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3 dicas para fazer pesquisa de mercado na área da educação

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de planejamento que precisa fazer parte das estratégias de crescimento e expansão não só de empresas, mas também na educação. Saiba neste conteúdo como isso é possível com o novo módulo Graduação da Economapas.

Tanto os negócios quanto as escolas estão se reformulando para atender aos modelos de ensino e trabalho à distância e híbrido, que tendem a permanecer em alta mesmo após a pandemia.

Segundo dados divulgados da pesquisa do Censo da Educação Superior, a busca por cursos à distância aumentou cerca de 59% entre 2020 e 2021.

Muito da preferência pelo EAD neste momento se dá pelo custo/benefício e pela possibilidade das pessoas conseguirem se capacitar onde quer que elas estejam, o que facilita a conciliação da sua vida pessoal, profissional e acadêmica.

Tanto alunos quanto instituições de ensino perceberam durante a pandemia que a tecnologia pode proporcionar inúmeros benefícios para a área da educação, e a pesquisa de mercado é outra aliada para entender o que oferecer como diferenciais para atrair e engajar o público que quer se graduar neste período.

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é um método para coletar e tratar inúmeros dados sobre o mercado em que você está inserido, para assim, tomar decisões mais estratégicas e precisas.

Uma pesquisa de mercado deve ser planejada de forma a buscar respostas para viabilizar um objetivo específico, que pode ser a abertura de um novo negócio, a atração de leads, a expansão territorial de filiais e franquias ou melhorar um produto.

Para isso, várias informações precisam ser estudadas, como por exemplo:

Hoje, com as mais diversas tecnologias disponíveis, já é possível contar com ferramentas de geomarketing como a Economapas para apoiar essas pesquisas mercadológicas.

Isso traz mais assertividade a esses estudos, uma vez que a coleta e organização dos dados é realizada de forma automatizada, além de oferecer uma visualização dos resultados mais intuitiva, através de mapas e gráficos.

A Economapas, por exemplo, oferece a possibilidade de personalizar os principais indicadores que uma empresa ou escola deseja pesquisar.

Assim, é possível obter dados geográficos e identificar as melhores oportunidades de negócio em uma área específica, reduzindo os riscos do empreendimento e aumentando a eficiência das campanhas de marketing.

Além disso, com a Economapas você consegue visualizar por onde seu público costuma passar, o quanto ele está disposto a consumir e quais são os seus concorrentes nas proximidades.

• Saiba mais em: Tipos de pesquisa de mercado: Entenda a melhor para o seu negócio.

Por que fazer pesquisa de mercado nas escolas e empresas?

Uma pesquisa de mercado é responsável por melhorar os resultados de qualquer negócio, inclusive das escolas.

Elas permitem aos tomadores de decisão fazer análises preditivas sobre os mais diversos cenários e atuar de forma a minimizar erros e aumentar a eficiência de cada estratégia, de cada departamento interno.

Já na área da educação, a pesquisa de mercado não só ajuda as escolas como também as empresas, uma vez que o mercado exige profissionais cada vez mais capacitados.

Isto é, do lado das escolas, a pesquisa mercadológica é indispensável para buscar desde o perfil dos pais de alunos que estão em idade escolar, até para oferecer os melhores cursos conforme as demandas e fidelizar alunos.

E do lado das empresas, oferecer cursos de graduação e capacitação para os colaboradores é um diferencial para atrair os melhores talentos e ter os profissionais mais produtivos.

Tudo isso leva aos maiores benefícios da pesquisa de mercado: ganhar vantagem competitiva, economizar custos, descobrir novos públicos e otimizar processos internos.

• Leia também: Captação de alunos: Dicas essenciais de como aumentar a sua.

Ganhar vantagem competitiva

Não há possibilidade de ganhar vantagem competitiva se você não analisar todo o mercado ao seu entorno.

Sem uma pesquisa de mercado não é possível saber quais áreas as pessoas mais estão buscando para fazer uma graduação, os preços oferecidos pela concorrência, se o maior interesse do público está nos cursos presenciais ou EAD, assim como quais são as tendências do mercado de trabalho e as demandas de cursos exigidas por ele atualmente.

Economizar custos

A partir do momento em que você toma decisões baseadas nos dados coletados nas pesquisas mercadológicas, você passa a não desperdiçar recursos.

Além da perda de tempo inevitável em estratégias que não dão certo, se você não tiver dados bem estruturados para tomar decisões, seus recursos não serão bem direcionados e os investimentos serão em vão.

Por outro lado, com o uso de dados para planejar seus próximos passos, você consegue prever quais serão os resultados das suas estratégias, e assim, identificar as que são mais apropriadas para cada departamento interno.

Descobrir novos públicos

A pesquisa de mercado também te ajuda a descobrir novos públicos.

Muitas vezes uma marca precisa se reinventar e repensar seu público-alvo por causa de fatores internos ou externos.

Um exemplo bem definido sobre isso são as videolocadoras antigas. Com a chegada dos streamings, muitas delas precisaram se adaptar para não decretarem falência.

Hoje, algumas videolocadoras viraram verdadeiras salas de cinema, permitindo que as pessoas tenham a experiência de assistir a filmes antigos nas telonas.

Neste exemplo, quem tinha uma videolocadora percebeu que o público mais jovem vai dar preferência a utilizar as tecnologias mais recentes para assistir aos filmes.

Entretanto, há toda uma geração que ainda não se adaptou à essa nova realidade, como os idosos, por exemplo, que ainda podem preferir os métodos antigos de entretenimento.

Essas adaptações aos novos públicos só é possível a partir de análises aprofundadas sobre o seu mercado.

Otimizar processos internos

Quando você tem os dados necessários em mãos, todos os processos internos podem ser aprimorados.

