Quais ferramentas utilizar para Web Personalization?

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Aqui no Distrito.me usamos personalização de conteúdo focado nas dores de cada persona das nossas unidades de negócio como Startups, Corporações e Investidores.  

Como ferramentas e softwares estão sempre evoluindo e sendo aprimoradas com o passar do tempo, separei também algumas das minhas recomendações, sempre atualizadas. São diversas ferramentas de autoconhecimento, produtividade, automação, anúncios, conteúdo, análise, web personalization e ABM. 

Ferramentas de Personalização (Web Personalization)

Qual ferramenta utilizar vai depender do ramo da sua empresa e do seu objetivo. Aqui está uma lista com as principais, que atendem as mais diversas necessidades.

RightMessage

É uma ferramenta que permite integração com o CRM, incluindo o uso de dados de campo personalizados e não apenas de tags. É possível personalizar o seu site e não apenas adicionar widgets e seções. A ferramenta está dividida em segmentação, onde você configura as várias maneiras de segmentar seu público e personalização, onde você pode colocar as informações de segmentação para alterar seu site.

Uma das funcionalidades que eles oferecem é o RightBar, uma barra simples no topo do seu site, que você pode personalizar dependendo do estágio do funil do visitante. É uma ferramenta poderosa que é, no geral, bastante fácil de usar.

Optimizely 

É uma plataforma de experimentação para testar hipóteses. Possui a mesma função e é muito similar ao Google Optimize, oferecendo mais funcionalidades. Possibilita experiências A/B e multipágina fáceis de usar e oferece suporte à experimentação em várias plataformas (web, dispositivos móveis, iOS, Android e etc.). Mostra resultados de forma organizada e amigável, usando o Stats Engine. 

Mais importante, o Optimizely permite segmentar as variações do seu experimento com base em campanhas, geografia, cookies e uma variedade de outras dimensões para ajudar você a criar e otimizar o conteúdo personalizado com base no seu segmentos de público-alvo. Com recursos como o editor visual, permite que usuários com conhecimento limitado em codificação criem e iniciem facilmente experimentos. É indicado tanto para iniciantes quanto para experientes.

Adobe Target 

O Adobe Target orienta você por meio de um fluxo de trabalho de três etapas, no qual você cria a variante primeiro, depois segmenta a variante com base na segmentação do visitante e, por último, personaliza suas metas e configurações para o teste. 

O recurso mais interessante do Adobe Target é a personalização automatizada. O algoritmo de autoaprendizagem se ajusta de maneira contínua e automática para fazer associações entre o comportamento do visitante e o conteúdo, a fim de oferecer os melhores resultados possíveis. A adaptação em tempo real do conteúdo pode ajudá-lo a atender melhor às necessidades de diversos visitantes.

Certona 

A Certona é o único fornecedor de personalização com uma abordagem patenteada para personalizar os momentos digitais em todos os pontos de contato com o cliente, incluindo web, celular, lojas, e-mail e call centers. O que ela possibilita:

  • Personalização Omnichannel: personaliza experiências na web, em dispositivos móveis e na loja; 
  • Recomendações de produtos: combinar dados contextuais com dados comportamentais para orientar recomendações individualizadas;
  • Descoberta guiada: recriar online o serviço da loja física com uma ferramenta que ajuda o cliente a encontrar o que ele está procurando mais rapidamente; 
  • Personalização da pesquisa no site: com recomendações visuais, páginas personalizadas de produtos e categorias; 
  • E-mail e remarketing: personaliza campanhas para cada cliente; 
  • Testar e analisar: segmenta diferentes públicos e analisa os resultados.

Se você atua no varejo e quer uma solução comprovada, a Certona é uma excelente escolha.

Cxense

O Cxense Insight mostra em tempo real como seus usuários consomem seu conteúdo. Você pode obter relatórios de tráfego agregados e detalhados, pode identificar os sites externos que direcionam o tráfego para o site da sua empresa, analisar o tráfego dividido em diferentes navegadores, dispositivos e sistemas operacionais, acompanhar a popularidade dos artigos e páginas individuais de seu site. 

Além disso, você pode escolher prazos e adicionar filtros para aprofundar ainda mais e analisar os padrões de tráfego. As empresas podem acompanhar em tempo real em quais produtos e conteúdo o público está interessado para proporcionarem uma melhor experiência personalizada ao usuário.

Dynamic Yield 

Com o Dynamic Yield, você será capaz de realizar testes A/B e otimizações em todas as plataformas (desktop, mobile, aplicativos). Esses testes são de natureza preditiva e aproveitam os recursos de machine learning para melhorar continuamente o ROI.

A ferramenta é especializada em soluções avançadas de personalização omnichannel. Você poderá segmentar e quantificar cada interação e resposta do usuário e ajustar dinamicamente seu conteúdo para melhor atender a cada um deles. Os recursos prontos para uso são impressionantes e rápidos de implementar. Sobreposições, mensagens e mudanças de conteúdo podem ser feitas instantaneamente, permitindo que os testes sejam executados rapidamente.

Além disso, a criação de ações personalizadas permite preencher a lacuna entre testes online e offline, realizando alterações de código diretamente na página.

