Ícone do site B2B Stack Blog

Vindi: pagamento online e cobrança recorrente

Banner da empresa Vindi

Está buscando por um software de gestão de cobranças recorrentes e pagamentos online? Então, conheça a Vindi, uma plataforma que centraliza todos os recursos para cobrar clientes e gerenciar pagamentos.

O comércio eletrônico vem movimentando bilhões de reais nos últimos anos.

Mas, com a pandemia de COVID-19 e a exigência de adaptação às novas oportunidades do mercado, este crescimento é ainda mais acelerado.

Dados divulgados demonstram que o número de transações nas lojas virtuais do Brasil aumentou em 672% na região Norte, 671% no Nordeste, 611% no Centro-Oeste, 513% no Sudeste e 372% no Sul só no primeiro trimestre de 2021.

Com tanta concorrência é preciso estabelecer diferenciais para atrair e fidelizar clientes, os transformando em verdadeiros fãs.

Um mercado que agora está despertando mais olhares do que nunca é o da recorrência.

Neste modelo de vendas, seu negócio pode criar planos de assinaturas, como a Netflix por exemplo, que entrega ao cliente produtos ou serviços específicos por determinado período e com uma frequência pré-estabelecida, e uma vez que o cliente faz sua assinatura, ele passa a efetuar pagamentos recorrentes ao seu negócio, geralmente mensais, semestrais ou anuais.

Também podem ser citadas as mensalidades de escolas, academias, as plataformas SaaS e os clubes de assinaturas como modelos de recorrência.

Além de trazer previsibilidade de receita para as empresas, essa estratégia visa criar vínculos com os clientes e um relacionamento mais duradouro.

Para gerenciar essas recorrências, um sistema de gestão de assinaturas como o da Vindi é fundamental, já que evita cobranças indevidas, assim como pode integrar diversos métodos de pagamento, evitando inadimplências, e proporcionar relatórios detalhados para tomadas de decisão mais precisas, entre muitas outras funcionalidades.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é a Vindi?

Vindi é uma fintech nacional de gestão de pagamentos online fundada em 2013, utilizada por mais de 6 mil clientes, que chegou à marca de mais de 3 bilhões de processamentos de pagamentos entre 2020 e 2021.

Através do sistema Vindi é possível gerenciar todos os seus recebimentos, sejam eles pontuais ou recorrentes, além de controlar inadimplências.

Mas não é só isso, por funcionar como um gateway de pagamento, se conectar com os principais bancos e integrar outras plataformas e sistemas via API flexível, você pode disponibilizar diversos meios de pagamento aos seus clientes, enviar faturas por e-mail e emitir notas fiscais.

Você consegue receber na sua plataforma por boleto bancário, cartão de crédito de diversas bandeiras, débito e gerar links de pagamento, ideal para quem não vende por uma loja virtual, quer vender nas redes sociais ou não tem maquininha.

Para fornecer segurança em suas transações de pagamento, a Vindi possui certificação PCI Compliance nível 1, ou “PCI DSS”, uma das maiores certificações de segurança do mundo.

No portal B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, a Vindi possui média de avaliação 4.9 de 5 estrelas, com base nas avaliações de usuários reais.

Essa nota garantiu à Vindi os selos de líder das categorias de gestão de cobranças, de billings e meios de pagamento e de gestão de assinaturas no B2B Awards 2020, maior evento do Brasil para premiação de softwares mais bem avaliados, que ocorre anualmente.

Produtos Vindi

Os produtos Vindi incluem gestão de assinaturas, PCI Compliance, recuperação de inadimplências, integrações, pagamentos e API de pagamentos.

Para que você inicie sua jornada de recorrência, na plataforma Vindi é possível criar seus próprios planos, mensalidades ou assinaturas, de acordo com o produto que se pretende vender e suas regras de cobrança.

Além disso, você pode personalizar sua página de checkout, escolher as formas de pagamento que serão disponibilizadas ao cliente e integrar o sistema Vindi à sua plataforma.

Também estão disponíveis integrações com ERPs e CRMs para melhorar ainda mais a gestão de todas as áreas do seu negócio, com adquirentes, e-commerces, serviços de tecnologia, franquias e extensões.

Para gestão das assinaturas, basta cadastrar o cliente e o cartão de crédito na plataforma, e assim o desconto do pagamento é feito de forma automática na fatura dele conforme a periodicidade acordada, e sem que ele precise fazer nada.

O valor pago é depositado diretamente em sua conta corrente.