Isso porque você reúne uma série de informações para entender o que está dando certo e o que não está trazendo os resultados esperados, e consegue se basear não só em análises internas, mas também externas para priorizar o que for necessário.

Como fazer pesquisa de mercado na área da educação?

Como você viu, as pesquisas de mercado na área da educação são estudos essenciais e com grande potencial para ajudar a expandir e melhorar o ensino básico e profissionalizante no país, seja presencial ou EAD.

Isso porque essas pesquisas podem fornecer uma visão panorâmica sobre todos os aspectos das instituições de ensino, desde que sejam realizadas com auxílio de uma plataforma que ofereça os recursos necessários para coletar e organizar os dados mais relevantes, conforme os objetivos das escolas ou empresas.

Saiba mais nos próximos tópicos sobre os principais enfoques que você precisa ter na hora de planejar e executar sua pesquisa de mercado: conhecer seu público-alvo, analisar a concorrência e conhecer as oportunidades do seu território.

Conhecer seu público-alvo

Essa fase da sua pesquisa de mercado é fundamental para que você consiga criar as estratégias mais apropriadas para ser visto.

Portanto, conhecer seu público-alvo vai além de entender o comportamento e interesses dos seus potenciais consumidores na internet.

Com uma ferramenta como a Economapas, por exemplo, você consegue, ainda, obter dados demográficos do seu público, levando em consideração, especialmente, suas informações geográficas, como local de residência.

Isso inclui também os dados socioeconômicos de um grupo de pessoas, como renda, classe social, escolaridade, idade e gênero.

Estruturando esses tipos de dados você será capaz de compreender, entre outras possibilidades, quais serão as melhores opções de cursos que você pode oferecer e os preços mais adequados para o seu público-alvo.

Analisar a concorrência

Outro ponto importante das pesquisas de mercado são as análises sobre a concorrência, o que garante que você terá realmente condições de competir no seu mercado, e, em uma determinada região.

Na Economapas você consegue analisar os arredores de pontos comerciais para descobrir quem são seus concorrentes e onde eles estão, e agora, até mesmo ver as “Top Redes” da região, como Kopenhagen, KFC, Habib’s, C&C, BrasilCacau, Bob’s e McDonald’s, para saber como você pode se diferenciar.

Conhecer as oportunidades do seu território

Conseguir insights sobre as oportunidades da região onde seu público-alvo está é outro fator que faz as pesquisas de mercado terem tanta importância.

Com a ferramenta de geomarketing da Economapas você consegue obter estimativas de consumo em uma região, assim como o fluxo de pessoas nesse território, além de saber onde você pode encontrar fornecedores e parceiros de negócio, por exemplo.

Como a Economapas apoia a pesquisa de mercado na educação?

A crescente expansão da educação à distância, ocasionada pela pandemia de COVID-19, fez com que muitas empresas e escolas precisassem se adaptar para atender às exigências e demandas deste modelo de ensino.

Por isso, é preciso entender como identificar as melhores oportunidades no setor da educação, tanto para que as escolas possam oferecer preços e condições mais atrativas para captar e fidelizar alunos, quanto para que as empresas escolham as melhores opções de instituições para capacitar funcionários.

Para apoiar empresas e escolas nas pesquisas de mercado, a Economapas, empresa de tecnologia e Big Data, desenvolveu um software de geomarketing acessível, pensando em possibilitar aos empreendedores sua adaptação às estratégias de inteligência de mercado.

Dessa forma, tomadores de decisões podem basear-se em dados para abrir, divulgar ou expandir seu negócio territorialmente.

Recentemente, a Economapas lançou para seu software o módulo Graduação, que fornece aos usuários vários dados dinâmicos sobre faculdades privadas e cursos em todo o Brasil, que são atualizados mensalmente.

Para isso, o módulo Graduação do software Economapas conta com um mapa de calor, com flexibilidade na escolha de cores para o estudo, capaz de demonstrar os pólos de uma ou mais instituições de ensino, encontrar cursos presenciais e EAD, e apresentar os preços médios praticados por localidade que se deseja analisar.

Além disso, o módulo Graduação também expõe as avaliações das faculdades e cursos encontrados para ajudar os usuários a compreenderem o tamanho e a qualidade do ensino da determinada instituição.

Com o módulo Graduação também é possível reconhecer como estão as demandas de cursos em uma ou mais regiões, e fazer análises sobre a concorrência para ganhar vantagem competitiva, armazenando todos os dados obtidos em relatórios que podem ser acessados e baixados por até 30 dias.

Com todas essas funcionalidades do módulo Graduação viabilizado pela Economapas, escolas e empresas conseguem fazer os melhores planejamentos baseados em fatos, e não em suposições.

• Quer conhecer mais sobre a Economapas e seu módulo Graduação? Clique aqui e se cadastre para receber mais informações!

Conclusão

A pesquisa de mercado é um passo muito importante para que as escolas e empresas ajudem a expandir e democratizar o ensino no país.

Com essas pesquisas é possível ter uma visão panorâmica sobre o mercado onde você está inserido, para melhorar a experiência do seu público-alvo oferecendo o que as pessoas realmente precisam no momento.

Para apoiar as pesquisas mercadológicas na área da educação, a Economapas desenvolveu o módulo Graduação para o seu software de geomarketing, que oferece dados valiosos sobre faculdades privadas no país, assim como a média de preços e os cursos oferecidos em cada região que se deseja analisar, ajudado a identificar todas as tendências neste setor.

Agora que você sabe o que é pesquisa de mercado e como fazer a sua com a Economapas, acesse o portal B2B Stack para conhecer mais de 23 mil ferramentas e automatizar todos os seus processos corporativos! Mude sua maneira de contratar softwares com a B2B Stack!

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