Pipedrive: um guia completo de uma das principais ferramentas de vendas do mundo.

Publicado em 13 de novembro de 2020

Conheça um pouco mais sobre uma das mais conhecidas plataformas de CRM de vendas do mercado, o Pipedrive. Neste artigo iremos abordar as funcionalidades, recursos, preço, integrações e comparações com seus concorrentes.

Como sempre mencionamos aqui no blog B2B Stack, qualquer empresa ou profissional que queira se manter competitivo deve também estar sempre atualizado com as tecnologias. Ou seja, sempre buscar a digitalização de processos, especialmente aqueles repetitivos e manuais.

Por isso, vamos abordar hoje mais uma dessas importantes tecnologias, mas, desta vez, com foco em vendas. Assim, explicaremos do que se trata um CRM, suas vantagens e destrinchamos uma das principais opções do mercado: o Pipedrive.

O que é CRM?

Os CRMs são softwares usados para melhorar o relacionamento entre as empresas, clientes e prospectos. São essas ferramentas que ajudam os profissionais de vendas com a organização, armazenamento e cruzamento de dados de seus clientes para que a comunicação seja facilitada.

Caso queira saber mais, não deixe de conferir o nosso guia completo do CRM.

CRM: quais são as suas vantagens?

Como mencionamos diversas vezes aqui no blog B2B Stack, empresas que não automatizam suas demandas diárias estão perdendo tempo e dinheiro. E a principal vantagem do CRM é exatamente essa!

A partir do momento em que os vendedores não precisam perder o seu tempo atualizando manualmente planilhas, será possível focar os esforços em vender. Mas, além disso, é possível dizer que outros benefícios do CRM são:

  • Possibilita o acompanhamento e organização de dados de leads e clientes e o histórico de comunicação;
  • Centraliza todas as interações dos clientes feitas por diferentes membros do time
  • Permite uma visão panorâmica sobre as vendas e o seu desempenho;
  • Ajuda a descobrir tendências e comportamentos característicos na jornada do cliente;
  • Automatiza e otimiza todas as informações recolhidas, oferecendo um relatório de fácil interpretação;

Pipedrive, saiba tudo!

Neste artigo iremos destrinchar os principais pontos do Pipedrive, um dos grandes CRMs do mercado internacional. Para isso, iremos abordar suas funcionalidades e recursos, preço, integrações e muito mais.

Pipedrive, a empresa

Pipedrive: tudo sobre um dos CRMs de vendas mais usados no mundo

Fundada em 2010, a Pipedrive é a desenvolvedora do CRM baseado na web de mesmo nome. Com base em Nova York (EUA), a empresa conta também com unidades em países como Reino Unido, Estônia, República Tcheca, Irlanda, Letônia e Brasil.

A Pipedrive conta com mais de 600 funcionários, de 48 nacionalidades diferentes e já recebeu mais de US$90 milhões em investimentos. Atualmente, a plataforma conta com mais de 90 mil clientes em todo o mundo.

Pipedrive, o que é?

Como mencionamos acima, o Pipedrive é um CRM de vendas feito para atender diversos perfis e segmentos de empresa, desde pequeno até grande porte. 

Conheça agora algumas das principais funcionalidades da plataforma:

Funcionalidades e recursos

Gerenciar leads e negócios

A plataforma permite um controle completo das informações de clientes e leads para melhor visualização. Para isso, a solução cria um funil de vendas personalizável que permite adicionar todos os dados dos negócios como valores, probabilidade de ganho, data de fechamento esperada e mais.

Além disso, por meio da Caixa de entrada de leads, o usuário pode reunir todos os leads em um local para manter o funil organizado.  Essa função pode ser completamente integrada com o chatbot da sua empresa e também traz recursos de etiquetas e filtros.

Rastreamento de comunicações

A ferramenta traz também recursos que permitem ao usuário rastrear ligações, e-mails e históricos de contatos com os clientes. Para isso, é possível criar um banco de dados com todas essas informações, juntamente com uma linha do tempo completa e uma divisão organizada de todos os contatos.

Para o controle da caixa de e-mail, o Pipedrive gerencia conversas de vendas e conecta automaticamente com negócios e contatos. Além disso, também oferece notificações sobre a abertura das mensagens e links, traz modelos prontos e ainda oferece a opção de envios em massa, de acordo com segmentação de leads, por exemplo.

Automações

Os recursos de automação da plataforma incluem um assistente de vendas, com Inteligência Artificial, feito para ajudar a melhorar o desempenho por meio de dicas personalizadas, insights e relatório.

Além disso, também existe a automatização do fluxo de trabalho do time em tarefas repetitivas, por meio de gatilhos e ações desejadas para cada demanda. Além disso, é possível automatizar modelos de e-mail personalizados para o envio ao criar um negócio, por exemplo.

O Pipedrive também oferece a função Dados de Contato Inteligentes, que traz ao usuário a possibilidade de encontrar as informações sobre cada cliente de forma instantânea, utilizando o Google e redes sociais como LinkedIn, Twitter e mais.

Relatórios e Informações

Com a intenção de substituir a necessidade das planilhas, o Pipedrive oferece relatórios com campos e filtros personalizados.

Para o controle de negócios, por exemplo, a plataforma detalha todas as oportunidades que os vendedores ganharam e perderam, além de informações sobre a duração do ciclo de vendas e taxas de ganho.

