Ícone do site B2B Stack Blog

Omie: saiba tudo sobre a plataforma de gestão online

Omie é um ERP online voltado para pequenas empresas de qualquer segmento

O Omie é um ERP de gestão financeira e automatização de rotinas. Com foco em pequenas empresas, a ferramenta traz funcionalidades como controle de estoque, emissão de notas fiscais de serviços, gestão de boletos de cobrança, controle do fluxo de caixa e conciliação, controle da inadimplência e muito mais. Com a solução é possível centralizar as informações e compartilhar com os setores responsáveis da empresa.

Ter uma plataforma de gestão online, também conhecida como ERP (Enterprise Resource Planning ou, em português, Sistema Integrado de Gestão) pode facilitar muito a rotina da sua empresa. E quando falamos mais especificamente dos pequenos negócios, o Omie pode ser a ferramenta ideal.

Com a intenção de otimizar processos e aproximar os setores de administração e contabilidade, o sistema Omie é um software voltado para empresas que desejam crescer de maneira sustentável. Quer entender como isso é possível?

Neste artigo vamos apresentar tudo que você precisa saber sobre o Omie, entendendo sua importância e suas funcionalidades, além de falar sobre sua aplicação no dia a dia das empresas. Confira a seguir!

Não perca também o nosso artigo sobre os melhores ERPs para micro e pequenas empresas. Além do Omie, você vai conhecer ferramentas como o Conta Azul, Nibo, Bling, TOTVS, entre outras.

O que é o sistema Omie?

Como já falamos no início deste texto, o Omie é um ERP online voltado para pequenas empresas de qualquer segmento. Isso significa que, através dessa única ferramenta, você pode fazer a gestão e automatizar diversas atividades do seu negócio. Controle de estoque, emissão de notas fiscais, emissão de boletos, controle do fluxo de caixa e da inadimplência são apenas alguns dos recursos oferecidos. 

Subdivididas em duas categorias principais – para empreendedores e para contadores -, as soluções da Omie permitem o acompanhamento das oportunidades de vendas e a antecipação dos recebíveis, partindo das notas fiscais emitidas dentro do próprio sistema. 

Assim, utilizando a tecnologia é possível centralizar as informações e compartilhar de maneira mais assertiva com as áreas responsáveis dentro da empresa. Além disso, dentre as principais vantagens de contar com um sistema como esse, também podemos citar:

Continue a sua leitura para entender quais são as funcionalidades que possibilitam os benefícios que acabamos de citar.

A empresa também realiza o We Are Omie, evento anual de empreendedorismo, contabilidade e tecnologia voltado para pequenos e médios negócios.

ERP

Como citamos anteriormente no nosso guia completo sobre a categoria, o ERP pode ser caracterizado como uma categoria de ferramentas que oferecem soluções de ponta a ponta para diferentes áreas e segmentos de negócio. 

Ideal para conectar e integrar a gestão administrativo-financeira, contabilidade, a cadeia de suprimentos, portfólio de projetos, recursos humanos e muito mais, esses softwares têm como grande benefício o aumento na eficiência das demandas.

Além disso, também oferece uma visão maior sobre a situação de gestão de ativos empresariais, serviços profissionais e gerenciamento de projetos do negócio.

Caso queira saber mais, não deixe de ler o nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre o que é um ERP!

Como funciona o sistema Omie?

Bem, com as vantagens que falamos anteriormente já deu para entender o porquê de tantas PMEs no Brasil escolherem o Omie para a gestão online da sua empresa. Mas neste tópico iremos um pouco além. Aqui, vamos te apresentar todas as funcionalidades e recursos do sistema. Vamos lá?

Cadastro de contas

Importante para quem deseja melhorar as vendas e a prospecção, o cadastro de contas permite que você crie e organize sua carteira em poucos cliques. Com isso, você pode acompanhar de perto as oportunidades e ter sempre em mãos as informações mais importantes sobre determinado cliente. 

Além disso, através do aplicativo de Pesquisa Atômica, com apenas uma chave de busca sobre o seu cliente (nome, razão social, CPF, CNPJ ou telefone) você consegue encontrar outros dados sobre ele, o que agiliza ainda mais o processo.