Evergage 

O Evergage é uma plataforma de personalização em tempo real que permite implantar experiências 1:1 em vários canais: websites, aplicativos, dispositivos móveis, e-mail e pesquisa. Ela possibilita rastreamento comportamental, segmentação baseada em dados de entrada comportamentais e externos, mensagens acionadas, um mecanismo de recomendação e análises. Também inclui uma plataforma de dados do cliente que compila perfis usando dados pessoais, situacionais, de ciclo de venda, afinidade e intenção.

O conjunto de ferramentas fornece testes A/B e testes multivariados, bem como pesquisas. Essa ampla paleta de recursos é ideal para profissionais de marketing experientes que desejam explorar várias opções de otimização da taxa de conversão.

Intellimize 

É uma plataforma de personalização preditiva que automatiza muitos dos aspectos mais trabalhosos e demorados da configuração e execução de testes A/B. Com recursos de machine learning, a ferramenta testa personalizações e prioriza, automaticamente, o resultado vencedor.

Monetate 

O Monetate é outra ferramenta de teste que fornece insights valiosos. Oferece uma ferramenta de teste e segmentação, além de uma ferramenta de personalização. Você pode executar testes A/B avançados e testes multivariados. Ela também fornece dados de significância estatística e testes dinâmicos que ajustam a alocação de tráfego para otimizar o ROI. 

O Intelligent Personalization Engine da Monetate é um mecanismo avançado de machine learning que determina quais ações o ajudarão a atingir um determinado objetivo. Isso significa que você pode automatizar e otimizar as decisões de personalização.

Omniconvert 

O Omniconvert fornece mensagens baseadas em pesquisas, testes AB, personalização, sobreposições e segmentação em sua ferramenta CRO all-in-one. No geral, ele captura as tendências de mercado e ainda usa testes A/B para validar os resultados coletados.

Personyze

O Personyze permite personalizar, praticamente, tudo que seja tecnicamente possível, com base em mais de 70 atributos de visitantes, incluindo comportamento, referência, dados de CRM e muito mais. 

Oferece um kit de ferramentas completo para criar experiências personalizadas em toda a web, aplicativos e e-mail. Inclui um mecanismo de recomendação e segmentação e um conjunto de widgets para criar e personalizar conteúdo para cada contato, desde a página de destino até o fluxo de e-mail.

Proof 

A Proof é uma solução projetada para aumentar as conversões usando técnicas de prova social personalizadas. Com a rápida instalação de um pixel, o suporte de integração do Proof também se conecta a plataformas de CMS e CRM.

Uma vez adicionados, os recursos incluem a exibição de notificações de prova social que exibem as ações ao vivo e a atividade de outros visitantes do site à medida que convertem. Essa afirmação de ação de outros clientes destina-se a assegurar e influenciar outros visitantes a se converterem para os próprios clientes.

Qubit 

É uma plataforma de testes focada em personalização, tornando-se uma das ferramentas de segmentação mais fortes do mercado. Com o Qubit, você poderá executar testes A/B e testes multivariados para medir o progresso e a eficácia de várias técnicas de personalização. Você também terá acesso à recuperação de abandono de carrinho, recomendações de produtos e ferramentas de prova social.

Ele oferece grandes ideias de teste A/B baseadas em evidências quantitativas e qualitativas e uma excelente comunicação e clareza nos resultados dos testes. Uma ótima opção para e-commerce.

Apptus eSales

O Apptus eSales é um pacote de software de e-commerce que trabalha para ativar o merchandising preditivo. Oferece adaptação nos resultados de pesquisa, classificação de produtos relevantes com base na relevância ou no comportamento do cliente, recomendações com base no carrinho de compras do cliente e exibe anúncios relacionados à pesquisa ou aos produtos que o usuário está procurando. Outra solução fantástica para e-commerce.

Bound 360 

O Bound 360 é uma plataforma intuitiva que implementa conteúdo personalizado no site. Ele oferece recurso de segmentação, personalização avançada (HTML, JavaScript, CSS), conta com uma implementação fácil e análise em tempo real. Simples e completo.

Unless 

Com o Unless você pode personalizar todo o site. Ao acessar dados específicos do visitante, você pode ir além do teste A/ B e concentrar seus esforços de otimização em públicos ou indivíduos de alto valor. Apresenta UX simples para um produto complexo. 

No geral, pouco ou nenhum conhecimento de código é necessário, seus complementos inteligentes são simples de implementar e obtêm resultados rápidos. O desempenho do serviço é muito bom. Uma ótima solução para agências, com suas personalizações ilimitadas, vários usuários disponíveis, entre outros.

Qwardo 

A Qwardo oferece um software de marketing de conteúdo e inclui recursos como integração de banco de dados de leads. Com tecnologia de inteligência artificial, a plataforma permite que as empresas aumentem o engajamento do site, gerem leads de qualidade e obtenham insights de conteúdo.

Uberflip 

O Uberflip é uma plataforma que permite criar, personalizar, gerenciar e otimizar as experiências de conteúdo que envolvem os clientes. Suas características incluem recomendações de conteúdo, automação de marketing, geração de leads e ferramentas de análise.

Como acontece com qualquer ferramenta, o benefício que você recebe é proporcional ao esforço que você investe. As ferramentas fornecem um apoio valioso para alavancar sua estratégia de web personalization, mas é importante reservar tempo para compreendê-la e como ela se encaixa na estratégia como um todo.

A ferramenta deve se adequar a estratégia e não ao contrário.

Espero que tenham gostado 🙂

Felipe Spina