O Omie é um ERP de gestão financeira e automatização de rotinas. Com foco em pequenas empresas, a ferramenta traz funcionalidades como controle de estoque, emissão de notas fiscais de serviços, gestão de boletos de cobrança, controle do fluxo de caixa e conciliação, controle da inadimplência e muito mais. Com a solução é possível centralizar as informações e compartilhar com os setores responsáveis da empresa.
Ter uma plataforma de gestão online, também conhecida como ERP (Enterprise Resource Planning ou, em português, Sistema Integrado de Gestão) pode facilitar muito a rotina da sua empresa. E quando falamos mais especificamente dos pequenos negócios, o Omie pode ser a ferramenta ideal.
Com a intenção de otimizar processos e aproximar os setores de administração e contabilidade, o sistema Omie é um software voltado para empresas que desejam crescer de maneira sustentável. Quer entender como isso é possível?
Neste artigo vamos apresentar tudo que você precisa saber sobre o Omie, entendendo sua importância e suas funcionalidades, além de falar sobre sua aplicação no dia a dia das empresas. Confira a seguir!
Não perca também o nosso artigo sobre os melhores ERPs para micro e pequenas empresas. Além do Omie, você vai conhecer ferramentas como o Conta Azul, Nibo, Bling, TOTVS, entre outras.
O que é o sistema Omie?
Como já falamos no início deste texto, o Omie é um ERP online voltado para pequenas empresas de qualquer segmento. Isso significa que, através dessa única ferramenta, você pode fazer a gestão e automatizar diversas atividades do seu negócio. Controle de estoque, emissão de notas fiscais, emissão de boletos, controle do fluxo de caixa e da inadimplência são apenas alguns dos recursos oferecidos.
Subdivididas em duas categorias principais – para empreendedores e para contadores -, as soluções da Omie permitem o acompanhamento das oportunidades de vendas e a antecipação dos recebíveis, partindo das notas fiscais emitidas dentro do próprio sistema.
Assim, utilizando a tecnologia é possível centralizar as informações e compartilhar de maneira mais assertiva com as áreas responsáveis dentro da empresa. Além disso, dentre as principais vantagens de contar com um sistema como esse, também podemos citar:
- Redução dos custos da operação, pois em um só lugar você já encontra tudo o que precisa;
- Segurança dos dados, uma vez que 100% das informações estão armazenadas na nuvem;
- Acesso e mobilidade do sistema, já que só precisamos de uma conexão com a internet para operar de qualquer lugar.
Continue a sua leitura para entender quais são as funcionalidades que possibilitam os benefícios que acabamos de citar.
A empresa também realiza o We Are Omie, evento anual de empreendedorismo, contabilidade e tecnologia voltado para pequenos e médios negócios.
ERP
Como citamos anteriormente no nosso guia completo sobre a categoria, o ERP pode ser caracterizado como uma categoria de ferramentas que oferecem soluções de ponta a ponta para diferentes áreas e segmentos de negócio.
Ideal para conectar e integrar a gestão administrativo-financeira, contabilidade, a cadeia de suprimentos, portfólio de projetos, recursos humanos e muito mais, esses softwares têm como grande benefício o aumento na eficiência das demandas.
Além disso, também oferece uma visão maior sobre a situação de gestão de ativos empresariais, serviços profissionais e gerenciamento de projetos do negócio.
Caso queira saber mais, não deixe de ler o nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre o que é um ERP!
Como funciona o sistema Omie?
Bem, com as vantagens que falamos anteriormente já deu para entender o porquê de tantas PMEs no Brasil escolherem o Omie para a gestão online da sua empresa. Mas neste tópico iremos um pouco além. Aqui, vamos te apresentar todas as funcionalidades e recursos do sistema. Vamos lá?
Cadastro de contas
Importante para quem deseja melhorar as vendas e a prospecção, o cadastro de contas permite que você crie e organize sua carteira em poucos cliques. Com isso, você pode acompanhar de perto as oportunidades e ter sempre em mãos as informações mais importantes sobre determinado cliente.
Além disso, através do aplicativo de Pesquisa Atômica, com apenas uma chave de busca sobre o seu cliente (nome, razão social, CPF, CNPJ ou telefone) você consegue encontrar outros dados sobre ele, o que agiliza ainda mais o processo.
Integração com banco
Seguindo padrões estabelecidos pela Federação Brasileiras de Bancos (Febraban), o CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) funciona como uma interface para a troca de informações entre as empresas e seus respectivos bancos. Garante, principalmente, uma melhor operação financeira e a cobrança de boletos registrados.
