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O que é NFT, como funciona e como criar ativos virtuais

Você já ouviu falar sobre NFT? Esses itens exclusivos comercializados na internet estão atraindo a atenção não só de investidores, mas até mesmo de jogadores de futebol e cantores famosos, como Neymar e Justin Bieber.

Esta é uma tendência de ativos digitais que viu seu valor de mercado chegar a crescer quase dez vezes entre 2018 e 2020.

Os NFTs podem ser ativos de marca, obras de arte, itens de jogos, cards colecionáveis, músicas, memes, e entre muitas outras possibilidades, até o primeiro post no Twitter feito pelo seu próprio fundador Jack Dorsey já foi vendido como NFT por quase 3 milhões de dólares.

O futuro dos NFTs ainda não está muito bem definido, mas, para se ter uma ideia, somente em 2021 foram movimentados mais de R$ 128,1 bilhões em NFTs, e a tendência, com o metaverso criando cada vez mais forma, é que este mercado possa ser muito lucrativo para quem quiser apostar.

Portanto, quem está pensando em cunhar, investir ou colecionar um NFT precisará estudar seu verdadeiro valor e o quanto eles podem ser significativos em curto e longo prazo.

Então, nossa missão a partir de agora é te explicar um pouco mais sobre o que é e como funciona a tecnologia por trás do NFT, e te apresentar soluções onde você pode criar, procurar ou vender o seu. Acompanhe!

O que é NFT?

Foto: CryptoPunk 7523. Crédito/Reprodução: Larva Labs.

NFT é uma sigla para “non-fungible token”, ou no português “token não-fungível”.

Em resumo, NFT se trata de um item digital único, intransferível, validado através de um certificado de autenticidade, o token, e que de forma alguma pode ser modificado ou substituído por outro da mesma espécie, qualidade ou valor.

Para entender de forma aprofundada, precisamos dizer o que é um token, e as diferenças entre um ativo fungível e não fungível, certo?

O token é um código numérico único vinculado a um arquivo ou serviço digital, que garante sua segurança, podendo funcionar como uma “senha extra”, ou que serve para autenticar o valor ou o proprietário de um item virtual, por exemplo um objeto, contrato ou moeda.

Seguindo esta lógica, vamos falar sobre os objetos fungíveis, ao qual podemos citar as próprias moedas.

As moedas são itens fungíveis porque podem ser substituídas por outros objetos de mesma espécie, como o dinheiro em papel, ou por outras moedas de valores ou tipos diferentes, como as criptomoedas.

Já os itens não-fungíveis não podem ser substituídos em nenhuma hipótese, como foi dito anteriormente, e dois exemplos que podemos citar são obras de arte como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e objetos que possuem apenas um exemplar, como alguns fósseis pré-históricos raros que são encontrados em perfeito estado.

Então, podemos dizer que o NFT se trata de um ativo digital cunhado exclusivamente para que se tenha apenas um dono, e que tanto seu proprietário quanto o item em si são certificados através do token.

Isso serve para assegurar a veracidade de um objeto diante de cópias que podem surgir na internet, e atestar que o proprietário está adquirindo um item realmente original, imutável e que não será vendido novamente para outra pessoa.

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O NFT mais caro da história (até hoje)

Foto: Um dos Tokens da série “The Merge”. Crédito/Reprodução: Pak.

O NFT mais caro da história até o momento é a série de NFTs “The Merge”, cujo o artista digital nomeado de Pak o cunhou como um token de múltiplos donos.

Isto é, a arte foi fragmentada para que várias pessoas pudessem comprar quantas partes únicas quisessem, e que na carteira dos proprietários formam um único NFT, crescendo conforme cada “massa” adicionada.

As massas da obra “The Merge” foram leiloadas para 28.983 pessoas, que compraram mais de 312 mil cotas, totalizando um valor de US$ 91,8 milhões, mais de R$ 500 milhões na conversão para o real, o que tornou Pak o artista vivo com a obra mais valiosa da história.

Como funciona o NFT?

O NFT é um token armazenado em blockchain, um livro-razão imutável, compartilhado entre usuários de uma rede, que permite registrar e rastrear ativos, sendo o mesmo sistema utilizado para as criptomoedas.

Isto é, informações do mundo todo vão sendo adicionadas e armazenadas em blocos de dados por cada usuário deste sistema, dados estes que não podem ser modificados ou excluídos, aceitando apenas a inclusão de novos blocos de informações, formando uma corrente global.

Cada um desses blocos é criptografado e carrega seu token, ou seja, seu código único de validação, que no caso dos NFTs são emitidos e disponibilizados aos interessados dessas obras que estão sendo negociadas, mas não podem ser modificados, somente visualizados para confirmar sua originalidade.

Isso é o que garante ao proprietário de um NFT ser o único dono de um item digital no mundo todo, e este certificado de autenticação também distingue um objeto original de uma cópia sem valor comercial.

Os NFTs podem ser adquiridos pelos proprietários com criptomoedas em marketplaces específicos, vitrines virtuais onde os artistas expõem centenas de opções de NFTs dos mais diversos tipos e preços.

Depois de adquiridos, eles precisam ser armazenados em uma carteira virtual.

Tanto o marketplace onde o NFT será comercializado, quanto a carteira onde será armazenado precisam ser compatíveis e já possuírem integração com o sistema de blockchain onde o NFT foi criado.

