Supply Chain: o que é e como funciona na prática

Publicado em 2 de maio de 2023

Imagem de trabalhadores em um estoque, relacionado a Supply Chain Management

O Supply Chain Management, ou Gestão da Cadeia de Suprimentos, é uma estratégia fundamental para o sucesso das empresas de qualquer setor, pois se trata de uma estratégia que integra todo o planejamento, execução e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Para garantir a competitividade e rentabilidade das empresas, o Supply Chain traz diversas vantagens, como otimização dos processos, eliminação de desperdícios, redução de riscos e garantia de uma jornada de compra aprimorada para os clientes.

Acompanhe esse artigo e saiba mais detalhes!

O que é Supply Chain Management?

Supply Chain Management, ou na tradução literal “Gestão da Cadeia de Suprimentos”, trata-se de um processo que integra o planejamento, execução e gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos de uma empresa.

Dentro da prática de SCM (Sigla para Supply Chain Management), todas as atividades precisam ser estruturadas em conjunto, com o objetivo de entregar produtos ou serviços cada vez mais qualificados para os clientes, assim como para fazer este envio de forma ágil.

Essa estratégia garante às empresas a possibilidade de proporcionar a melhor jornada de compra para os usuários, e por consequência, a otimização da experiência do cliente, aumentando a probabilidade dele se manter fiel à marca.

Mas não somente isso, ela também é fundamental para que as empresas não sofram com a falta de insumos, possibilitando sua adequação rápida às mudanças do mercado.

Um estudo divulgado recentemente demonstrou que as interrupções na cadeia de suprimentos podem ocasionar uma perda financeira de 62%, e acredite se quiser, apenas 6% das empresas entrevistadas disseram ter visibilidade total sobre ela.

Em um caso mais recente, O Porto de Long Beach e o Porto de Los Angeles, nos Estados Unidos, estão investindo em um novo campus de treinamento de movimentação de mercadorias no valor de US$ 110 milhões.

O objetivo é melhorar a eficiência e a produtividade da cadeia de suprimentos local, ao mesmo tempo em que atende a demanda por trabalhadores treinados e qualificados para lidar com as operações portuárias.

Essa iniciativa é uma prova do reconhecimento de que um Supply Chain eficiente é essencial para o sucesso das operações portuárias e para o comércio internacional em geral.

Como funciona a Gestão de Cadeia de Suprimentos?

Como visto anteriormente, o Supply Chain Management precisa integrar a gestão de toda a cadeia de suprimentos de uma empresa, visando o controle total sobre os fluxos de recursos e produtos.

Isto é, todos os processos relacionados desde o planejamento e fabricação de um produto e seu armazenamento, até o controle financeiro dos pedidos, seu envio para o consumidor final e ciclo de vida, precisam ser observados e tratados de forma integrada.

Muitos confundem logística com cadeia de suprimentos, no entanto, a logística é apenas parte dessa rede, que envolve muito mais processos e pessoas.

Com a chegada da indústria 4.0, ocasionada pela 4ª Revolução Industrial, a gestão da cadeia de suprimentos precisou passar por mudanças, tendo agora como foco a experiência do cliente, assim como a inovação e agilidade dos processos através das ferramentas tecnológicas.

Isso porque com tanta concorrência no mercado, as empresas que não adaptarem o pré e pós-vendas para as exigências do cliente, que incluem a entrega rápida dos seus pedidos, o preço e a qualidade do produto, vão acabar ficando para trás.

Portanto, de forma bem simplificada, podemos dizer que o Supply Chain passa pelas etapas de planejamento (que inclui dados e informações), compras, produção e distribuição, na qual devem se encaixar:

  • Levantamento dos dados da empresa: satisfação dos clientes, tempo médio para lançamento de um produto, métricas de logística e compras, entre outras;
  • A gestão eficiente dos pedidos de vendas e chão de fábrica, para dar conta da oferta e demanda, assim como para evitar gastos excedentes quando há baixo volume de pedidos;
  • Gerenciamento constante do estoque e inventário da empresa, tanto de matérias-primas quanto do produto final;
  • Controle financeiro sobre cobranças, compras, impostos e fretes, possibilitando que a empresa adapte os preços conforme as flutuações do mercado ou necessidades do cliente;
  • Gestão e comunicação constante com fornecedores e distribuidores, para possibilitar sua substituição rápida quando necessário.

Fotografia de uma mulher trabalhando em uma gestão de suprimentos ou Supply Chain

Quais as principais vantagens em utilizar Supply Chain?

O Supply Chain é uma abordagem estratégica fundamental para garantir a competitividade e a rentabilidade das empresas, para isso, ele traz algumas vantagens subjacentes, dentre elas podemos citar:

Otimização dos processos e eliminação de desperdícios

Por meio do Supply Chain se torna fácil identificar gargalos e oportunidades de melhoria em cada etapa da cadeia de suprimentos, dessa forma a empresa pode eliminar desperdícios, reduzir custos e aumentar a eficiência.

Redução de riscos

O SCM também permite que as empresas analisem melhor os riscos relacionados à falta de matéria-prima ou atraso na entrega de produtos. 

Por meio de uma gestão eficiente é possível identificar possíveis problemas e planejar ações preventivas para minimizar os impactos, o que ajuda na gestão de riscos e na garantia da disponibilidade dos produtos no prazo esperado.

Gestão eficiente de stakeholders

A abordagem envolve também uma gestão eficiente dos stakeholders (fornecedores, clientes, transportadoras, entre outros) envolvidos na cadeia produtiva. 

Ao estabelecer parcerias estratégicas e colaborativas com os fornecedores, a empresa garante a entrega eficiente dos produtos e serviços e consequentemente a otimização de todas as etapas seguintes.

Garantia de qualidade do produto final

Por ajuda do supply chain é possível monitorar todo o processo produtivo, identificando e corrigindo potenciais falhas ou desvios de qualidade ao longo da cadeia de suprimentos, garantindo a qualidade do produto final.

Satisfação do cliente e boa reputação para a empresa

Como consequência das etapas anteriores, essa estratégia também contribui para a satisfação do cliente e a boa reputação da empresa por garantir a disponibilidade dos produtos no prazo esperado, a qualidade dos produtos e a eficiência dos processos produtivos. 

Assim, as empresas conseguem atender às expectativas dos clientes e melhorar sua reputação no mercado.

Conclusão

O Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é uma prática de gestão que deve ser adotada por todas as empresas que vendem produtos ou serviços físicos.

Se a sua empresa está buscando maneiras de ganhar vantagem competitiva, o supply chain pode ser uma ótima opção pois permite a gestão integrada de todos os processos que envolvem o planejamento, produção, venda e distribuição dos seus produtos, garantindo processos e operações mais eficientes, ágeis e de qualidade.

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Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


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