Depois, você consegue acompanhar todas as métricas através do seu dashboard e de relatórios, além de executar diversas ações para evitar inadimplências e acompanhar todos os recebíveis.

E para receber pagamentos, você pode emitir boletos, inclusive recorrentes, com registro ou sem registro, e enviá-los por e-mail ou em PDF aos clientes.

Também consegue integrar seu sistema com adquirentes de cartões de crédito para aceitar crédito à vista e parcelado ou disponibilizar a opção de débito em conta para o cliente.

Os links de pagamento que são gerados pela Vind podem ser compartilhados em suas redes sociais, por WhatsApp, e-mail, SMS, chatbot ou como preferir.

Todas as suas transações podem ser acompanhadas em tempo real, assim você não depende de bancos ou adquirentes para dar baixa em pagamentos.

Mais da metade dos brasileiros gasta mais de R$100 em assinaturas

A Vindi divulgou a maior pesquisa sobre o mercado de cobranças recorrentes do Brasil, que vinha sendo estruturada pela empresa desde 2018.

Essa pesquisa tem o objetivo de compreender “Como os brasileiros consomem assinaturas”, e diversas descobertas foram feitas.

Entre elas podemos citar os perfis dos assinantes, suas preferências de meios de pagamento, tipos de serviços com maior índice de assinaturas e os benefícios percebidos neste modelo de vendas segundo os clientes.

A pesquisa também demonstrou que parte dos clientes com pagamentos recorrentes não sabem quanto gastam por mês com essas assinaturas.

Porém, o percentual do público que gasta mais de R$ 100/mês com assinaturas e mensalidades é de 69%, representando mais da metade dos entrevistados.

E ainda 34% responderam que gastam mais de R$ 300/mês com pagamentos recorrentes, um número mais de duas vezes maior do que o público que gasta mais de R$ 50/mês, representado por 12%.

Disparado, os tipos de produtos ou serviços com maior índice de assinaturas, representando 74% do público, são os digitais, como aplicativos, recomendação de investimentos, jogos, streaming de música e filmes, informação, sites, entre outros.

Produtos físicos como ração, cosméticos, comida, roupa, farmácia, café, vinho, produtos geek, revistas e livros representam assinaturas de 4% dos entrevistados.

E produtos físicos e digitais são assinados por 22% do grupo entrevistado.

Podemos ver que cada vez mais, o mercado de assinaturas está se consolidando no país pelas inúmeras vantagens tanto para as empresas quanto para os clientes.

Portanto, vale a pena estudar seu negócio, conhecer o perfil dos seus clientes e apostar em uma, dentre as centenas de possibilidades!

• Quer saber mais sobre a pesquisa da Vindi e o perfil do público que mais consome o modelo assinaturas? Baixe o relatório clicando aqui!

Como a Vindi automatiza as assinaturas

Automatizar a gestão das assinaturas recorrentes é a melhor forma de não deixar passar nada despercebido e facilitar a vida do cliente.

Veja nos próximos tópicos como funcionam as automações de assinaturas pela Vindi.

Gestão de assinaturas

Para gestão das assinaturas, é possível construir uma série de automações para gerenciar tanto os pagamentos quanto as inadimplências.

Mas, alguns recursos de automação já são disponibilizados na Vindi.

Através do seu dashboard e dos relatórios gerados você acompanha as faturas pagas, à vencer e em aberto, assim como obtém dados detalhados sobre as assinaturas ativas e canceladas.

Desta forma, você pode criar sua régua de cobrança pela Vindi para automatizar o envio de notificações aos clientes por e-mail e SMS.

A Vindi também faz retentativas de cobranças automáticas em casos de falhas em transações de cobrança, evitando que você fique sem receber seus pagamentos.

Cobrança recorrente

Diferente do parcelamento de compras, em que o cliente faz uma única transação para pagar em vários meses, o pagamento recorrente gera entregas constantes à ele, com descontos automáticos em suas faturas, e por isso, deve-se construir um fluxo muito bem estruturado para realizar essas cobranças.

Mas, a principal diferença entre as duas modalidades de pagamento é que o pagamento recorrente não consome o limite total do cartão do cliente.

Portanto, se ele tem uma assinatura em que paga R$ 100/mês por um período de 12 meses, ele não precisa ter os R$ 1.200 total de limite no cartão, somente os R$ 100 todos os meses.

Por outro lado, se o cliente faz o parcelamento de uma compra de R$ 1.200 em 12 vezes, mesmo que ele só pague R$ 100/mês, os R$ 1.200 do limite ficarão presos até que a última parcela seja descontada.