Exemplos de NFT valiosos

Os NFTs são itens que despertaram a curiosidade e o senso de exclusividade de investidores e colecionadores, e por isso eles são tão valiosos.

Alguns deles são vendidos por milhões de dólares, como é o caso da obra abaixo, denominada “Everydays – The First 5000 Days”, criada pelo artista Beeple. Este NFT reúne 5 mil obras feitas pelo artista em forma de colagens, leiloada pelo valor de US$ 69,3 milhões, sendo a mais cara vendida para um único comprador em 2021.

Foto: “Everydays – The First 5000 Days”. Crédito: Mike Winkelmann (Beeple).

Outra coleção que teve itens leiloados por alguns milhares de dólares foi a Bored Ape Yacht Club (BAYC), uma das coleções de artes mais populares, que foram adquiridas por jogadores do time de futebol PSG, incluindo o atleta Neymar, que gastou cerca de R$ 6,2 milhões em duas obras.

Foto: Coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC). A imagem foi postada no perfil pessoal do Twitter do jogador Neymar.

O CryptoPunk 4156 também faz parte de uma das coleções de NFTs mais valiosas do mundo, leiloado por US$ 10,35 milhões em dezembro de 2021.

Foto: CryptoPunk 4156. Crédito/Reprodução: Larva Labs.

Por que as marcas estão entrando na onda NFT?

Os NFTs estão viralizando entre famosos e investidores, e grandes marcas estão vendo boas oportunidades em leiloar este tipo de item digital, tanto para reforçar as estratégias de branding e se posicionar no mercado, quanto para gerar receita extra.

A sensação de ter um objeto único e raro é o que faz com que tantos artistas, investidores e colecionadores se sintam tão atraídos por esses itens.

Além disso, muitas pessoas que têm condições de investir em NFTs o fazem por status, porque a comunidade está crescendo e muita gente influente já faz parte dela.

A verdade é que muitos tipos de itens podem ser leiloados, desde ingressos raros até fotos, vídeos, gifs, e mais.

A Pepsi, por exemplo, é uma das grandes marcas que apostaram em uma nova coleção com 1.893 NFTs diferentes, em referência ao seu ano de fundação, denominada “Mic Drop Genesis NFT”, em comemoração à sua história e aos seus sabores, que fizeram parte da vida de milhões de consumidores.

Além de lançar tokens comemorativos, o que é uma boa estratégia para as marcas, as empresas também podem desenvolver esses tokens não fugíveis para o metaverso, que está ganhando mais e mais relevância a cada dia.

• Leia também nosso conteúdo sobre como aplicar a realidade virtual e aumentada nos negócios.

Dica B2B Stack: Onde e como criar seu NFT

Se você quer começar a cunhar NFTs para vender online, precisará de uma carteira virtual integrada a um marketplace de NFT, criptomoedas para pagar os custos de envio dos conteúdos para tokenização, e o conteúdo em si, o que deseja transformar em um item virtual.

Algumas opções de plataformas de blockchain bem conhecidas que você pode usar são a MetaMask.io e a OpenSea.

Primeiro, você precisa abrir uma carteira de criptomoedas, então, você vai ter de comprar o dinheiro virtual para prosseguir com a operação, e para isso, pode ser usada uma plataforma especializada, como Binance, e a criptomoeda indicada é a Ethereum.

Depois de comprar suas criptomoedas, você irá transferir o valor para sua carteira, que pode ser aberta pela MetaMask e ser usada como uma extensão do Chrome, a partir do navegador, ou através do aplicativo para dispositivos móveis.

Então, você irá integrar sua carteira ao marketplace escolhido para criar e enviar seus NFTs. No nosso exemplo será a OpenSea.

Os passos no OpenSea passam pelo upload da sua imagem, vídeo ou áudio, por exemplo, já editados, a definição de um título e uma descrição, bastante otimizados e com o máximo de detalhes para que você atraia compradores, e prosseguir com a operação para tokenizar seu material.

Por fim, você irá listar seu item virtual na OpenSea ou em outro marketplace escolhido, determinar um valor mínimo para lances, pagar as taxas necessárias, e aguardar que o público comece a dar os lances para comprar seu item.

Seu item será vendido ao interessado que enviar o maior lance.

Outras soluções que podem ser usadas nos seus processos de cunhagem ou até para buscar NFTs são a Rarible, Enjin e Proton Mint.

Conclusão

Se você chegou aqui sem saber nada sobre os NFTs, provavelmente não estava entendendo o motivo de tanta busca dos usuários da internet por esses itens virtuais.

Agora você sabe que este mercado já movimenta bilhões de dólares, e que as pessoas estão comprando esses itens por colecionismo ou como investimento, devido aos seus altos valores de venda e a raridade e exclusividade do objeto.

A tendência é que os ativos digitais continuem fazendo sucesso nos próximos anos, especialmente com a crescente evolução do metaverso e a valorização de tudo o que se pode fazer ou comprar online.

Se você está pensando em expandir o reconhecimento da sua marca ou das suas artes, essa pode ser uma oportunidade inovadora de criar e vender itens digitais, capazes de conquistar até mesmo artistas e investidores famosos.

Entretanto, vale fazer um bom estudo para entender se esta é a estratégia ideal para o seu negócio, ramo de atuação e público-alvo.

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