Com a ferramenta do Omie, esse processo se torna muito mais fácil e você obtém arquivos de remessa e retorno, além confirmar automaticamente os recebimentos da sua empresa. Ou seja, essa relação se torna muito mais próxima e integrada.
Relatórios completos
Através de informações precisas e relatórios personalizados, as tomadas de decisão se tornam mais assertivas. Dentro do sistema Omie, você monitora e seleciona apenas os dados realmente necessários para o seu negócio.
Relatórios de compra e venda por departamento ou por projetos são importantes recursos para o gerenciamento das vendas, do estoque e das compras, além do controle do centro de custo, dos processos organizacionais e, inclusive, da inadimplência.
Gestão de contratos
Uma maneira muito mais fácil de cadastrar os contratos e acompanhar os faturamentos da empresa. Uma vez enumerados dentro da plataforma, os acordos recorrentes passam a ter todas suas informações em uma única tela para ter a visão completa de cada caso, o que já foi recebidos e quais os próximos vencimentos. Se você procura por um sistema de gestão de assinaturas e pagamentos recorrentes, não deixe de ler este artigo que traz as melhores ferramentas.
Em poucos cliques, você emite notas fiscais, recibos e boletos das mensalidades com mais agilidade e segurança.
Controle de estoque
Monitore, automatize e mantenha um equilíbrio saudável entre as áreas de compra e venda. De acordo com a necessidade do seu negócio, o Omie planeja as próximas compras (de produto ou matéria-prima) e ajuda a manter o giro do seu estoque atualizado.
Outro recurso interessante é a possibilidade de fazer o planejamento do seu estoque por períodos. Emitindo um relatório de Posição de Estoque, você insere a data desejada e extrai as informações da quantidade ideal para atender às demandas desse determinado período.
CRM
Monitore as vendas de produtos ou serviços, melhore seu gerenciamento de leads e a prospecção de clientes, tenha as informações da negociação sempre em mãos e mantenha o histórico de clientes sempre atualizado. Tudo isso, utilizando o CRM disponível dentro do sistema Omie, uma forma simples e eficaz de acompanhar a jornada de compra e o pipeline de vendas da empresa.
Jornada do cliente dentro do CRM do sistema Omie
Nota fiscal
Muitas vezes, os processos de faturamento com complexos e tomam o tempo de outras coisas que realmente importam para o negócio. A Omie veio para simplificar. Com ela, você emite notas de produto e serviços com mais facilidade, além de configurar os impostos referentes a cada NF através do NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).
Financeiro
Quer ter mais organização para o seu fluxo de caixa e um maior controle das contas a pagar e a receber? Com a plataforma de ERP do Omie, a sua empresa faz todo o planejamento financeiros, as conciliações com os bancos e a antecipação de recebíveis em um único lugar.
Estrutura dos produtos
Ideal para empresas ou indústrias com linha de produção e que precisam acompanhar de perto a estrutura dos produtos. Além disso, essa funcionalidade ajuda o gestor a calcular a tabela de preços com base nos padrões já estabelecidos e entender a relevância de cada produto e das decisões de compra e venda (relatório ABC).
Gestão das vendas
Cadastre sua equipe de vendas, acompanhe as negociações em tempo real e analise as estratégias que o seu time vem usando. Com relatórios completos e atualizados, é possível acompanhar os resultados de campanhas de venda e ações de marketing, entendendo a fundo o ticket que cada uma delas pode trazer para a empresa.
Já para os negócios que estão iniciando suas atividades, o recurso de Radar de Clientes oferece filtros de acordo com interesse e localização para encontrar novos clientes ideais para prospectar.
Ordem de produção
Através do sistema, é possível entender cada etapa da sua produção: desde a quantidade de matéria-prima e o estoque disponível, até a previsão de conclusão. Assim, você obtém relatórios completos com orientações de compras e sugestões dos valores que podem precificar o produto final.
Marketplace
Para lojas que já são ou pretendem se tornar online, a Omie ajuda a anunciar seus produtos nas principais vitrines virtuais do mercado. Amazon, Submarino, Mercado Livre, Loja Integrada são apenas algumas das possibilidades de integração.
Painel do Contador
Facilita as rotinas e o relacionamento entre empresa e contador. Todo o processo e as entregas de documento são feitos online, facilitando as burocracias e deixando o seu contador a par de todas as informações necessárias sobre o seu negócio.
