Quais ferramentas utilizar para Web Personalization?

Publicado em 16 de agosto de 2019

Web Personalization

O design e arquitetura do site é muito importante para a imagem e resultados de qualquer empresa. Para isso, existem algumas ferramentas que auxiliam com o processo de personalização, sempre de acordo com as necessidades específicas do negócio. Listamos aqui algumas recomendações.


Aqui no
Distrito.me usamos personalização de conteúdo focado nas dores de cada persona das nossas unidades de negócio como Startups, Corporações e Investidores.  

Como ferramentas e softwares estão sempre evoluindo e sendo aprimoradas com o passar do tempo, separei também algumas das minhas recomendações, sempre atualizadas. São diversas ferramentas de autoconhecimento, produtividade, automação, anúncios, conteúdo, análise, web personalization e ABM. 

Ferramentas de Personalização (Web Personalization)

Qual ferramenta utilizar vai depender do ramo da sua empresa e do seu objetivo. Aqui está uma lista com as principais, que atendem as mais diversas necessidades.

RightMessage

É uma ferramenta que permite integração com o CRM, incluindo o uso de dados de campo personalizados e não apenas de tags. É possível personalizar o seu site e não apenas adicionar widgets e seções. A ferramenta está dividida em segmentação, onde você configura as várias maneiras de segmentar seu público e personalização, onde você pode colocar as informações de segmentação para alterar seu site.

Uma das funcionalidades que eles oferecem é o RightBar, uma barra simples no topo do seu site, que você pode personalizar dependendo do estágio do funil do visitante. É uma ferramenta poderosa que é, no geral, bastante fácil de usar.

Optimizely 

É uma plataforma de experimentação para testar hipóteses. Possui a mesma função e é muito similar ao Google Optimize, oferecendo mais funcionalidades. Possibilita experiências A/B e multipágina fáceis de usar e oferece suporte à experimentação em várias plataformas (web, dispositivos móveis, iOS, Android e etc.). Mostra resultados de forma organizada e amigável, usando o Stats Engine. 

Mais importante, o Optimizely permite segmentar as variações do seu experimento com base em campanhas, geografia, cookies e uma variedade de outras dimensões para ajudar você a criar e otimizar o conteúdo personalizado com base no seu segmentos de público-alvo. Com recursos como o editor visual, permite que usuários com conhecimento limitado em codificação criem e iniciem facilmente experimentos. É indicado tanto para iniciantes quanto para experientes.

Adobe Target 

O Adobe Target orienta você por meio de um fluxo de trabalho de três etapas, no qual você cria a variante primeiro, depois segmenta a variante com base na segmentação do visitante e, por último, personaliza suas metas e configurações para o teste. 

O recurso mais interessante do Adobe Target é a personalização automatizada. O algoritmo de autoaprendizagem se ajusta de maneira contínua e automática para fazer associações entre o comportamento do visitante e o conteúdo, a fim de oferecer os melhores resultados possíveis. A adaptação em tempo real do conteúdo pode ajudá-lo a atender melhor às necessidades de diversos visitantes.

Certona 

A Certona é o único fornecedor de personalização com uma abordagem patenteada para personalizar os momentos digitais em todos os pontos de contato com o cliente, incluindo web, celular, lojas, e-mail e call centers. O que ela possibilita:

  • Personalização Omnichannel: personaliza experiências na web, em dispositivos móveis e na loja; 
  • Recomendações de produtos: combinar dados contextuais com dados comportamentais para orientar recomendações individualizadas;
  • Descoberta guiada: recriar online o serviço da loja física com uma ferramenta que ajuda o cliente a encontrar o que ele está procurando mais rapidamente; 
  • Personalização da pesquisa no site: com recomendações visuais, páginas personalizadas de produtos e categorias; 
  • E-mail e remarketing: personaliza campanhas para cada cliente; 
  • Testar e analisar: segmenta diferentes públicos e analisa os resultados.

Se você atua no varejo e quer uma solução comprovada, a Certona é uma excelente escolha.

Cxense

O Cxense Insight mostra em tempo real como seus usuários consomem seu conteúdo. Você pode obter relatórios de tráfego agregados e detalhados, pode identificar os sites externos que direcionam o tráfego para o site da sua empresa, analisar o tráfego dividido em diferentes navegadores, dispositivos e sistemas operacionais, acompanhar a popularidade dos artigos e páginas individuais de seu site. 

Além disso, você pode escolher prazos e adicionar filtros para aprofundar ainda mais e analisar os padrões de tráfego. As empresas podem acompanhar em tempo real em quais produtos e conteúdo o público está interessado para proporcionarem uma melhor experiência personalizada ao usuário.

Dynamic Yield 

Com o Dynamic Yield, você será capaz de realizar testes A/B e otimizações em todas as plataformas (desktop, mobile, aplicativos). Esses testes são de natureza preditiva e aproveitam os recursos de machine learning para melhorar continuamente o ROI.

A ferramenta é especializada em soluções avançadas de personalização omnichannel. Você poderá segmentar e quantificar cada interação e resposta do usuário e ajustar dinamicamente seu conteúdo para melhor atender a cada um deles. Os recursos prontos para uso são impressionantes e rápidos de implementar. Sobreposições, mensagens e mudanças de conteúdo podem ser feitas instantaneamente, permitindo que os testes sejam executados rapidamente.

Além disso, a criação de ações personalizadas permite preencher a lacuna entre testes online e offline, realizando alterações de código diretamente na página.

