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Saiba tudo sobre a rolagem contínua do Google

A rolagem contínua do Google pode ser uma das tendências promissoras para 2022.

Por isso, vale a pena saber do que se trata e como a atualização vai funcionar para não ficar para trás em suas estratégias de marketing digital.

Não é à toa que o Google é a ferramenta de pesquisa mais utilizada em todo o mundo.

Afinal, volta e meia surgem novas funções e atualizações que tornam nossas buscas cada vez mais assertivas.

Embora isso seja muito bom para o usuário, os analistas de SEO e profissionais de marketing precisam correr para se adaptarem às mudanças, testarem novas estratégias, e não deixarem o tráfego das suas plataformas cair.

Essa nova atualização do Google vai estimular a curiosidade dos usuários e fazer com que eles explorem cada vez mais páginas da SERP automaticamente.

Além de ser uma oportunidade para quem não aparece no topo das pesquisas, os usuários poderão consumir novas ideias além daquelas ao qual pesquisou especificamente, abrindo um leque de informações, assim como na navegação em redes sociais.

Continue acompanhando este artigo para entender mais sobre a nova atualização.

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O que é a rolagem contínua do Google?

A rolagem contínua do Google é uma nova atualização que está sendo testada inicialmente nos Estados Unidos e que pode chegar a outros países em 2022.

Essa atualização para dispositivos móveis muda a forma da página de resultados do Google, a SERP.

Isso vai fazer com que todos os resultados da pesquisa do usuário carreguem automaticamente um abaixo do outro sem precisar trocar de página ou clicar no "Ver mais", semelhante às linhas do tempo das redes sociais, por exemplo.

Com o objetivo de facilitar a navegação, um dos benefícios dessa atualização do Google é que o usuário consegue visualizar e considerar um número maior de resultados para sua pesquisa, em vez de basear-se apenas na primeira página da SERP, abrindo horizontes que até o momento não são tão explorados.

Como funciona a rolagem contínua do Google?

Segundo o próprio Google, os usuários que fazem uma pesquisa na internet costumam avançar apenas até a quarta página de resultados.

Hoje, a rolagem na SERP do Google por dispositivos móveis vai até o 10° resultado antes de aparecer o botão "Ver mais".

O recurso de rolagem contínua, portanto, vai servir para mostrar os conteúdos que estejam posicionados o equivalente até a quarta página automaticamente, e ainda mais resultados aparecem ao clicar em "Ver mais", dando visibilidade aos conteúdos que antes nem chegariam aos olhares dos usuários.

O que muda na experiência do usuário?

Essa atualização do Google visa fornecer ao usuário ainda mais visibilidade nas respostas às suas perguntas e pesquisas, para que ele determine o que realmente é relevante para ele.

Podemos dizer que, hoje, os resultados das pesquisas são posicionados com base na relevância para o próprio Google.

Mas às vezes, o que aparece na primeira página não possui uma linguagem atrativa para um determinado público, por exemplo, embora esteja completamente otimizado para SEO.

A rolagem contínua vai permitir ao usuário do Google conhecer além das primeiras páginas, e de repente, se identificar com assuntos que não estão no topo do ranqueamento da ferramenta.

Quais os impactos da rolagem contínua do Google no marketing

Atualmente, quando fazemos uma pesquisa no Google, os conteúdos mais otimizados e com maior relevância baseados nas métricas de SEO aparecem nas primeiras páginas da SERP.

Os conteúdos que aparecem logo na primeira página, portanto, são os mais bem estruturados nessas métricas, segundo o ranqueamento do Google.

Mas, e com a rolagem contínua? Será que suas estratégias de marketing digital serão afetadas negativamente, uma vez que um usuário pode, por exemplo, ir rolando a página para longe do seu conteúdo e não voltar mais?

Bom, teoricamente o risco existe. Por isso, o trabalho de SEO é bastante analítico e precisa ser desenvolvido de forma a minimizar essas brechas.

Para destacar seu conteúdo em meio aos demais, será ainda mais essencial se atentar ao título, meta description, e ainda, dar mais atenção às imagens e optar pelas mais chamativas.

Outras percepções que os analistas de SEO podem ter com a implantação dessa atualização é o aumento no número de impressões da página da empresa, porém, a taxa de cliques tende a permanecer a mesma.

Como ficarão os anúncios com a rolagem contínua do Google

Quanto aos anúncios, o Google não vai mudar regras de leilão ou de cálculo para classificação de posicionamento.

Mas, algumas métricas podem precisar de alterações, como as de destaque na parte superior ou inferior da SERP, já que a quantidade de anúncios que aparecerão nessas áreas pode ser alterada e redistribuída.

Por isso, os especialistas em Ads precisarão monitorar ainda mais de perto as impressões e cliques de suas campanhas e otimizá-las conforme os resultados percebidos.

Como adaptar o marketing à rolagem contínua do Google?

Não é novidade que a transformação digital precisa ser adotada por todas as empresas, independente do seu porte ou segmento.

Aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google é fundamental para quem quer expandir o reconhecimento da sua marca, ganhar autoridade no mercado e por consequência, aumentar as vendas.

Para isso, é preciso conhecer ferramentas que vão te apoiar do início ao fim em suas campanhas de marketing digital, desde o seu planejamento e criação, até o disparo e acompanhamento dos resultados.

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Para otimizar suas campanhas de marketing e se adequar às novas métricas da rolagem contínua do Google, você pode navegar no nosso portal pelas categorias de:

Todas essas ferramentas podem te ajudar a ficar melhor posicionado na SERP do Google e ser mais chamativo, um diferencial com essa nova atualização.

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Conclusão

A rolagem contínua do Google é uma nova atualização para dispositivos móveis, que embora esteja ainda em fase de testes, pode ser uma tendência para o próximo ano.

A atualização vai fornecer ao usuário uma nova experiência de navegação na página de resultados do Google, na qual será possível visualizar de forma contínua o equivalente a aproximadamente 4 páginas sem precisar clicar em nada, como uma linha do tempo.

Quem trabalha com marketing digital vai precisar se adaptar às mudanças, uma vez que essa atualização tende a aumentar a competitividade entre os sites.

Isso porque o usuário vai adquirir outros hábitos e passará a ver mais opções de respostas à sua pesquisa antes de clicar imediatamente em algum conteúdo da primeira página de resultados, por exemplo.

Assim, o uso de ferramentas tecnológicas integradas, que acompanhem todas as etapas de uma campanha de marketing digital, vai ser ainda mais fundamental com a chegada da rolagem contínua do Google, portanto, escolher as melhores opções para não perder seu tráfego é indispensável.

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