Além disso, a solução traz relatórios de previsão de faturamento para a visão preventiva de receita e crescimento, que pode ajudar a empresa a identificar problemas antes de ocorrerem. Também existem gráficos de faturamento recorrente e de atividades de vendedores.

O Pipedrive oferece painéis interativos com os relatórios e KPIs mais importantes para uma visão completa do progresso da empresa.

Pipedrive: quanto custa?

Em questão de valores, o Pipedrive oferece 4 opções diferentes para cada nível de necessidade e tamanho de empresa:

O primeiro, o Essencial, custa US$9,90/mês por usuário* e tem como objetivo ajudar empresas a “organizarem atividades e funis para um follow up fácil”. Essa é a opção mais básica e traz todas as funcionalidades de gerenciamento de leads e negócios.

O segundo plano, chamado de Avançado, tem como objetivo permitir que os negócios “acompanhem e automatize seu dia para menos esforço e mais vendas” e custa U$19,90/mês por usuário. Nesse caso, além das funcionalidades do plano anterior, também existe o pacote completo de automações.

Em seguida, com funções especializadas para “colaboração, comunicação e aumento do faturamento”, existe o plano Profissional com um preço de US$39,90/mês por usuário. Nesse pacote, o usuário tem acesso completo às funções de rastreamento de comunicações e automações.

Por fim, o plano mais completo é o Corporativo, que tem como exclusividade o “onboarding e suporte personalizados com o seu CRM”. Por um valor de US$79,00/mês por usuário, a sua empresa pode ter acesso a tudo que o Pipedrive pode oferecer.

*Valores checados para o faturamento anual em novembro de 2020. Conferir com o fabricante antes de contratar.

Integrações

Em quesito de integrações, o Pipedrive oferece diversas opções para o seu usuário como a sincronização completa de contato e calendário com os serviços do Google e Microsoft.

Também oferece um marketplace de aplicativos com mais de 150 integrações que incluem: 

Compare

Agora que você já conhece mais sobre o Pipedrive, vamos então comparar alguns dos principais concorrentes da plataforma:

Pipedrive vs Hubspot CRM

Um dos principais concorrentes internacionais do Pipedrive é o Hubspot CRM, outra robusta ferramenta indicada para qualquer tamanho de empresa.

Inicialmente, as duas plataformas cumprem o mesmo objetivo que é otimizar a gestão de vendas. Assim como no Pipedrive, o Hubspot CRM também classifica os negócios ganhos e perdidos, por exemplo.

Porém, em questão de atendimento e suporte a clientes, o Pipedrive sai em vantagem pois oferece um portal de suporte, chat online e funcionalidades de call center.

Entretanto, pode-se dizer que a solução da Hubspot se mostra mais completa em outras questões que fogem das demandas específicas de vendedor pois também traz funcionalidades avançadas de marketing e serviços.

Em resumo, qualquer uma das duas opções são ótimas pedidas para qualquer negócio e a maior diferenciação se dará no seu foco: se quiser uma solução mais simples de CRM, escolha a Hubspot. Mas se quiser mais funcionalidades para automatizar o seu funil de vendas, o Pipedrive é a melhor alternativa.

Compare também você mesmo no portal B2B Stack o Pipedrive vs Hubspot CRM.

Pipedrive vs Bitrix 24

Assim como o Pipedrive, o Bitrix24 também traz suporte para qualquer porte de empresa mas traz como grande diferença o fato de ser uma plataforma mais completa e não apenas um CRM.

Por isso, a solução reúne também funções em comunicação, gestão de projetos, recursos humanos, criação de sites e ERP. Com ela é possível ter acesso a chats corporativos, videoconferência, colaboração online, ferramentas corporativas de rede social, gerenciamento de documentos e tarefas, design e integração de processos e fluxo de trabalho.

Por isso, a grande diferença para o Pipedrive, nesse caso, é o fato de entregar um pacote completo que pode também resolver outras dores na sua empresa. Entretanto, como CRM em si, o Pipedrive se mostra uma alternativa mais sólida e robusta.

Compare também você mesmo no portal B2B Stack o Pipedrive vs Bitrix24.

Pipedrive vs Piperun CRM

O Piperun CRM é uma solução brasileira que também têm ganho muita atenção no mercado. Por isso, a plataforma traz também um suporte completamente nativo e local, o que facilita muito a resolução de um eventual problema.

Em questão de funcionalidades, o Pipedrive oferece funcionalidades exclusivas (em relação ao competidor) como: gestão de campanhas de marketing, ferramentas de account-based marketing, gestão de pedidos e parceiros.

Porém, a solução brasileira traz como vantagem funções como: Base de conhecimento para atendimento e suporte, lead scoring, gestão de comissão, canais e telefonia VOIP.

Segundo os usuários B2B Stack relataram em suas reviews, ambas as plataformas trazem uma interface amigável e intuitiva. Para a gestão do fluxo de vendas, o Pipedrive se mostra mais completo, mas em questão de integração com as demandas de marketing, o Pipedrive sai em vantagem. 

Compare também você mesmo no portal B2B Stack o Pipedrive vs Piperun CRM.

Conclusão

O Pipedrive se apresenta como uma das principais opções no mercado, especialmente por sua grande quantidade de funcionalidades e automações. Para empresas que estão avaliando se é a melhor opção, vale sempre comparar com os competidores para entender qual deles atendem exatamente às suas necessidades.

E, para isso, veja o que pessoas como você estão estão falando sobre o Pipedrive nas avaliações no portal da B2B Stack.

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


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