Evergage 

O Evergage é uma plataforma de personalização em tempo real que permite implantar experiências 1:1 em vários canais: websites, aplicativos, dispositivos móveis, e-mail e pesquisa. Ela possibilita rastreamento comportamental, segmentação baseada em dados de entrada comportamentais e externos, mensagens acionadas, um mecanismo de recomendação e análises. Também inclui uma plataforma de dados do cliente que compila perfis usando dados pessoais, situacionais, de ciclo de venda, afinidade e intenção.

O conjunto de ferramentas fornece testes A/B e testes multivariados, bem como pesquisas. Essa ampla paleta de recursos é ideal para profissionais de marketing experientes que desejam explorar várias opções de otimização da taxa de conversão.

Intellimize 

É uma plataforma de personalização preditiva que automatiza muitos dos aspectos mais trabalhosos e demorados da configuração e execução de testes A/B. Com recursos de machine learning, a ferramenta testa personalizações e prioriza, automaticamente, o resultado vencedor.

Monetate 

O Monetate é outra ferramenta de teste que fornece insights valiosos. Oferece uma ferramenta de teste e segmentação, além de uma ferramenta de personalização. Você pode executar testes A/B avançados e testes multivariados. Ela também fornece dados de significância estatística e testes dinâmicos que ajustam a alocação de tráfego para otimizar o ROI. 

O Intelligent Personalization Engine da Monetate é um mecanismo avançado de machine learning que determina quais ações o ajudarão a atingir um determinado objetivo. Isso significa que você pode automatizar e otimizar as decisões de personalização.

Omniconvert 

O Omniconvert fornece mensagens baseadas em pesquisas, testes AB, personalização, sobreposições e segmentação em sua ferramenta CRO all-in-one. No geral, ele captura as tendências de mercado e ainda usa testes A/B para validar os resultados coletados.

Personyze

O Personyze permite personalizar, praticamente, tudo que seja tecnicamente possível, com base em mais de 70 atributos de visitantes, incluindo comportamento, referência, dados de CRM e muito mais. 

Oferece um kit de ferramentas completo para criar experiências personalizadas em toda a web, aplicativos e e-mail. Inclui um mecanismo de recomendação e segmentação e um conjunto de widgets para criar e personalizar conteúdo para cada contato, desde a página de destino até o fluxo de e-mail.

Proof 

A Proof é uma solução projetada para aumentar as conversões usando técnicas de prova social personalizadas. Com a rápida instalação de um pixel, o suporte de integração do Proof também se conecta a plataformas de CMS e CRM.

Uma vez adicionados, os recursos incluem a exibição de notificações de prova social que exibem as ações ao vivo e a atividade de outros visitantes do site à medida que convertem. Essa afirmação de ação de outros clientes destina-se a assegurar e influenciar outros visitantes a se converterem para os próprios clientes.

Qubit 

É uma plataforma de testes focada em personalização, tornando-se uma das ferramentas de segmentação mais fortes do mercado. Com o Qubit, você poderá executar testes A/B e testes multivariados para medir o progresso e a eficácia de várias técnicas de personalização. Você também terá acesso à recuperação de abandono de carrinho, recomendações de produtos e ferramentas de prova social.

Ele oferece grandes ideias de teste A/B baseadas em evidências quantitativas e qualitativas e uma excelente comunicação e clareza nos resultados dos testes. Uma ótima opção para e-commerce.

Apptus eSales

O Apptus eSales é um pacote de software de e-commerce que trabalha para ativar o merchandising preditivo. Oferece adaptação nos resultados de pesquisa, classificação de produtos relevantes com base na relevância ou no comportamento do cliente, recomendações com base no carrinho de compras do cliente e exibe anúncios relacionados à pesquisa ou aos produtos que o usuário está procurando. Outra solução fantástica para e-commerce.

Bound 360 

O Bound 360 é uma plataforma intuitiva que implementa conteúdo personalizado no site. Ele oferece recurso de segmentação, personalização avançada (HTML, JavaScript, CSS), conta com uma implementação fácil e análise em tempo real. Simples e completo.

Unless 

Com o Unless você pode personalizar todo o site. Ao acessar dados específicos do visitante, você pode ir além do teste A/ B e concentrar seus esforços de otimização em públicos ou indivíduos de alto valor. Apresenta UX simples para um produto complexo. 

No geral, pouco ou nenhum conhecimento de código é necessário, seus complementos inteligentes são simples de implementar e obtêm resultados rápidos. O desempenho do serviço é muito bom. Uma ótima solução para agências, com suas personalizações ilimitadas, vários usuários disponíveis, entre outros.

Qwardo 

A Qwardo oferece um software de marketing de conteúdo e inclui recursos como integração de banco de dados de leads. Com tecnologia de inteligência artificial, a plataforma permite que as empresas aumentem o engajamento do site, gerem leads de qualidade e obtenham insights de conteúdo.

Uberflip 

O Uberflip é uma plataforma que permite criar, personalizar, gerenciar e otimizar as experiências de conteúdo que envolvem os clientes. Suas características incluem recomendações de conteúdo, automação de marketing, geração de leads e ferramentas de análise.

Como acontece com qualquer ferramenta, o benefício que você recebe é proporcional ao esforço que você investe. As ferramentas fornecem um apoio valioso para alavancar sua estratégia de web personalization, mas é importante reservar tempo para compreendê-la e como ela se encaixa na estratégia como um todo.

A ferramenta deve se adequar a estratégia e não ao contrário.

Espero que tenham gostado 🙂

Felipe Spina


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