Cadastro de contas dentro do sistema Omie

Integração com banco

Seguindo padrões estabelecidos pela Federação Brasileiras de Bancos (Febraban), o CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) funciona como uma interface para a troca de informações entre as empresas e seus respectivos bancos. Garante, principalmente, uma melhor operação financeira e a cobrança de boletos registrados. 

Com a ferramenta do Omie, esse processo se torna muito mais fácil e você obtém arquivos de remessa e retorno, além confirmar automaticamente os recebimentos da sua empresa. Ou seja, essa relação se torna muito mais próxima e integrada. 

Relatórios completos 

Através de informações precisas e relatórios personalizados, as tomadas de decisão se tornam mais assertivas. Dentro do sistema Omie, você monitora e seleciona apenas os dados realmente necessários para o seu negócio.

Relatórios de compra e venda por departamento ou por projetos são importantes recursos para o gerenciamento das vendas, do estoque e das compras, além do controle do centro de custo, dos processos organizacionais e, inclusive, da inadimplência.

Gestão de contratos

Uma maneira muito mais fácil de cadastrar os contratos e acompanhar os faturamentos da empresa. Uma vez enumerados dentro da plataforma, os acordos recorrentes passam a ter todas suas informações em uma única tela para ter a visão completa de cada caso, o que já foi recebidos e quais os próximos vencimentos. Se você procura por um sistema de gestão de assinaturas e pagamentos recorrentes, não deixe de ler este artigo que traz as melhores ferramentas.

Em poucos cliques, você emite notas fiscais, recibos e boletos das mensalidades com mais agilidade e segurança.

Controle de estoque

Monitore, automatize e mantenha um equilíbrio saudável entre as áreas de compra e venda. De acordo com a necessidade do seu negócio, o Omie planeja as próximas compras (de produto ou matéria-prima) e ajuda a manter o giro do seu estoque atualizado. 

Outro recurso interessante é a possibilidade de fazer o planejamento do seu estoque por períodos. Emitindo um relatório de Posição de Estoque, você insere a data desejada e extrai as informações da quantidade ideal para atender às demandas desse determinado período.

CRM 

Monitore as vendas de produtos ou serviços, melhore seu gerenciamento de leads e a prospecção de clientes, tenha as informações da negociação sempre em mãos e mantenha o histórico de clientes sempre atualizado. Tudo isso, utilizando o CRM disponível dentro do sistema Omie, uma forma simples e eficaz de acompanhar a jornada de compra e o pipeline de vendas da empresa.

Omie é um ERP online voltado para pequenas empresas de qualquer segmento

Jornada do cliente dentro do CRM do sistema Omie

Resumo do pipeline de vendas

Nota fiscal

Muitas vezes, os processos de faturamento com complexos e tomam o tempo de outras coisas que realmente importam para o negócio. A Omie veio para simplificar. Com ela, você emite notas de produto e serviços com mais facilidade, além de configurar os impostos referentes a cada NF através do NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).

Financeiro

Quer ter mais organização para o seu fluxo de caixa e um maior controle das contas a pagar e a receber? Com a plataforma de ERP do Omie, a sua empresa faz todo o planejamento financeiros, as conciliações com os bancos e a antecipação de recebíveis em um único lugar.

Estrutura dos produtos

Ideal para empresas ou indústrias com linha de produção e que precisam acompanhar de perto a estrutura dos produtos. Além disso, essa funcionalidade ajuda o gestor a calcular a tabela de preços com base nos padrões já estabelecidos e entender a relevância de cada produto e das decisões de compra e venda (relatório ABC).

Gestão das vendas

Cadastre sua equipe de vendas, acompanhe as negociações em tempo real e analise as estratégias que o seu time vem usando. Com relatórios completos e atualizados, é possível acompanhar os resultados de campanhas de venda e ações de marketing, entendendo a fundo o ticket que cada uma delas pode trazer para a empresa. 