Ainda assim, o cliente pode fazer a assinatura de um plano anual e ao invés de pagar à vista, pagar parcelado. Neste caso, o limite dele é consumido como uma venda normal no crédito parcelado.

É importante saber disso, pois além de ganhar um argumento na hora de incentivar seu cliente a assinar seu plano na recorrência, ao cadastrar o cliente na Vindi ele é cobrado automaticamente e de forma correta em todos os ciclos dessa assinatura e também tem renovação automática do plano ao terminar o contrato até que ele opte pelo cancelamento.

A Vindi ainda possui um produto de renovação automática de cartões expirados ou reemitidos, o Renova Vindi, assim você não precisa se preocupar com as atualizações manuais dos cartões dos clientes.

Pagamento e API de pagamento

A API aberta da Vindi te permite criar ainda mais fluxos automáticos de cobranças além dos já pré-definidos pela plataforma, expandindo seus recursos.

Estes fluxos podem obedecer às suas próprias regras de negócio para atender todas as particularidades da sua empresa, obtendo a infraestrutura ideal para receber e gerenciar pagamentos.

Essa API também faz integrações diferentes com diversos adquirentes (Cielo, Rede, e outros), bancos e até prefeituras em um único ambiente, o que elimina a necessidade de ter várias ferramentas para gerenciar pagamentos vindos de diversas fontes e/ou regiões e permite a negociação de taxas com os adquirentes.

Além disso, podem ser criadas automações para determinar meios de pagamento específicos em determinadas situações, por exemplo:

Se você possui uma taxa melhor em um adquirente, pode-se definir este meio de pagamento como preferencial e oferecer alguma vantagem para o cliente que o utilize, sendo uma forma de fidelizá-lo.

Funcionalidades da Vindi

A Vindi é um hub de pagamentos que fornece todas as funcionalidades necessárias para criar planos de recorrência e gerenciar pagamentos avulsos ou recorrentes. Veja todos os recursos:

Preços e planos da Vindi

A Vindi trabalha com quatro tipos de planos: Start, Pro, Premium e Enterprise.

O plano Start, indicado para quem está começando a implantar a recorrência, pode ser adquirido por R$499/mês, enquanto o Plano Intermediário, que agrega uma série de novos recursos, possui o valor de R$1399/mês.

Já o plano avançado precisa ter seus valores consultados diretamente com os especialistas da Vindi.

Eles também poderão te orientar sobre qual é a melhor opção para o seu tipo de negócio.

Entre os diferenciais dos planos estão a quantidade de assinantes que se deseja gerenciar, a quantidade de usuários do sistema, o tipo de suporte e como o serviço de adquirência é prestado.

Já entre as similaridades estão a página de checkout personalizável, o dashboard e os relatórios de análises, as retentativas de cobrança e a camada de segurança contra fraudes, além da segurança do PCI Compliance.

• Quer uma demonstração da Vindi? Clique aqui e solicite direto na plataforma!

Conclusão

As cobranças recorrentes estão se mostrando promissoras para aumentar as vendas e fidelizar clientes.

Com a concorrência a todo vapor no modelo de vendas tradicional, é preciso ter outra estratégia para os tempos de crise, já que esperar um cliente voltar a fazer uma compra avulsa na sua loja ou que os leads cheguem até você pode te fazer ficar para trás.

Para te apoiar desde a implantação do seu projeto de recorrência até a gestão das assinaturas dos seus clientes, a Vindi disponibiliza recursos que automatizam todo o fluxo dos seus recebimentos, além de intermediar transações com adquirentes de cartões e garantir que todos os processamentos de pagamentos sejam realizados com segurança.

Todas as suas assinaturas e pagamentos recebidos, assim como os que estiverem em atraso podem ser acompanhados em tempo real através do seu dashboard e relatórios.

A Vindi também te fornece ferramentas para gerenciar e tratar inadimplências, como retentativas de cobranças, atualizações automáticas de cartões e personalização de réguas de cobrança, assim como emite boletos e faturas para serem enviadas rapidamente aos clientes.

E se você não possui uma loja virtual mas faz vendas avulsas por redes sociais ou em outros canais, você pode utilizar a Vindi tanto para emissão dos seus boletos de cobrança quanto para gerar links de pagamento compartilháveis para receber mesmo sem maquininha e para acompanhar todas as suas entradas.

Já utiliza a Vindi ou outras ferramentas no seu dia a dia? Deixe sua avaliação no portal B2B Stack e aumente o reconhecimento da sua marca favorita!

Sair da versão mobile