Processos de negócio visual
Em qualquer uma das funcionalidades que citamos acima, você encontra processos visuais, fáceis e intuitivos de serem executados. Tudo para facilitar ainda mais o dia a dia da sua equipe e tornar as tomadas de decisão mais rápidas e assertivas.
Integrações do sistema Omie
No quesito integrações, a Omie se mostra uma das mais completas de sua categoria.
Diretamente na Omie.Store, uma loja de aplicativos própria, você pode encontrar e selecionar diversos aplicativos disponíveis para integração com o sistema, variando de categorias específicas para cada setor empresarial como indústria, restaurantes, hospitalidade e transporte.
A seguir iremos listar algumas das principais integrações oferecidas para essa solução:
RD Station Marketing
Para empresas que já trabalham com o RD Station Marketing, uma das principais plataformas de Marketing Digital e Vendas, a Omie oferece funcionalidades que permitem o envio de oportunidades geradas pela solução da Resultados Digitais diretamente para o ERP, por conversão ou marcação de oportunidade.
Além disso, esta integração permite escolher o funil e estágio de cada oportunidade direcionada, juntamente com campos personalizados para cada uma. Quando o processo de vendas for concluído, o usuário pode ainda retornar todas as informações ao RD Station Marketing.
MeusCorreios
Certificado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o MeusCorreios é um aplicativo que gera etiquetas e listas de postagens de envios de mercadorias através de qualquer agência dos correios.
Completamente integrado com o Omie, a solução acessa pedidos prontos para envio, emite o rótulo e segue para o acompanhamento completo do processo até a entrega final, assim atualizando a situação no ERP.
DocSales eSign
O DocSales eSign é uma solução que permite ao usuário realizar o upload de qualquer PDF para ser enviado para assinatura eletrônica (com validade jurídica).
Indicado para empresas que precisam assinar documentos como contratos e propostas remotamente, a solução se integra diretamente com a Omie e faz a rastreabilidade de leitura dos documentos enviados por e-mail.
Omie preços: quanto custa o sistema?
Uma das coisas mais interessantes do Omie é que a precificação da plataforma é baseada no porte de cada empresa. Por isso, os valores do software variam de acordo com cada enquadramento fiscal.
Independentemente de qual for o plano que você se encaixe, todos eles apresentam recursos em comum, como número ilimitado de usuários, notas fiscais ilimitadas, acesso aos APIs de integração, emissão de boletos ilimitada, integração com o banco e com o contador, suporte técnico gratuito e muito mais!
Vamos às modalidades e aos valores.
*Valores checados em novembro/2020. Importante sempre consultar o preço atualizado antes de assinar.
Para empresas MEI
Planos disponíveis para empresas que acabaram de ser criadas até as que possuem um faturamento de até R$81 mil:
- Omie.Fit – Gratuito e possível apenas para clientes de contadores que são parceiros da Omie;
- Omie.Start – R$ 49,90 por mês. Inclui o gerenciamento de estoque e o CRM da plataforma.
Para empresas do Simples Nacional
- Omie.Fit – Gratuito e possível apenas para empresas com faturamento até R$ 180 mil e clientes de contadores que são parceiros da Omie;
- Omie.Start – R$ 49,90 por mês para empresas com faturamento também de até R$ 180 mil. Inclui o gerenciamento de estoque e o CRM da plataforma.
- Omie.Complete – R$ 299,00 por mês para empresas com faturamento de até R$ 360 mil, ou R$ 419,00 por mês para negócios com faturamento de até R$ 1,8 milhões. Com a assinatura anual deste plano, você recebe descontos no pack de treinamentos;
- Omie.Enterprise – R$ 539,00 por mês para empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões. Neste, com a assinatura do plano anual, seu negócio também tem descontos no pack de treinamentos.
Para empresas com Lucro Real e Lucro Presumido
Em todos os pacotes disponíveis nesta categoria, ao assinar o plano anual, sua empresa recebe descontos no pack de treinamentos da Omie.
- Omie.Complete – R$ 359,00 por mês para empresas com faturamento de até R$ 360 mil ou então R$ 499,00 por mês para negócios com faturamento de até R$ 1,8 milhões;
- Omie.Enterprise – Aqui, são disponibilizadas 4 faixas de valores para o plano Enterprise. Veja quais são:
- R$ 649,00 por mês: até R$ 4,8 milhões de faturamento
- R$ 1.139,00 por mês: até R$ 10 milhões de faturamento
- R$ 1.499,00 por mês: até R$ 15 milhões de faturamento
- R$ 1.739,00 por mês: faturamento ilimitado
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4 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments