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Rock In Rio: 6 Lições que podemos aprender para construir um evento de sucesso

Todo mundo conhece ou já ouviu falar em Rock in Rio, pois esse é o maior festival de rock do planeta. Sabemos que a construção de um evento mundial, que atrai milhares de pessoas não é nada fácil, por isso, ao observarmos grandes eventos como o Rock in Rio conseguimos aprender e entender a lógica dos bons eventos.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com as principais lições que podemos tirar do maior evento do rock.

Continue lendo para saber mais!

O que é Rock in Rio? 

O Rock in Rio é um dos festivais mais conhecidos do mundo e é considerado um dos maiores do planeta. A sua primeira edição ocorreu em 1985, o palco do Rock in Rio já teve a presença de diversos cantores e bandas nacionais e internacionais para se apresentar na famosa cidade do rock, o Rio de Janeiro.

O Rock in Rio em 2022, aconteceu durante 7 dias no mês de setembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. O evento foi considerado um grande sucesso, com shows que começaram na hora marcada, tecnologia para avisar a lotação dos banheiros em tempo real, tornando a experiência do público ainda melhor.

Na edição de 2022, o evento contou com alguns brinquedos, como um carrossel, transporte chamado Rock Express que utilizou um atalho no BRT para chegar rapidamente ao Parque do Centro Olímpico.

Como todo evento, o Rock in Rio também registraram alguns pontos negativos, como o alto número de furtos e roubos, trânsito congestionado o que acabou gerou grande estresse para quem desejava chegar ao evento, alguns pontos do show estavam com som baixo o que deixou a desejar.

Entretanto, o Rock in Rio 2022 contou com grandes inovações tecnológicas, como:

Pulseira com RFID que funcionava por meio de um chip que realizava a comunicação entre o usuário e os equipamentos à curta distância do evento, essa tecnologia facilitou a interação do público com as ferramentas disponíveis, como os brinquedos espalhados no evento.

A internet das coisas foi muito bem aproveitada no Rock in Rio, através de um aplicativo era possível receber mensagem de boas-vindas e informações atualizadas sobre o evento. Além disso, os participantes puderam ver um show de drones que dançavam conforme a música.

Lições que podemos aprender com o Rock in Rio

O Rock in Rio acontece desde 1985 e de lá para cá já houveram grandes mudanças no cenário musical, tecnológico e na forma de produzir eventos.

Sabendo dessas circunstâncias o Rock in Rio se torna um case de sucesso devido a sua grande adaptação do evento para com o seu público, com isso podemos aprender e tirar grandes lições que são aplicáveis em qualquer tipo de evento independente do seu ramo de atuação.

Tudo isso, deve-se ao fato de que os eventos são construídos a partir de uma lógica inicial que podem ser várias, desde de apresentar um produto, fortalecer a marca institucional, conversar com público interno e externo, gerar entretenimento ou simplesmente gerar uma experiência.

Como ponto em comum todos os eventos de grande sucesso possuem como o seu cerne o seu público-alvo e a partir disso que são definidas as ações a partir deles, através dessas ações o evento conseguirá atingir o seu objetivo.

Vamos descobrir quais são os pontos chaves que fazem com que o festival do Rock in Rio seja um sucesso que passa de geração em geração e como aplicar essas ações em seus eventos.

Conheça o seu público-alvo

Quando o Rock in Rio aconteceu pela primeira vez em 1985, nessa época havia poucos ou nenhum festival no Brasil de rock, fator esse que fez o evento ter grande aderência no Brasil e no mundo. Para que o evento conseguisse arrastar multidões foram necessário um amplo estudo de público para que o evento conectasse as bandas com os seus fãs.

No início o evento era focado apenas no público que curtia rock, e com o passar dos anos o público foi se tornando mais flexível permitindo a entrada de novos estilos musicais e por isso vemos, cantores de funk, sertanejo e outro gêneros musicais no palco do evento.

O mais interessante é que mesmo o evento abrindo os palcos para novos estilos musicais o evento ainda sim, é referência mundial no mundo do rock e conta com a presença de grandes bandas e nomes do rock.

Além disso, aqui no Brasil vemos também a grande valorização dos cantores nacionais como Ivete Sangalo, Luisa Sonza e a cantora Iza que simplesmente brilharam no palco. Dessa forma, vemos que o estudo de público surge para entender o que os consumidores esperam do evento, quais as mudanças que o público acha necessário no evento, esse estudo colabora para que os eventos estejam sempre em constante evolução.

Pense estrategicamente na jornada do cliente

A jornada do cliente é a ação que pensa estrategicamente desde o primeiro até o último contato do cliente com a sua empresa, durante esse contato o consumidor poderá ter uma boa ou péssima experiência com a sua empresa que marcam  e geram lembranças.  

O Rock in Rio sabe exatamente deste detalhe, por isso busca proporcionar um evento integrado para os seus consumidores para que a experiência e imersão no evento seja total.

Dessa forma, o Rock in Rio trouxe o conceito de parque temático que contavam com brinquedos, essa estratégia surgiu devido a grande variação de público que os cantores atraem durante todo o evento, com isso o público tem acesso a grandes praças de alimentação, brinquedos e lindos lugares para tirar fotos.

Outra ação pensada na jornada do cliente é a possibilidade de comprar ingressos até nas saídas do evento, detalhes como esse fazem com que a compra dos ingressos sejam estimulada e ainda gera acessibilidade para o consumidor.

Independente da área de atuação em que o seu evento seja pensado, com o Rock in Rio entendemos que o ato de pensar estrategicamente no consumidor pode gerar ótimos resultados, ou seja, os seus consumidores acabam se tornando replicadores positivos do evento favorecendo o fortalecimento do marketing de reputação da sua empresa.

Para tornar a experiência ainda melhor é necessário realizar a análise para entender quais pontos devem ser melhorados junto ao seu consumidor, busque entender se os pontos de vendas foram suficientes, se o tempo de duração do evento foi satisfatório, perguntas como essas serão o seu guia para a construção de novos eventos.

Também saiba valorizar os pontos fortes do seu negócio de forma estratégica, evidenciando e deixando claro na mente do seu público alvo, partindo do princípio de que as marcas ensinam os consumidores sobre a sua história os pontos fortes da sua organização devem ser evidenciados de forma estratégica.

Venda produtos com o nome do evento

O Rock in Rio ganhou grande fãs pelo mundo todo devido ao seu grande sucesso nacional e internacional o que colaborou para que ele se tornasse uma grande marca comercializável através de produtos como chaveiros, camisetas, bonés, copos, entre muitos outros objetos.

É possível observar que durante o evento o público buscou por objetos que remetem ao evento como camisetas e bonés com o nome Rock in Rio e nas redes sociais também não é diferente, isso porque as pessoas gostam e procuram comprar objetos que representam o evento, além de quererem guardar e eternizar esse momento especial.

Com isso aprendemos que as pessoas buscam e querem comprar produtos dos eventos em que vão. Outra ação interessante para gerar engajamento do público é através da distribuição de brindes ou lembrancinhas para os seus consumidores, seja para experimentar algum produto ou serviço ou até mesmo distribuir como lembrança do evento.

Por isso, a grande dica para quem realiza eventos é buscar sempre produzir brindes em seus eventos, lembre-se de quanto mais bonitos os brindes melhor será a vontade dos convidados em postar nas suas redes sociais e gerar mídia espontânea para a organização do evento.

Ouça a opinião do seu consumidor

Através da opinião do consumidor é possível entender as suas necessidades e desejos, entender quais são os anseios do público nos próximos eventos, saber que o seu público é exatamente a bússola para o qual os seus olhares devem olhar e valorizar fará total diferença.

O seu público que participa de diversas edições de eventos realizados pela sua empresa sabe exatamente o que dizer e defender sobre o seu evento quando estão gostando das suas ações, dessa forma, eles merecem destaque para a construção do seu planejamento.

Uma forma simples e eficiente para ouvir a opinião do consumidor é aplicar questionário através do e-mail com uma variação de uma semana ou 15 dias após o fim do evento e a partir desta coleta realizar um estudo de caso sobre os pontos positivos e negativos.

Busque sempre inovação para os seus clientes

Como vimos, o Rock in Rio é um evento que acontece há duas décadas e com certeza já vivenciou grandes mudanças. Com a tecnologia é possível incrementar e trazer novidades que encantam o público consumidor do evento.

A tecnologia surge não só para trazer entretenimento, mas também para colaborar na segurança do evento, vimos  um aumento significativo nos acontecimento de ataques terroristas em ambientes de lotação, e a tecnologia tem sido uma grande aliada para aumentar a segurança desses locais.

Outro case de sucesso onde a aplicação da tecnologia traz aspectos de inovação tecnológica é a Copa do Mundo de 2022, onde teremos resfriamento avançado do estádio, drones para realizar a segurança área do evento, tecnologia para monitorar as partidas e muito mais.

Com a inovação tecnológica os seus eventos podem ficar cada vez mais atrativos e interessantes, atraindo novos públicos para o evento e torna a experiência dos consumidores ainda mais atraente e chamativa.

Fortaleça a sua marca institucional

Quando mencionamos o nome Rock in Rio as pessoas já conseguem identificar com facilidade do que se trata e inclusive lembram até a forma da logo do evento. Para atingir esse objetivo a equipe do Rock in Rio teve um grande trabalho até conquistar a memória do público.

Para que a identificação da marca acontecesse de forma natural, mesmo que o evento aconteça em outro lugares o seu nome original é preservado, um exemplo disso foi o Rock in Rio em Lisboa. Dessa forma, o evento consegue manter a sua essência e tentar proporcionar uma experiência universal para todos os públicos.

Para pequenas e médias empresas é fundamental construir essa comunicação integrada que fortalece a marca em diferentes mídias, essa ação melhora o reconhecimento da marca e juntamente com o seu propósito, melhorando também o faturamento, uma vez que se torna mais fácil a indicação.

Conclusão

Como vimos, o Rock in Rio é um evento de grande sucesso que retém e atrai novos públicos para o evento sem perder a essência do rock. Para que isso aconteça é necessário estratégia e planejamento pensados previamente no início, meio e fim para que as ações consigam conversar entre si e entregar os melhores resultados para o seu público.

Essas ações também podem ser aplicadas em diversos eventos independente do segmento de atuação, justamente por serem pensadas para a construção da lógica do evento e garantindo assim o seu sucesso.Gostou desse conteúdo? Acompanhe o Blog da B2B Stack e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia.

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