos e criação de documentos em PDF, com layout personalizado, para serem enviados a clientes, fornecedores ou para agentes internos.

Databooks

No Nomus ERP Industrial você poderá criar diversos Databooks com especificação de seções e requisitos, inclusive em formato eletrônico, além de digitalizar documentações de terceiros.

Você conseguirá gerar documentos apenas preenchendo formulários personalizados e integrar arquivos de ordens de produção diretamente ao seu Databook criado.

Os Databooks criados poderão ser convertidos em PDF, reunindo todas as documentações pertinentes aos pedidos de vendas e contratos.

Controle da expedição

Este módulo oferece recursos para identificação e expedição de seus produtos fabricados. É possível emitir etiquetas com códigos de barras diretamente no sistema, formar cargas a partir da leitura destes códigos e identificá-las com suas próprias etiquetas, assim como gerar romaneios de expedição com leitura destes códigos.

As principais funcionalidades do Nomus Expedição também podem ser acessadas através do aplicativo para Android.

Gestão de projetos

Nesta área, você terá ferramentas para gerenciar seu projeto definindo e atribuindo tarefas e fluxos de trabalho, com prazos de entrega, cronogramas a serem seguidos pelos colaboradores e outros parâmetros necessários para sua gestão.

Você conseguirá acompanhar o tempo de cada tarefa, metrificar seus avanços, registrar os custos de cada etapa para conseguir estabelecer seu custo padrão e o custo real e anexar arquivos úteis para que os colaboradores consigam desempenhar suas funções com informações centralizadas.

CRM

Você pode fazer tudo isso que foi citado até aqui, mas, nada adianta se você não tiver um bom relacionamento com seus clientes.

O CRM é uma ferramenta que gerencia todo o seu relacionamento com o cliente, desde o momento da prospecção, e armazena todos os dados em um histórico para que você e seus colaboradores saibam exatamente o que seu cliente precisa em cada momento.

As funcionalidades do Nomus ERP Industrial permitem que você registre suas negociações com clientes, os atendimentos que foram realizados e solicitados, anexe documentações, acompanhe cada etapa do processo do cliente e integre suas vendas ao CRM para gerar pedidos rapidamente.

Quanto custa um ERP para Indústria

Geralmente, os ERPs podem ser personalizados conforme as necessidades da indústria. Neste caso, o preço varia de acordo com as funcionalidades e módulos escolhidos.

Mas, caso você queira um pacote fechado de módulos e funcionalidades montado pela própria empresa desenvolvedora do software, o Nomus ERP Industrial pode ser adquirido a partir de R$ 449,00/mês, considerando a assinatura anual com desconto e para empresas optantes pelo Simples Nacional.

Para empresas de lucro presumido ou lucro real, o sistema pode ser adquirido a partir de R$ 724,00/mês, também considerando a assinatura anual.

A taxa de implantação do software também pode variar. Isto de acordo com o modelo de implantação mais adequado, que pode ser remoto, presencial ou também personalizado.

Conclusão

Quando realizados de forma manual ou através de planilhas, os processos de gestão, independente do porte ou segmento da empresa, são fadados ao erro, resultando em falhas de cálculos que podem impactar significativamente na receita do negócio.

Nas indústrias, os ERPs são ferramentas que oferecem diversos benefícios na gestão do chão de fábrica e ainda integram diversas áreas para que se obtenha o máximo de produtividade com o mínimo de desperdícios.

O Nomus ERP Industrial é um ERP especializado em indústrias e fornece todos os recursos para administrar sua produção em conjunto com todas as outras áreas.

Seja vendas, financeiro, estoque da própria indústria ou de terceiros, contabilidade, chão de fábrica e qualquer outro setor, todos estarão funcionando de forma conectada e sincronizada no Nomus ERP Industrial para que se obtenha os melhores resultados e a máxima otimização de recursos.

O B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, possui um extenso catálogo, com mais de 23 mil ferramentas úteis para seu negócio, como os ERPs para indústria e diversas outras categorias.

Clique aqui para navegar pela plataforma e escolher as melhores soluções do mercado!

Sair da versão mobile