Já para os negócios que estão iniciando suas atividades, o recurso de Radar de Clientes oferece filtros de acordo com interesse e localização para encontrar novos clientes ideais para prospectar.

Ordem de produção

Através do sistema, é possível entender cada etapa da sua produção: desde a quantidade de matéria-prima e o estoque disponível, até a previsão de conclusão. Assim, você obtém relatórios completos com orientações de compras e sugestões dos valores que podem precificar o produto final. 

Marketplace 

Para lojas que já são ou pretendem se tornar online, a Omie ajuda a anunciar seus produtos nas principais vitrines virtuais do mercado. Amazon, Submarino, Mercado Livre, Loja Integrada são apenas algumas das possibilidades de integração.

Painel do Contador

Facilita as rotinas e o relacionamento entre empresa e contador. Todo o processo e as entregas de documento são feitos online, facilitando as burocracias e deixando o seu contador a par de todas as informações necessárias sobre o seu negócio.

Processos de negócio visual

Em qualquer uma das funcionalidades que citamos acima, você encontra processos visuais, fáceis e intuitivos de serem executados. Tudo para facilitar ainda mais o dia a dia da sua equipe e tornar as tomadas de decisão mais rápidas e assertivas. 

Integrações do sistema Omie

No quesito integrações, a Omie se mostra uma das mais completas de sua categoria.

Diretamente na Omie.Store, uma loja de aplicativos própria, você pode encontrar e selecionar diversos aplicativos disponíveis para integração com o sistema, variando de categorias específicas para cada setor empresarial como indústria, restaurantes, hospitalidade e transporte.

A seguir iremos listar algumas das principais integrações oferecidas para essa solução: 

RD Station Marketing 

Para empresas que já trabalham com o RD Station Marketing, uma das principais plataformas de Marketing Digital e Vendas, a Omie oferece funcionalidades que permitem o envio de oportunidades geradas pela solução da Resultados Digitais diretamente para o ERP, por conversão ou marcação de oportunidade.

Além disso, esta integração permite escolher o funil e estágio de cada oportunidade direcionada, juntamente com campos personalizados para cada uma. Quando o processo de vendas for concluído, o usuário pode ainda retornar todas as informações ao RD Station Marketing.

MeusCorreios

Certificado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o MeusCorreios é um aplicativo que gera etiquetas e listas de postagens de envios de mercadorias através de qualquer agência dos correios. 

Completamente integrado com o Omie, a solução acessa pedidos prontos para envio, emite o rótulo e segue para o acompanhamento completo do processo até a entrega final, assim atualizando a situação no ERP.

DocSales eSign

O DocSales eSign é uma solução que permite ao usuário realizar o upload de qualquer PDF para ser enviado para assinatura eletrônica (com validade jurídica).

Indicado para empresas que precisam assinar documentos como  contratos e propostas remotamente, a solução se integra diretamente com a Omie e faz a rastreabilidade de leitura dos documentos enviados por e-mail. 

Omie preços: quanto custa o sistema?

Uma das coisas mais interessantes do Omie é que a precificação da plataforma é baseada no porte de cada empresa. Por isso, os valores do software variam de acordo com cada enquadramento fiscal.

Independentemente de qual for o plano que você se encaixe, todos eles apresentam recursos em comum, como número ilimitado de usuários, notas fiscais ilimitadas, acesso aos APIs de integração, emissão de boletos ilimitada, integração com o banco e com o contador, suporte técnico gratuito e muito mais!

Vamos às modalidades e aos valores.

*Valores checados em novembro/2020. Importante sempre consultar o preço atualizado antes de assinar.

Para empresas MEI

Planos disponíveis para empresas que acabaram de ser criadas até as que possuem um faturamento de até R$81 mil:

Para empresas do Simples Nacional

Para empresas com Lucro Real e Lucro Presumido

Em todos os pacotes disponíveis nesta categoria, ao assinar o plano anual, sua empresa recebe descontos no pack de treinamentos da Omie.

Gostou da apresentação sobre o sistema Omie e quer saber mais sobre ele? Então clique aqui e confira as avaliações de quem já conhece e usa essa ferramenta!

Sair da versão mobile